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Dúvidas sobre atuação de seguradora

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    Dúvidas sobre atuação de seguradora

    Boas.

    Tenho uma situação um pouco desagradável devido a um acidente que o meu pai teve e gostaria de "ouvir" as vossas opiniões/experiência para ver se a coisa anda/melhora!
    Já passou quase 2 meses e ainda nada está decidido e cada vez está mais confuso!

    Acidente:
    - O meu pai teve um acidente com um carro dele, Fiat Panda 1.3Multijet comercial de 2009 com uns 80k km's.
    - Foi à noite no IC1, estava uma vaca na estrada e ele não conseguiu evitar bater no animal! Ele de saúde felizmente só ficou um pouco dorido do cinto mas o carro ficou um pouco estragado.
    - Outro veiculo, apesar da tentativa de aviso do meu pai, embateu também no animal (já morto no chão).
    - Foi chamada a GNR, fizeram auto, tentaram contactar o dono do animal mas na altura não conseguiram, retiraram o animal da estrada, etc...

    A seguradora apurou a reparação (sem desmontar!) em basicamente 5000€, dão como valor do carro 3800€ então sugeriram 2 hipóteses entregar os 3800€ ou 2900€ se ficarmos com o salvado.
    O meu pai não aceitou nenhuma das hipóteses porque basicamente com 3800€ não encontrou um carro igual!
    Não sabemos muito bem porque a seguradora entretanto enviou o cheque dos 2900€, o meu pai telefonou logo a informar que não tinha aceite aquilo e que podiam cancelar o cheque que ele não o iria descontar.
    Quando o meu pai respondeu/argumentou com exemplos que aquele valor era baixo para repor a situação (Fiat Panda comercial diesel 2009 menos de 100k) nunca responderam, nem que concordavam, nem que era discordavam! A única resposta que deram a uma de várias insistências do meu pai foi que o já tinha sido indemnizado, mas ele não aceitou nem descontou o cheque!
    O outro condutor já foi indemnizado por um valor bem suficiente para comprar um carro igual ao que tinha.

    Nesta situação o que podemos fazer?

    #2
    Esses 2900€ não são suficientes para reparar o carro?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por 206Hdi Ver Post
      Esses 2900€ não são suficientes para reparar o carro?
      Podem não ser... o carro não foi desmontado, não sabemos o que está danificado ao certo!

      Comentário


        #4
        O seguro é de danos próprios?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por PPinheiro Ver Post
          O seguro é de danos próprios?
          Não, contra terceiros somente.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Erbium Ver Post
            Não, contra terceiros somente.
            Então afinal a vaca tinha seguro ? de quem é a seguradora que enviou o cheque?

            Comentário


              #7
              se fosse na Índia o teu pai estava condenado

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                #8
                Originalmente Colocado por combozip Ver Post
                Então afinal a vaca tinha seguro ? de quem é a seguradora que enviou o cheque?
                Sim a vaca, ou o dono , têm seguro. Quem enviou o cheque foi a seguradora deles...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Erbium Ver Post
                  Sim a vaca, ou o dono , têm seguro. Quem enviou o cheque foi a seguradora deles...
                  Ah, ok. Assim já faz mais sentido.
                  Aconselho a negociar um valor com a seguradora de maneira a reparar o carro, mesmo com peças alternativas, caso se justifique.
                  Tenham em atenção a fazer essa negociação sempre por escrito (carta registada ou fax). Peçam ajuda ao vosso mediador, pois eles não estão lá só para receber dinheiro.

                  Comentário


                    #10
                    Até aqui tinha sido tratado por email que penso também ser válido, de qualquer forma no dia antes de criar o tópico o meu pai mandou carta registada.

                    Inicialmente disseram que a reparação era 49xx€, sem sequer desmontar nada no carro.
                    Agora dizem basicamente está aqui um cheque de 2900€ para reparar o carro!
                    Dizem que é para reparar mas o valor é mais baixo que o que inicialmente orçamentaram, não deram ordem de desmontar à oficina, etc...

                    Na minha opinião, acho que meto o carro na garagem vou desmontando eu aos poucos e talvez nem metade dos 2900€ precise para o arranjar (peças nos sites que conhecemos e mão-de-obra do je) porque o carro não perdeu óleo nem liquido de refrigeração por isso não deve ter grandes danos a nível de motor, parece mais chapa... O problema é ao desmontar se encontro uma surpresa, por ex. um turbo rachado ou algo assim, e o preço passa os 2900€ fico com o menino nas mãos! Preferia que eles dessem ordem para desmontar, orçamentar o que realmente é preciso reparar e reparar o carro!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Erbium Ver Post
                      Até aqui tinha sido tratado por email que penso também ser válido, de qualquer forma no dia antes de criar o tópico o meu pai mandou carta registada.

                      Inicialmente disseram que a reparação era 49xx€, sem sequer desmontar nada no carro.
                      Agora dizem basicamente está aqui um cheque de 2900€ para reparar o carro!
                      Dizem que é para reparar mas o valor é mais baixo que o que inicialmente orçamentaram, não deram ordem de desmontar à oficina, etc...

                      Na minha opinião, acho que meto o carro na garagem vou desmontando eu aos poucos e talvez nem metade dos 2900€ precise para o arranjar (peças nos sites que conhecemos e mão-de-obra do je) porque o carro não perdeu óleo nem liquido de refrigeração por isso não deve ter grandes danos a nível de motor, parece mais chapa... O problema é ao desmontar se encontro uma surpresa, por ex. um turbo rachado ou algo assim, e o preço passa os 2900€ fico com o menino nas mãos! Preferia que eles dessem ordem para desmontar, orçamentar o que realmente é preciso reparar e reparar o carro!
                      A seguradora deu o carro como perda total, pois o valor comercial da viatura (valores tabelados que normalmente não representam a realidade do mercado) é inferior ao valor da reparação. E sendo assim muito dificilmente dão ordem de reparação.

                      Acho que deverias tentar subir o valor de indemnização, dizendo pretendo XX€ alegando que o carro estava como novo, com poucos kms, mostrando faturas recentes de reparações, revisões, pneus, etc... e que precisas do carro todos os dias para trabalhar. Caso não acedam ao pedido, ameaças a dizer que de imediato vais alugar uma viatura idêntica e que depois apresentas as despesas à seguradora em tribunal. Mas como disse fala com o mediador ou advogado com experiência na resolução de sinistros.
                      Editado pela última vez por PPinheiro; 22 December 2016, 12:06.

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