Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Dificuldades na escolha de utilitário/pequeno familiar usado

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Dificuldades na escolha de utilitário/pequeno familiar usado

    Uma pessoa amiga ficou sem carro e está à procura de um substituto. Segue o perfil de veículo procurado:
    • Utilitário de 5 portas (preferencialmente um segmento B ou C compacto)
    • Fácil de manobrar/estacionar mas que proporcione bons níveis de segurança, conforto e espaço razoável para ocupantes/bagagem, não sendo demasiado "pastelão"
    • 10-15k Km por ano, Maioritariamente EN e cidade, com percursos esporádicos em AE
    • Vai apanhar estradas com muita curva/contra-curva e sobe-e-desce, com trânsito intenso q.b. - resposta a arranque/aceleração em subida importantes
    • Que seja económico a abastecer e (sobretudo) a manter (seria carro para não trocar durante alguns anos, com o mínimo de chatic€s possível)
    • Ligeira preferência por Toyota, mas abertura para qualquer marca/modelo que cumpra os requisitos
    • Desejável carro de S2-2006/S1-2007 (limite do IUC antigo), caso contrário é o mais recente / menos rodado possível


    Aconselhei um Prius 2G, que me parecia encaixar bem no perfil. A condução e o equipamento incluído agradaram-lhe, mas o tamanho e o preço a que se vende estão um pouco acima do pretendido. Procura-se para já algo a rondar os 5000​€ no litoral norte/centro do país.


    Com base no que tenho lido de outros tópicos, temos sondado unidades dos modelos os da lista abaixo:
    • Jazz 1.2
    • Civic 1.4 ou 1.8 (agrada mais que o Jazz, mas é complicado de achar no orçamento, e estimam-se consumos demasiado altos no tipo de percurso que mencionei)
    • Mazda2 1.3 (esteticamente não agrada, mas o feedback aqui pelo fórum parece bastante positivo)
    • Swift 1.3
    • Clio III 1.2 (idealmente o TCe, mas no orçamento é quase tudo 75cv)
    • Grande Punto 1.2 (os mais fáceis de encontrar, mas temo que a resposta nas subidas não esteja à altura)
    • Yaris 1.3 (mais difícil de encontrar que o 1.0, e não sei se seria espaçoso o suficiente)
    • Prius 2G 1.5 (mais caro - apenas caso não encontremos o pretendido no orçamento, e mesmo aí não existem muitos à venda na região)


    Racionalmente, qual(ais) seria(m) a(s) melhor(es) escolha(s) desta lista? Que outras alternativas deveremos ter em conta?


    Obrigado

    #2
    Depois de excluir um bom número de modelos, e de não conseguir encontrar outros no orçamento, as opções aparentemente mais interessantes são estas:

    Clio III Confort 75cv - 2005 - 70k Km -- 4000€
    Modus 1.2 Dynamique - 2006 - 80k Km -- 4300€
    Jazz 1.2 Live - 2005 - 90 Km - 4500€
    Swift 1.3i 16v - 2006 - 85k Km -- 4700€
    Fabia Elegance 1.2 70cv - 2007 - 105k Km -- 4700€
    Musa 1.4 16v Oro - 2005 - 120k Km -- 4750€
    Clio III Privilege Luxe 75cv - 2007 - 160k Km -- 5000€

    Em aspetos subjetivos, os que mais agradam são o Clio e o Fabia, mas o motor deste último (que nunca experimentei) deixa-me um pouco receoso em recomendá-lo... O Jazz e o Musa são os menos apelativos pelos mesmos aspetos subjetivos, mas pelo menos o primeiro tem bastante boa fama por cá, assumindo que está em condições. Puntos, Fiestas e Micras não foram considerados, por o futuro dono "não ir com a cara" deles (...)

    A quais deve ser dada prioridade, e quais devem desde já ser excluídos da lista? Outras sugestões que me tenham escapado também seriam uma ajuda.

    Obrigado

    Comentário


      #3
      O Prius é o indicado, por ser superior aos restantes da lista em quase todos os aspectos!

      De entre os restantes, talvez o Mazda 2.

      Comentário


        #4
        Obrigado pela resposta Fype7.

