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Aumento de rotação com comportamento estranho

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    Aumento de rotação com comportamento estranho

    Boas noites,

    Ora bem, acontece que tenho um dos meus carros com um problema assim para o estranho, e venho aqui após já ter ido ao mecânico com vista a recolher mais umas opiniões sobre qual poderá ser a causa do mesmo. Trata-se de um Mercedes C220 a gasolina de 1994.
    Este carro é pouco usado, e esteve/está parado durante tempo sem fim visto ser um "projecto". Porém, um dia destes ao ligá-lo para ir meter o motor a rodar, reparei que o carro estava a cortar às 4000 rpm. Fosse qual fosse a mudança, lá cortava ele nas 4000 rpm. Presumi que pudesse ser o sensor que coordena a informação acerca da temperatura na centralina, pois estes carros quando estão frios por segurança não passam das 4000 rpm.
    Após ter o carro quente, acelerei em ponto morto a fundo e o mesmo cortou nas 6000 e tal rpm como deveria embora com mudança engatada não passasse das 4000.
    Como não gosto muito destas brincadeiras, experimentei deixar o pé a fundo em 2ª a cortar durante uns segundos de modo a ver se o mesmo começava a desenvolver. E começou, entrou pelas 5000 rpm mas aí deixou de puxar e engasgou e voltou novamente às 4000. Fez isto em 2ª e 3ª e após isto deixou sequer de aguentar o ralenti. Sempre que metia o pé na embreagem, a rotação caía e desligava. Aí vi que algo de mais anormal se passava.

    Posta a falta de tempo não fiz nada até que este fim de semana me debrucei finalmente sobre o assunto. Comprei óleo 5-40 com a melhor especificação Mercedes, filtros novos, velas novas um pincel e produto p/ limpar a borboleta. Passei o fim de semana na garagem a divertir-me a mudar estas coisas ao carro, tendo reparado que os cilindros onde encaixam os cachimbos das velas tinham um pouco de óleo (junta da tampa das válvulas na certa que já não estava muito boa, mas nada de anormal). Limpei tudo, levou o óleo e filtros, e ficou como novo a trabalhar.

    Com alguma fé, deixei o carro aquecer e fui puxar por ele. Não cortando nas 4000 rpm logo, foi até às 6000 mas não cortou no red line, simplesmente engasgou novamente. Após o desligar e deixar arrefecer, quando volteia ligar já não passava das 4000 Rpm de novo à primeira, sendo que depois começou a passar até as 6000 mas engasga sempre antes de chegar ao redline e começa a descer RPM sem responder. Injecção e Admissão está tudo revisto trocado e ok!

    Estou aberto a sugestões

    #2
    Boas, há um user grande especialista nesse carro aqui no fórum, chama-se "botabaixo" e usou esse carro durante muitos kms, há-de ter a escola toda sobre ele.

    Eu tentaria verificar o estado dos sensores do costume. Esse carro tem sensor de "knock"? Se tiver é um a não esquecer.

    Tens a certeza que os cabos das velas e bobine estão bons? Tive um carro em que o sintoma de bobine era meter pé na embraiagem e a rotação cair anormalmente... mas não queria com isto estar a generalizar.

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      #3
      Talvez o Vanquish te consiga ajudar

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        #4
        Quando calcas a fundo, ele vai normal até às 4000? Ou já vai a esforçar?

        Comentário


          #5
          Obrigado a todos pelas respostas.

          Vocsa - A nível de sensores, o MAF está excluído, depois tem outro que liga na borboleta que também estará bom à partida. Tirando isto, só me vem à cabeça a sonda lambda. Já tentei ligar o carro à máquina embora o mesmo dê sinal de motor desligado quando está a trabalhar .
          Os cabos das velas e bobina foi visto por um conhecido que tem uma oficina que me disse na hora que estava tudo em ordem. As velas que lá estavam eram umas Beru de 3 polos e as que meti foram de 1 polo (específicas para o motor). A verdade é que o carro ficou com um trabalhar certinho, liga à primeira, etc.
          Sei que o Botabaixo está familiarizado com estes motores, deixa ver se ele aparece .

          JPBS. Obrigado.

