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Bateria morta após 2 anos. Conselhos.

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    Bateria morta após 2 anos. Conselhos.

    Boa noite,

    Possuo um BMW 318i E46, 118CV 1.8 de 1998. Há uns dias atrás, o carro deixou de abrir as portas, seja pelo comando ou pela fechadura (a fechadura está danificada e já são dois mecânicos a dizerem que estas foram forçadas). Ora, o electricista lá conseguiu abrir o capô, usou os cabos na bateria e as portas lá abriram, assim como puseram o carro a trabalhar. Passado 10 min, já sem os cabos, o carro deixa de pegar, outra vez. Culpa? Bateria, pelo que me disseram.

    Acontece que a bateria foi comprada em Janeiro de 2015, pelo que acho estranho a bateria ter morrido tão precocemente. Não tenho nada de adicional no carro que esteja a consumir demasiada bateria, seja colunas, subwoofer, etc, e o carro esteve parado apenas uma semana, antes disto acontecer.


    Está claro que a solução é trocar de bateria, mas tenho umas questões que gostaria que fossem esclarecidas por alguém mais experiente:

    1- Penso que a bateria tem, pelo menos, dois anos de garantia. Ainda estando dentro do prazo, estou no direito de exigir uma bateria nova? Já li que podem tentar contra argumentar com justificações como: Demasiado tempo parado, demasiada eletrónica adicional, etc...Mas sem fundamentos reais, é possível eu ter que comprar uma bateria nova do meu bolso?

    2- Poderá haver a possibilidade desta situação se voltar a repetir com uma bateria nova, correto? Será sensato analisar o possível problema, ou é exclusivamente problema da bateria?


    Muito obrigado!
    Editado pela última vez por Fox91; 12 December 2016, 19:19.

    #2
    Sim, a bateria tem dois anos de garantia.

    Mas já agora, qual a potência de arranque e amperagem hora da bateria?

    Isto porque até se pode dar o caso, da bateria não ser adequada para a viatura/motorização em questão.

    Comentário


      #3
      Sei que é 12V e 75Ah. Se não respondi à tua questão por completo, faço-o amanhã, pois teria que ir lá ver. Mas lembro-me de pesquisar bem antes de compra-la e acho que é adequada.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Fox91 Ver Post
        Sei que é 12V e 75Ah. Se não respondi à tua questão por completo, faço-o amanhã, pois teria que ir lá ver. Mas lembro-me de pesquisar bem antes de compra-la e acho que é adequada.

        Falta a potência de arranque, que são três dígitos, seguidos da letra "A".... ora e como exemplo: 600A

        Comentário


          #5
          Mas para perceberes melhor, deixo-te a explicação colocada no tópico a seguir, relativo às baterias:


          http://forum.autohoje.com/boxes/9217...ca-ou-nao.html




          Originalmente Colocado por nto Ver Post

          As baterias tem duas ordens de "grandeza"/potência e que são:

          - Letra "Ah" que equivale à amperagem hora e que é indicada por dois digitos seguido das letras, exemplo: "44 Ah"

          - Letras "A" que é a potência de arranque e que é indicada por três dígitos seguidos das letras, exemplo "600 A"

          O problema é que muitas baterias não trazem a potência de arranque indicadas nas mesmas.

          Sendo que o mais importante na hora de colocar o carro a trabalhar, será a capacidade de arranque (quanto maior melhor) e não a amperagem hora.

          Sendo o teu motor o 1.9SDI, os requisitos mínimos são: 70Ah e 640A (como já tinha referido acima)

          Agora acredito é que a tua potência de arranque possa estar enfraquecida.

          Em todo o caso e na procura de baterias, tenta ver se as mesmas tem as duas ordens de grandeza.

          É que poderá ter uma bateria com 74AH e 600A e outra com 70AH e 680A.

          A mais adequada e que terá mais potência para colocar o carro a trabalhar, será a de 70Ah e 680A.


          in: http://forum.autohoje.com/showthread...post1063831148

          Comentário


            #6
            Fui lá ver. É de 650A.

            Ficheiros anexados

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Fox91 Ver Post
              Fui lá ver. É de 650A.





              Então é mais que adequado para a viatura em causa.

              Agora falta verificar porque é que a mesma se está a descarregar.

              Comentário


                #8
                A questão é se vale a pena investir numa bateria nova antes de saber a causa do problema...Ou se o problema era só da bateria.

                É possível danificarem uma bateria numa tentativa de furto?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Fox91 Ver Post
                  A questão é se vale a pena investir numa bateria nova antes de saber a causa do problema...Ou se o problema era só da bateria.