        Ficámos convencidos com o Prius (um bocado "mono"/grande, e aquele beep constante em marcha-atrás irritava, mas em tudo o resto encaixava muito bem no pretendido). O problema reside no orçamento, pois os veículos desse modelo que achei, além de geograficamente distantes, têm preços 20-30% acima do procurado.

        Mesmo os Mazda 2 não têm sido fáceis de encontrar, existe uma abundância da versão de 3 portas, que não vai de encontro ao pretendido.

        De entre os modelos equacionados, os mais fáceis de encontrar são os Modus (que não convencem muito em termos de espaço e consumos), os Fabia (com motor de 3 cilindros) e os Clio III (ligeiramente inflacionados me relação aos restantes)

        Comentário


          #5
          Porque excluíste o GPunto?
          https://www.olx.pt/anuncio/fiat-gran...tml#9ba5398bf2

          Comentário


            #6
            Eu escolhia entre o Clio III e o Jazz...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por xtrusion Ver Post
              Ele disse que tinha dúvidas que o 1.2 tivesse genica suficiente para o tipo de utilização prevista. Na verdade o 1.2 FIRE até é um motor bastante nervoso. Mas deixa-me que te diga que esse anúncio é uma vergonha: um suposto profissional tem a obrigação de dizer qual a motorização e a versão do carro que está a vender.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por RAD Ver Post
                Ele disse que tinha dúvidas que o 1.2 tivesse genica suficiente para o tipo de utilização prevista. Na verdade o 1.2 FIRE até é um motor bastante nervoso. Mas deixa-me que te diga que esse anúncio é uma vergonha: um suposto profissional tem a obrigação de dizer qual a motorização e a versão do carro que está a vender.
                E além disso é fiável e de manutenção muito acessível, o anúncio penso que seja de particular, de qualquer modo apenas coloquei como exemplo.

                Comentário


                  #9
                  Obrigado a todos pelas respostas!

                  Como o RAD referiu, coloquei algumas reticências no GPunto devido aos 65cv do motor, tendo em conta a utilização que lhe vai ser dada. De qualquer forma, mantive-o na lista até ser excluído de vez, porque a pessoa que o vai conduzir simplesmente não consegue gostar do carro (e aqui entra o lado "emocional" da compra). Tendo em conta que existe um número razoável de alternativas (já enumeradas) tão boas ou melhores que esse modelo para o que se pretende (corrijam-me se estiver enganado) a preços semelhantes e que agradam bastante mais ao futuro dono, deixei de procurar...

                  O mesmo aconteceu com o Fiesta, com o Micra e com a versão do Mazda2 anterior a 2007 (DY/Demio II). A geração seguinte (DE/Demio III) já agrada muito mais mas, tal como o 207, só se começam a encontrar com 5 portas pelos 5500-6000€. Civics e Prius andam praticamente todos a partir dos 6500-7000€.

                  Da lista que coloquei no 2.º post, os (subjetivamente) preferidos são o Fabia e o Clio. Dentro desta gama de preço, as versões dos Fabia disponíveis vêm muito mais bem recheadas que as do Clio, em termos de equipamento. Mas tal como sucede com os TCe da Renault, é impossível de achar os motores TSI neste orçamento, estando portanto limitado ao tricilíndrico de 70cv.

                  E é este o principal dilema agora: optar por um carro teoricamente mais fiável e económico, como o Jazz ou o Clio ou o Swift? Ou "arriscar" num Fabia provavelmente menos rodado e/ou com mais equipamento? Será que o motor VW daria bem conta do recado neste tipo de utilização, ou as suas desvantagens iam ser notórias ao conduzi-lo no dia-a-dia? E o Musa (ou outros modelos possív€is que não tenham ainda sido referidos), como se compara(m) aos restantes?

                  Comentário


                    #10
                    Em relação ao Punto, entendido, mas só uma nota: em 2006/2007 tinha 69 cv, perdeu 4 mais tarde por causa das emissões.

                    Antes de ir para um Suzuki eu procurava saber como está o fornecimento de peças com o novo representante. Quando a marca ficou sem representante em Portugal, foi uma dor de cabeça para os proprietários.

