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    verificar anti-poluição

    Boa noite,

    Peço desculpa por fazer esta pergunta, mas não encontrei nada que me esclarecesse tudo.

    Está a a andar muito bem quando me aparece esta mensagem e acende uma luz laranja "mandar verificar anti-poluição". Mas o carro não perdeu potência, continuou a andar normalmente. O que poderá ser? E outra coisa, eu vou de passagem de ano daqui a 2 dias, se já não tiver tempo de ir a oficina posso ir a mesma descansado com esta mensagem a aparecer, ou e melhor não arriscar? O meu é um megane 1.5 de 2010 110cv.

    Obrigado desde já.

    #2
    Filtro de partículas entupido.... Fazes muita cidade? Vai para a auto-estrada cerca de 20 min a puxar para alem das 2500 rpm para regenerar...

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      #3
      Originalmente Colocado por djing Ver Post
      Filtro de partículas entupido.... Fazes muita cidade? Vai para a auto-estrada cerca de 20 min a puxar para alem das 2500 rpm para regenerar...
      se ele já tem o aviso e notificação, já lá tem o erro, o mais certo é que tenha mas é de ir mesmo a uma oficina especializada para lhe fazerem uma regeneração forçada pela máquina...

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        #4
        lá vais gastar umas centenas...

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          #5
          Vai ser uma prenda de Natal amarga.

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            #6
            Tenho o carro a cerca de um mês. Ainda tenho garantia, é o que me safa. Mas a minha dúvida é se posso ir com ele descansado para o Alentejo este fim de semana e quando voltar trato disso.

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              #7
              não, não deves, a não ser que queiras vir de reboque na volta, se já tens isso assim é ir á oficina o mais rápido possível e não ir viajar...

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                #8
                Cada vez mais me preocupa este FAP. Apesar de nunca ter tido um veículo com este sistema, preciso de comprar um carro a gasóleo de preferência mais recente, logo com isto incluído. Tenho lido muita coisa mas continuo sem perceber se no meu caso se é vantajoso ou não. Para quem tem de fazer cerca de 60km por dia mas apenas em nacionais e municipais e sendo apenas 5Km por dia em cidade, se a regeneração é possível ser feita no restante trajecto em que posso circular com médias de 55 a 60Km/h. Tenho lido que o ideal será andar cerca de 20 minutos mas com velocidades a rondar as 2000 rpm para fazer a limpeza e eu tenho por hábito conduzir entre as 1500/1800 rpm. Poderei ter problemas com este estilo de condução com o FAP.?

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                  #9
                  Originalmente Colocado por verdiae Ver Post
                  Cada vez mais me preocupa este FAP. Apesar de nunca ter tido um veículo com este sistema, preciso de comprar um carro a gasóleo de preferência mais recente, logo com isto incluído. Tenho lido muita coisa mas continuo sem perceber se no meu caso se é vantajoso ou não. Para quem tem de fazer cerca de 60km por dia mas apenas em nacionais e municipais e sendo apenas 5Km por dia em cidade, se a regeneração é possível ser feita no restante trajecto em que posso circular com médias de 55 a 60Km/h. Tenho lido que o ideal será andar cerca de 20 minutos mas com velocidades a rondar as 2000 rpm para fazer a limpeza e eu tenho por hábito conduzir entre as 1500/1800 rpm. Poderei ter problemas com este estilo de condução com o FAP.?
                  esse tipo de condução não é indicada para nem para diesel nem gasolina tão pouco, e sim essa maneira de conduzir já é meio caminho andado para volta e meia teres problemas de fap e afins... e naturalmente para se dar as regeneração como deve de ser o carro ter de circular a uma velocidade igual a ou superior a 80km\h rotações acima das 2000rpms a rondar pelas 3000rpms durante um periodo entre 20 a 30 minutos, o problema é que a regeneração pode ocorrer a qualquer momento, muitos carros tem aviso para se saber outros não, por isso não convém abortar regenerações com muita frequência...

                  no entanto dizes que fazes 60km's dia fazendo as contas dá uma média de cerca de 16000km's ano, mais uns tantos ao fim de semana e férias, a melhor opção é ponderares gasolina, e meter GPL, e poupas muitas dores de cabeça...

