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Fiat Idea com aviso "Avaria Motor" após ligar, ventoinha no máximo

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    Fiat Idea com aviso "Avaria Motor" após ligar, ventoinha no máximo

    Boa tarde.

    Antes de mais o carro em questão é um Fiat Idea 1.4 16v 95cv a gasolina.

    Hoje de madrugada ao voltar para casa, a meio da viagem apareceu uma mensagem no computador de bordo a informar "Avaria Motor", e uma luz amarela fica sempre acesa. Consegui fazer o resto da viagem sem problemas.
    Após chegar a casa, desliguei o carro e voltei a ligar, e a mesma mensagem era apresentada. Reparei também que a ventoinha estava a funcionar ao máximo logo após o carro ser ligado.
    Aqui está um pequeno vídeo para ilustrar a situação. (De notar a mensagem "Revisão Caducado" deve-se ao facto de a oficina não ter feito reset à mesma mensagem, o carro foi às revisões.

    As minhas dúvidas são:

    A Qual será o problema? Um sensor (por exemplo, de temperatura) lixado?

    B) Será seguro viajar até ao mecânico (20km)?

    Cumprimentos.

    #2
    isso cheira que deve ser derivado ao não terem na oficina resetado a situação da revisão, e agora o carro está a criar essas situações para te obrigar a ir a oficina, há muitas viaturas assim, começa aparecer o aviso de revisão, e depois começa a criar situações incomodas até mesmo chegando ao ponto de a dada altura bloquear a ignição não deixando por o carro em funcionamento, acusando avaria de motor...

    portanto o melhor será mesmo ires á oficina ver o que se passa, se não quiseres arriscar ir até lá, chama um reboque...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
      isso cheira que deve ser derivado ao não terem na oficina resetado a situação da revisão, e agora o carro está a criar essas situações para te obrigar a ir a oficina, há muitas viaturas assim, começa aparecer o aviso de revisão, e depois começa a criar situações incomodas até mesmo chegando ao ponto de a dada altura bloquear a ignição não deixando por o carro em funcionamento, acusando avaria de motor...

      portanto o melhor será mesmo ires á oficina ver o que se passa, se não quiseres arriscar ir até lá, chama um reboque...
      É uma possibilidade. Apesar de não me parecer que isso será a causa aqui, não sei ao certo o que acontece nesse carro caso não se faça o reset da revisão, portanto pode ser uma possibilidade sim...

      Chamar o reboque é gratuito nestes casos, não há grande justificação normalmente para não o fazer.

      Seja qual for a causa, acho que essa oficina merecia um puxão de orelhas por fazer uma revisão e o veiculo sair de lá com o reset por fazer.
      Muitos sistemas recentes fazem uma monitorização multi fator para estimar o tempo de vida útil do óleo. Se não é feito o reset devidamente, obviamente que isso não funciona.
      Resta assim como únicos fatores de avaliação os quilometros e o tempo precorrido, e ainda para mais terá de ser o condutor o único a avaliar isto continuamente. É regredir e não tomar partido da tecnologia, que neste caso só serve para ajudar.

      Também há casas que não fazem o reset propositadamente, pois propõem um plano de revisão "alternativo", com óleos diferentes do indicado pelo fabricante e intervalos de muda mais curtos...

      Comentário


        #4
        Ventoinha no máximo logo ao ligar o motor costuma ser sinal de sensor de temperatura avariado. Eu começaria por aí.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
          isso cheira que deve ser derivado ao não terem na oficina resetado a situação da revisão, e agora o carro está a criar essas situações para te obrigar a ir a oficina, há muitas viaturas assim, começa aparecer o aviso de revisão, e depois começa a criar situações incomodas até mesmo chegando ao ponto de a dada altura bloquear a ignição não deixando por o carro em funcionamento, acusando avaria de motor...

          portanto o melhor será mesmo ires á oficina ver o que se passa, se não quiseres arriscar ir até lá, chama um reboque...
          Mas do nada um reset não efetuado disparar a ventoinha ao máximo?
          Em relação ao reboque, sim, vou chamar um amanhã então

          Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
          É uma possibilidade. Apesar de não me parecer que isso será a causa aqui, não sei ao certo o que acontece nesse carro caso não se faça o reset da revisão, portanto pode ser uma possibilidade sim...

          Chamar o reboque é gratuito nestes casos, não há grande justificação normalmente para não o fazer.

          Seja qual for a causa, acho que essa oficina merecia um puxão de orelhas por fazer uma revisão e o veiculo sair de lá com o reset por fazer.
          Muitos sistemas recentes fazem uma monitorização multi fator para estimar o tempo de vida útil do óleo. Se não é feito o reset devidamente, obviamente que isso não funciona.
          Resta assim como únicos fatores de avaliação os quilometros e o tempo precorrido, e ainda para mais terá de ser o condutor o único a avaliar isto continuamente. É regredir e não tomar partido da tecnologia, que neste caso só serve para ajudar.

          Também há casas que não fazem o reset propositadamente, pois propõem um plano de revisão "alternativo", com óleos diferentes do indicado pelo fabricante e intervalos de muda mais curtos...
          Pois, essa do reset foi um cabo dos trabalhos. Para aí três funcionários da oficina tiveram a tentar fazer reset mas não conseguiram, pelo caminho ainda mudaram aquilo acidentalmente para milhas e depois o carro entrou com 90 000km e saiu de lá 56 000 km (no papel estava lá )

          Originalmente Colocado por LuisMiguelC Ver Post
          Ventoinha no máximo logo ao ligar o motor costuma ser sinal de sensor de temperatura avariado. Eu começaria por aí.
          Pois, pensei nisso, ainda por cima porque ontem estava um frio de rachar, logo ventoinha após ligar é no mínimo estranho...