                    Tive um Clio II 75cv durante 12 anos e conduzo regularmente um Ibiza de 2003 com a evolução do tricilíndrico ainda com 65cv. Em altas não se saem mal, mas claro que assim não são particularmente económicos. O Clio III é um pouco mais pesado, por isso...

                    Olhando para o tipo de utilização eu diria que o Jazz é capaz de ser mais satisfatório. E o Musa, por ser um 1.4, andará a rotações mais baixas na EN do que o Clio e o Fabia. Além de que Jazz e Musa têm mais espaço para passageiros e bagagem do que Clio e Fabia.

                    Comentário


                      #11
                      O Mazda 2...a corrente também dá jeito na despesa que podes ter inicialmente.

                      Comentário


                        #12
                        O Fábia é tudo menos económico, anda pouco e gasta muito.
                        Eu escolhia entre o Clio mais recente e o jazz, este será garantidamente o mais fiável.

                        Comentário


                          #13
                          Utilitário/familiar o Jazz no seu segmento não tem rival, nas restantes características, sim.

                          Comentário


                            #14
                            Com base nas vossas respostas, estivemos entre o Jazz e o Clio II de 2007, na impossibilidade de achar Mazda2 ao mesmo preço. No entanto, acabou por surgir um Prius 2G próximo do orçamento. Após condução e análise do carro, foi essa a opção escolhida.

                            Obrigado a todos pela ajuda

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por A3oN95 Ver Post
                              Obrigado pela resposta Fype7.

                              Ficámos convencidos com o Prius (um bocado "mono"/grande, e aquele beep constante em marcha-atrás irritava, mas em tudo o resto encaixava muito bem no pretendido). O problema reside no orçamento, pois os veículos desse modelo que achei, além de geograficamente distantes, têm preços 20-30% acima do procurado.

                              Mesmo os Mazda 2 não têm sido fáceis de encontrar, existe uma abundância da versão de 3 portas, que não vai de encontro ao pretendido.

                              De entre os modelos equacionados, os mais fáceis de encontrar são os Modus (que não convencem muito em termos de espaço e consumos), os Fabia (com motor de 3 cilindros) e os Clio III (ligeiramente inflacionados me relação aos restantes)
                              Tenho um familiar com um Prius Mk3, e fiquei espantado.... não pela positiva mas pela negativa pois em termos de consumos gasta o mesmo, que o meu Mokka 1.6 CDTI!

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por GTTDI Ver Post
                                Tenho um familiar com um Prius Mk3, e fiquei espantado.... não pela positiva mas pela negativa pois em termos de consumos gasta o mesmo, que o meu Mokka 1.6 CDTI!

                                Se fizeres condução citadina, depois vais-te queixar da FAP...

                                Comentário


                                  #17
                                  O Mazda 2 que é o da minha mulher, tem agora dois meses, ao princípio tive pequenos problemas com o GPS, e tive duas chamadas á oficina pela marca para reparar peças de origem, já foi feito, tudo vai bem agora, apesar do GPS ser lento, o carro em condução normal, gasta 4 litros de diesel, faço cidade e trajecto misto, é super poupado, em viagem consigo cerca de 900 a 1000 km com um depósito em auto estrada.
                                  Interior do carro, superior á concorrência directa, sem duvida!
                                  Prestações do motor:de ponteiro vai até aos 190 no maximo, mas os 170 km hora sem problemas, o motor super ágil e parece mais a gasolina, excepto no barulho ao relanti, sabes que é a diesel, mas a partir dos 20 km hora, mal se ouve o motor.
                                  Espaço e conforto: muito confortável e espaço correcto para 4 pessoas e uma bagageira correcta sem abundar o espaço, no meu caso chega para o que eu quero.
                                  Eu sinceramente prefiro de motor o do ecoboost da ford fiesta, mas este do Mazda é mais poupado, já os interiores do ford fiesta são de fraca qualidade em relação ao Mazda, mas para quem não se importa com consumos, o motor ecoboost a gasolina é formidável.
                                  Editado pela última vez por MRF; 17 January 2017, 14:24.

                                  Comentário

                                  AD fim dos posts Desktop

                                  Collapse

                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                  Collapse
                                  Working...
                                  X