          Ruben. Quando calco a fundo ele vai normal até às 4000, apenas tranca aí e quando não tranca nas 4000 vai a puxar normalmente abrindo as válvulas (Variable Valve Timing) lá para as 4400 rpm tudo normal até que depois antes de chegar ao red line se engasga como se cortasse embora não seja corte ( à rotação que lhe der na telha, tanto pode ser nas 6000 como nas 5500) . Engasga-se, deixa de puxar e a rotação vem por ali a cair. Até um ponto em que lá começa a puxar de novo.

          Até agora apontaram-me para o catalisador. No entanto não sei se o catalisador afectará deste modo o motor, e não estava numa de rebentar 200€ ou mais a montar aquela parte da linha nova e depois não ser esse o problema

          Comentário


            #6
            Eu uma vez tive um problema semelhante, num carro completamente diferente, foi um agregar de situações acho mas no meu não passava de rotações altas a partir de terceira/quarta mudança. E na primeira e segunda fazia até o que dizes de a rotação voltar para trás mesmo com pedal a fundo. No meu retardei o ponto no distribuidor, e só isso resolveu. Também duvidei de um sensor na borboleta (no meu caso chama-se TPS), mas não posso confirmar. Se coloca-se por exemplo uma quarta e calca-se a fundo, ele não desenvolvia, ficava a embrulhar

            Comentário


              #7
              Engasgar a rotação elevada parece-me falhas de ignição. Havendo falhas, a centralina pode de facto castrar a rotação. Velas, cabos de velas, bobinas...

              Uma coisa simples: gasolina, quanto tempo tem?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Avantgarde220 Ver Post
                Obrigado a todos pelas respostas.

                Vocsa - A nível de sensores, o MAF está excluído, depois tem outro que liga na borboleta que também estará bom à partida. Tirando isto, só me vem à cabeça a sonda lambda. Já tentei ligar o carro à máquina embora o mesmo dê sinal de motor desligado quando está a trabalhar .
                Os cabos das velas e bobina foi visto por um conhecido que tem uma oficina que me disse na hora que estava tudo em ordem. As velas que lá estavam eram umas Beru de 3 polos e as que meti foram de 1 polo (específicas para o motor). A verdade é que o carro ficou com um trabalhar certinho, liga à primeira, etc.
                Sei que o Botabaixo está familiarizado com estes motores, deixa ver se ele aparece .

                JPBS. Obrigado.

                Ruben. Quando calco a fundo ele vai normal até às 4000, apenas tranca aí e quando não tranca nas 4000 vai a puxar normalmente abrindo as válvulas (Variable Valve Timing) lá para as 4400 rpm tudo normal até que depois antes de chegar ao red line se engasga como se cortasse embora não seja corte ( à rotação que lhe der na telha, tanto pode ser nas 6000 como nas 5500) . Engasga-se, deixa de puxar e a rotação vem por ali a cair. Até um ponto em que lá começa a puxar de novo.

                Até agora apontaram-me para o catalisador. No entanto não sei se o catalisador afectará deste modo o motor, e não estava numa de rebentar 200€ ou mais a montar aquela parte da linha nova e depois não ser esse o problema
                Não é facil conseguir ajudar, a não ser que seja um problema comum nesse tipo de motor. Seja como for, como já disse muitas vezes, não é com estatistica que se consegue fazer diagnóstico assertivo, apesar de muitas vezes ajudar, é verdade.

                MAF exluida, poderias indicar como? Falas de outro sensor (TPS?) que dizes que estará bom, mas não sabes sequer o nome. Não me leves a mal, mas como podes saber se está ou não bom?
                Podes excluir a sonda lambda, pois este não é um sensor utilizado com o pedal a fundo...

                De que forma foi avaliado, "na hora", o bom estado da bobine, cabos e velas?

                Catalisador obstruído não será, se conseguires atingir velocidades razoáveis com o carro, e se o problema for apenas um sintoma dependente da rotação.
                Seja como for, mete-me muita confusão que alguém pondere mudar seja o que for, simplesmente com base em suposições. Tudo é possível de ser testado e validado, e só aí é que faz sentido substituir ou reparar.
                Umas das formas de validar um catalizador obstruído passa por simplesmente colocar um manômetro de pressão na porta da sonda lambda e com o motor em funcionamento, validar se se está, ou não, a obter valores de pressão excessivos.

