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Ajuda na escolha de novo carro

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    Ajuda na escolha de novo carro

    Boas,

    Um familiar (do sexo feminino) pediu-me ajuda na escolha de um carro para substituir o “velhinho” Corola de 2002.
    A verdade é que a enorme variedade de escolha está a dificultar o meu aconselhamento e não tenho sido grande ajuda. Pelo contrario, tenho sido mais do tipo “esse não porque isto, aquele não porque aquilo…”
    Comecei por lhe aconselhar o novo Megane (pela minha boa experiencia com o modelo de 2 gerações atrás). Ela já lhe fez um test-drive, mas parece-me que não ficou conquistada, embora não o ponha de parte.
    Esteve numa exposição a ver o Mazda 3 CS. Adorou o carro, e era mesmo aquele. “Mas olha que acho que não há a gasolina”… “ora bolas, que se lixe, vem a gasóleo. No entanto, raramente vejo um desses Mazda 3 CS a circular por aí, é capaz de não ser boa ideia. Já não quero!” (dahaa).

    Tantos anos com um Corolla, tornou-se um bocadinho adepta da marca. “também tens esse novo Toyota C-HR”… “ah, ainda não vi nenhum ao vivo, mas pelas fotos, não me parece. E no entanto… why not”

    Bom, estão a ver a cena. Preenchi o nosso formulariozinho a ver se surge alguma ideia brilhante, algo me diz que a indecisão se prolongará mais alguns meses …

    Deêm aí uma ajuda por favor:

    1 Que tipo de carros gostas?
    - Fiáveis, pouca manutenção, seguros, compactos e divertidos de conduzir
    2 Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C - Pequeno Familiar, Monovolume, Jipe, Desportivo, Cabrio, etc)?
    - à partida, seria um C-Pequeno Familiar
    3 Que marcas e modelos gostas e equacionas?
    - Toyota C-HR; Mazda 3 CS; novo Renault Megane… provavelmente outro
    4 Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência?
    - Não muita frequência, mas quero obrigatoriamente 5 portas
    5 Precisarás de levar carga com frequência?
    - Não
    6 Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos?
    - uns 7 ou 8 mil por ano. Sim, deverá manter-se nos próximos anos, pelo que quer que seja a gasolina.
    7 Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas?
    - Será mais em nacionais. Alguma auto-estrada nas férias
    8 Os consumos terão grande importância?
    - Sim … mas os quilómetros a fazer não serão muitos, pelo que é relativo
    9 A potência do motor terá grande importância?
    - Alguma, não será fundamental mas quer-se alguma genica
    10 Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos?
    - Nada de especial…
    11 Que orçamento tens, valor mínimo e máximo?
    - entre 20.000 a 25.000
    12 Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano?
    - Novo. E a gasolina (acho que estes são os 2 pontos assentes para ela , lol)

    Opiniões precisam-se...

    #2
    Ela já viu o Focus ecoboost 125cv?

    Comentário


      #3
      Atenção que o Mazda 3 CS tem motor a gasolina, 1.5.

      Comentário


        #4
        Uma boa opção em termos de preço/espaço/qualidade é o

        Nissan Pulsar por 17,000 €

        Comentário


          #5
          Um Toyota Auris com o novo motor 1.2T. Fica em pouco mais de 20mil euros

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por DelSol Ver Post
            Atenção que o Mazda 3 CS tem motor a gasolina, 1.5.
            Tens a certeza? no site da marca somente consigo configurar a motorização diesel...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por DelSol Ver Post
              Atenção que o Mazda 3 CS tem motor a gasolina, 1.5.
              cuidado com as informações erradas que se dão

              Mazda 3 CS só e apenas o 1.5D de 105cvs

              o HB (hatchback) é que tem o 1.5G de 100cvs e o 1.5D de 105cvs

              Para os kms anuais, claramente gasolina... e a opção que derão do Focus 1.0T 125cvs ou o Toyota (para nao sair da familia) parecem-me 2 excelentes opções ;)

              Comentário


                #8
                Vi mal no site da Mazda, my bad.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                  Um Toyota Auris com o novo motor 1.2T. Fica em pouco mais de 20mil euros

                  Bem catita esse Toyota!

