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Segmento C, o meu comparativo

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    [Comparativo] Segmento C, o meu comparativo

    (Paciência, muita paciência que isto é looooongo)

    Nos últimos meses tenho tido oportunidade de experimentar e usufruir de contactos mais prolongados com uma série de veículos, sobretudo segmento C.
    Não são curtos test-drives, mas sim, possibilidade de conduzir, pelo menos, durante 1 dia inteiro, cobrindo 2-3 centenas de quilómetros em múltiplos cenários de cada vez. Alguns deles conduzi-os mais que uma vez.
    Permitiu ter uma percepção mais completa do que é e vale o automóvel em vez de um curto test-drive.
    Antes que a memória comece a pregar partidas, como já começou a acontecer com um dos veículos que irei mencionar, decidi efectuar um registo pessoal sobre a minha interacção com estes veículos.
    É provável que ainda possa ou consiga experimentar outros, e em devida altura actualizarei o tópico.

    Isto poderá parecer uma salganhada, porque teremos premium misturado com não-premium, hatch com carrinha e crossover.
    Mas está tudo dentro do segmento e acabam todos por ter os mesmos propósitos na vida.
    Nem sei se os níveis de equipamento são comparáveis ou não, mas pelo que deu para verificar, eram tudo versões intermédias. Não havia mega-rodas, suspensões pipi ou outros gadget que se destacassem.
    Todos eles tinham entre 2-3 meses até 1 ano de vida (o mais antigo era do final de 2015).

    O único aspecto em comum é o facto de ser tudo diesel. O incontornável e aborrecido diesel.

    É um comparativo, mas acaba por ser mais um recolher de notas sobre o que apreciei e ou não apreciei sobre estas criaturas.
    Sempre dá para comparar experiências.

    As criaturas:

    Alfa Romeo Giulietta 1.6 JTD (fiquei na dúvida se é o de 120cv. Matrícula RO, passou-me completamente ao lado que este modelo tinha sido actualizado à pouco tempo e que tinha levado com o 1.6 de 120cv, pelo que nem confirmei se era ou não. Alguém que me confirme)


    Audi A3 1.6 TDI Sportback



    BMW 116d



    Ford Focus 1.5 TDci (não sei especificar se era de 95 ou 120cv. O de 95 vende-se cá?)



    Nissan Qashqai 1.5dci



    Seat Leon 1.6 TDI ST



    VW Golf 1.6 TDI





    O Alfa Giulietta e o BMW 116 acabaram por ser os que tive oportunidade de explorar de forma mais completa, fosse pelo tipo de percursos, fosse pelos ritmos adoptados, uma das vantagens de se andar sozinho nos carros.

    Relativamente ao Focus, não vou conseguir referir nada sobre o motor. Já passaram 2-3 meses, e sinceramente, qualidades ou defeitos do motor, varreram-se completamente da memória. Não houve nada que se destacasse para ficar registado.
    Tenho de ver se me cruzo com ele em futura oportunidade. Foi uma das razões pelas quais quis criar este tópico, de modo a que estas experiências não se percam no futuro.

    E começando precisamente pelos motores, pessoalmente não sou fã de diesel. Sobretudo em cilindradas baixas, onde estes pequenos motores são no geral desagradáveis de usar.
    Soam mal a qualquer rotação, amorfos a baixos regimes, e no geral, não são fãs de abusos. Deixem-nos estar nos médios regimes que é onde se sentem bem.

    O 1.6 TDI dos Seat, Audi e VW são os que melhor encaixam neste cliché. Fiquei sempre com a percepção de serem os mais anémicos até chegarmos ao pico de binário, e também não são fãs de regimes elevados.

    O 1.5 DCI foi uma surpresa mais agradável. Sendo o Qashqai o mais pesado deste grupo, estava à espera de algum sofrimento por parte do motor, mas não.
    Melhor em baixas que o 1.6 TDI e subida de regime com mais vivacidade e maior progressividade.

    O Alfa e o BMW posso ter ficado com uma percepção distorcida do desempenho do motor, pois existe um modo Dynamic e Sport que contribui imenso para a forma como o motor entrega o que tem para dar, onde acelerador e resposta do motor é potenciada e muito mais imediata.
    O 3 cilindros da BMW é particularmente vivaz e rotativo, e acabou por ser o motor que mais apreciei, mas o 1.6 do Alfa não lhe fica atrás, com excelente resposta a qualquer regime.

