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Consumos exagerados em citroen C4 ll 1.6 HDI

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    Consumos exagerados em citroen C4 ll 1.6 HDI

    Boas pessoal, o meu C4 ultimamente tem subido os consumos exageradamente. Tenho alturas que em segunda, numa subida com inclinação o consumo do carro salta para os 15l, 16l 17l!!! fácil...
    Antes fazia 10, 11l quando puxava mais. Não me parece nada normal, tenho o carro há pouco tempo e queria ter uma ideia antes de levar o problema a quem percebe para não ir às escuras. Mesmo em plano ou quase nenhuma inclinação o carro apresenta consumos de 9l 10l na boa. As vezes tiro o pé do acelerador e volto a por e os consumos vão para entre os 2l e os 4l.

    Basta-me passar um bocado das 2000 rpm que começa logo a festa.. Alguém tem ideia do que poderá ser? Tenho de ter uma condução completamente regrada para conseguir ter consumos aceitáveis. Anda nos 7.3 agora... meti gasóleo dava estimativa de 360km após 80km, dá estimativa de 200km. Isto a fazer os mesmos percursos que faço no dia a dia. Não faço ideia nenhuma do que poderá ser. Qualidade do combustível? Algum problema no motor? Alguma fuga de combustível?

    #2
    Isso é o que o CB te diz, tens de saber é o que é na realidade, à maneira antiga, que nunca falha.

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      #3
      Pois foi o que já me perguntaram também.. também já me aconselharam a fazer reset do sistema de navegação. vou ver se descubro como se faz. Obrigado ;)

      Comentário


        #4
        As estimativas querem dizer pouco, o consumos instantâneo a puxar uma segunda a subir também. Mas podes ter por exemplo a EGR muito suja ou outro problema qualquer. Eu começava pela EGR.

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          #5
          Eu seguia o conselho do Pedrom. Atesta o deposito e faz a conta há moda antiga.

          Se continuar a dar uma média alta, então aí começas a procurar por possíveis causas.

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            #6
            Ok, vou sugerir isso ao mecânico, obrigado

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              #7
              Como referido, atesta o depósito até cima.... circula e depois voltas atestar.

              E aí, toca a fazer as contas.

              E quantos mais depósitos fizeres, mais dados terás sobre as médias.

              Comentário


                #8
                Pois vou experimentar à maneira antiga a ver no que dá. Obrigado pessoal

                Comentário


                  #9
                  Entretanto podes verificar o filtro de ar pois se estiver sujo tem influencia nos consumos.
                  Se por algum motivo o carro estiver a regenerar muitas vezes isso tambem influencia.

                  Comentário


                    #10
                    quantos km fazes com um deposito?

                    Comentário


                      #11
                      Consumos instantâneos? A mim cheira-me a filtro de partículas a regenerar... ou a precisar de reforma.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
                        Entretanto podes verificar o filtro de ar pois se estiver sujo tem influencia nos consumos.
                        Se por algum motivo o carro estiver a regenerar muitas vezes isso tambem influencia.
                        E como sei se está a regenerar muitas vezes?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por felyzardo Ver Post
                          quantos km fazes com um deposito?
                          Ainda não cheguei a encher o depósito, tenho o carro há pouco ainda. com 20€ estou a fazer quase 300km.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por trepkos Ver Post
                            Consumos instantâneos? A mim cheira-me a filtro de partículas a regenerar... ou a precisar de reforma.
                            E como sei se é o filtro de particulas a dar as últimas?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por hugobraga Ver Post
                              E como sei se é o filtro de particulas a dar as últimas?
                              Esquece lá esses problemas todos (filtros de particulas, filtros sujos, etc). Enche o depósito até ao pescoço, mete o contador parcial dos kms a zero (ou então aponta o total dos kms), circula normalmente até esvaziar quase o depósito todo, vai encher até ao pescoço novamente e depois faz umas contas muito simples:

                              Multiplicas por 100 os litros que entraram e divides pelos kms que fizeste (para obter o consumo de X litros por cada 100kms).

                              Enquanto não fizeres isso mete um bocado de fita adesiva opaca a tapar a parte dos consumos instantâneos.

                              Seja em que carro for vais obter consumos diferentes consoante o tipo de percursos. O consumo em estradas de serra ou cidade é diferente do consumo em estrada aberta e plana a ~90km/h.

                              Comentário


                                #16
                                Vem o inverno, tempo frio de manhã, o carro dorme na rua, e enquanto não aquece bem o motor (o que demora ainda uns bons quilómetros com tempo frio) os consumos sobem disparatadamente. Como ficam essas indicações do CB depois de 20 minutos a andar?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
                                  Esquece lá esses problemas todos (filtros de particulas, filtros sujos, etc). Enche o depósito até ao pescoço, mete o contador parcial dos kms a zero (ou então aponta o total dos kms), circula normalmente até esvaziar quase o depósito todo, vai encher até ao pescoço novamente e depois faz umas contas muito simples:

                                  Multiplicas por 100 os litros que entraram e divides pelos kms que fizeste (para obter o consumo de X litros por cada 100kms).

                                  Enquanto não fizeres isso mete um bocado de fita adesiva opaca a tapar a parte dos consumos instantâneos.

                                  Seja em que carro for vais obter consumos diferentes consoante o tipo de percursos. O consumo em estradas de serra ou cidade é diferente do consumo em estrada aberta e plana a ~90km/h.




