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    UE quer carros a gasolina com filtro de partículas

    UE quer carros a gasolina com filtro de partículas


    20 dezembro 2016


    Para contribuir para a redução das emissões poluentes, a Comissão Europeia pretende regulamentar o uso de filtro de partículas em todos os modelos a gasolina.

    A Comissão Europeia quer reduzir as emissões poluentes dos modelos a combustão ao mais rapidamente possível. Para acelerar o processo, Bruxelas poderá obrigar os fabricantes a equipar os modelos a gasolina a utilizar filtros de partículas. A mesma tecnologia utilizada nos Diesel há já alguns anos permite reter partículas microscópicas geradas pelo sistema de escape, queimando-as e impedindo que sejam libertadas para a atmosfera. O objetivo é reduzir as emissões, especialmente por motivos de saúde pública, nomeadamente associados a episódios cancerígenos.
    O grupo Volkswagen e a Mercedes-Benz são alguns dos fabricantes que já anunciaram a inclusão de filtros de partículas em alguns dos seus modelos a gasolina a partir do próximo ano.

    fonte: http://www.autohoje.com/component/k2...-de-particulas


    #2
    Se a VW vai adoptar, é porque é inútil!

    Comentário


      #3
      e lá vamos nós novamente, mais do mesmo, se nos diesel é o que é, nos gasolina mais uma treta para dar dores de cabeça...

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        #4
        Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
        Se a VW vai adoptar, é porque é inútil!
        num carro a gasóleo ainda se compreende, agora num a gasolina, o que é que o filtro de partículas vai fazer que o catalisador já não faz???

        Comentário


          #5
          http://letmegooglethat.com/?q=gdi+particle+filter&l=1

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
            num carro a gasóleo ainda se compreende, agora num a gasolina, o que é que o filtro de partículas vai fazer que o catalisador já não faz???
            Carros de injecção directa a frio emitem bastantes particulas, por isso existem pré-catalizadores actualmente.

            Por outro lado com a implementação da tecnologia da Freevalve resolvia-se a questão e a injecção directa ficaria de fora da equação....mas é mais fácil exigir filtros

            Comentário


              #7

              ok, deixas-te boa matéria para ter uma ideia das melhorias no uso de filtro de partículas nos gasosas, agora claro testes e teorias é tudo muito giro, mas falta saber depois no dia a dia perante cada tipo de utilização, como vai ser...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                e lá vamos nós novamente, mais do mesmo, se nos diesel é o que é, nos gasolina mais uma treta para dar dores de cabeça...
                Não propriamente, as EGT de um carro a gasolina são mais elevadas, supostamente um carro a gasolina pode manter constantemente uma regeneração sem exigência de quinto injector e coisas tais, sendo o sistema mais fiável e menos problemático.

                Num Diesel, tem que se forçar o aumento da temperatura de gases para se dar a regeneração e tendo ajuda de injeção de combustível ou líquido próprio, o carro a gasolina não precisa nada disso.

                Lembro-me de ter lido um estudo sobre isso aqui numa discussão gasolina gasóleo que falava disso... Infelizmente não guardei o link e não o encontro.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                  Carros de injecção directa a frio emitem bastantes particulas, por isso existem pré-catalizadores actualmente.

                  Por outro lado com a implementação da tecnologia da Freevalve resolvia-se a questão e a injecção directa ficaria de fora da equação....mas é mais fácil exigir filtros
                  sim sei dessa situação dos motores de injecção directa, mas como disse vamos ver como vai ser , após implementação dos ditos nos futuros motores a gasolina, como a coisa vai correr face a cada tipo de utilização, se vai tudo correr bem, se vão andar volta e meia no mecânico como os diesel actualmente...

                  não tenho nada contra a implementação destes sistemas até acho muito bem, o problema é que geralmente as cobaias de teste somos nós o consumidor final, o que traduz em despesas avultadas, até os senhores terem a coisa bem desenvolvida, tal e qual como os DFP's dos diesel ao fim destes anos todos...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                    ok, deixas-te boa matéria para ter uma ideia das melhorias no uso de filtro de partículas nos gasosas, agora claro testes e teorias é tudo muito giro, mas falta saber depois no dia a dia perante cada tipo de utilização, como vai ser...
                    Eu não tenho dúvidas que os filtros dos Diesel melhoraram e bastante a qualidade do ar. Sinto claramente a diferença entre circular atrás de um carro a diesel moderno ou antigo. Outro exemplo crasso que tenho é o da garagem do prédio onde vivo: quando eu manobro o meu 1.4 CRDI ou o vizinho manobra o 1.5dCi deste ano, não fica qualquer aroma na garagem. Quando a vizinha manobra o Clio II 1.5 dCi de 2002 fica irrespirável e sente-se um aperto no peito. E eu não tenho problemas respiratórios, infelizmente as minha filhas têm.

