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Alguém sabe como sangrar o sistema arrefecimento do peugeot 207 1.4 16v ?

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    Alguém sabe como sangrar o sistema arrefecimento do peugeot 207 1.4 16v ?

    Antes de mais bom Natal para todos ! :-)

    Estive a mudar o sensor de temperatura do líquido de refrigeração do meu peugeot 207 1.4 16V de 2006, a gasolina, e como é óbvio saíu algum líquido de refrigeração. O copo ficou praticamente vazio. Entetanto coloquei o sensor novo, atestei o copo, mas não sei se é necessário sangrar. Alguns amigos dizem que sim. Outros dizem que não é necessário.

    Alguém que tenha conhecimento nesta matéria sabe se é preciso sangrar ? E caso seja necessário qual é o procedimento correcto para este carro ?

    Abraço a todos e bom Natal !

    #2
    Originalmente Colocado por FACC Ver Post
    Antes de mais bom Natal para todos ! :-)

    Estive a mudar o sensor de temperatura do líquido de refrigeração do meu peugeot 207 1.4 16V de 2006, a gasolina, e como é óbvio saíu algum líquido de refrigeração. O copo ficou praticamente vazio. Entetanto coloquei o sensor novo, atestei o copo, mas não sei se é necessário sangrar. Alguns amigos dizem que sim. Outros dizem que não é necessário.

    Alguém que tenha conhecimento nesta matéria sabe se é preciso sangrar ? E caso seja necessário qual é o procedimento correcto para este carro ?

    Abraço a todos e bom Natal !
    Tens um parafuso no termostato e outro numa tubagem que liga ao radiador da climatização.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por eblase Ver Post
      Tens um parafuso no termostato e outro numa tubagem que liga ao radiador da climatização.
      Sim. Esse do termóstato vi.

      Mas será necessário sangrar após a mudança do sensor ?

      Comentário


        #4
        Sim. Abres os tais parafusos de forma que consiga sair o ar. Eu tiro o parafuso e depois dou uma volta de rosca para vedar sem cair e sair o ar.

        Depois é fechar conforme sai liquido e ir atestando. Meter na marca MAX e andar 15mins com o carro para acelerar a coisa. Atestar conforme.

        PS: Esse termóstato é de que ano?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por eblase Ver Post
          Sim. Abres os tais parafusos de forma que consiga sair o ar. Eu tiro o parafuso e depois dou uma volta de rosca para vedar sem cair e sair o ar.

          Depois é fechar conforme sai liquido e ir atestando. Meter na marca MAX e andar 15mins com o carro para acelerar a coisa. Atestar conforme.

          PS: Esse termóstato é de que ano?

          Isto não são bem parafusos. É tipo uma carrapeta dos pneus...

          O termostato é do ano do carro. 2006

          Comentário


            #6
            Parafusos, carrapetas...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por eblase Ver Post
              Parafusos, carrapetas...
              Vai dar ao mesmo... :-)

              Então assim sendo tiro essas duas tampinhas e deixo escorrer ? Com o motor ligado ou desligado ?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por FACC Ver Post
                Vai dar ao mesmo... :-)

                Então assim sendo tiro essas duas tampinhas e deixo escorrer ? Com o motor ligado ou desligado ?
                Motor frio e desligado. Atestas até começar a sair líquido. Fechas e acertas o nível. Segues o que escrevi lá atrás

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                  Motor frio e desligado. Atestas até começar a sair líquido. Fechas e acertas o nível. Segues o que escrevi lá atrás
                  Obrigado eblase !

                  Comentário


                    #10
                    Já fiz como me disseste, e ficou bem sangrado de certeza, mas noto a temperatura algo oscilante. Ou seja, em andamento normal fica um bocadinho abaixo do meio. Se puxarmos mais um pouco pelo carro lá sobe quase até ao meio. Se andarmos em 1ª e 2ª sobe até ao meio. Mas assim que sobe um bocadinho do meio ( 90º) liga a ventoínha e desce imediatamente.

                    Achas normal ?

                    Comentário


                      #11
                      Tens a sofagem ligada?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por FACC Ver Post
                        Já fiz como me disseste, e ficou bem sangrado de certeza, mas noto a temperatura algo oscilante. Ou seja, em andamento normal fica um bocadinho abaixo do meio. Se puxarmos mais um pouco pelo carro lá sobe quase até ao meio. Se andarmos em 1ª e 2ª sobe até ao meio. Mas assim que sobe um bocadinho do meio ( 90º) liga a ventoínha e desce imediatamente.