    Dito isto, aposto que tiraria mais gozo e seria uma experiência mais rica ter a oportunidade de comparar com os pequenos turbo gasolina que maior parte destes carros trazem.

    ---------------

    No que toca a condução e dinâmica, Alfa e BMW novamente destaco-os pelo facto de terem o Dynamic e Sport, que coloca os comandos com uma disposição bem mais ao meu gosto, de respostas mais precisas e imediatas aos meus inputs. Acabam por ser os meus preferidos, e os modos "normais" que eles possuem são rapidamente esquecidos.

    Os irmãos MQB, por partilharem tanto entre eles, poderiam ter os mesmos vícios e virtudes, mas acaba por haver algumas nuances.
    Estaria à espera de que o Leon, sendo o "latino" e com imagem mais dinâmica entre os três fosse o mais acutilante, mas revelou ser precisamente o inverso.
    Nota-se sobretudo na direcção. Não só é mais leve, como parece existir alguma imprecisão e folga nos primeiros momentos após virarmos o volante.
    Reduz a confiança inicial quando estamos a atacar uma curva de forma mais animada. Parece haver uma latência entre o input e correspondente acção nas rodas.
    Só como comparação, o feedback que recebo da direcção do Qashqai num ataque inicial a uma curva, inspira mais confiança do que o Leon.

    O Qashqai também está bem resolvido no tacto e precisão dos comandos. É fácil pegar naquela criatura e atacar qualquer estrada. Inicialmente inspira confiança. O problema é o depois...
    Acaba por ser o que perde mais facilmente a compustura, sobretudo quando o ritmo anima e a estrada se deteriora. Por vezes parece que acabámos de encontrar mar crispado em vez de asfalto deteriorado.

    Entre o Golf e o A3 não notei diferenças. São muito similares. Teria de conduzir um imediatamente a seguir ao outro, em cenários mais variados, para perceber alguma nuance, pelo que a perceptível diferença destes para o Leon acabou por se destacar.
    Também Golf e A3 apresentam melhor controlo dos movimentos da carroçaria que o Leon. São bastante precisos no que fazem, mas também não convidam a explorar mais e não cativam por aí além.

    O Ford toma muito bem conta de si, e, a meu ver, está lá em cima ao pé do BMW neste capítulo. Dá gozo explorar o Focus. Excelente resposta dos comandos, suspensão sempre em cima do acontecimento, inspira confiança quando aumentamos ritmo. Todo o carro está bem resolvido.
    Faltou experimentar o Focus em algumas das estradas onde andei com o série 1 e, sobretudo, o Giulietta para cimentar totalmente a minha opinião sobre o comportamento do carro.

    Foi o que aconteceu com o Giulietta. Destes todos foi o que tive mais oportunidade de ir para lá do razoável. Devido a uma série de circunstâncias, acabei por ficar sozinho com ele numa qualquer estrada de montanha, imperfeita, estreita e enrolada em grande parte do percurso.
    Nenhum destes carros é um desportivo, pelo que não é de esperar que brilhem quando decidimos ir perto dos limites ou aos limites.
    E o Giulietta, quando me estiquei mais, chegamos a um limite no qual parece que fica incapaz de lidar com o que lhe estamos a pedir. Tive momentos em que o chassis parecia não ter resposta para lidar com as imperfeições da estrada, nem a conseguir conter os movimentos da carroçaria.
    Tivesse oportunidade de efectuar o mesmo percurso com os outros, e provavelmente chegaria à conclusão que nenhum deles é um carro 10/10.
    Mas a 7-8/10, série 1, Focus, e Giulietta acabam por ser os mais interessantes e motivantes de explorar.

    O Qashqai é o mais assustador a ritmos elevados. Exige talvez o maior tempo de habituação para nos sentirmos à vontade com o adornar e "oscilações" extra da carroçaria.
    Isto vindo de mim, claro. Que tenho um Swift Sport rijo que nem cornos, não-adorna e que aprecio criaturas rasteiras e mais especializadas como os MX-5 e MR-2 que cheguei a ter.

