Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Opel Corsa B 1.5D

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Opel Corsa B 1.5D

    Boas!

    Tenho um Corsa B de dois lugares que neste momento vou gastar algum € nele, o carro tem 200k km's desde que o tenho 4 anos quase nunca me deu nenhum problema, só faço revisões e troquei as velas.
    Primeiramente vou mandar pintar o carro e arranjar os pequenos pontos de ferrugem que tem. Vou-lhe mudar as quartelas, colocar o interior todo preto e alarme. Já tenho pneus novos para lhe colocar.

    Ora a ajuda que queria era a nível de o meter a puxar mais um bocado, antes disso não o quero meter a parecer um avião nem nada do gênero, queria só fazer ligeiras alterações para ganhar por volta dos 20cv. Algumas dicas?
    Depois os travões, já me disseram que os do GSI ou do Vectra são ventilados e são bem melhores e verdade? Neste caso como é que eu sei quais são os do Vectra que dão? Pois do GSI anda complicado arranjar.

    Cumprimentos
    Ricardo

    #2
    200 mil kms para esse motor não é nada está novo.
    Agora num motor 1.5 D esquece não dá para muito, ainda se fosse o 1.5 TD aí era outro assunto.
    E meter um turbo esquece esse motor não está preparado, as características internas não são iguais ao 1.5 TD, até podes meter vai andar bem assim como vai rebentar depressa...

    Comentário


      #3
      Antes demais obrigado pela rápida resposta.
      Pois meter turbo já sei que não da..
      Já pensei em comprar um motor td mas pode ser um tiro no escuro, este está impecável..
      Estava a pensar meter-lhe uma linha directa em inox... Ganho que 5cv?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por JRAC Ver Post
        Estava a pensar meter-lhe uma linha directa em inox... Ganho que 5cv?
        diria uns 10 cv

        Comentário


          #5
          Hmm já lhe dá alguma força, eu gosto do andamento do carro só não gosto e que ele demore tanto a desenvolver e que perca tanto a subir.

          De resto existe mais alguma modificação que possa fazer?

          Comentário


            #6
            A única mod que podes fazer aí é mesmo o swap, para um 1.5td ou um 1.7td (se der) Tirando isso não vale a pena mexeres nesse motor. Deixa-o estar de origem..

            Comentário


              #7
              Pois... O problema e arranjar um desses em condições..

              Comentário


                #8
                Tu tens um motor para fazer muitos kms ainda, eu tive um TD que devia estar a fazer uns 500 mil a rodar sem problemas.
                Sim um 1.5D é lento mas por outro lado a fiabilidade.
                Se te metes a inventar podes-te dar mal futuramente numa inspecção tanto com linhas directas ou com swaps ou turbos, pois isso dá direito a chumbo, basta o inspector ser rigoroso ou conhecedor.
                Uma coisa é trocar um motor 1.5 td por um 1.7 td que poucas diferenças tem, outra é meter um turbo ou colocar um motor com turbo num carro que de origem não tem.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por JRAC Ver Post
                  Pois... O problema e arranjar um desses em condições..
                  eu tive um desses durante muito tempo, realmente sou da opinião que não vale apena andar a inventar, pois não vais conseguir espremer mais do motor, mais vale manteres todo stock que vai durar muitos e bons km's sem te chateares, pode não ser um pocket rocket, mas é fiavel e é o que realmente interessa, se o vais arranjar, é deixar como está e não inventar...

                  arranjar um 1.5 TD dessa era em condições, esquece, quanto mais tinhas de comprar um e mandar recondicionar e o dinheiro investido já não compensava numa swap, por outras palavras já era mandar dinheiro fora, tendo um bom motor é de manter, rapidez não é tudo...