          Em relação ao reboque, a assistência em viagem cobre nestes casos (casa -> oficina).

          Cumprimentos.

          Comentário


            #6
            No te caso, se tiveres jeito claro, compraria um sensor de temperatura e mudaria isso em primeiro lugar.. Porque vais gastar em chamar o reboque e com sorte ainda te roubam na oficina..
            E com sorte, o carro fica bom mudando isso

            E mudar o sensor é uma coisa bem simples

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por fnando7 Ver Post
              No te caso, se tiveres jeito claro, compraria um sensor de temperatura e mudaria isso em primeiro lugar.. Porque vais gastar em chamar o reboque e com sorte ainda te roubam na oficina..
              E com sorte, o carro fica bom mudando isso

              E mudar o sensor é uma coisa bem simples
              Não sou capaz de concordar, de todo, com esta visão...

              A não ser que de alguma forma, consigas perceber com certeza que um componente está danificado, não o deves mudar.
              Isto só leva a que se comprem cada vez mais peças, sem existir qualquer necessidade de as trocar... Isto não é de todo inteligente, pois é jogar no totoloto... Por vezes correr bem, por vezes corre mal...

              Existe o argumento de que podes ser burlado numa oficina... Pois claro que podes, e de duas formas, por incompetência e por má vontade. Infelizmente por Portugal não faltam casos das duas..
              Mas isso não significa que agora cada um passe a fazer tudo em casa, com a desconfiança de que vai ser sempre burlado.

              Os clientes têm é que fazer valer os seus direitos perante as oficinas.
              Pedir orçamentos antes de efetuar reparações, não pagar nada para lá do que foi combinado, não aceitar pagar reparações ou substituições de peças que não resolvam o problema, entre outras coisas que não fazem sentido serem aceites mas que as pessoas aceitam...
              O livro de reclamações existe por alguma razão, e o mercado também. Se foram a um lado e não ficaram satisfeitos, não voltem lá e digas aos vossos conhecidos pra lá não irem também...

              Comentário


                #8
                atao mas as oficinas jogam ao totoloto pq não jogas tu antes? lol

                ou achas que eles vao testar o sensor?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por mok Ver Post
                  atao mas as oficinas jogam ao totoloto pq não jogas tu antes? lol

                  ou achas que eles vao testar o sensor?
                  As oficinas jogam ao totoloto mas é com o dinheiro do cliente e ficam sempre com o prémio.

                  Quando trocam peças sem testar é limpinho porque ganham o lucro da venda da peça, ganham a mão de obra e se a peça velha estiver boa o mais certo é meterem no carro igual que vier a seguir.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por mok Ver Post
                    atao mas as oficinas jogam ao totoloto pq não jogas tu antes? lol

                    ou achas que eles vao testar o sensor?
                    Acho que eles vão ver os códigos em memória, e depois substituir o que tiver lá referido. É na mesma totoloto...

                    Para o cliente o que importa é que o problema fique resolvido. Se no tololoto ficar resolvido, tudo bem.
                    Se não ficar, e lhe forem apresentados 3 ou 4 componentes substituídos, o que cliente tem que fazer é reclamar e pedir explicações.
                    A não ser que lhe sejam apresentadas provas de que os componentes estavam todos estragados antes de serem substituídos, o cliente só tem que não pagar... É a minha maneira de ver as coisas.

                    Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
                    As oficinas jogam ao totoloto mas é com o dinheiro do cliente e ficam sempre com o prémio.

                    Quando trocam peças sem testar é limpinho porque ganham o lucro da venda da peça, ganham a mão de obra e se a peça velha estiver boa o mais certo é meterem no carro igual que vier a seguir.
                    Infelizmente é isso mesmo que acontece...
                    Mas não faz sentido simplesmente aceitar que é assim, e pagar tudo na mesma...
                    O processo de reparação tem que se tornar mais transparente, e se assim não for, a meu ver, o cliente deve dizer que não paga aquilo que desconfia que não está a ser bem explicado.

                    Comentário


                      #11
                      Boas, só para dizer que fui à oficina e depois de eles fazerem os testes disseram que talvez fosse o sensor de temperatura, mas que às vezes trocá-lo não bastava, logo era melhor ir à Fiat. Eu referi o facto de eles anteriormente não terem conseguido apagar o aviso Revisão Caducado, e ele disse que ia fazer reset a isso. Após fazer reset, o aviso de Avaria Motor desapareceu misteriosamente, e a ventoinha já não ia ao máximo. Ele disse então que fez reset ao dois avisos (agora já fez reset aos dois? Não era preciso ir à Fiat)... Eu ainda perguntei se o problema não seria relacionado com o Revisão Caducado, o qual ele negou, e se o problema aparecesse outra vez teria que ir à Fiat... E depois cobraram, claro.

                      Visto isto, eu estou inclinado para que talvez o problema poderia estar relacionado com o facto de anteriormente não terem feito o reset ao Revisão Caducado, tal como o user carbookk referiu. Mas se realmente fosse esse o problema, não poderiam cobrar nada visto ser responsabilidade deles. Assim, existe a possibilidade de me terem espetado um coro de modo a cobrar o diagnóstico.

                      Comentário


                        #12
                        pois estás a ver fizeram um reset ao aviso de revisão, e os problema subitamente desapareceram, e ainda assim não deram parte fraca, e cobraram-te um diagnostico, eu pensava seriamente procurar outra oficina de futuro, se agiram assim a uma coisa tão simples, imagina uma mais complicada...

                        Comentário

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