                  Comentário


                    #10
                    Sempre fizeste a viagem com o FAP a dar erro? Tive um mazda3 1.6d com o FAP nas couves... ainda fiz Évora - Montalegre por Espanha, foram 2 mil kms em autoestradas espanholas. Ele fez bem a viagem, mas sempre com o FAP a queixar-se...

                    Quando voltei acendeu a luz de motor e teve de ser trocado. mil paus.

                    Comentário


                      #11
                      A ser assim o FAP só se torna bom para quem faz AE. Quando eu digo média de 50/60 km/h digo já incluindo as paragens em cruzamentos, semáforos,etc... Claro que no percurso chego a velocidades de 90 a 100 km/h e até mais mas tendo em consideração que se tratam de estradas secundárias, não dá para fazer estas velocidades constantes por mais de 4 a 5 minutos, apenas dá por pequenos picos, pois ou há transito ou há povoações. No meu caso poderei mesmo chegar aos 25 mil km ano e por isto torna-se mais vantajoso ser a diesel penso eu. Agora como pretendo comprar um usado, posso é apostar em veículos anteriores a 2007/2008 caso este problema da regeneração mesmo assim possa ser problemático nas minhas voltas

                      Comentário


                        #12
                        Tens de fazer o proverbial "levar o cão a passear" - umas voltas em AE de vez em quando só para a queima ser feita devidamente.

                        Comentário


                          #13
                          trepkos, 1000 escudos, menos mal! Se fossem 1000 euros seria bem pior!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por verdiae Ver Post
                            A ser assim o FAP só se torna bom para quem faz AE. Quando eu digo média de 50/60 km/h digo já incluindo as paragens em cruzamentos, semáforos,etc... Claro que no percurso chego a velocidades de 90 a 100 km/h e até mais mas tendo em consideração que se tratam de estradas secundárias, não dá para fazer estas velocidades constantes por mais de 4 a 5 minutos, apenas dá por pequenos picos, pois ou há transito ou há povoações. No meu caso poderei mesmo chegar aos 25 mil km ano e por isto torna-se mais vantajoso ser a diesel penso eu. Agora como pretendo comprar um usado, posso é apostar em veículos anteriores a 2007/2008 caso este problema da regeneração mesmo assim possa ser problemático nas minhas voltas
                            Tens soluções a GPL.

                            Comentário


                              #15
                              Já vou no 4º carro com FAP.
                              O único que se queixou, foi o que apenas fazia 5kms por dia, e foi quando deixou de fazer os 90kms habituais de AE ao fim de semana.
                              Os de serviço como fazem 5 dias por semana pelo menos 90 kms diarios, nunca a FAP deu noticias.
                              O particular actual, com as pequenas voltas que faz ao fim de semana, a maioria das vezes em nacional, nada de queixas.

                              As pessoas tendem a confundir muito fazer cidade com fazer poucos kms. Tenho colegas que fazem 30000 kms/ano apenas em cidade e nunca tiveram problemas de FAP. O problema é interromper a regeneração e não andar em cidade, embora seja feita de forma optimizada em ritmos de AE.

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                                #16
                                Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                Já vou no 4º carro com FAP.
                                O único que se queixou, foi o que apenas fazia 5kms por dia, e foi quando deixou de fazer os 90kms habituais de AE ao fim de semana.
                                Os de serviço como fazem 5 dias por semana pelo menos 90 kms diarios, nunca a FAP deu noticias.
                                O particular actual, com as pequenas voltas que faz ao fim de semana, a maioria das vezes em nacional, nada de queixas.

                                As pessoas tendem a confundir muito fazer cidade com fazer poucos kms. Tenho colegas que fazem 30000 kms/ano apenas em cidade e nunca tiveram problemas de FAP. O problema é interromper a regeneração e não andar em cidade, embora seja feita de forma optimizada em ritmos de AE.
                                Aleluia! Até que enfim algo correto! Dizem-se e escrevem-se alarvidades sobre o tema!

                                Convém ainda lembrar que há sistemas FAP mais problemáticos que outros e que os da Aliança Renault/Nissan (para o autor do tópico) ainda são dos menos problemáticos.

                                De destacar também que as marcas que não usam Adblue (vem na AH desta semana) são cada vez menos!

                                Fico na dúvida sobre o que será mais caro: adicionar Adblue ou queimar mais gasóleo para o mesmo efeito?
                                Editado pela última vez por petrus; 02 January 2017, 11:29.

