Texto tirado da AutoFoco
No automóvel, a definição de conforto de rolamento está intimamente ligada à marca do ‘double chevron’, ao ponto de esta característica corresponder a uma assinatura da Citroën. Acompanhando a evolução das expectativas e das necessidades de utilização dos clientes, o fabricante da PSA desenvolveu protótipo baseado no C4 Cactus para o desenvolvimento de tecnologias novas, como as suspensões com batentes hidráulicos progressivos.
O princípio de funcionamento das suspensões do Citroën Advanced Comfort é simples, mas produz resultado excecional. Enquanto a suspensão clássica tem um amortecedor, uma mola e um batente mecânico, o sistema estreado no estudo possui dois batentes hidráulicos, um de extensão e um de compressão – de um lado e do outro. Assim, em função das solicitações, a suspensão trabalha em dois tempos.
Nas fases de compressão e extensão ligeiras, a mola e o amortecedor controlam conjuntamente os movimentos verticais sem solicitar os batentes hidráulicos, o que faz com que a viatura pareça sobrevoar as deformações do piso, simulando o efeito de tapete voador. Aumentando-se compressão e extensão, a mola e amortecedor gerem os movimentos verticais em conjunto com os batentes hidráulicos de compressão ou extensão, reduzindo o impacto do fim de curso da suspensão, por absorver e dissipar a energia, ao contrário do que acontece com os batentes mecânicos tradicionais.
Desta forma, o nível de conforto é soberbo. A Citroën registou 20 patentes durante o processo de desenvolvimento de tecnologia que pretende introduzir na produção em série muito rapidamente, tanto mais que o sistema não exige investimentos avultados.
- Alguém sabe se estas suspensões da para substituir as convencionas?
No automóvel, a definição de conforto de rolamento está intimamente ligada à marca do ‘double chevron’, ao ponto de esta característica corresponder a uma assinatura da Citroën. Acompanhando a evolução das expectativas e das necessidades de utilização dos clientes, o fabricante da PSA desenvolveu protótipo baseado no C4 Cactus para o desenvolvimento de tecnologias novas, como as suspensões com batentes hidráulicos progressivos.
O princípio de funcionamento das suspensões do Citroën Advanced Comfort é simples, mas produz resultado excecional. Enquanto a suspensão clássica tem um amortecedor, uma mola e um batente mecânico, o sistema estreado no estudo possui dois batentes hidráulicos, um de extensão e um de compressão – de um lado e do outro. Assim, em função das solicitações, a suspensão trabalha em dois tempos.
Nas fases de compressão e extensão ligeiras, a mola e o amortecedor controlam conjuntamente os movimentos verticais sem solicitar os batentes hidráulicos, o que faz com que a viatura pareça sobrevoar as deformações do piso, simulando o efeito de tapete voador. Aumentando-se compressão e extensão, a mola e amortecedor gerem os movimentos verticais em conjunto com os batentes hidráulicos de compressão ou extensão, reduzindo o impacto do fim de curso da suspensão, por absorver e dissipar a energia, ao contrário do que acontece com os batentes mecânicos tradicionais.
Desta forma, o nível de conforto é soberbo. A Citroën registou 20 patentes durante o processo de desenvolvimento de tecnologia que pretende introduzir na produção em série muito rapidamente, tanto mais que o sistema não exige investimentos avultados.
- Alguém sabe se estas suspensões da para substituir as convencionas?
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