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PUMA, retorno da fabricante brasileira de desportivos IMAGENS OFICIAIS

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    [Antevisão] PUMA, retorno da fabricante brasileira de desportivos IMAGENS OFICIAIS

    http://pumaautomoveis.com.br/novo-puma.php







    A Puma, fabricante brasileira de maior sucesso de carros esportivos, completa 50 anos. Extinta desde a década de 90, a marca ensaia um renascimento — e esse retorno deve se dar nas pistas, exatamente como a Puma original, gerado a partir do GT Malzoni de corridas.


    Os responsáveis pela nova empreitada são o administrador de empresas Fernando Mesquita e o empresário Reginaldo Galafazzi, fãs de velocidade e da Puma. A ideia é fabricar inicialmente um lote de 20 a 25 carros de competição e formar uma nova categoria no automobilismo — o piloto Jan Balder, que organiza provas de regularidade no Autódromo de Interlagos, está apadrinhando a ideia.


    Os carros serão feitos na cidade de Itatinga, a 230km da capital paulista. Um pré-protótipo está sendo apresentado. Daí se partirá para a produção dos carros de corrida, que devem ficar prontos no início de 2017. Caso tudo corra dentro do previsto, a categoria estreará em 2017.

    — O foco é nas pistas. Podem até vir carros de rua, mas só depois. Temos ideia, temos projeto, mas não queremos prometer muito. Preferimos fazer bem feito a avançar demais e ter que voltar atrás — explica Fernando.


    O chassi tubular está sendo montado por Eder Tadeu Nunes, preparador de carros de competição. O motor será transversal, instalado entre eixos, logo atrás do banco do piloto. A ideia é usar um motor 1.6 turbo e caixa de cinco marchas. O pai do novo Puma diz que ainda está fechando negociações com o fornecedor e não pode adiantar muito mais do que isso.



    Inspiração Europeia

    A carroceria de fibra de vidro é uma versão atualizada dos Puma GT feitos entre 1968 e 1975, mas com proporções inspiradas no atual Porsche Boxster e com um quê de Lotus Elise. O desenho básico é obra do jovem designer paulista Du Oliveira, famoso por seu blog “Irmão do Décio”, em que faz releituras modernas de modelos clássicos.


    Pesando apenas 700 kg, com motor entre-eixos e potência em torno de 180cv (com etanol), o novo Puma deverá ser um brinquedo divertidíssimo.


    — Tocar o renascimento de uma marca com tanta história é uma responsabilidade enorme com o passado — afirma Fernando.

    Origem nas corridas



    A história da Puma começa em 1964, quando o fazendeiro e carrozziere Rino Malzoni fez um protótipo de corridas com carroceria de metal e mecânica DKW — motor dois tempos de três cilindros e tração dianteira. O carro artesanal nasceu numa plantação de cana-de-açúcar em Matão, interior de São Paulo.



    O rápido sucesso nas pistas levou Rino a criar a sociedade Lumimari, para produzir mais carros — só que de fibra de vidro: era o GT Malzoni. Os três primeiros exemplares foram entregues ao departamento de competições da fábrica DKW-Vemag, comandado por Jorge Lettry. Além dos carros da equipe oficial, havia outros, vendidos a pilotos amadores. Veio também uma versão de rua, com para-choques cromados e interior forrado com esmero. Nas 35 corridas em que participaram, de 64 a 68, os Malzoni obtiveram 12 vitórias contra importados como Alfa GTA e Alpine A-110.


    No fim de 1966, o Malzoni GT deu lugar ao Puma com motor DKW, de pouco sucesso em corridas. Com o fim da Vemag, em 1967, os Puma de primeira geração perderam o fornecedor de sua parte mecânica. A solução foi fazer uma nova carroceria para vestir um chassi de Karmann-Ghia, com motor Volkswagen “a ar” na traseira.



    Os Puma com mecânica VW brilharam em ralis (com destaque para a participação de Jan Balder). Mas foi nas ruas brasileiras que ficaram famosos, tornando-se um dos maiores sonhos de consumo dos anos 70. Houve muitas exportações para Estados Unidos, Canadá e Europa (foram aproximadamente 50 países, no total).