                    Os DPF têm os seus pontos negativos mas quer-me parecer que houve nabices e inexperiências dos fabricantes nas primeiras versões. Em 5 anos com um DPF com percursos normalmente pouco recomendáveis nunca ouvi um "ai" do DPF.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                      Não propriamente, as EGT de um carro a gasolina são mais elevadas, supostamente um carro a gasolina pode manter constantemente uma regeneração sem exigência de quinto injector e coisas tais, sendo o sistema mais fiável e menos problemático.

                      Num Diesel, tem que se forçar o aumento da temperatura de gases para se dar a regeneração e tendo ajuda de injeção de combustível ou líquido próprio, o carro a gasolina não precisa nada disso.

                      Lembro-me de ter lido um estudo sobre isso aqui numa discussão gasolina gasóleo que falava disso... Infelizmente não guardei o link e não o encontro.
                      á partida sim o motor a gasolina atinge temperaturas mais elevadas, face aos diesel, logo ai é um ponto a favor, mas lá está tal como nos diesel, há quem pouco ou quase nada use o carro, e o use maioritariamente em percursos pequenos, nunca atingindo temperatura normal de funcionamento, logo ai já se está mesmo a ver o que vai acontecer mais tarde ou mais cedo, o mesmo que acontece a quem compra diesel para as voltinhas, filtro entupido...

                      Comentário


                        #12
                        Cada vez mais me convenço de que no futuro terei de ter um clássico para o dia a dia. Cumprimentos.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Accord2015 Ver Post
                          Cada vez mais me convenço de que no futuro terei de ter um clássico para o dia a dia. Cumprimentos.
                          não és o único, um charuto de 1900 e troca o passo, sem electrónica nenhuma e o mais básico possível, que nunca mais nos chateamos com aquilo, que até com arames anda, ao contrario dos automóveis modernos a mínima coisa estão encostados...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                            não és o único, um charuto de 1900 e troca o passo, sem electrónica nenhuma e o mais básico possível, que nunca mais nos chateamos com aquilo, que até com arames anda, ao contrario dos automóveis modernos a mínima coisa estão encostados...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                              á partida sim o motor a gasolina atinge temperaturas mais elevadas, face aos diesel, logo ai é um ponto a favor, mas lá está tal como nos diesel, há quem pouco ou quase nada use o carro, e o use maioritariamente em percursos pequenos, nunca atingindo temperatura normal de funcionamento, logo ai já se está mesmo a ver o que vai acontecer mais tarde ou mais cedo, o mesmo que acontece a quem compra diesel para as voltinhas, filtro entupido...

                              Nos carros a gasolina que tenho, demoram em torno dos 5-6km a aquecer no inverno, no verão é metade, menos que isto por dia, acho que há outras alternativas melhor que um carro.

                              E sim, eu sei que há quem ande 2-3km de carro, mas pessoalmente acho uma falta de sentido atroz. Isso faz-se a pé sem problemas.

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                                #16
                                Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                Eu não tenho dúvidas que os filtros dos Diesel melhoraram e bastante a qualidade do ar. Sinto claramente a diferença entre circular atrás de um carro a diesel moderno ou antigo. Outro exemplo crasso que tenho é o da garagem do prédio onde vivo: quando eu manobro o meu 1.4 CRDI ou o vizinho manobra o 1.5dCi deste ano, não fica qualquer aroma na garagem. Quando a vizinha manobra o Clio II 1.5 dCi de 2002 fica irrespirável e sente-se um aperto no peito. E eu não tenho problemas respiratórios, infelizmente as minha filhas têm.

                                Os DPF têm os seus pontos negativos mas quer-me parecer que houve nabices e inexperiências dos fabricantes nas primeiras versões. Em 5 anos com um DPF com percursos normalmente pouco recomendáveis nunca ouvi um "ai" do DPF.
                                Verdade. No outro dia estava a retirar umas compras da carrinha do meu pai, que ainda não tem DPF, e até me comecei a sentir mal, tal era os gases que o motor não estava a emitir...

                                E olhem que é um motor normalíssimo, um 1.9 Multijet..

                                Nota-se claramente a diferença, para melhor.

                                Comentário


                                  #17
                                  Num carro a gasóleo quanto tempo ou quantos quilómetros são necessários para a regeneração ser bem feita?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Está na altura de comprar o tal V8 pré-2007 e reprogramar o "carro eco de dia-a-dia" turbo a gasolina, eventualmente com uma troca de turbo e injectores, embraiagem reforçada e com não menos do dobro dos cv com que saíu de fábrica!