                  É possível danificarem uma bateria numa tentativa de furto?


                  Antes de mais, dá uso é à garantia, para conseguires uma nova bateria.

                  Quanto à tentativa de furto... só se houver algo a fazer massa ou do género... que esteja continuamente a fazer "descarga"...

                  Comentário


                    #10
                    Obrigado, nto.

                    Amanhã darei notícias quanto ao sucesso ou insucesso da garantia.

                    Comentário


                      #11
                      quando foste á oficina e meteram o carro a trabalhar por encosto, eles deram-se ao luxo de ver se o alternador estava a carregar??? e naturalmente que uma bateria descarregada em 10m não carrega nada... portanto vê lá se é mesmo a bateria, ou se tens o alternador nas lonas...

                      Comentário


                        #12
                        carbookk,

                        Também já pensei nisso. Não fui eu quem levou o carro à oficina, pois estava ocupado. Mas amanhã peço um multímetro e averiguo isso. Obrigado.

                        Comentário


                          #13
                          Esqueceste-te foi de dizer com que assiduidade é que utilizas o carro, e quanto tempo é que costuma estar parado.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                            Esqueceste-te foi de dizer com que assiduidade é que utilizas o carro, e quanto tempo é que costuma estar parado.
                            Pode-se dizer que é carro de fim de semana...Trabalha 1 a 2x por semana, geralmente.

                            O problema foi resolvido. Era a bateria nas lonas. O voltímetro mediu 6v, em vez dos normais 12v da bateria.

                            Foi-me dito pelo vendedor da bateria (o mesmo que usou o voltímetro), que existe algo a consumir mais bateria do que o dito "normal". É uma questão de ir a um eletricista e expôr a situação.

                            A garantia da bateria não teve efeito.

                            Comentário


                              #15
                              Num carro que só anda uma vez por semana, ao fim de dois anos, e no Inverno, não acho nada estranho uma bateria descarregar, isto umas mais que outras.
                              Onde é que a compraste para te recusarem a garantia durante a sua vigência?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                                Num carro que só anda uma vez por semana, ao fim de dois anos, e no Inverno, não acho nada estranho uma bateria descarregar, isto umas mais que outras.
                                Onde é que a compraste para te recusarem a garantia durante a sua vigência?
                                Foi na OnlyBattery.

                                Comentário


                                  #17
                                  E não reclamante nada? Se ainda fosse uma loja online compreendia pois é sempre um pouco mais complicado, mas hoje em dia quem se nega a efetivar a garantia merece livro de reclamações no momento, mas cada um sabe de si.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Se a tivesses comprado num Hipermercado, hoje tinhas uma bateria nova, sem te perguntarem nada.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                                      Se a tivesses comprado num Hipermercado, hoje tinhas uma bateria nova, sem te perguntarem nada.
                                      Originalmente Colocado por xtrusion Ver Post
                                      E não reclamante nada? Se ainda fosse uma loja online compreendia pois é sempre um pouco mais complicado, mas hoje em dia quem se nega a efetivar a garantia merece livro de reclamações no momento, mas cada um sabe de si.
                                      Expliquem-me como. Se as condições são assim tão simples, e metendo de parte a honestidade, porque é que não trocam a bateria por uma nova, antes da garantia da mesma acabar?

                                      Não terá de haver uma avaliação que determine se a bateria foi, efetivamente, danificada intencionalmente? Ou imaginem que o carro possui imensos "extras" eletrónicos, que consomem quantidades elevadas da bateria...

                                      Obrigado.
                                      Editado pela última vez por Fox91; 17 December 2016, 20:04.

                                      Comentário


                                        #20
                                        As grandes superfícies estão-se borrifando para o que reclames ou queiras devolver, o volume de negócios é demasiado grande para se preocuparem com essas ninharias, estamos a falar de outra dimensão.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Fox91 Ver Post
                                          Não terá de haver uma avaliação que determine se a bateria foi, efetivamente, danificada intencionalmente? Ou imaginem que o carro possui imensos "extras" eletrónicos, que consomem quantidades elevadas da bateria...

                                          Obrigado.
                                          A bateria não é um chocolate, não se consome, tem um desgaste ao longo do tempo, que desde logo tem de durar pelo menos dois anos tal como é estabelecida pelas diretivas europeias e pela lei nacional que as transpôs. Se tiver existido uma mau uso da bateria quem te de provar essa tal alegação são eles e não tu, o ónus pertence a eles, e como foi dito a bateria está em concordância para o veículo em questão.
                                          Eu até sou benfiquista mas aqui alguém está a ser comido de cebolada.

