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Escolha de carrinha

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    [Comparativo] Escolha de carrinha

    Boas,

    A minha saga de procurar carro continua, mas as circunstâncias mudaram um bocadinho. Para ser mais fácil, aqui vai as respostas ao questionário:


    Que tipo de carros gostas? Carrinhas, linhas elegantes e traseiras rectas. Detesto a frente das carrinhas tipo Ford Galaxy dos anos 2000 e poucos. Adoro as linhas da carrinha Mercedes 250 de 1989 que temos (é esta que vamos trocar pelo meu próximo)


    Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração? B - Utilitário (pode ser uma opção, não é das minhas prioridades), C - Pequeno Familiar, Monovolume (espaçoso, muito espaçoso... principalmente na mala, mas com alguma elegância e segurança)



    Que marcas e modelos gostas e equacionas? Tenho andado a ver as Dacia Logan mcv 1.5 dci com a traseira recta e duas portas na bagageira. Gosto das linhas, não sei se gosto do que têm dito sobre o ar "plástico" das dacia e parecem baixinhas. Tenho visto também as Citroen Grand Picasso perto de 2008 e gostei delas, pelas linhas e pelo espaço. Tudo o que tiver o vidro traseiro muito inclinado limita bastante o nível de carga que posso levar.


    Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência?
    Não todos os dias, mas ter espaço para passageiros é essencial, principalmente se o meu carro for o mais económico da família. 7 lugares era uma vantagem gigante!


    Precisarás de levar carga com frequência?
    Sim, de diferentes tipos. Tenho dois cães grandes que viajam em caixas de transporte (um carro seguro é muito importante neste aspecto) e fazemos eventos em que temos de transportar todo o sistema de som e luzes, por isso espaço a mais é coisa que não existe para nós num carro. Barras no tejadilho é um must have, já que vamos trocar a única carrinha da nossa "frota" que as tem e dão imenso jeito!


    Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos?
    Neste momento faço cascais-lisboa todos os dias por auto-estrada (com algum pára-arranca pelo meio, mas pouco) e espero manter por muitos anos, ehehehe. Ainda são uns bons km por dia, acrescendo algumas viagens ao Alentejo e por aí fora nas férias (neste momento não faço mais porque o orçamento não aguenta os beberrões com que ando...)


    Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas?
    Marcha tudo! Auto-estrada todos os dias, municipais todos os dias e nacionais nas férias.


    Os consumos terão grande importância?
    É um dos factores-chave, para além do espaço. Não vai ser fácil, mas queria a melhor relação consumo/espaço para não ir à falência todos os meses com as viagens para Lisboa (mesmo com o bebedolas sai mais barato e cómodo do que ir de transportes, por isso o consumo do carro é essencial)


    A potência do motor terá grande importância? Acima de 1500 cm3 seria interessante, temos uma de 2000 cm3 na "frota" e o meu pai agora acha que tudo o que é abaixo disso não anda, arrasta-se -_- Pelo caminho apanho uma subida bastante chata e na qual me dava jeito alguma potência para a superar. Não faço ideia qual a relação potência/consumo, se me puderem elucidar quanto a isso agradecia. Pessoalmente gosto de sentir que o carro tem força e que responde quando acelero, mas ando um bocado mal habituada a andar com os carros novos da empresa...


    Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos? Nem por isso, para isso tenho amigos com jipes e carros mais habituados aos caminhos alentejanos para isso. A única coisa que exploro são os buracos sem fim das estradas municipais, mas já domino a arte de me desviar deles, ehehehe


    Que orçamento tens, valor mínimo e máximo?
    A melhor relação qualidade/preço, também conhecido como "bom, bonito e barato". Ainda não defini um tecto, ainda ando a juntar e a ver quanto é que consigo dispensar por mês (comecei um novo trabalho há pouco tempo). Tenho a tal Mercedes 250 de 1989 para troca/retoma, por isso é muito provável que acabe por comprar num stand. Não quero ficar n anos a pagar o carro, por isso algo que eu possa abater rapidamente era o ideal.


    Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano? Novo está fora de questão pelo orçamento e desvalorização, queria um veículo em bom estado, fiável e que me dure ainda bastante tempo. Não sou do tipo de trocar de carro muitas vezes. Provavelmente não vou conseguir nada muito recente pelo orçamento, mas gostava de ter o mais novo possível.

    Provavelmente há modelos que eu não conheço, daí estar a pedir a vossa ajuda. Carros fiáveis, que para viagens à oficina já bastam os velhotes da "frota", eu não faço ideia dos problemas mais comuns que costumam aparecer. Sei que há marcas/modelos com problemas já bem conhecidos. Até agora tenho a Citroen e a VW como referência, que é o que temos e têm dado poucos problemas tendo em conta a idade e o desgaste dos carros.

    #2
    se a dacia logan é uma opção, devias ponderar ir ver uma e fazer um teste drive e tirar as tuas próprias conclusões, e de certo modo é a que encaixa melhor nas tuas necessidades...

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      #3
      Isto serve?
      https://www.standvirtual.com/carros/...5008/P9114483/

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        #4
        Originalmente Colocado por Mestre78 Ver Post
        O preço é um bocadinho acima do que estava à espera e sem ver a mala por dentro não me posso pronunciar.

        Fica a dica para quem tem carrinhas à venda: mostrem a mala! Tenho visto vários anúncios sem fotos da bagageira, que é uma das principais razões que leva as pessoas a escolherem uma carrinha: espaço. Eu pessoalmente não conheço muitos modelos, não faço ideia do que está por trás das portas e há modelos com formas mais estranhas que limitam o espaço de carga.


        Alguém tem experiência com a manutenção e longevidade das Dacia? Tenho visto várias por aí, mas não conheço o valor nem a facilidade para arranjar peças em caso de avarias.

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          #5
          Podes pensar num Dacia como um Renault "low cost". Todos os órgãos mecânicos e eléctricos da coisa são Renault, pelo que oficinas e peças não faltarão.
          Para mim, o pior dos Dacia é a segurança passiva (saem mal na fotografia nos testes de colisão, essencialmente porque poupam naqueles elementos estruturais que são importantes numa colisão mas não fazem diferença no dia a dia). De resto, são Renaults baratos que cumprem o que prometem.

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            #6
            Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
            Podes pensar num Dacia como um Renault "low cost". Todos os órgãos mecânicos e eléctricos da coisa são Renault, pelo que oficinas e peças não faltarão.
            Para mim, o pior dos Dacia é a segurança passiva (saem mal na fotografia nos testes de colisão, essencialmente porque poupam naqueles elementos estruturais que são importantes numa colisão mas não fazem diferença no dia a dia). De resto, são Renaults baratos que cumprem o que prometem.
            Não tenciono andar por aí a brincar aos carrinhos de choque, mas confesso que a segurança é um factor importante. Também não costumo andar a grandes velocidades, mas um choque a 120 km/h já faz bastante mossa num carro que não tenha uma boa estrutura...

            A nível de espaço de carga não estou a ver grandes opções, quanto mais recentes, mais pequenos os modelos ficam.

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