                                    Por este andar vamos ser todos obrigados a andar de eléctrico, e daqueles que se conduzem sozinhos, por isso é aproveitar enquanto existem dos outros e podem circular nas estradas.


                                    Já coisas giras (como por exemplo placas de matrículas personalizáveis através do interior do carro) não fazem eles!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                                      Nos carros a gasolina que tenho, demoram em torno dos 5-6km a aquecer no inverno, no verão é metade, menos que isto por dia, acho que há outras alternativas melhor que um carro.

                                      E sim, eu sei que há quem ande 2-3km de carro, mas pessoalmente acho uma falta de sentido atroz. Isso faz-se a pé sem problemas.
                                      Esse tempo demora um diesel a aquecer... pelo menos os que eu tive. Em menos de 2km já o meu TwinAir atingiu a temperatura ideal. Quando deixo o puto no infantário a 2km de casa antes de ir trabalhar já está com a temperatura ideal de funcionamento.

                                      Um motor a gasolina aquece muito mais rápido que um motor diesel.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Acaba-se com a injeção directa e já não é preciso filtros para os carros a gasolina. São menos 2 tretas para avariar: o sistema de injeção direta e o filtro, isto para não falar de outros problemas associados à ID.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                                          não és o único, um charuto de 1900 e troca o passo, sem electrónica nenhuma e o mais básico possível, que nunca mais nos chateamos com aquilo, que até com arames anda, ao contrario dos automóveis modernos a mínima coisa estão encostados...
                                          Isso não é bem assim.

                                          Onde é que os carros de antigamente andavam 30 mil KM entre revisões ?

                                          E os platinados? e os carburadores sempre desafinados ? e não era qualquer um que os afinava sobretudo os duplos....e as bombas injectoras diesel quando começavam a quinar-se ?

                                          E as caixas de velocidades que em tantos carros de baixa gama não valiam nada ? Já para não falar de travões fracos e não muito fiáveis.

                                          Acho que os carros hoje em dia são bem mais fiáveis. Têm é mais por onde avariar mas mesmo assim, até a electrónica evoluiu e apesar de mais complexa é mais fiável que há 15 anos atrás por exemplo.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                                            Nos carros a gasolina que tenho, demoram em torno dos 5-6km a aquecer no inverno, no verão é metade, menos que isto por dia, acho que há outras alternativas melhor que um carro.

                                            E sim, eu sei que há quem ande 2-3km de carro, mas pessoalmente acho uma falta de sentido atroz. Isso faz-se a pé sem problemas.
                                            O meu a gasolina demora entre 2,5km a 3km a atingir os 90º. No verão chega a ser entre 1,5km a 2km. Mas isto também depende um pouco dos trajectos, claro.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                              Isso não é bem assim.

                                              Onde é que os carros de antigamente andavam 30 mil KM entre revisões ?

                                              E os platinados? e os carburadores sempre desafinados ? e não era qualquer um que os afinava sobretudo os duplos....e as bombas injectoras diesel quando começavam a quinar-se ?

                                              E as caixas de velocidades que em tantos carros de baixa gama não valiam nada ? Já para não falar de travões fracos e não muito fiáveis.

                                              Acho que os carros hoje em dia são bem mais fiáveis. Têm é mais por onde avariar mas mesmo assim, até a electrónica evoluiu e apesar de mais complexa é mais fiável que há 15 anos atrás por exemplo.
                                              Alguns desses problemas resolvem-se , eu se tivesse um clássico para o dia a dia fazia a conversão para injeção e ignição eletrónica , acho muito mais fiável .
                                              Mas sim um carro recente tem muito mais segurança mas também tem muito mais paneleirice para avariar e nem toda a gente os sabe arranjar .

                                              Comentário


                                                #24
                                                A segurança deve estar acima de tudo, e não é por agora os carros trazerem tudo e mais alguma coisa que se vai optar por um que tem menos por onde "avariar".
                                                Devemos pensar na nossa segurança e também na segurança dos outros, e já agora, pensem também na vossa saúde e dos outros, porque normalmente só quando o problema bate à porta é que muita gente começa a dar valor a estas coisas, outros nem isso...

                                                Também concordo com a implementação destes sistemas "anti-poluição", é um mal necessário e não há nada pior do que ir numa fila de trânsito e ter de levar com o fumo do veículo da frente.
                                                A fiscalização deveria ter mão pesada para os incumpridores, vê-se cada um que é uma vergonha, e deveriam ser proibidos de circular... Felizmente não vivo em prédio, por isso não sofro tanto com o problema da garagem, mas é verdade que muita gente é afectada por isso.

