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Carter do motor 1.6 HDI

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    Carter do motor 1.6 HDI

    Penso que já foi falado por aqui a questão do bujon do carter dos motores 1.6 HDI ficar um pouco acima no carter e assim não escoar completamente o oléo, hoje tive essa sensacão quando mudei o oléo no meu 407 HDI.
    E uma boa porcaria, aquilo fica lá seguramente meio litro de oléo que vai logo contaminar o novo oléo aquando da muda.
    Será nestes casos uma boa opção a muda por aspiração??

    1122-MLC4209886205_042013-O.jpg
    1140-MLC4209886546_042013-O.jpg

    #2
    Originalmente Colocado por MARRETA Ver Post
    Penso que já foi falado por aqui a questão do bujon do carter dos motores 1.6 HDI ficar um pouco acima no carter e assim não escoar completamente o oléo, hoje tive essa sensacão quando mudei o oléo no meu 407 HDI.
    E uma boa porcaria, aquilo fica lá seguramente meio litro de oléo que vai logo contaminar o novo oléo aquando da muda.
    Será nestes casos uma boa opção a muda por aspiração??

    [ATTACH]139564[/ATTACH]
    [ATTACH]139565[/ATTACH]
    Ja pus aqui uma vez um pdf da citroen UK em que diz expressamemte que a mudança de oleo por aspiracao invalida a garantia. Agora nao me perguntes porque...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Peperapido Ver Post
      Ja pus aqui uma vez um pdf da citroen UK em que diz expressamemte que a mudança de oleo por aspiracao invalida a garantia. Agora nao me perguntes porque...
      Estou farto de olhar para o carter e não percebo onde o engenheiro que o criou estava com a cabeça(se calhar tinha fumado qualquer coisa)e o raio do carter saiu assim...

      Comentário


        #4
        Os construtores não são burros, têm decadas e decadas de experiência nisto e não iam fazer um carter assim se não fosse de propósito.

        Li que os motores 1.4 TSI é recomendado não deixar o óleo a escorrer sob pena de o motor ir a vida ao ligar, não me perguntem porquê...

        4. Timing Chain

        The timing chain system is a known fault. The part that fails is the hydraulic tensioner which uses oil pressure to tension the chain. The cases that I am aware of have been when engines are running fine before being switched off, then not able to be turned over again. Having had direct information from a major race engine builder in the UK, this problem has occurred mostly after an oil change.

        When the oil has been dropped and the car left over the pit until the sump is dry, the tensioner ends up being empty with no pressure on the chain, this is worse if an engine flush has been used. Upon starting the engine it will take some seconds before oil pressure inside it has been re-established and thus during cranking the chain is slack giving it an opportunity to jump. The older and more worn the timing chain, the more likely it is to jump.

        There is no update or new part for this problem



        Solution:
        Regular services, ideally every 5-10k with the best oil you can afford that is 0W-40. If
        not, 10W-40. Also when doing servicing, fill the oil filter up with oil before fitting and
        don’t allow the sump to drain dry during the emptying phase of the oil change. Once it
        starts trickling, put the sump plug back in and fill the engine with new oil.
        Editado pela última vez por mok; 17 December 2016, 19:18.

        Comentário


          #5
          solução :

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Peperapido Ver Post
            Ja pus aqui uma vez um pdf da citroen UK em que diz expressamemte que a mudança de oleo por aspiracao invalida a garantia. Agora nao me perguntes porque...


            Originalmente Colocado por mok Ver Post
            Os construtores não são burros, têm decadas e decadas de experiência nisto e não iam fazer um carter assim se não fosse de propósito.

            Li que os motores 1.4 TSI é recomendado não deixar o óleo a escorrer sob pena de o motor ir a vida ao ligar, não me perguntem porquê...
            Gostava de perceber a vossa teoria, afinal que eu saiba o óleo novo, quando vertido no motor, vai parar ao cárter sem passar por labirintos e afins...ficando imediatamente o pescador da bomba do óleo, coberto pelo óleo novo ou não!?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por ANTONIO850 Ver Post
              solução :

              Depois da operação, sai bastante óleo velho, na minha opinião, vale bem a pena esta solução.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por blu Ver Post
                Gostava de perceber a vossa teoria, afinal que eu saiba o óleo novo, quando vertido no motor, vai parar ao cárter sem passar por labirintos e afins...ficando imediatamente o pescador da bomba do óleo, coberto pelo óleo novo ou não!?
                Não sou mecânico nem nada que se pareça, portanto não posso dizer mais do que leio nem elaborar muito sobre isso... De acordo com o que percebo naquele caso o tensor é hidráulico e desferra, perdendo a pressão, e enquanto enche de óleo novamente pode a correia saltar e destruir o motor todo.

                Concerteza também haverá uma explicação/motivo para estes PEUGEOTS terem o carter assim, ainda por cima se vem no manual que trocar óleo por aspiração invalida a garantia ainda dá mais suporte a essa tese.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por mok Ver Post
                  Não sou mecânico nem nada que se pareça, portanto não posso dizer mais do que leio nem elaborar muito sobre isso... De acordo com o que percebo naquele caso o tensor é hidráulico e desferra, perdendo a pressão, e enquanto enche de óleo novamente pode a correia saltar e destruir o motor todo.

                  Concerteza também haverá uma explicação/motivo para estes PEUGEOTS terem o carter assim, ainda por cima se vem no manual que trocar óleo por aspiração invalida a garantia ainda dá mais suporte a essa tese.
                  Nos 1.6hdi os tensores não são hidraulicos nem sequer lá passa oleo na distribuição, e eu tambem sinceramente não percebo a concepção deste carter ainda fica um bom bocado de oleo que se estiver muito queimado e poluido pelo fap vai estragar logo o novo, de ver que estes motores tem pouca capacidade (levam cerca de 3,5 lts) logo cerca de 1/2 lt é muita coisa...

