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Verificar estado bateria

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    Verificar estado bateria

    Boas,

    Preciso saber como está a minha bateria.

    Tenho um multímetro cá em casa mas não sei utiliza-lo, é este:
    Sem Título.jpg

    Ligo os cabos e escolho ponho que em posição???
    Obrigao

    #2
    Metes na posicao V 1000 e a bateria com o carro desligado tera de ser a volta volt ou superior e com motor a funcionar a volta de 14

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por maven Ver Post
      Metes na posicao V 1000 e a bateria com o carro desligado tera de ser a volta volt ou superior e com motor a funcionar a volta de 14
      Não precebo, o resultado terá de ser o quê?

      Comentário


        #4
        isso não é um multímetro é uma pinça amperimétrica, mas serve embora não tenha escala mais pequena como os multimetros, metes isso como foi dito nos 1000v contínuos e metes a ponta vermelha no borno positivo e o preto no negativo, o aparelho deverá dar-te 12.13v+- qualquer coisa assim...

        o que tens é isto: uma pinça amperimétrica

        um multímetro é isto:
        Editado pela última vez por carbookk; 21 November 2016, 22:17.

        Comentário


          #5
          Como já foi dito, esse equipamento é uma pinça amperimétrica AC. Não é muito relevante neste caso, pois na prática tem as mesmas funções que um multímetro, como sendo um voltímetro, um ohmimetro, entre outras.

          Acho que mais importante que saber isso, é saber que com um multímetro, a unica coisa que podes fazer sobre uma bateria, é medir a sua tensão.

          Apenas no caso em que tenhas um valor de tensão muito baixo (< 10 volt por exemplo), indicador de um célula em curto, só aí é que esse valor te permite ter alguma informação sobre o seu estado de "saúde".
          Excetuando este caso que referi, a tensão da bateria é um mero indicador da sua carga.

          Se quiseres obteres mais informação, aconselho-te a passar pelo tópico "Bateria nova par automóvel. Importante a marca ou não?", que pode ser que tenha mais informações sobre este assunto, que seja interessante para ti.

          Comentário


            #6
            Ok.
            Devia perguntado isto no tópico das perguntas idiotas...
            Obrigado pelas dicas.

            Comentário


              #7
              A pinça amperimétrica deu um valor de 12.
              Parece-me que não tem casas décimais, tentei várias medições e deu sempre 12.
              A medição foi realizada 2 horas após uma viagem em estrada de 50 km.
              O que é que isto quer dizer?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por xandecool Ver Post
                A pinça amperimétrica deu um valor de 12.
                Parece-me que não tem casas décimais, tentei várias medições e deu sempre 12.
                A medição foi realizada 2 horas após uma viagem em estrada de 50 km.
                O que é que isto quer dizer?
                Se tens uma pinça amperimétrica mede a amperagem. A medires so unidades inteiras de voltagem ficas na mesma. Bateria carregada deve indicar 12.7-12.8v. abaixo de 12 esta descarregada.

                Comentário


                  #9
                  se deu 12v é a tensão na bateria no momento que a mediste, se meteres o carro a trabalhar e fores medir a tensão deve saltar para os 14v o que quer dizer que a dita está a carregar pelo alternador...

                  mas ainda não percebi o que pretendes saber???

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Peperapido Ver Post
                    Se tens uma pinça amperimétrica mede a amperagem. A medires so unidades inteiras de voltagem ficas na mesma. Bateria carregada deve indicar 12.7-12.8v. abaixo de 12 esta descarregada.
                    E como é meço a amperagem? Sou nabo nisto. Coloco em que posição?

                    mas ainda não percebi o que pretendes saber???
                    Quero saber se a bateria ainda está para as voltas ou se está a dar o fim.
                    Editado pela última vez por xandecool; 22 November 2016, 21:35.

