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Nissan Qashqai 1.5 dCi - GASES - CO2 Gravado

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    Nissan Qashqai 1.5 dCi - GASES - CO2 Gravado

    Boas,

    Sendo um leigo nesta matéria, pedia a ajuda a quem eventualmente perceba,

    Tenho um Nissan Qashqai 1.5 dCi de 2015, que já por três ocasiões diferentes, acendeu a luz âmbar de avaria no motor, sempre em auto-estrada, como o veículo se encontra em período de garantia, foi reparado sempre na marca:
    - 1.ª ocasião - Válvula dos gases entupida,
    - 2.ª ocasião - Substituição da sonda da temperatura dos gases,
    - 3.ª ocasião - Substituição da Válvula EGR.
    Desde a primeira avaria o valor gravado de CO2 gravado estava em valores que rondavam os 4,0kg CO2, e a partir dessa data passaram a estar sempre em valores que ultrapassam os 8,50kg CO2.
    Durante os períodos de reparação, andei em carro da mesma marca e características, e o valor de CO2 gravado também se manifestou abaixo dos 4,0kg CO2.
    Após questionar a marca, e não satisfeito com a prestação do carro, lá me explicaram que os valores gravados tem haver com os gases que foram evitados de poluir o ambiente, e não com os gases emitidos para o ambiente, ou seja, quanto mais alto o valor apresentado, melhor, pois menos se poluiu o ambiente! Estou um pouco céptico a esta explicação.
    Alguém me consegue explicar se de facto é isto que acontece aos valores apresentados no painel de instrumentos da viatura.

    Cumprimentos a todos,

    Carlmark

    #2
    Se esses são os valores que aparecem quando tens o carro parado em função Stop/Start é isso mesmo que te disseram. O que o carro te indica é o CO2 que não estás a enviar para o ambiente.

    Comentário


      #3
      Obrigado pela ajuda.
      Já agora existe alguma explicação para o valor ser tão diferente, ou seja num carro mais novo os valores de gases evitados de ir para o ambiente serem inferiores do que num carro com mais uso?

      Cmpts

      Comentário


        #4
        Provavelmente há algum problema com os sensores e não há nada de mal com o motor, também pode dar-se o caso de ser a injecção avariada ou desafinada e estar a fazer uma queima menos eficaz, e só estarem só há espera que acabe a garantia para te dizerem que precisa de levar bomba injectora ou injectores, também pode ser o filtro de partículas que não deixa sair os gases e acumulam, mas devia dar erro do fap.

        Comentário


          #5
          motores fracos, ja se sabe

          Comentário


            #6
            Obrigado! O motor podia ser bem melhor, mas pelo que tenho lido, este problema de gases e filtro de partículas, é bem atual e transversal a todas as marcas, e motores bem mais potentes...
            No meu caso tenho garantia ainda por mais dois anos... A ver vamos o que acontece... Mas o facto de a luz âmbar de avaria no motor ter acendido sem apagar por três vezes, faz-me duvidar que o problema tenha ficado resolvido com estas duas reparações da sonda da temperatura dos gases e da válvula egr... Chego a equacionar se não terão desligado a luz da avaria...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Carlmark Ver Post
              Obrigado pela ajuda.
              Já agora existe alguma explicação para o valor ser tão diferente, ou seja num carro mais novo os valores de gases evitados de ir para o ambiente serem inferiores do que num carro com mais uso?

              Cmpts
              Isso não tem nada a ver, depende apenas do uso que se dá ao Stop/Start. Quanto mais vezes parares mais o contador vai aumentar. Pela lógica um carro mais novo usou menos vezes o Stop/Start.
              Mas já agora, o que é que te interessam esses valores? Isso é bonecada para entreter não tem relevo nenhum para a mecânica ou para a condução.

              Comentário


                #8
                Boas amigos,
                Não sei se interessam ou não esses valores, o que é certo é que o carro tem um ano e a luz âmbar do motor não pára de acender/ligar, apesar de já se ter substituído sonda da temperatura dos gases e válvula EGR... O carro não sai da oficina, mesmo estando dentro da garantia é um grande desgaste...

                Comentário


                  #9
                  Mas o carro faz viagens curtas?

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                    #10
                    Sim a maior parte das viagens são casa-trabalho (30-40kms)... a avaria ou a luz acender, é sempre em auto-estrada, faço questão de 15 em 15 dias fazer um passeio, ou 1 vez por mês sair de Lisboa, e efectuar alguns 200 kms... Já estou desespero de causa, pois a ir novamente para a oficina, será a 5.ª vez, e não sei sequer se ao não detetarem correctamente o problema não andarão a substituir peças ao calhas, sem necessidade...
                    Alguém sabe se existe algum centro arbitrário para estes casos? Em que um carro que está dentro da garantia da marca e do Stand, e é novo nas mãos do cliente, mas passa mais de metade do tempo de aquisição, na oficina?
                    É que aliado à privação de usufruto da viatura, está a desvalorização da viatura...