                  Comentário


                    #10
                    Lá está arranjar um em condições e um tiro no escuro..
                    E neste caso como já expliquei não é para ser rápido nem andar a fundo nem nada que se pareça, era só ver se dava para por uns cavalitos a mais para não morrer tanto é desenvolver um bocado melhor.
                    Estou a ver que a única coisa mesmo é a linha directa, neste caso também lhe vou tirar as jantes de ferro são menos alguns kg's ahahah só aqui já deve desenvolver mais ( estou no gozo xD )

                    Comentário


                      #11
                      Bem, já te disseram tudo.
                      Mas só para ressalvar, que arranjando um 1.5 ou 1.7 TD só interessaria se o tivesses como passar nas inspecções. Sem conhecimentos, nem vale a pena pensar, eles abrem-te o capot esquece.
                      Linha directa e um pouco de débito na bomba injectora acho que será a única coisa a mexer aí.
                      Olha que as jantes de ferro, pesam menos que as de liga leve. Quando tive o meu 1.5 TD mandei arranjar as 4 jantes originais (as de liga leve). Enquanto foram arranjar, pus umas iguais mas em ferro ( 165/65 r14), bem notei uma diferença grande em baixas. Se as originais não fossem tão engraçadas tinha posto umas de ferro.
                      Editado pela última vez por TheUndertaker; 01 January 2017, 18:08.

                      Comentário


                        #12
                        Obrigado pelos esclarecimentos ;)

                        Esta decidido faco-lhe a linha directa e não mexo mais... E uma pena estes motores não se conseguir mexer em nada...
                        Em relação aos travões alguém me pode ajudar?

                        Outra coisa, falaram-me num aditivo para colocar no depósito para limpar o circuito do motor para deitar menos fumo, aconselham ou não? Já li tanta coisa a dizer que sim e que não que não faço a minima..

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por JRAC Ver Post
                          Obrigado pelos esclarecimentos ;)

                          Esta decidido faco-lhe a linha directa e não mexo mais... E uma pena estes motores não se conseguir mexer em nada...
                          Em relação aos travões alguém me pode ajudar?

                          Outra coisa, falaram-me num aditivo para colocar no depósito para limpar o circuito do motor para deitar menos fumo, aconselham ou não? Já li tanta coisa a dizer que sim e que não que não faço a minima..
                          Na altura sei que muito pessoal falava nos discos do Vectra mas também nos do Astra F. Mas nada sei a esse respeito. No meu apenas pus uns ranhurados (não ventilados) com umas pastilhas melhores e notei muita diferença. Mas o teu deve ser antes de 1997, trava um pouco pior. Não sei até que ponto não valeria a pena pôr também um servo freio melhor (também de um Astra). Tenta primeiro os discos e pastilhas e depois se não ficares satisfeito mudas o servo freio.

                          Sobre o aditivo mal não faz. Eu de vez em quando metia um da Redex (ainda não havia os da Motul e os outros bons que há agora) e sempre me pareceu mais psicológico. Ao início parecia que o trabalhar ao ralenti até ficava mais certinho, mas na semana a seguir já parecia igual. Experimenta e vê.

                          Comentário


                            #14
                            A linha directa vai te trazer problemas com os azuis porque o carro fica com barulho de tractor e nunca na vida te vai dar 10cv. Abre um pouco a bomba injectora e mete um k&n de caixa e tira apenas a panela do meio, deves de andar perto dos 7/8 CV de ganho mas o carro vai ficar mais solto a subir de rotação e com uma condução mais agradável além de que são mudanças que praticamente não alteram a fiabilidade do motor.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por JRAC Ver Post
                              Obrigado pelos esclarecimentos ;)

                              Esta decidido faco-lhe a linha directa e não mexo mais... E uma pena estes motores não se conseguir mexer em nada...
                              Em relação aos travões alguém me pode ajudar?

                              Outra coisa, falaram-me num aditivo para colocar no depósito para limpar o circuito do motor para deitar menos fumo, aconselham ou não? Já li tanta coisa a dizer que sim e que não que não faço a minima..
                              Nem linha directa vale a pena.. vai fazer mais barulho e mais fumo e os ganhos são negligenciáveis..