                                  Boas! Tenho de encher o depósito quando tiver oportunidade. Mas o problema é que houve uma grande mudança de um momento para o outro. Até faz sentido a questão do filtro de partículas. Vou tentar dar uma esfrega no motor e rolar um bom tempo em AE para deixar fazer a regeneração do filtro de partículas e ir riscando eventuais causas. Também não tenho tido oportunidade de fazer viagens longas. Mas sim, os consumos imediatos tornam-se um vicio, tenho de me forçar a não olhar.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                    Vem o inverno, tempo frio de manhã, o carro dorme na rua, e enquanto não aquece bem o motor (o que demora ainda uns bons quilómetros com tempo frio) os consumos sobem disparatadamente. Como ficam essas indicações do CB depois de 20 minutos a andar?
                                    Boas! Na verdade não há grandes mudanças... Por isso é que acho que até pode mesmo ser o filtro de partículas. A circulação do dia a dia não é suficientemente longa para fazer a regeneração. A não ser que esteja mesmo a dar as ultimas. Vou fazer esses testes e levar ao mecânico a ver. Quando souber novidades venho atualizar aqui.
                                    Obrigado a todos malta

                                    Comentário


                                      #19
                                      Então andas a olhar para os consumos instantâneos.
                                      Ignora isso, vê a média do depósito, repõe e vê. E 20€ parece-me o ideal para 300km.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
                                        Esquece lá esses problemas todos (filtros de particulas, filtros sujos, etc). Enche o depósito até ao pescoço, mete o contador parcial dos kms a zero (ou então aponta o total dos kms), circula normalmente até esvaziar quase o depósito todo, vai encher até ao pescoço novamente e depois faz umas contas muito simples:

                                        Multiplicas por 100 os litros que entraram e divides pelos kms que fizeste (para obter o consumo de X litros por cada 100kms).

                                        Enquanto não fizeres isso mete um bocado de fita adesiva opaca a tapar a parte dos consumos instantâneos.

                                        Seja em que carro for vais obter consumos diferentes consoante o tipo de percursos. O consumo em estradas de serra ou cidade é diferente do consumo em estrada aberta e plana a ~90km/h.


                                        Enquanto não fizeres o aqui indicado, anda à caça às bruxas...

                                        Tanto podes de facto estares com alguma anomalia, como na volta, até nem tens nada.

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                                          #21
                                          E a descer também notas esse aumento no consumo?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Desce com o carro, engatado, tira os pés dos pedais e vê se o consumo instantâneo vai ao 0 (o normal), se continuar a marcar é filtro de partículas.

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                                              #23
                                              Bem pessoal fiz uns 100km em duas viagens sempre a rolar seguidinho e em velocidade altas e pronto, 4.7 l/100. Daí em diante o carro passou de médias de 7.2 para entre 5.8 a 6.5 no pára / arranca. Uma coisa que eu não estava a ter em conta é o tempo que passo parado no transito, como estava sempre a olhar para os instantâneos não acusava consumo. Como agora deixai de andar a ver os instantâneos, percebi que os consumos começam a subir com o carro em ponto morto quando está parado, obviamente

                                              De qualquer das formas estava a precisar de rolar e agora está tudo controlado. Lição a retirar: os instantâneos enganam muito!

                                              Obrigado a todos pela ajuda! Abraço!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Com calma no pára-arranca consegues fazer 5.5 de média. Tens de saber dosear o pé direito e antecipar as travagens.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Este c4 é o e-hdi ou o blue hdi?
                                                  Se for e hdi, a colocar 20€ de cada vez vais ter umas surpr€sas daqui a pouco tempo!!!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
                                                    Este c4 é o e-hdi ou o blue hdi?
                                                    Se for e hdi, a colocar 20€ de cada vez vais ter umas surpr€sas daqui a pouco tempo!!!
                                                    Porquê?
                                                    *curiosidade

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por fnando7 Ver Post
                                                      Porquê?
                                                      *curiosidade
                                                      Segundo um mecanico da citroen, a qtd de eolys injetada é sempre a mesma. Um contacto na tampa do depósito é que diz à centralina do eolys para injeta lo para o depósito de combustível.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por 206Hdi Ver Post
                                                        Com calma no pára-arranca consegues fazer 5.5 de média. Tens de saber dosear o pé direito e antecipar as travagens.
                                                        Nem é pelo arranque, é mesmo por estar parado com o carro a em ponto morto. Vejo literalemente os consumos a subir. Ou seja continua a consumir e o carro esta parado logo o numero de litros por kms aumenta

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
                                                          Este c4 é o e-hdi ou o blue hdi?
                                                          Se for e hdi, a colocar 20€ de cada vez vais ter umas surpresas daqui a pouco tempo!!!
                                                          é o e-hdi. como assim surpresa? estás a falar do carro precisar de mais de 1/4 do dep
                                                          osito para regenerar o filtro? bom funcionamento geral? Ou mais alguma coisa? Eu costumo encher mas houve duas vezes nesta altura que acabei por meter só 20 e fiquei com essa referencia
                                                          Editado pela última vez por hugobraga; 20 December 2016, 16:59.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
                                                            Segundo um mecanico da citroen, a qtd de eolys injetada é sempre a mesma. Um contacto na tampa do depósito é que diz à centralina do eolys para injeta lo para o depósito de combustível.
                                                            Não percebi, consegues explicar melhor?

                                                            Comentário

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