                Comentário


                  #9
                  @steevegt:

                  Não sei se este carro tem MAF propriamente dita. Os C180 deste tempo não tinham, só passaram a ter em 96 ou 97 se não me engano. Obviamente terá outro(s) sensore(s) com função semelhante... sensor de pressão na admissão, ou afins.

                  @Avantgarde220:

                  Conseguiste ligar à máquina? É dificil em carros destes anos por causa da ligação em si e dos protocolos. Aqui é que o Botabaixo te poderia ajudar... emvia-lhe PM... não perdes nada.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                    @steevegt:

                    Não sei se este carro tem MAF propriamente dita. Os C180 deste tempo não tinham, só passaram a ter em 96 ou 97 se não me engano. Obviamente terá outro(s) sensore(s) com função semelhante... sensor de pressão na admissão, ou afins.
                    ...
                    O C220 tem sensor MAF. Pelo menos está presente no esquema elétrico que consultei...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
                      O C220 tem sensor MAF. Pelo menos está presente no esquema elétrico que consultei...
                      Não sou grande especialista em Mercedes, mas trata-se da familia de motores M111 - têm todos bastante mecânica em comum.

                      O que aconteceu a alguns dos membros dessa familia foi que foram sendo actualizados ao longo da década de 90 em termos de gestão. Podes verificar aqui, está explicitado para alguns:

                      https://en.wikipedia.org/wiki/Mercedes-Benz_M111_engine

                      Isso faz com que existam 2 variantes de gestão para a mesma designação comercial, como o C180, C200... dependendo do ano.

                      Sinceramente para o C220 do user, sendo de 94 não faço ideia mesmo - até porque é um motor relativamente raro.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por RubenTeixeira Ver Post
                        Eu uma vez tive um problema semelhante, num carro completamente diferente, foi um agregar de situações acho mas no meu não passava de rotações altas a partir de terceira/quarta mudança. E na primeira e segunda fazia até o que dizes de a rotação voltar para trás mesmo com pedal a fundo. No meu retardei o ponto no distribuidor, e só isso resolveu. Também duvidei de um sensor na borboleta (no meu caso chama-se TPS), mas não posso confirmar. Se coloca-se por exemplo uma quarta e calca-se a fundo, ele não desenvolvia, ficava a embrulhar
                        Ruben, isso não acontece com aquele carro. Seja qual for a mudança, ele puxa sempre bem. Apenas corta às 4000, e quando não conta continua mas acontece o que referi acima, não chega ao red line e vem por ali a descair.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                          Engasgar a rotação elevada parece-me falhas de ignição. Havendo falhas, a centralina pode de facto castrar a rotação. Velas, cabos de velas, bobinas...

                          Uma coisa simples: gasolina, quanto tempo tem?
                          Velas foram trocadas, cabos e bobinas foram testadas pelo mecânico (não sei como sinceramente) e supostamente estão bem.
                          A gasolina é recente, Galp Hi-Energy 95. Neste carro que anda pouco, nunca leva atesto precisamente para a gasolina não ficar a "apodrecer". Porém, também não anda a chorar na reserva. Leva 20€ de vez em quando sempre da mesma

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
                            Não é facil conseguir ajudar, a não ser que seja um problema comum nesse tipo de motor. Seja como for, como já disse muitas vezes, não é com estatistica que se consegue fazer diagnóstico assertivo, apesar de muitas vezes ajudar, é verdade.

                            MAF exluida, poderias indicar como? Falas de outro sensor (TPS?) que dizes que estará bom, mas não sabes sequer o nome. Não me leves a mal, mas como podes saber se está ou não bom?
                            Podes excluir a sonda lambda, pois este não é um sensor utilizado com o pedal a fundo...

                            De que forma foi avaliado, "na hora", o bom estado da bobine, cabos e velas?

                            Catalisador obstruído não será, se conseguires atingir velocidades razoáveis com o carro, e se o problema for apenas um sintoma dependente da rotação.
                            Seja como for, mete-me muita confusão que alguém pondere mudar seja o que for, simplesmente com base em suposições. Tudo é possível de ser testado e validado, e só aí é que faz sentido substituir ou reparar.
                            Umas das formas de validar um catalizador obstruído passa por simplesmente colocar um manômetro de pressão na porta da sonda lambda e com o motor em funcionamento, validar se se está, ou não, a obter valores de pressão excessivos.
                            Eheh. Calma, não levo a mal até porque não fui eu que testei. Entre coisas que sei mexer e me consigo entreter, há sempre um mecânico por trás.