                  Comentário


                    #10
                    E porque não um Peugeot 308 1.2 PureTech 130 Cv's? O 5 portas na versão Allure arranca 23.490€ com a promoção em vigor... com alguns extras fica uma proposta aliciante!

                    Comentário


                      #11
                      que tal um toyota corolla 3 volumes: https://www.toyota.pt/new-cars/corolla/index.json

                      Comentário


                        #12
                        Obrigado pelas vossas ideias, interessantes sem duvida.
                        Se fosse para mim, o Focus ou o 306 estariam na linha da frente para a escolha.

                        Mas ela (é minha irmã), parece-me que tem os gostos mais para os "orientais" . OK, Vou-lhe mostrar as vossas sugestoes.

                        se ainda assim continuar a inclinar-se para o Mazda 3 CS, é chamar-lhe a atenção à desvantagem de lhe ir custar mais 4 ou 5 mil aérios do que custaria um carro a gasolina com o mesmo nivel de equipamento e provavelmente até mais alguma potencia. Ganha nos consumos (que não é relevante para os quilometros que faz ) , e claro, ganha no fator estético , caso esteja realmente apaixonada pelas linhas desse modelo...
                        Algo mais a salientar , revisoes dispendiosas na mazda, motor problematico ou algo do genero ?? Um motor a gasoleo que faça muito poucos quilomtros poderá ter maior tendencia a ser problematico?

                        Comentário


                          #13
                          para fazer tão poucos kms, qualquer diesel será uma má escolha... principalmente por causa do FAP

                          o motor skyactiv-d do 3 não tem tido relatos de problemas mas as revisões na marca por vezes são "esticadas" nos €€.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por MrDS Ver Post
                            para fazer tão poucos kms, qualquer diesel será uma má escolha... principalmente por causa do FAP

                            o motor skyactiv-d do 3 não tem tido relatos de problemas mas as revisões na marca por vezes são "esticadas" nos €€.


                            Será o FAP deles problematico? A minha (reduzida) experiência diz o contrario, o filtro de partículas do gasolinas que tive (um , tigra há uns bons anos atras ) , deixou-me varias vezes a pé. Já a minha mégas, que tenho desde 2006 (e que até foi erro ir para gasoleo, já que a media anual anda pelos 12 mil klm)... zero problemas de FAP ou de algo relacionado com motor.
                            ... er, ganda calinada estava a dar, lol, parece-me que a mégas II 1.5 Dci nunca me deu problema de FAP.... porque não tem!!!


                            Resumindo, acham então que é mesmo caso de lhe dizer: "maninha, esquece lá o mazda 3 CS , porque para os quilómetros que fazes, aquilo tem lá uma coisa chamada FAP que te vai tornar a vida num inferno." , certo ou não é bem assim ?

                            Comentário


                              #15
                              Por enquanto somente os Diesel tem filtro de partículas, também chamado de FAP! Um carro a gasóleo para 10.000 km/anuais é para ter problemas não só de filtro de partículas... óleos que não chegam a temperatura ideal, o motor tende a formar muito carvão no interior, turbos a dar o berro... isto acontece se a utilização for para "ir ao café do lado"! Contudo, se ela esta inclinada para os japoneses, o Mazda 3 HB com o motor 1.5 Skyactive-G 100 Cv's é uma ótima proposta... não é assim tao diferente do 3 CS...

                              Comentário


                                #16
                                ok... no Opel era a válvula EGR (ou coisa parecida) que me azucrinava os figados (not FAP ) . acho que ainda hoje tenho pesadelos com aquela luz amarela das avarias!!