                        Achas normal ?
                        Qual o motivo para trocares o sensor de temperatura do liquido? Apresentava algum sintoma?

                        Normalmente quem pifa costuma ser o termóstato e em aberto. Dizes que ficou bem sangrado de certeza e ao apresentares agora esses sintomas, o que aparenta não estar bem é o funcionamento do termóstato que parece estar sempre aberto.

                        Antes de mudares o sensor já oscilava desse modo ou só agora é que acontece?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por xtrusion Ver Post
                          Tens a sofagem ligada?
                          Não... nada.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
                            Qual o motivo para trocares o sensor de temperatura do liquido? Apresentava algum sintoma?

                            Normalmente quem pifa costuma ser o termóstato e em aberto. Dizes que ficou bem sangrado de certeza e ao apresentares agora esses sintomas, o que aparenta não estar bem é o funcionamento do termóstato que parece estar sempre aberto.

                            Antes de mudares o sensor já oscilava desse modo ou só agora é que acontece?
                            Perguntas bem, mas não te sei dizer. Não costumo andar com o carro pelo que não sei qual era o comportamento dele a este nível. Este carro é da minha mulher, e ela queixava-se que ligava a ventoínha muitas vezes, sem razão aparente, uma vez que o ponteiro da temperatura não estava no sitio onde habitualmente liga a ventoínha ( um pouco acima dos 90º ). Liguei-lhe um computador à centralina, e com o software da Delphi, em tempo real, apercebi-me que o valor de temperatura que a centralina estava a receber não condizia com o valor que o manómetro mostrava. Foi isso que me levou a suspeitar do sensor da temperatura do liquido de refrigeração, e como o valor é bastante baixo decidi mudá-lo.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por FACC Ver Post
                              Não... nada.
                              O ideal é teres o selector da sofagem na posição máxima do quente para que a circulação seja completa e a purga seja feita duma só vez. Imagina que tens ar aprisionado no radiador/tubagens da sofagem. Nessa situação estás a purgar tudo o resto e um dia que ligues a sofagem voltas a ter ar no sistema...

                              Originalmente Colocado por FACC Ver Post
                              Perguntas bem, mas não te sei dizer. Não costumo andar com o carro pelo que não sei qual era o comportamento dele a este nível. Este carro é da minha mulher, e ela queixava-se que ligava a ventoínha muitas vezes, sem razão aparente, uma vez que o ponteiro da temperatura não estava no sitio onde habitualmente liga a ventoínha ( um pouco acima dos 90º ). Liguei-lhe um computador à centralina, e com o software da Delphi, em tempo real, apercebi-me que o valor de temperatura que a centralina estava a receber não condizia com o valor que o manómetro mostrava. Foi isso que me levou a suspeitar do sensor da temperatura do liquido de refrigeração, e como o valor é bastante baixo decidi mudá-lo.
                              Caso pretendas verificar se o termostato está bom (fechado em frio e aberto em quente) podes fazer o seguinte teste rápido e simples:

                              Um dia com o carro completamente frio mete-o a trabalhar e fica a tocar/agarrar na mangueira que está ligada ao termostato. Algumas das outras mangueiras (por exemplo as da sofagem se o selector estiver na posição quente) vão aquecendo enquanto a do termostato permanece fria.

                              Chega a um ponto que as outras mangueiras já estão muito quentes, a do termostato está toda fria e de repente esta começa a aquecer e em poucos segundos fica em brasa como as outras (momento em que o termostato abre).

                              Aproveita esse momento para veres em que posição é que o ponteiro da temperatura está. É nessa posição que depois com o carro em andamento o ponteiro deve estar e manter-se.

                              Comentário


                                #16
                                [QUOTE=FullThrottle;1069367812]O ideal é teres o selector da sofagem na posição máxima do quente para que a circulação seja completa e a purga seja feita duma só vez. Imagina que tens ar aprisionado no radiador/tubagens da sofagem. Nessa situação estás a purgar tudo o resto e um dia que ligues a sofagem voltas a ter ar no sistema...