                            MAF exclúida, não é o mesmo que MAF anulada. MAF excluída é porque foi testado e está a trabalhar bem.

                            Como disse ao Clio 2, a bobine e cabos foram vistos e precisamente por esse motivo (por me ter sido dada a luz verde) é que avancei para a mudança das velas.

                            Ninguém mudou nada por enquanto, apenas procuro angariar opiniões para ver se me safo de levar barrete quando for à oficina novamente

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                              @steevegt:

                              Não sei se este carro tem MAF propriamente dita. Os C180 deste tempo não tinham, só passaram a ter em 96 ou 97 se não me engano. Obviamente terá outro(s) sensore(s) com função semelhante... sensor de pressão na admissão, ou afins.

                              @Avantgarde220:

                              Conseguiste ligar à máquina? É dificil em carros destes anos por causa da ligação em si e dos protocolos. Aqui é que o Botabaixo te poderia ajudar... emvia-lhe PM... não perdes nada.
                              Vocsa.

                              Como disse acima, o Sr. que tem o XENTRY ou "Star Diagnostic" ligou o carro e o mesmo ligando e desligando deu sempre sinal de motor desligado (estranho)! Deste modo não se conseguiu, por enquanto, ver nada que pudesse estar registado na centralina.
                              Precisamente como escreves no último post, houve diversas mudanças. Nos 180's a gestão era feita por MAP até 1996 e depois passou a ter MAF, o 220 tinha MAF desde sempre embora não seja relevante pois trabalha bem. A treta é toda a mesma, mas sinceramente depois do que me foi dito aqui estou inclinado a ir tentar fazer um teste mais fidedigno à bobina noutro lado.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Avantgarde220 Ver Post
                                Eheh. Calma, não levo a mal até porque não fui eu que testei. Entre coisas que sei mexer e me consigo entreter, há sempre um mecânico por trás.

                                MAF exclúida, não é o mesmo que MAF anulada. MAF excluída é porque foi testado e está a trabalhar bem.

                                Como disse ao Clio 2, a bobine e cabos foram vistos e precisamente por esse motivo (por me ter sido dada a luz verde) é que avancei para a mudança das velas.

                                Ninguém mudou nada por enquanto, apenas procuro angariar opiniões para ver se me safo de levar barrete quando for à oficina novamente
                                Desculpa se aparentei um tom agressivo, não era de todo a minha intenção

                                A revisão tem sido feito a tempo e horas? Os mecanismos de VVT costumam dar problemas se não se tiver particular atenção ao tipo de óleo, e à frequência da muda.
                                Os sintomas podem-se enquadrar, mas como também se enquadram para muitas outras causas...

                                Filtro de combustível e ar, foram mudados a tempo e são os adequados?

                                Fugas de vácuo, existe alguma "audível"?

                                Existe alguma obstrução na tubagem de ar?

                                Quanto à pessoa que tem o "Star Diagnostic", este é original ou é uma cópia chinesa?
                                Algumas cópias chinesas costumam vir mais "leves" relativamente a alguns componentes, o que faz com que nunca sejam exatamente iguais ao original.
                                Não estou a dizer que é o caso, mas é uma possibilidade...

                                A resolução disso, se não quiseres dar dinheiro a mais à casa de peças, passa por validar primeiro a fundo o que se está a passar, encontrar a causa e reparar em conformidade.
                                Parece simples, mas muitas vezes o que se faz é começar pelo fim, reparar ou substituir, e espera que assim se descubra a causa.
                                Acho que é um erro tentar fazer as coisas assim. O facto de dizeres que estavas reticente em dar 200€ para reparar o catalisador, levou-me a concluir, que pelo menos, ponderaste um bocadinho partir para essa reparação sem teres qualquer confirmação de que essa seria a causa.
                                Se ponderaste ou não, não sei, mas só queria dizer que, na minha opinião, não o deves fazer...

                                Desculpa mais uma vez referir isto, mas fico sempre céptico quando me dizem que determinado componente foi validado... Particularmente se for um componente como a MAF, ou uma bobine de ignição, cuja validação do bom funcionamento exige que seja testada de forma dinâmica, em funcionamento, e cuja interpretação dos resultados não é de todo trivial...


                                Boa sorte

                                Comentário

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