    -----------------

    Aos limites inferiores do Qashqai contraponho como o mais confortável. E apenas pelo banco que trás.
    Tem os bancos mais "fofinhos" e mais amigos de longas permanências ao volante. A suspensão de curso mais longo ajuda em parte, mas com tanto movimento de carroçaria que gera, acaba por ter o efeito oposto. Acaba por ser a criatura que mais sacode os ocupantes.
    Restantes são razoavelmente confortáveis. Complacentes q.b.. Uns mais duros que outros, mas nada de grandes diferenças. Boas regulações de banco e volante, a permitirem encontrar uma boa posição de condução em todos eles.

    -----------------

    Rebarbas assassinas, materiais duros e que se pelam foi coisa que não andei a explorar.
    No entanto havia diferenças consideráveis na robustez das fixações e, logo, na presença de ruídos parasitas.
    Algo que estou bastante habituado no meu Swift, que vai a caminho dos 7 anos, e foi projectado para ser baratucho na linha de produção, mas que não esperaria encontrar um rival à altura na produção de ruídos, de concepção mais recente, um segmento (e meio) acima, e com menos de 6 meses de vida.

    Oh sim, refiro-me ao ©rossover...
    Todos eles deparando-se com uma estrada de paralelos apresentam ruídos parasitas. Coisas pequenas, basta estar atento. Mas o Qashqai demarca-se imenso do pack.
    Querem testar a sério a qualidade da montagem? Descer a D.Carlos I, em Lisboa. É como se tivéssemos a seguir o rasto de umas lagartas numa estrada de terra batida.
    Provoca todo o tipo de vibrações, com o carro permanentemente aos saltinhos, sem conseguir lidar com a frequência das irregularidades.
    E no interior, tudo acaba por abanar.

    Se nos outros, o ruído do movimento da suspensão acaba por se destacar, no Qashqai é o ruído dos plásticos no interior que domina o ambiente.
    Não faz sentido algo tão recente como o Qashqai apresentar aquele nível de "interferências acústicas".

    O Focus é melhor nesse aspecto, e os alemães, incluíndo o Leon, estão num patamar superior. Patamar onde também coloco o Giulietta.
    Os italianos podem ter a fama, mas fiquei agradavelmente surpreendido com a robustez do Giulietta no geral, apesar de ser o modelo de concepção mais antiga.

    ---------------------

    Tive oportunidade para interagir com uma série de sistemas de infotainment, com os écrans tácteis a dominar a cena, e apenas confirmei aquilo que já adivinhava.
    Écrans tácteis num automóvel deixam mesmo muito a desejar.
    Distraem muito mais, temos de desviar o olhar da estrada durante mais tempo, e obrigam a movimentos muito mais precisos para acertar nas opções certas.
    Com botões físicos, é mais fácil criar memória e automatismo de movimentos, e com o hábito, metade das vezes já nem é necessário olhar para onde está o botão. Da mesma forma que estou aqui a teclar sem tirar os olhos do écran, sendo desnecessário olhar para o teclado.

    Com muitos aninhos de web design em cima, o design de interfaces faz parte do território, e questões como rapidamente navegar para a "página" certa, ou efectuar de forma concisa e rápida determinada função são aspectos que valorizo bastante.
    O interface não tem apenas de ser apelativo, tem de ser intuitivo. E para mais, quando temos de interagir com eles num veículo em movimento.
    Algo que falha em grande parte destes automóveis.

    É certo que não pude testar de forma mais aprofundada cada um dos sistemas. E seria necessário muito mais que umas linhas de texto como estas para discutir este assunto.
    Mas rapidamente passei a detestar aquilo que o Focus trazia. Falta de "focus" é o que o caracteriza. É difícil navegar e interagir com aquilo. Vamos esquecer que existe.
    Logo a seguir o sistema do Qashqai também não deixa muitas saudades.

    No geral, maior parte destes modelos traziam teclas de atalho a ladear o écran o que ajuda a encontrar mais facilmente o que procuramos, e nesse aspecto dentro dos MQB, apreciei o do Leon mais que o do Golf e do A3.
    Este mix entre botões e écran táctil acabou por funcionar razoavelmente bem.
    Escolher uma estação de rádio no Leon acabou por ser o mais fácil, com botões grandes a não necessitar de tanta precisão na pontaria, formados em parte pelos logos das radios, o que mais ajudava na identificação das mesmas.