    Ao longo da década, a marca diversificou sua gama, fazendo ainda os modelos GTB (com motor 4.1 Chevrolet) , além do Mini-Puma, carrinho citadino baseado no Daihatsu Cuore, que seria feito em parceria com a marca japonesa, mas que não chegou à produção.



    No início dos anos 80, a fábrica entrou em crise, juntamente com a derrocada da economia brasileira e as restrições técnicas cada vez maiores do mercado americano. Com novos donos, a Puma ainda tentou se manter por meio de duas empresas baseadas no Paraná: a Araucária Veículos (1986) e a Alfa Metais (que manteve uma pequena produção até 1993).


    Com produção total de 22 mil carros, a marca Puma ainda pertencia aos herdeiros de Luis Roberto Alves da Costa, sócio da fábrica original. Amigo da família, Fernando Mesquita obteve o registro para criar a nova Puma Automóveis. Agora é ver se essas feras voltarão a rugir.




    Editado pela última vez por Murillo; 20 April 2017, 19:30.

    #2
    Puma? Eu pensava que, sendo um fabricante brasileiro, se chamaria Onça...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por oversaturn Ver Post
      Puma? Eu pensava que, sendo um fabricante brasileiro, se chamaria Onça...
      Por acaso houve um FMN Onça



      Era um coupé carroçaria de fibra-de-vidro feito sobre a base encurtada do Alfa Romeo 2000 (no Brasil FNM JK). A estética era muito colada à do Ford Mustang. Foram feitos apenas 8. Por curiosidade foram fabricandos por Rino Malzoni, um dos fundadores da Puma.

      Ja agora a palvra "Onça" vêm do Latim "uncia".

      É palavra "Jaguar", ou "Yaguar" que vem do Tupi-Guarani da América do Sul.

      E no final a marca de desportivos "Very British" leva um nome indígena sul americano

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        #4
        Novas fotos do protótipo



        Editado pela última vez por Murillo; 21 September 2017, 01:29.

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          #5
          like it,
          obrigado pela partilha !!!

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            #6
            Lembra-me o Hommel Barquette.

            Comentário


              #7
              Teste de chassis e estrutura

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                #8


                Comentário


                  #9
                  Boa sorte no retorno

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                    #10
                    Não gosto. Como está parece apenas uma cópia mal feita do Lotus 2-Eleven

                    Me agradava mais se, tal como fizeram com Superformance Daytona, refizessem a carroçaria antiga sobre um chassis tubular novo e que conservasse a base mecânica do Fusca (Carocha).

                    Mas de qualquer forma este projeto não vai para frente. Não há mercado para este tipo de brinquedo no Brasil. Aqui é só picapes e SUVs.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por FernandoZero Ver Post
                      Não gosto. Como está parece apenas uma cópia mal feita do Lotus 2-Eleven

                      Me agradava mais se, tal como fizeram com Superformance Daytona, refizessem a carroçaria antiga sobre um chassis tubular novo e que conservasse a base mecânica do Fusca (Carocha).

                      Mas de qualquer forma este projeto não vai para frente. Não há mercado para este tipo de brinquedo no Brasil. Aqui é só picapes e SUVs.
                      Gosto da ideia de um GTS/GTE moderno, mas com qualquer motor atual acima de 130cv.

                      Comentário


                        #12
                        Render da versão civil



                        Editado pela última vez por Murillo; 21 September 2017, 01:27.

                        Comentário


                          #13
                          Pelo menos da cor eu gosto!

                          Que motorização terá?

                          Comentário


                            #14

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                              Pelo menos da cor eu gosto!

                              Que motorização terá?
                              Ainda não se sabe.

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                                #16
                                Se não fosse por este tópico eu morreria sem saber que o Malzoni tinha tração dianteira (choque)

                                Comentário


                                  #17
                                  Revista QuatroRodas - Junho 2017






                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                    Pelo menos da cor eu gosto!