                                Comentário


                                  #17
                                  O adblue não serve para o mesmo efeito de queimar mais gasóleo, um serve para diminuir as emissões de partículas (FAP) e o outro para diminuir as emissões de oxidos de azoto (SCR).

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                    trepkos, 1000 escudos, menos mal! Se fossem 1000 euros seria bem pior!
                                    Era bom era

                                    Foram mesmo 1000 euros.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                                      esse tipo de condução não é indicada para nem para diesel nem gasolina tão pouco, e sim essa maneira de conduzir já é meio caminho andado para volta e meia teres problemas de fap e afins... e naturalmente para se dar as regeneração como deve de ser o carro ter de circular a uma velocidade igual a ou superior a 80km\h rotações acima das 2000rpms a rondar pelas 3000rpms durante um periodo entre 20 a 30 minutos, o problema é que a regeneração pode ocorrer a qualquer momento, muitos carros tem aviso para se saber outros não, por isso não convém abortar regenerações com muita frequência...

                                      no entanto dizes que fazes 60km's dia fazendo as contas dá uma média de cerca de 16000km's ano, mais uns tantos ao fim de semana e férias, a melhor opção é ponderares gasolina, e meter GPL, e poupas muitas dores de cabeça...


                                      Já dei por algumas vezes do FAP da minha Astra 1.6cdti regenar em cidade, com velocidades baixas e abaixo das 2000rpms.

                                      Depois faz +/- 500kms até nova regereção.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por verdiae Ver Post
                                        A ser assim o FAP só se torna bom para quem faz AE. Quando eu digo média de 50/60 km/h digo já incluindo as paragens em cruzamentos, semáforos,etc... Claro que no percurso chego a velocidades de 90 a 100 km/h e até mais mas tendo em consideração que se tratam de estradas secundárias, não dá para fazer estas velocidades constantes por mais de 4 a 5 minutos, apenas dá por pequenos picos, pois ou há transito ou há povoações. No meu caso poderei mesmo chegar aos 25 mil km ano e por isto torna-se mais vantajoso ser a diesel penso eu. Agora como pretendo comprar um usado, posso é apostar em veículos anteriores a 2007/2008 caso este problema da regeneração mesmo assim possa ser problemático nas minhas voltas
                                        Tentas justificar o diesel para a tua utilizaçao , porem os recentes diesel nao sao opçao e nao é vantajoso como tu pensas ser !

                                        Poupas no combustivel e vais gastar o que poupas te nos problemas inerentes do FAP .

                                        Como referiram existe alternativas muito melhores a GPL

                                        Comentário


                                          #21
                                          Tive o mesmo erro e o problema não estava no FAP mas sim nos injectores.

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Joaobernardo Ver Post
                                            Já dei por algumas vezes do FAP da minha Astra 1.6cdti regenar em cidade, com velocidades baixas e abaixo das 2000rpms.

                                            Depois faz +/- 500kms até nova regereção.
                                            Por acaso ia citar o mesmo post para dizer a mesma coisa...
                                            O meu só precisa de estar à temperatura normal de funcionamento do motor e atingir as 2000 rpm para iniciar a regeneração... depois de iniciada até a 1000 rpm regenera.
                                            Nunca me preocupei se está a regenerar ou não, quando chego ao destino desligo o carro e vou à minha vida.
                                            140.000 kms e, até agora, o FAP só se queixou quando o concessionário meteu o óleo errado no carro, na primeira revisão, depois disso nunca mais deu "sinal de vida".

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                              Tentas justificar o diesel para a tua utilizaçao , porem os recentes diesel nao sao opçao e nao é vantajoso como tu pensas ser !

                                              Poupas no combustivel e vais gastar o que poupas te nos problemas inerentes do FAP .

                                              Como referiram existe alternativas muito melhores a GPL
                                              Hoje em dia arranjas FAP a 200/300 euros para alguns modelos.
                                              Também podes limpar que normalmente resulta e é suficiente para mais uns bons kms.
                                              Também podes simplesmente retirar-lhe o "miolo" e "desligar eletronicamente", embora eu não seja propriamente "adepto" dessa opção.
                                              No meu carro, quase 8 anos e 140.000 kms, acho que já poupei bem mais no combustível do que o que custa um FAP... que por agora ainda está em condições...

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