                                Ela e os carro é assim: durante a semana praticamente não mexe. No fim de semana , nas ferias, anda que se farta... Com esse genero de rotina o FAP até talvez não seja problema

                                O Mazda 3 HB, gasolinas de 100 cv... acho-o um bocadinho coiso; para isso ia para o focus, megas ou 308 que os 25 ou 30 cv adicionais devem permitir uma condução bem mais divertida.

                                Comentário


                                  #17
                                  Sim, em termos de andamento os motores turbinados tem uma condução mais viva... Quanto a utilização que referes, depende muito se é em trajetos curtos... se assim for o melhor será sempre gasolina...

                                  Comentário


                                    #18
                                    essa utilização "fim-se-semanal" serão percursos na casa dos 15, 20 quilometros cada (eventualmente mais), ou seja, deve ser suficiente para o motor queimar o carvão e aquecer os oleos. O ficar na garagem paradinho durante a semana não deve implicar com os FAP's e os carvões, digo eu...

                                    Ou sejam, não quer dizer que não vá andar 3 ou 4 klm uma vez ou outra (lógico), como igualmente pode fazer 200 ou 300 de seguida. Mas no fundo os 150 mil ou coisa parecida que o corolla dela tem foram feitos em trajetos longos, mas concentrados nos fds.
                                    (not problemático pós FAP , right? )

                                    Comentário


                                      #19
                                      15 ou 20 km não é propriamente longo. Então se não for em AE ou numa nacional é bem pouco.
                                      Isso é uma utilização típica para gasolina mas se pesquisares um bocado o que não falta é informação sobre isto.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por MrDS Ver Post
                                        para fazer tão poucos kms, qualquer diesel será uma má escolha... principalmente por causa do FAP

                                        o motor skyactiv-d do 3 não tem tido relatos de problemas mas as revisões na marca por vezes são "esticadas" nos €€.
                                        a revisão do meu mazda 2 em agosto foi 49€ com desconto de 35€ do voucher, mas também é a gasolina

                                        Comentário


                                          #21
                                          mas a opção toyota auris 1.2turbo parece-me uma opção bastante válida já ouvi falar muito bem do motor e dizem que é económico, quanto ao 1.2 puretech conheço as 2 versões 110cv e 130cv, o de 110cv para quem não pretende andar muito depressa é uma boa compra o de 130cv para quem quer andar um pouco mais rápido a diferença de andamento é muito notória a caixa do de 130cv é bem melhor
                                          Editado pela última vez por curandeiro; 15 December 2016, 18:24.

                                          Comentário


                                            #22
                                            o toyota C-HR pode ser uma boa hipótese, como aconselharam acima. quanto ao mazda, a gasóleo para esses kms "todos"? não me metia nisso. daqui a 1 ou 2 anos surgirão uns quantos problemas e podem ser evitáveis desde já.

                                            também não percebo é a mazda vender o mesmo modelo com duas versões e dois combustíveis numa e noutra só um.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por NR95 Ver Post
                                              Por enquanto somente os Diesel tem filtro de partículas, também chamado de FAP! Um carro a gasóleo para 10.000 km/anuais é para ter problemas não só de filtro de partículas... óleos que não chegam a temperatura ideal, o motor tende a formar muito carvão no interior, turbos a dar o berro... isto acontece se a utilização for para "ir ao café do lado"! Contudo, se ela esta inclinada para os japoneses, o Mazda 3 HB com o motor 1.5 Skyactive-G 100 Cv's é uma ótima proposta... não é assim tao diferente do 3 CS...
                                              O meu Mazda 2 tem o motor 1.5 de 105 cv, no caso do meu carro, o motor é muito económico e faz consumos de 3.8 a 4.0 litros ao 100 com condução normal em jante 15.
                                              O motor é rápido a desenvolver e recuperações aceitáveis, com uma velocidade de ponta limitada, o chassis é bom e o carro muito ágil, agora este motor no Mazda 3, penso que não estará á altura, e falta lhe ali uns 20 cv, no caso do ford penso que será um escolha com mais emoção ao volante e um motor mais elástico e viciante, o Mazda 3, tem interiores a meu ver, melhores que o ford que tem plásticos a mais, no Mazda isso não se vê.