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Kevincego Ver Post
                                A linha directa vai te trazer problemas com os azuis porque o carro fica com barulho de tractor e nunca na vida te vai dar 10cv. Abre um pouco a bomba injectora e mete um k&n de caixa e tira apenas a panela do meio, deves de andar perto dos 7/8 CV de ganho mas o carro vai ficar mais solto a subir de rotação e com uma condução mais agradável além de que são mudanças que praticamente não alteram a fiabilidade do motor.


                                Obrigado pela ajuda, pois tambem tenho essa opção de tirar a panela do meio.
                                Assim ainda gasto menos, a linha directa um colega meu tem uma em inox num Punto a gasolina e nem faz muito barulho.

                                Mas como dizes as alterações que dizes já ganho extras e não gasto nem um terço de com a linha directa.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por TheUndertaker Ver Post
                                  Na altura sei que muito pessoal falava nos discos do Vectra mas também nos do Astra F. Mas nada sei a esse respeito. No meu apenas pus uns ranhurados (não ventilados) com umas pastilhas melhores e notei muita diferença. Mas o teu deve ser antes de 1997, trava um pouco pior. Não sei até que ponto não valeria a pena pôr também um servo freio melhor (também de um Astra). Tenta primeiro os discos e pastilhas e depois se não ficares satisfeito mudas o servo freio.

                                  Sobre o aditivo mal não faz. Eu de vez em quando metia um da Redex (ainda não havia os da Motul e os outros bons que há agora) e sempre me pareceu mais psicológico. Ao início parecia que o trabalhar ao ralenti até ficava mais certinho, mas na semana a seguir já parecia igual. Experimenta e vê.
                                  Sim o meu é de 94, quando as vezes preciso de fazer aquelas travagens mais fortes dentro da cidade coitado dele... Só ainda não dei beijinhos a outros porque não calhou.

                                  Em relação ao aditivo recomendas algum?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por JRAC Ver Post

                                    Estou a ver que a única coisa mesmo é a linha directa, neste caso também lhe vou tirar as jantes de ferro são menos alguns kg's ahahah só aqui já deve desenvolver mais ( estou no gozo xD )
                                    jà q estamos no gozo,olha este video , o RISITAS até fala umas verdades :

                                    Editado pela última vez por ANTONIO850; 01 January 2017, 23:58.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Boas mais uma vez peço desculpa mas surgiram mais duas dúvidas.
                                      Sistema de arrefecimento posso melhorar de alguma maneira?
                                      Tenho amplificador(1000watts) e subwoofer(600watts) no carro e está na hora de mudar bateria, que é que compro? De quantos Ah?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por JRAC Ver Post
                                        Boas mais uma vez peço desculpa mas surgiram mais duas dúvidas.
                                        Sistema de arrefecimento posso melhorar de alguma maneira?
                                        Tenho amplificador(1000watts) e subwoofer(600watts) no carro e está na hora de mudar bateria, que é que compro? De quantos Ah?
                                        Se o consumo é elevado devias era meter um alternador de maior capacidade senão pode dar-se o caso de a bateria só carregar quando o som estiver desligado.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Hmmm ok vou mudar o alternador também. E bateria que aconselham?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por JRAC Ver Post
                                            Hmmm ok vou mudar o alternador também. E bateria que aconselham?
                                            Antes de trocares o alternador podes facilmente verificar se o actual é suficiente.

                                            Ligas o som, luzes, etc (tudo e mais alguma coisa) e depois nessa situação verificas se o alternador está a dar conta do recado ou se está a haver maior consumo do que o que é produzido.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
                                              Antes de trocares o alternador podes facilmente verificar se o actual é suficiente.

                                              Ligas o som, luzes, etc (tudo e mais alguma coisa) e depois nessa situação verificas se o alternador está a dar conta do recado ou se está a haver maior consumo do que o que é produzido.
                                              Obrigado vou ver isso com o meu mecânico.

                                              Tive a pesquisar e pelo que vi o radiador dos 1.5/1.7td são maiores compensa meter um no meu para refrigerar melhor? Tenho um colega meu que tem um a venda...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por JRAC Ver Post
                                                Obrigado vou ver isso com o meu mecânico.

