Então e a chofagem??Não funciona? no meu um click liga ac no quentinho, outro click desliga ac e vem o ar quente do motor tal como os carros sem ac.
Uma significativa redução de humidade no ar só pode ocorrer com o compressor do a/c a trabalhar. A "chofagem" apenas aquece o ar, não lhe retira humidade.
O AC em si tecnicamente só dá ar frio , mas conjugado com o radiador da sofagem a quente faz com que saia ar quente mas seco ... o que é optimo para o habitaculo ficar seco e nao haver embaciamentos !
Na serra da estrela eu e uns amigos andamos na neve e como tal neve dentro do calçado e molhados , metemo-nos no carro e ficamos todos secos com o AC e sofagem no quente .
Uma significativa redução de humidade no ar só pode ocorrer com o compressor do a/c a trabalhar. A "chofagem" apenas aquece o ar, não lhe retira humidade.
Penso que não é retirada humidade no ar devido a ser por a/c. O aquecimento por si só, baixa a humidade relativa do ar.
Eu por exemplo, apesar de ter a/c, no inverno apenas uso a "chofagem" para aquecimento.
Penso que não é retirada humidade no ar devido a ser por a/c. O aquecimento por si só, baixa a humidade relativa do ar.
Eu por exemplo, apesar de ter a/c, no inverno apenas uso a "chofagem" para aquecimento.
Não necessariamente. Com a ventilação ligada e sem a/c, tudo o que estás a fazer é a inserir ar húmido e quente no carro. Pode ser quente, mas continua a ser húmido. Só se o ar vindo do motor atingir o ponto de evaporação da água (100ºC ou lá próximo) é que o ar quente também sai seco.
Não necessariamente. Com a ventilação ligada e sem a/c, tudo o que estás a fazer é a inserir ar húmido e quente no carro. Pode ser quente, mas continua a ser húmido. Só se o ar vindo do motor atingir o ponto de evaporação da água (100ºC ou lá próximo) é que o ar quente também sai seco.
Só para ilustrar o que estou a dizer, como podes ver pelo diagrama seguinte, se na rua estiver ar com 0ºC e 100% de humidade relativa e que seja aquecido até aos 15ºC (em que não há variação da humidade absoluta) já fica na casa dos 30-40% de humidade relativa. No caso de 20ºC já anda por 20-30%.
Eu acho que a diferença está na potência de aquecimento que é maior com a/c.
Só para ilustrar o que estou a dizer, como podes ver pelo diagrama seguinte, se na rua estiver ar com 0ºC e 100% de humidade relativa e que seja aquecido até aos 15ºC (em que não há variação da humidade absoluta) já fica na casa dos 30-40% de humidade relativa. No caso de 20ºC já anda por 20-30%.
Quanto maior a temperatura do ar, mais água este pode "conter".
Exactamente. Conceitos básicos de termodinâmica.
Eu, regra geral, uso AC em dias de chuva/frio, apenas quando o vidro começa a embaciar. Ou então naqueles dias tórridos de verão. Regra geral, apenas ventilação normal. Com o AC ligado, o meu carro fica uma arrastadeita.
Editado pela última vez por Fype7; 21 December 2016, 10:18.
Eu acho que a diferença está na potência de aquecimento que é maior com a/c.
Isso não será certamente. Alguns carros têm uma resistência elétrica para produzirem mais rapidamente calor (enquanto o motor não aquece), mas basicamente a origem do calor continua a ser a mesma, seja com ou sem a/c: Água aquecida pelo motor.
O compressor só lá está para arrefecer e retirar humidade.
Aliás é facilmente constatável na prática que com o a/c ligado o aquecimento não é especialmente mais rápido, o ar apenas é mais seco.
edit: Na prática a grande diferença que noto no inverno é que, com o a/c ligado, até o ar frio desembacia os vidros, não é preciso sequer ar quente. Por exemplo, para aqueles que, como eu, detestam ar quente na cara, o ar condicionado é uma enooorme vantagem porque garante vidros desembaciados, ainda que com ar quente apenas para os pés. Entendidos?
Editado pela última vez por Jbranco; 21 December 2016, 11:06.
A grande questão é se vocês metem em auto e começam a levar logo com o ar todo quente, ou metem a intensidade no minimo nos primeiros minutos e depois ativam a função auto, para não sentir todo aquele ar quente a vir do "nada"
Isso não será certamente. Alguns carros têm uma resistência elétrica para produzirem mais rapidamente calor (enquanto o motor não aquece), mas basicamente a origem do calor continua a ser a mesma, seja com ou sem a/c: Água aquecida pelo motor.
O compressor só lá está para arrefecer e retirar humidade.
Aliás é facilmente constatável na prática que com o a/c ligado o aquecimento não é especialmente mais rápido, o ar apenas é mais seco.
edit: Na prática a grande diferença que noto no inverno é que, com o a/c ligado, até o ar frio desembacia os vidros, não é preciso sequer ar quente. Por exemplo, para aqueles que, como eu, detestam ar quente na cara, o ar condicionado é uma enooorme vantagem porque garante vidros desembaciados, ainda que com ar quente apenas para os pés. Entendidos?
O compressor faz sempre o mesmo, só actua no fluido refrigerante.
Mas sim, percebo o que queres dizer. Julgava que o a/c no carro tinha, como outro a/c usual, uma válvula inversora de ciclo. Segundo o que dizes o ar é primeiro arrefecido para desumidificar e após isso aquecido para entrar no habitáculo.
Sinceramente no inverno nunca uso o a/c por isso nunca reparei na diferença.
A partir do min 1:20 o homem explica o que eu estava a tentar dizer. E depois chega à conclusão do que escrevi a negrito antes de ver o vídeo. Como pensava que tinha a válvula não me estava a fazer muito sentido, até porque tipicamente o ar no inverno em sistemas de climatização é humidificado.
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