                    Comentário


                      #11
                      isso não consegues saber com medições, ela quando começar a dar de si, logo descobres pois começa os sintomas de falta de carga quando está parada alguns dias, até chegar ao ponto de descarregar e nem já conseguires por o carro a trabalhar...

                      ai quando começar a acontecer essas situações ao medires ela vai dar valores abaixo de 10v ou até mesmo 3 ou 4v se estiver já descarregada, ai nessa altura já podes começar a pensar troca-la...

                      Comentário


                        #12
                        A leitura de 12 volt, ainda para mais com a resolução da unidade, não te diz praticamente nada sobre o estado de saúde da bateria.

                        Como já te tinha dito, com um multímetro ou pinça amperimétrica, não te é possível dizer praticamente nada sobre esta.

                        Para teres uma indicação fiável do estado de saúde de uma bateria, o mais comum é usar-se um, de dois tipos de teste:

                        O primeiro, e presente à mais tempo, consiste em aplicar uma carga controlada sobre a bateria, e verificar qual a tensão que esta ainda consegue manter.
                        É utilizado para isso um equipamento deste tipo:


                        Este equipamento tem a desvantagem de produzir um resultado muito dependente to estado de carga.
                        O valor obtido é proporcional ao poder de arranque da bateria, e apesar de existir uma graduação em alguns destes equipamentos, esta é apenas indicativa.
                        Com este teste podemos facilmente dizer que, com duas baterias iguais, uma bateria está em melhor condições que outra, mas não conseguimos dizer com grande certeza de que a bateria está em condições aceitáveis de acordo com a sua especificação. A interpretação é sempre feita um pouco a olho.

                        O segundo teste, dentro dos mais comuns, passa por utilizar um leitor de conductância. É um técnica mais recente. É também considerada a mais prática e fiável.
                        O equipamento a usar é deste tipo:



                        O resultado aqui é uma indicação clara do estado de saúde da bateria. O resultado aqui sai em %, e normalmente, abaixo dos 50% de nível de "saúde" a bateria é considerada como danificada e deverá ser subsistida.
                        Este tipo de teste tem várias vantagens relativamente ao anterior:
                        Não é tão dependente do estado de carga da bateria, o que é uma vantagem grande, pois normalmente não é necessário esperar por uma carga completa para se poder avaliar a bateria.
                        O resultado não deixa duvidas. É uma indicação de "Bateria OK", ou "Bateria Não OK".
                        Os melhores equipamentos no seu algoritmo de análise têm em consideração vários fatores externos, como por exemplo a temperatura da bateria, que é um fator importante para avaliar a sua performance.
                        Desde que usando um equipamento calibrado, e da marca de referencia, obter o resultado de "Bateria Não OK" é o suficiente para a bateria ser dada como defeituosa pela garantia.


                        Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                        isso não consegues saber com medições, ela quando começar a dar de si, logo descobres pois começa os sintomas de falta de carga quando está parada alguns dias, até chegar ao ponto de descarregar e nem já conseguires por o carro a trabalhar...

                        ai quando começar a acontecer essas situações ao medires ela vai dar valores abaixo de 10v ou até mesmo 3 ou 4v se estiver já descarregada, ai nessa altura já podes começar a pensar troca-la...
                        É possível medir, desde que com o equipamento e técnica adequada.

                        Uma bateria típica automóvel é composta por 6 células ligada em série. Cada uma destas células, em circuito aberto, produz uma tensão entre 1.75 volt e 2.12 volt, dependendo do seu estado de carga.
                        Isto significa que uma bateria totalmente descarregada (0%), terá por célula 1.75 volt, totalizando 10.5 volt.
                        Uma bateria totalmente carregada (100%), totaliza 12.72 volt.

                        Se uma bateria, desde que em circuito aberto (desligada de qualquer carga), apresentar uma tensão inferior a 10.5 volt, significa automaticamente que está danificada, pois pelo menos uma das suas 6 células não está a produzir tensão.

                        Podem consultar os valores que usei aqui: http://carbatteryworld.com/car-battery-voltage/
                        Ficheiros anexados

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