                                          PS: Não sei se o valor é significante para ti, mas isto não se trata de uma questão de valor, trata-se de indivíduos que se aproveitam, e para mim não há nada pior que isso.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Fox91 Ver Post
                                            Pode-se dizer que é carro de fim de semana...Trabalha 1 a 2x por semana, geralmente.

                                            O problema foi resolvido. Era a bateria nas lonas. O voltímetro mediu 6v, em vez dos normais 12v da bateria.

                                            Foi-me dito pelo vendedor da bateria (o mesmo que usou o voltímetro), que existe algo a consumir mais bateria do que o dito "normal". É uma questão de ir a um eletricista e expôr a situação.

                                            A garantia da bateria não teve efeito.


                                            De facto essa questão da garantia, em que se lhe diga.

                                            Quer ele queira ou não, se a bateria morreu e estando na garantia, teria de trocar a dita.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Solução melhor que eu já segui e voltarei a seguir se necessário e recomendo sempre:

                                              1) comprar bateria nova num lugar qq e instalar.
                                              2) entregar a bateria avariada no local de compra pedindo substituição e envio da bateria para o fabricante ao abrigo da garantia e legislação do consumidor. E repetir o mesmo 10 x ou 30x conforme o burro que estiver à nossa frente ( poderá não ser simples e ter de envolver 3º ou ameaçar com ASAE em último caso).
                                              3) Refutar qualquer argumento do género "há e tal é culpa do Alternador", "há e tal só substituímos baterias com o carro cá" etc. -> estamos a falar duma bateria ponto final. Repetir isso as vezes necessárias. É uma bateria. É uma bateria. Percebeu? Repito: é uma bateria avariada.
                                              4) Exigir e guardar um comprovativo da entrega da bateria com descrição de que é reclamação em garantia.
                                              3) Esperar o tempo necessário
                                              4) Receber uma bateria nova na hora ou uns dias depois.
                                              5) vender no OLX ou similar (guardando os comprovativo em como é nova para facilitar venda)

                                              O custo marginal é o diferencial entre o preço da nova e o de revenda da que vem de garantia e o tempo perdido.

                                              Nota: não discutir ou trocar argumentos filosóficos sobre carro velhos, alternadores ets: repetir sempre: reclamação em garantia de uma bateria ( tipo robo) até o gajo perceber.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Obrigado a todos.

                                                Não me enganam mais.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  O mal começou quando tu mesmo já te sentias culpado pelo estado da bateria, depois dás com uns fdps, e o cenário está completo.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                                                    O mal começou quando tu mesmo já te sentias culpado pelo estado da bateria, depois dás com uns fdps, e o cenário está completo.
                                                    Verdade. Isso, e aliado ao facto de ser um nabo na matéria .

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Uma Amiga minha comprou um Corsa no Ano passado e ficou sem bateria por causa do Start Stop...Durou 1 ano e 4 meses!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        2 anos de garantia. Não diz quantas vezes por semana o carro deve andar.

                                                        Se não trocaram deveriam ter trocado ...

                                                        Se fosse eu perdiam o cliente.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por VFRsport Ver Post
                                                          Uma Amiga minha comprou um Corsa no Ano passado e ficou sem bateria por causa do Start Stop...Durou 1 ano e 4 meses!
                                                          Seguramente algo não estaria bem, seja no sistema S/S ou na bateria. É suposto durarem mais que as normais. Cá em casa, o record vai para uma num carro de S/S que faz 9 anos em março e a bateria é a de origem. O outro, sem S/S, em 7 anos e meio, vai para a 4ª, trovada o mês passado.

                                                          Por curiosidade, uma delas durou 23 meses, outra durou 25. Suspeita-se do alarme aftermarket que possa estar a provocar um excesso de consumo. Na ocasião, a dos 23 meses foi para garantia e disseram-me que as baterias só tinham 1 ano de garantia, por ser peça de desgaste. Confesso que nem duvidei e aceitei sem stress. Ainda me quiseram dar 10€ de retoma por ela na compra de outra, mas na altura fiquei com má impressão das baterias que vendiam e comprei noutro lado, que durou mais 2 meses que essa, daí a suspeita de que algo possa estar mal.

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                                                            #30
                                                            A minha bateria tudor também morreu pouco tempo depois de fazer 2 anos. Em conjunto foi um alternador à vida também.

                                                            Agora tem VARTA, vamos ver como corre

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