                                              Vou ser sincero, só por causa do motor Mazda, não me transmitir a elasticidade que o ford me dá, eu prefiro o ford, mesmo apesar de ter trocado o meu ford fiesta pelo Mazda 2, á um mês.

                                              Outra coisa que quer afirmar aqui, Mazda feito no México ou terminado no México, nunca mais na vida, não tem os mesmos acabamentos finais, e tem irregularidades,, o meu tem 1 mês, trocou a bomba de óleo, mudou uma peça no depósito de diésel, o GPS funciona mal, com bastantes erros, e está semana bateu um pequena pedra do vidro, e segunda vou por o pára-brisas novo.

                                              Se os carros da Mazda, no futuro passarem a ser feitos ou terminados fora do Japão, mudarei de marca para sempre.

                                              Já agora o motor diesel do ford, é viciante para gastar diesel, pois dá vontade de acelerar todo o tempo, mas quem gosta de emoções e gastar dinheiro não é um problema então venha o ford.

                                              O Mazda 3 tem uma qualidade interior excelente, consome pouco com este motor de 105 cv, já se nota ser um carro de um nível superior, mas se tiver problemas como o meu, então já sabes... esquece!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por AutoCris Ver Post
                                                ok... no Opel era a válvula EGR (ou coisa parecida) que me azucrinava os figados (not FAP ) . acho que ainda hoje tenho pesadelos com aquela luz amarela das avarias!!
                                                o meu anda com a luz acesa há 11 anos e nunca se queixou de nada...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por MRF Ver Post
                                                  O meu Mazda 2 tem o motor 1.5 de 105 cv, no caso do meu carro, o motor é muito económico e faz consumos de 3.8 a 4.0 litros ao 100 com condução normal em jante 15.
                                                  O motor é rápido a desenvolver e recuperações aceitáveis, com uma velocidade de ponta limitada, o chassis é bom e o carro muito ágil, agora este motor no Mazda 3, penso que não estará á altura, e falta lhe ali uns 20 cv, no caso do ford penso que será um escolha com mais emoção ao volante e um motor mais elástico e viciante, o Mazda 3, tem interiores a meu ver, melhores que o ford que tem plásticos a mais, no Mazda isso não se vê.

                                                  Vou ser sincero, só por causa do motor Mazda, não me transmitir a elasticidade que o ford me dá, eu prefiro o ford, mesmo apesar de ter trocado o meu ford fiesta pelo Mazda 2, á um mês.

                                                  Outra coisa que quer afirmar aqui, Mazda feito no México ou terminado no México, nunca mais na vida, não tem os mesmos acabamentos finais, e tem irregularidades,, o meu tem 1 mês, trocou a bomba de óleo, mudou uma peça no depósito de diésel, o GPS funciona mal, com bastantes erros, e está semana bateu um pequena pedra do vidro, e segunda vou por o pára-brisas novo.

                                                  Se os carros da Mazda, no futuro passarem a ser feitos ou terminados fora do Japão, mudarei de marca para sempre.

                                                  Já agora o motor diesel do ford, é viciante para gastar diesel, pois dá vontade de acelerar todo o tempo, mas quem gosta de emoções e gastar dinheiro não é um problema então venha o ford.