                                                Relativamente aos carros a gasolina, se provarem que é efectivamente necessário para a saúde humana, força nisso, mas que de preferência funcionem melhor do que nos diesel.
                                                Por fim, cada vez acho mais que o futuro passará pelos carros eléctricos, ou pelos híbridos plug-in. Acho até que surgirá uma altura de actualizar o conceito de carro, em termos de utilização e consequentemente formato, mais cedo do que se julga.
                                                Tenho pena do que se tem investido nos elécticos continuem a fazê-lo como se de um veículo a combustão se tratasse, e muitas vezes pouco adaptado aos carros da maioria dos cidadãos.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                                                  Nos carros a gasolina que tenho, demoram em torno dos 5-6km a aquecer no inverno, no verão é metade, menos que isto por dia, acho que há outras alternativas melhor que um carro.

                                                  E sim, eu sei que há quem ande 2-3km de carro, mas pessoalmente acho uma falta de sentido atroz. Isso faz-se a pé sem problemas.
                                                  dizias isso ontem e eu acrescentava que fazeres esses 3kms a pé, que demoras cerca de 20min, com 1º e gelo no carro que fica cá fora, às 8h30m, faz bem à pele, já que o frio conserva a carne!
                                                  ou seja, temos que ver o que se pode e não pode fazer ou o que é exequível fazer ou não. por vezes há linhas quase planas e retas, noutras o terreno acidentado não permite fazer isso. havias de ver a minha mulher fazer 2kms. demorava mais de meia hora com o passinho dela!


                                                  Originalmente Colocado por cjr Ver Post
                                                  O meu a gasolina demora entre 2,5km a 3km a atingir os 90º. No verão chega a ser entre 1,5km a 2km. Mas isto também depende um pouco dos trajectos, claro.
                                                  o meu de 1992 posso fazer 6kms que COMEÇA a aquecer. claro que não vou a esforçá-lo, mas é basicamente isso. faço 2.5kms para cada lado, vou de carro e ele nem sai debaixo do último traço.

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                                                    #26
                                                    a injeção directa assim o obriga

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                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por BBN Ver Post
                                                      Alguns desses problemas resolvem-se , eu se tivesse um clássico para o dia a dia fazia a conversão para injeção e ignição eletrónica , acho muito mais fiável .
                                                      Mas sim um carro recente tem muito mais segurança mas também tem muito mais paneleirice para avariar e nem toda a gente os sabe arranjar .
                                                      Claro, mas no entanto, também não é qualquer pessoa que tem conhecimentos para converter para injecção e ignição electrónica

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                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                                                        e lá vamos nós novamente, mais do mesmo, se nos diesel é o que é, nos gasolina mais uma treta para dar dores de cabeça...
                                                        Acaba por ser contraproducente porque dificulta a renovação da frota.

                                                        Falo por mim, prefiro andar com um carro velho sem essas *****s do que comprar um carro mais recente.


                                                        Felizmente os eléctricos estão ao virar da esquina.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                                                          UE quer carros a gasolina com filtro de partículas


                                                          20 dezembro 2016


                                                          Para contribuir para a redução das emissões poluentes, a Comissão Europeia pretende regulamentar o uso de filtro de partículas em todos os modelos a gasolina.

                                                          A Comissão Europeia quer reduzir as emissões poluentes dos modelos a combustão ao mais rapidamente possível. Para acelerar o processo, Bruxelas poderá obrigar os fabricantes a equipar os modelos a gasolina a utilizar filtros de partículas. A mesma tecnologia utilizada nos Diesel há já alguns anos permite reter partículas microscópicas geradas pelo sistema de escape, queimando-as e impedindo que sejam libertadas para a atmosfera. O objetivo é reduzir as emissões, especialmente por motivos de saúde pública, nomeadamente associados a episódios cancerígenos.
                                                          O grupo Volkswagen e a Mercedes-Benz são alguns dos fabricantes que já anunciaram a inclusão de filtros de partículas em alguns dos seus modelos a gasolina a partir do próximo ano.

                                                          fonte: http://www.autohoje.com/component/k2...-de-particulas



                                                          Mais uma porcaria para retirar, mal compre carro novo.

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
                                                            Acaba por ser contraproducente porque dificulta a renovação da frota.

                                                            Falo por mim, prefiro andar com um carro velho sem essas *****s do que comprar um carro mais recente.


                                                            Felizmente os eléctricos estão ao virar da esquina.
                                                            Sim, já não falta muito para eles aparecem mais comummente, mas espero que tratem do problema da autonomia, precisam duns 800 km de autonomia no minimo para na minha opinião valer a pena comprar.

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