                                Peço desculpa pela ignorância, mas já fiz muita coisa em carros e motas, mas esta parte do "sangrar" é que nunca tinha feito. Achas então que estou a sangrar de forma incorrecta ?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por FACC Ver Post
                                  Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
                                  O ideal é teres o selector da sofagem na posição máxima do quente para que a circulação seja completa e a purga seja feita duma só vez. Imagina que tens ar aprisionado no radiador/tubagens da sofagem. Nessa situação estás a purgar tudo o resto e um dia que ligues a sofagem voltas a ter ar no sistema...

                                  Peço desculpa pela ignorância, mas já fiz muita coisa em carros e motas, mas esta parte do "sangrar" é que nunca tinha feito. Achas então que estou a sangrar de forma incorrecta ?
                                  Se estás a sangrar pelos respectivos parafusos/carrapetas, num local plano, com motor frio, etc então à partida estás a sangrar de forma correcta.

                                  O problema que falo é caso tenhas ar aprisionado no radiador da sofagem e suas tubagens, e tenhas a sofagem toda no frio, o ar vai permanecer por lá até ao dia em que meteres a sofagem no quente.

                                  Nessa altura o ar que estava na sofagem vai para o bloco do motor, para o radiador principal, etc e voltas a ter ar no sistema principal.

                                  Por isso é que se deve ter a sofagem toda no quente quando se vai tirar o ar do sistema ou mudar o anticongelante.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
                                    Por isso é que se deve ter a sofagem toda no quente quando se vai tirar o ar do sistema ou mudar o anticongelante.
                                    isso é vàlido nos carros q tem uma torneira no circuito da sofagem

                                    e como essa torneira dava muito problema de fuga devido a todas as manipulações , não colocaram mais torneira
                                    não sei se hà carros de hoje com torneira
                                    eu troquei uma torneira num carro meu , BMW 323I de 1979

                                    portanto : estar em posição frio ou quente é indiferente para sangrar

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por ANTONIO850 Ver Post
                                      isso é vàlido nos carros q tem uma torneira no circuito da sofagem

                                      e como essa torneira dava muito problema de fuga devido a todas as manipulações , não colocaram mais torneira
                                      não sei se hà carros de hoje com torneira
                                      eu troquei uma torneira num carro meu , BMW 323I de 1979

                                      portanto : estar em posição frio ou quente é indiferente para sangrar
                                      Se é como dizes então surge a seguinte dúvida:

                                      Estando o selector da sofagem na posição frio então não vai existir circulação de liquido pelo radiador (da sofagem).

                                      Se houver ar no radiador da sofagem (e/ou nas respectivas tubagens) como é que ele (o ar) vai sair se a circulação está cortada?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Esta unidade não dispõe de torneira pelo que tanto faz estar no frio ou quente. O liquido de refrigeração está sempre a circular......

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post

                                          Estando o selector da sofagem na posição frio então não vai existir circulação de liquido pelo radiador (da sofagem).
                                          o selector não aciona nada no circuito de agua mas sim uma tampa q deixa passar o calor do radiador : é muito simples

                                          Comentário


                                            #22
                                            Ok obrigado pelas explicações.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Obrigado a todos pelas respostas ;-)

                                              Fico é com a ideia que talvez tenha que mudar também o termóstato...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Daí ter perguntado o ano do carro. A bomba de água sofreu 3 alterações até acertarem.

                                                A mudares o termóstato, podes ter que comprar a cablagem para adaptar. Mas isso só confirmando consoante a matricula.

                                                Já passou por aqui um e sei o que a casa gasta

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Encontrei o vídeo:

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                    Daí ter perguntado o ano do carro. A bomba de água sofreu 3 alterações até acertarem.

                                                    A mudares o termóstato, podes ter que comprar a cablagem para adaptar. Mas isso só confirmando consoante a matricula.

                                                    Já passou por aqui um e sei o que a casa gasta
                                                    Há uns 3 anos atrás levou uma bomba de água nova. A de origem começou a fazer uma chinfrineira medonha !

                                                    Em relação ao termóstato nunca levou. O que me leva a pensar que pode não estar em boas condições são estas oscilações de temperatura que referi, quando se puxa um pouco mais pelo carro, mas sem nunca sobreaquecer.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      o ponteiro é sensível sim

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                        o ponteiro é sensível sim
                                                        Provavelmente até é mesmo assim...

                                                        Comentário

                                                        AD fim dos posts Desktop

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