                                                  O Mazda 3 tem uma qualidade interior excelente, consome pouco com este motor de 105 cv, já se nota ser um carro de um nível superior, mas se tiver problemas como o meu, então já sabes... esquece!
                                                  O motor 1.5 Skyactive-D 105 Cv's ja foi bastante elogiado pela imprensa, tanto nacional como internacional...no caso do Mazda 3 e CX-3, mas para tão poucos quilómetros nunca me meteria num carro Diesel, pois o que se poupa em combustível, rápido se transforma em despesas! São sortes, o que se passou no teu caso, poderia acontecer em qualquer marca, pois nenhuma e perfeita! Agora uma coisa é certa, o 1.5 Skyactive-G 100 Cv's nao me convence para aquele corpanzil... Como referi, ate prefiro o 308 1.2 Puretech 130 Cv's, é um produto com 2 anos no mercado com grande potencial, e com performances interessantes! Seja como for, a escolha será da irmã do User, e que a tome com sabedoria...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                                    o meu anda com a luz acesa há 11 anos e nunca se queixou de nada...
                                                    Está bem, mas o meu não andava. Acendia a luz e não pegava! Aliás, em pleno andamento, acendia a luzinha, começava aos soluços e ia abaixo.


                                                    Realmente, como dizes , parece um bocado parvoíce a marca comercializar 2 versões do mesmo modelo, uma com ambos combustíveis e outra só um...

                                                    Reparei no site espanhol da Mazda que lá têm o 3 CS com ambos combustíveis. Aliás, a gasolina há o 1.5 e o 2.0.
                                                    Se esta coisa da "livre circulação de bens" na UE não fosse uma treta, era fácil: uma saltada ao país vizinho e comprava-se o carro. Mas suponho que na realidade o processo seja de tal maneira burocrático que é melhor nem pensar nisso...

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                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por NR95 Ver Post
                                                      O motor 1.5 Skyactive-D 105 Cv's ja foi bastante elogiado pela imprensa, tanto nacional como internacional...no caso do Mazda 3 e CX-3, mas para tão poucos quilómetros nunca me meteria num carro Diesel, pois o que se poupa em combustível, rápido se transforma em despesas! São sortes, o que se passou no teu caso, poderia acontecer em qualquer marca, pois nenhuma e perfeita! Agora uma coisa é certa, o 1.5 Skyactive-G 100 Cv's nao me convence para aquele corpanzil... Como referi, ate prefiro o 308 1.2 Puretech 130 Cv's, é um produto com 2 anos no mercado com grande potencial, e com performances interessantes! Seja como for, a escolha será da irmã do User, e que a tome com sabedoria...

                                                      Acredito que os 130 cv façam a diferença em relação aos 105 cv do Mazda, mas o Mazda pesa pouco, agora o que me preocupa é que a Mazda feita no México, não tem a mesma qualidade geral que no Japão, isso é grave para uma marca que não deixa os trabalhadores trabalharem com menos pressão psicológica, tenho acompanhado a Mazda México no YouTube, e tem sido uma vergonha como trata os seus empregados, ameaçando e intimidando.

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                                                        #28
                                                        Pulsar 1200 Turbo

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                                                          #29
                                                          Aqui ainda não há decisão tomada...

                                                          Tenho uma colega anda com o carro do seguro, calhou-lhe um Toyota Auris, realmente o carro está engraçadito... acho que ainda não me tinha apercebido.

                                                          Entretanto ela foi ver o Peug 308, mas deve ter dado uma cabeçada ao entrar e disse-me que aquele nem pensar, porque tinha a o teto muito baixo

                                                          Passou tambem na Toyota, andou à volta do C-HR mas não chegou a fazer test drive porque estava com pressa. Disse "ah... até não é feio de todo"

                                                          Entretanto lembrei-me do Audi Q2, o que vos parece? Acho que ainda nem sequer vi nenhum, pelo que nem tenho opinião formada. Mas até era capaz de ser bem pensado (tirando aquele "pormaior" de se pagar uns bons mêrréis só pelas argolas da marca, mas acho que nem seria por aí). tambem não tenho a certeza se a versão gasolina já está a ser comercializada - vi que é o " 1.0 TFSI a gasolina com 115 cv " , nem faço ideia da fiabilidade do mesmo...

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