                    Originalmente Colocado por toyoteixeira Ver Post
                    Mas o carro faz viagens curtas?

                    Comentário


                      #11
                      30 ou 40 km já não são consideradas viagens curtas...
                      as viagens curtas são viagens de 5 ou 10min em que o motor não chega a atingir a temperatura normal de funcionamento

                      Comentário


                        #12
                        Qd digo 30/40km, refiro-me à ida e volta... Para a marca provavelmente é pouco tempo, para o motor trabalhar... Uma viagem de 15kms, 25/30min, em situações que por vezes são de pára arranca...


                        Enviado do meu A0001 através de Tapatalk

                        Comentário


                          #13
                          Ora bem, parece-me ser o local ideal para colocar aqui uma dúvida...

                          este mês durante a RT que fiz nas férias o carro (QQ 1.5 DCI de 2008), acendeu a luz âmbar, como ia na AE esperei por uma saída de parei.
                          Esta situação ocorreu logo no 1º dia de férias, (como não podia deixar de ser).
                          Para além disso desde o inicio da viagem que reparei que às vezes por volta das 2500rpm o carro soluçava ligeiramente.

                          Fui ao manual do carro que refere que essa luz indica a existência de água no filtro de combustível, contudo, refere também que não é necessária a imobilização do veículo e que o mesmo pode ir a circular até à oficina.

                          Decidido a levar a uma oficina no local onde estava (Espanha), liguei o carro e a luz já não estava acesa.

                          Ainda assim, os soluços por volta das 2500 rpm continuavam algumas vezes, esta situação era particularmente aborrecida visto que no QQ às 2500 rpm em 6ª ele vai nos 120 que é normalmente onde está o CC, claro está que passei ou a ir a 110 ou a 130 no resto da viagem.

                          Para descargo de consciência, liguei ao Engº responsável da Nissan onde o carro vai nas revisões e após explicar a situação, ele referiu que provavelmente o motivo a luz seria pelo facto do combustível ter água, ao que retorqui que tinha colocado na Repsol o combustível mais caro (aditivado).

                          Quanto aos soluços referiu que às 2500 rpm é quando a EGR atua e que talvez fosse por isso, aliado ao facto de existir água no filtro de combustível, no entanto, como a luz tinha apagado para continuar a andar, além de aconselhar a colocar mais gasóleo para eventualmente se existisse água ela se misturar.
                          Por acaso já me tinha lembrado disso, mas não o quis fazer antes de falar com ele.

                          Assim o fiz, continuei as férias, fiz no total mais de 5 mil km ao longo de 17 dias.

                          A luz acendeu mais 2 vezes,sempre após ir a andar estabilizado entre os 120/130, tendo apagado após desligar o carro e voltar a ligar.

                          Os soluços continuaram a aparecer por vezes.

                          O carro após a viagem foi estacionado e em Setembro irá à revisão.

                          O que poderá ser?

                          O que se poderá fazer para resolver?

                          Não sabia que os QQ de 2008 tinham problemas de EGR...

                          Comentário


                            #14
                            ninguém é adivinho, logo sem ligares o carro a uma maquina de diagnostico para ver que erros acusa, pode ser mil e uma coisas, se está para ir á revisão, esperas e logo vês quando ele lá for, e ver o que te dizem...
                            Editado pela última vez por carbookk; 31 August 2017, 18:30.

                            Comentário


                              #15
                              Tenho um Opel e tinha o mesmo problema a luz do motor acendia do nada e o carro perdia potencia, depois de desativar EGR ficou tudo bom.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                                ninguém é adivinho, logo sem ligares o carro a uma maquina de diagnostico para ver que erros acusa, pode ser mil e uma coisas, se está para ir á revisão, esperas e logo vês quando ele lá for, e ver o que te dizem...
                                Sim, ele vai em Setembro à revisão, coloquei as questões, porque podia haver alguém por aqui que já tivesse passado pelo mesmo.

                                Sempre podia dizer como se desenrolou e o que era.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por danhakhavro Ver Post
                                  Tenho um Opel e tinha o mesmo problema a luz do motor acendia do nada e o carro perdia potencia, depois de desativar EGR ficou tudo bom.
                                  O QQ não perde potência, aliás acendeu a luz e eu nem me apercebi de imediato, pois ele ia a andar normalmente.

                                  Mas pode ser a EGR "entupida". A ver vamos.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Após a revisão o diagnóstico foi o filtro do ar estava entupido e provocava os sintomas descritos.

                                    Ainda se andou pouco a 120 mas para já de facto não soluçou, nem a luz acendeu.

                                    Vamos ver...

                                    Comentário

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