    O Giulietta trazia um écran muito pequenino e pouco interagi com ele. Deixemo-lo de parte até uma próxima oportunidade de contacto mais prolongada.

    Mas de todos os sistemas, aquele que me permitiu efectuar tudo de forma fácil e eficaz sem haver nenhuma necessidade de enfiar o dedo pelo écran adentro, foi o série 1.
    O i-drive pode ter sido polémico no passado, mas foi o que mais rapidamente me adaptei. Não temos de fazer pontaria a nada, não temos de tirar os olhos em demasia da estrada, é só rodar a rodinha e clicar. Siga...
    O A3 tem um comando semelhante, mas demorei mais tempo a adaptar-me e o posicionamento do dito, imediatamente atrás do manípulo da caixa, levava a que por vezes carregasse em algumas teclas acidentalmente. Um erro ergonómico.

    -----------------

    Andei praticamente sempre no lugar do condutor, pelo que não pude verificar condições de acessibilidade e habitabilidade em todos eles.
    Mas existem coisas que são óbvias, como o série 1 continuar a ser um desastre épico para os ocupantes traseiros. Seja para entrar ou para sair do carro e é o que tem as piores cotas.

    Os restantes é mais pacífico.
    Como seria de esperar as carrinhas aqui presentes têm a bagageira maior.
    A Leon ainda tem bastante espaço aproveitável por debaixo do piso da bagageira, o que deu muito jeito na altura.
    A bagageira dos hatchs é razoável, assim como a do Qashqai, que é um pouco melhor.

    O Giulietta provocou alguma perplexidade nos que foram para o banco de trás, quando tentaram abrir a porta traseira e não encontravam o manípulo da porta. Ainda deu para gozar um bocado com a situação.
    O Qashqai trazia tecto panorâmico. Foi um dos que conduzi por diversas vezes, e por incrível que pareça, foi o único carro deste grupo que recebeu elogios por parte dos passageiros que iam nele.
    Existe mesmo um encanto qualquer "crossoveriano". Felizmente sou imune.
    Mesmo o "good feel factor" de que os acusam, passa-me completamente ao lado.

    ------------------

    Visibilidade para a frente no geral é boa em todos eles.
    O problema é quando queremos olhar para trás. E os pilares A...

    No caso do Qashqai problemático mesmo. Os pipipi e a câmara 360, acabam por ser uma necessidade e não um gadget. Visibilidade traseira é má, mesmo má, devido à reduzida altura da área vidrada. Bom para as proporções externas, mas mau para quem quer ver de dentro para fora.
    A posição sobreelevada de condução também não traz vantagens nenhumas, quando o trânsito à nossa volta é maioritariamente constituido por carrinhas comerciais e outros crossovers e SUV's.

    Umas das minhas críticas favoritas, o posicionamento dos pilares A, também o Qashqai acabou por se demarcar devido a um episódio.
    Num determinado momento, o pilar A do lado esquerdo conseguiu tapar totalmente um Smart 4/2. Num cruzamento. Evitei o acidente por uma nesga. Tanto eu como o Smart conseguimos parar a tempo, com a alta frente do Qashqai a centímetros da lateral do Smart...
    O Leon é o que apresenta melhor visibilidade. O que ajuda bastante em manobras de estacionamento, apesar de também vir com sensores de aproximação.

    -----------------

    Em conclusão, foi muito porreiro experimentar criaturas que nunca tinha conduzido.
    Não são definitivamente o meu tipo de carro, mas para o papel que eles têm de executar, as características deles são adequadas.
    As críticas negativas que faço são transversais À indústria, nomeadamente visibilidade e interface.

    Quem realmente gosta de fazer gostinho ao pé, deste grupo apreciei especialmente o série 1, Focus e Giulietta.
    Não entusiasmam pela performance, nem pelas mecânicas (gostaria de ter oportunidade de comparar com os pequenos ottos sobrealimentados) mas estão bem resolvidos ao nível dos comandos e dinâmico, e no caso do 1 e Giulietta, a possibilidade de potenciar a resposta dos comandos e motor torna-os mais interessantes do ponto de vista de condução.
    O motor do Focus é uma incógnita.... nem após escrever este longo texto, que, por associação de ideias, poderia trazer alguma luz sobre o assunto, me recordo de nada acerca das qualidades ou características do motor!