                                    Que motorização terá?
                                    Um Chevrolet FII 2.0 de 180cv para a versão civil na posição central-traseira.

                                    Comentário


                                      #19
                                      É, eu vi aí no artigo da revista . Acredito que com um peso reduzido as performances sejam interessantes. Dará um bom rival para os Lotus Elise e para o novo Alpine quase a sair.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Meus favoritos são o GTE



                                        E o 018

                                        Comentário


                                          #21
                                          O P 018 é muito raro, só 25 unidades produzidas. Eu não me lembro de ver algum.

                                          Dinamicamente, meu favorito é o AM4 (última série) com o motor VW AP1.8






                                          Mas sempre gostei do GTB, um autentico muscle car. Usava a base e o motor 4.1 do Chevrolet Opala


                                          Editado pela última vez por Murillo; 06 June 2017, 18:12.

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                                            #22
                                            Há aí um que parece um Datsun ZX encolhido. O resultado é francamente infeliz, a meu ver...

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                              Há aí um que parece um Datsun ZX encolhido. O resultado é francamente infeliz, a meu ver...
                                              Acho que é o modelo menos conseguido da marca, mas para conduzir é um dos melhores.

                                              O carro que poderia ter mudado a história da marca não foi lançado. O "mini Puma" seria feito em parceria com a Daihatsu e estava com o projeto quase pronto, mas um incêndio acabou com os planos...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Bem observado Lino. O Datsun 280 ZX e também o Alfa Romeo Duetto foram referências para a Puma nos anos 80



                                                Editado pela última vez por FernandoZero; 07 June 2017, 13:36.

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                                                  #25
                                                  Ainda bem que esse mini-Puma não saiu. Ia trair completamente o pedigree da marca...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                    Ainda bem que esse mini-Puma não saiu. Ia trair completamente o pedigree da marca...
                                                    Nisso eu concordo totalmente, mas poderia ter sido a salvação financeira da Puma.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Versão civil será revelada dia 23 de Setembro

                                                      LANÇAMENTO PUMA GT 2.4 LUMIMARI

                                                      Venha participar do 1º Encontro da Puma Automóveis e conheça a versão final do Puma em fotos e tudo o que o carro oferece. Esperamos por vocês no Kartódromo da Granja Viana - SP, sábado (23/09), das 10hs. às 16hs.

                                                      ESPECIFICAÇÕES:

                                                      Carroçaria em fibra de vidro com aplicações de fibra de carbono.
                                                      Motor bi-combustível (gasolina e etanol) 4 cilindros transversal traseiro com 180 hp e torque de 25 kgf a 2.800 rpm.
                                                      Caixa manual de seis velocidades
                                                      Chassis tubular em aço carbono 40 x 40 x 2.5mm.
                                                      Travões independentes a disco ventilados com pinças de alumínio de 4 pistões nas 4 rodas.
                                                      Suspensão tipo duplo com amortecedores e molas.
                                                      Pneus Pirelli Pzero Trofeo 225-40/R17 e 255-45/R17.
                                                      Peso total 900kg.

                                                      PRÉ-VENDA:
                                                      Edição especial de lançamento limitada as 10 primeiras unidades com numeração de 0001 a 0010.
                                                      Acompanha o carro um certificado em aço inox e fibra de carbono homenageando o feliz proprietário. Este certificado torna o proprietário um parceiro Puma ad eternum, lhe dando alguns benefícios: sempre será convidado VIP em todos os eventos Puma; terá sempre prioridade na aquisição de produtos Puma; terá direito a preços diferenciados para os produtos Puma; no lançamento de um novo modelo poderá trocar o seu veículo sem ônus; a revisão será feita na fábrica e sem custos

                                                      Será um carro exclusivo para cada comprador que poderá escolher as cores internas e externas.

                                                      Valor: R$150 mil

                                                      https://www.facebook.com/pumaautomov...type=3&theater

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Lançamento em Dezembro








                                                        Comentário


                                                          #29




                                                          Comentário

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