                  Quanto á solução apresentada é interesante mas não sei até que ponto pode danificar o carter tipo estalar por exemplo.

                  Comentário


                    #10
                    O resto aspira-se... mesmo com uma seringa.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                      O resto aspira-se... mesmo com uma seringa.
                      Isso é o que faço neste motor, primeiro sai por gravidade e os eventuais resto saem com uma seringa de 100ml e um tubo de silicone.

                      Ja esse 1.4tsi é outra história, pelo que parece.

                      Convém compreender um mínimo de cada veículo em particular antes de lhe mexer. Há mecânicos cuidadosos mas a maioria quer é despachar o serviço. Por isso sempre que posso arranjo eu as minhas coisas. Quando não sei pergunto a quem sabe. E quando não consigo fazer, levo a quem saiba.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por mok Ver Post
                        Não sou mecânico nem nada que se pareça, portanto não posso dizer mais do que leio nem elaborar muito sobre isso... De acordo com o que percebo naquele caso o tensor é hidráulico e desferra, perdendo a pressão, e enquanto enche de óleo novamente pode a correia saltar e destruir o motor todo.

                        Concerteza também haverá uma explicação/motivo para estes PEUGEOTS terem o carter assim, ainda por cima se vem no manual que trocar óleo por aspiração invalida a garantia ainda dá mais suporte a essa tese.
                        No manual do meu carro(peugeot 407 hdi) não diz em lado nenhum que invalida a garantia se a troca do oléo for por aspiração!!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                          O resto aspira-se... mesmo com uma seringa.
                          Boa dica, na próxima muda vou experimentar.........

                          Comentário


                            #14
                            curiosamente, por exemplo no mister auto, se procurarem por um carro que tenha o 1.6 de origem PSA e pesquisarem por Carter, este já vem com o bujão alterado ;)

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por MrDS Ver Post
                              curiosamente, por exemplo no mister auto, se procurarem por um carro que tenha o 1.6 de origem PSA e pesquisarem por Carter, este já vem com o bujão alterado ;)
                              Exactamente, mas apenas deste fabricante.
                              Editado pela última vez por MARRETA; 19 December 2016, 17:52.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por MARRETA Ver Post
                                No manual do meu carro(peugeot 407 hdi) não diz em lado nenhum que invalida a garantia se a troca do oléo for por aspiração!!
                                Quem te disse que vem no manual? Lê lá bem o que escrevi...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Peperapido Ver Post
                                  Quem te disse que vem no manual? Lê lá bem o que escrevi...
                                  Referia-me ao que o MOK escreveu...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Dentro deste tema, talvez me consigam ajudar... o meu Xsara Picasso 1.6hdi de 2005 (185.000 kms) tem, pela segunda vez, o motor todo sujo de óleo.

                                    O mecânico pensava que eram os o-rings dos injetores (parece que é problema comum) e mudou-os, mas o problema mantém-se...

                                    Vai perdendo algum óleo mas nada de dramático. Segundo ele tenho de deixar lá o carro para limparem o motor, ligá-lo e tentar então perceber o que se passa.

                                    Alguém tem algum palpite do que seja?

                                    Obrigado e boas festas!


                                    Enviado do meu Metal através de Tapatalk

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Sushi Ver Post
                                      Dentro deste tema, talvez me consigam ajudar... o meu Xsara Picasso 1.6hdi de 2005 (185.000 kms) tem, pela segunda vez, o motor todo sujo de óleo.

                                      O mecânico pensava que eram os o-rings dos injetores (parece que é problema comum) e mudou-os, mas o problema mantém-se...

                                      Vai perdendo algum óleo mas nada de dramático. Segundo ele tenho de deixar lá o carro para limparem o motor, ligá-lo e tentar então perceber o que se passa.

                                      Alguém tem algum palpite do que seja?

                                      Obrigado e boas festas!
                                      para te puderem responder é melhor colocar fotos
                                      mas para jà não vejo o q tem a ver o gasoleo q passa nos injetores com o teu problema pq estàs a falar de oleo

                                      pq não tentas em primeiro lugar limpar para poderes observar ?

                                      boas festas

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por ANTONIO850 Ver Post
                                        para te puderem responder é melhor colocar fotos
                                        mas para jà não vejo o q tem a ver o gasoleo q passa nos injetores com o teu problema pq estàs a falar de oleo

                                        pq não tentas em primeiro lugar limpar para poderes observar ?

                                        boas festas
                                        Pois, não sei... foi o que ele me disse!

                                        Enviado do meu B1-730HD através de Tapatalk

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Sushi Ver Post
                                          Dentro deste tema, talvez me consigam ajudar... o meu Xsara Picasso 1.6hdi de 2005 (185.000 kms) tem, pela segunda vez, o motor todo sujo de óleo.

                                          O mecânico pensava que eram os o-rings dos injetores (parece que é problema comum) e mudou-os, mas o problema mantém-se...

                                          Vai perdendo algum óleo mas nada de dramático. Segundo ele tenho de deixar lá o carro para limparem o motor, ligá-lo e tentar então perceber o que se passa.

                                          Alguém tem algum palpite do que seja?

                                          Obrigado e boas festas!


                                          Enviado do meu Metal através de Tapatalk
                                          Confirme que tirou todas as anilhas, meta as reforçadas e aperte conforme.

                                          Comentário

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