                                                Tive a pesquisar e pelo que vi o radiador dos 1.5/1.7td são maiores compensa meter um no meu para refrigerar melhor? Tenho um colega meu que tem um a venda...
                                                Tens problemas de aquecimento no teu? Se tiveres podes ter alguma anomalia no sistema.

                                                É normal que no pico do verão parado em filas de trânsito o ponteiro suba um pouco e a ventoinha dispare algumas vezes. Desde que o termóstato e ventoinha funcionem correctamente, e que o sistema não esteja entupido com ferrugem e tapa-fugas, então não há motivos para preocupação.

                                                Comprar radiador usado normalmente não é boa ideia porque pode estar todo podre por dentro e ninguém saber.

                                                Pode ser mais barato de inicio mas depois há que somar a mão de obra de o meter, de passado pouco tempo tirar, de meter um novo, o preço de um novo, o anticongelante que se perde com essas mudas, etc

                                                Esse tipo de coisas costuma ser melhor comprar novo e ficar descansado.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Eu tenho corsa b 1.5d aqui por casa e conta com 320kkm. O motor e embraiagem são de origem apenas tem cuidado com os apoios do motor que tem tendência a partir, do lado direito junto à caixa do filtro do ar.

                                                  Não te ponhas com invenções nesse motor. Foi feito para gastar pouco, não para andar.

                                                  É um carro lento, que trava mal e curva mal

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por JRAC Ver Post
                                                    Obrigado vou ver isso com o meu mecânico.

                                                    Tive a pesquisar e pelo que vi o radiador dos 1.5/1.7td são maiores compensa meter um no meu para refrigerar melhor? Tenho um colega meu que tem um a venda...

                                                    Nao sei onde viste nem quem te disse isso mas é completamente errado...

                                                    1.7TD só nos Astras e Vectras... e esses têm radiador mais pequeno devido ao intercooler estar situado precisamente ao lado do radiador

                                                    tendo tu um 1.5D dificilmente terás aquecimento a puxar por ele... apenas em para arranca depois de um bom bocado...

                                                    mas podes sempre por um termostacto de 72ºC e uma valvula do radiador para disparar aos 92,5ºC a 1ª vel. e aos 97,5ºC a 2ª vel. da ventoinha... com isto, em andamento o ponteiro andará entre os 88 e os 90ºC e parado dificilmente passa dos 95ºC

                                                    travões, podes meter "N" bombas de travão... desde Vectra B (eu fiz isso...) Meriva, Astra, etc... eu meti da Vectra B... passei de 236mm maciços para 256mm ventilados... mas também tinha ABS no meu TD

                                                    Atenção ás baterias que coloques no teu Corsa.... tem atenção ao tamanho.... soube de alguns casos que por bateria de dimensões diferentes, aquilo fez contacto na chapa do carro e deu em incêndio

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por MrDS Ver Post
                                                      Atenção ás baterias que coloques no teu Corsa.... tem atenção ao tamanho.... soube de alguns casos que por bateria de dimensões diferentes, aquilo fez contacto na chapa do carro e deu em incêndio
                                                      Correcto, eu tive um corsaB comercial e uma vez tive de voltar à loja para trocar a bateria pois a que tinha comprado era alta e quando fechava o capot ele tocava no borne da bateria.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Hmmm obrigado por tudo.

                                                        Por acaso não acho que curve assim tão mal...

                                                        Em relação aos travões que tenho de comprar?
                                                        Pinças, suporte das pinças, óleo, calços e discos??

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Não não tenho nenhum problema de refrigeração.. somente o normal, para arranca e quando é muito íngreme a estrada, e com algum tempo de subida.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por JRAC Ver Post
                                                            Hmmm obrigado por tudo.

                                                            Por acaso não acho que curve assim tão mal...

                                                            Em relação aos travões que tenho de comprar?
                                                            Pinças, suporte das pinças, óleo, calços e discos??
                                                            Sugiro que não faças nada, deixa estar tudo de origem. Vai juntando o dinheiro que ias gastar e mais tarde compras um carro com outra pedalada e mais moderno que supera esse mesmo que lhe fizesses alterações.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X