    A3 e Golf não entusiasmam em nenhum capítulo. Bem construidos, robustos, com boa apresentação, eficazes. Objectivamente bons, mas carecem de carga emocional.
    O Leon parece ser uma versão mais "flácida" destes dois. Curiosamente, dá-lhe um pouco mais de carácter, eheheh.

    Para longas distâncias, de preferência em estradas abertas, com poucas irregularidades (para evitar o bambolear da carroçaria e os ruídos no interior), o Qashqai revelou-se o mais adequado a esse tipo de utilização, graças aos bancos mais confortáveis deste grupo.

    Interessante era o contraste após estar horas a conduzir um qualquer destes veículos e depois voltar a pegar no Swift Sport.
    Parecia levar uma injecção de adrenalina no sistema, dado o Swift ser muito menos filtrado que estas criaturas, com comandos mais pesados e de resposta mais directa, suspensão rija e muito maior agilidade. Só estragando o cenário a posição de condução demasiado elevada, e a impossibilidade de regular o volante ou baixar mais o banco.
    Só por pura necessidade de espaço consideraria visitar este segmento para uma futura aquisição. Até lá, FUN, criaturas pequenas e leves, e espero que novamente rasteirinhas, continuarão a ser as prioridades.

    #2
    Belo contributo!

    Desses em caso de substituição obrigatória do Swift, qual seria eleito?

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      #3
      Grande testamento, mas com a qualidade que nos habituaste!

      Claro que não és isento (ninguém é), mas reafirmo a questão do Ribsan de outra forma: se tivesses que ficar com um deles como carro diário, qual escolhias?

      Comentário


        #4
        O Giulietta deveria ser de 120.

        Julgo que deixou de estar disponível o de 105 cv.

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          #5
          Tudo muito giro. Mas anda 160.000 kms com eles em 3 anos e depois vem cá contar

          Comentário


            #6
            Muito Bom Post !

            Uma avaliação não exaustiva e subjectiva mas muito interessante.

            Destaco o facto de ter sido feita por alguém que gosta de conduzir e por não teres falado de consumos

            Comentário


              #7
              Bom tópico, bem escrito e focado.

              Por motivos profissionais tb ando muito com carros alugados, sou capaz de aproveitar este tópico para ir "despejando"aqui essas experiências.

              Também já conduzi todos esses modelos e não fujo em praticamente nada o que descreves.

              Achei tb muito curiosa a descrição do QQ pois já descrevi o mesmo aqui nos fórum em outros tópicos. A qualidade de construção e montagem é assustadora (e falamos de carros praticamente novos!!!). O que usei a folga na cx de velocidades era impressionante...

              Impressionante é surpreendente foi tb o 1.5dci, tb peguei nele com alguma frustração e foi a melhor surpresa que trouxe dessa experiência.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por AlexKarelin Ver Post
                Muito Bom Post !

                Uma avaliação não exaustiva e subjectiva mas muito interessante.

                Destaco o facto de ter sido feita por alguém que gosta de conduzir e por não teres falado de consumos
                Mas olha que os consumos, principalmente em carros alugados, é algo que valorizo bastante.

                Normalmente tenho que apanhar avião a seguir e não te conto já o número de vezes que entrego o tanque por encher à pala da pressa...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                  Achei tb muito curiosa a descrição do QQ pois já descrevi o mesmo aqui nos fórum em outros tópicos. A qualidade de construção e montagem é assustadora (e falamos de carros praticamente novos!!!). O que usei a folga na cx de velocidades era impressionante...

                  Impressionante é surpreendente foi tb o 1.5dci, tb peguei nele com alguma frustração e foi a melhor surpresa que trouxe dessa experiência.
                  Subscrevo, excelente motor, péssima caixa, qualidade de construção muito fraca.

                  Mas, de qualquer forma, como já várias vezes o disse, o meu carro preferido não só deste segmento como de todos é o Golf, especialmente a carrinha, porque é tipo canivete suíço.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                    Bom tópico, bem escrito e focado.

                    Por motivos profissionais tb ando muito com carros alugados, sou capaz de aproveitar este tópico para ir "despejando"aqui essas experiências.

                    Também já conduzi todos esses modelos e não fujo em praticamente nada o que descreves.

                    Achei tb muito curiosa a descrição do QQ pois já descrevi o mesmo aqui nos fórum em outros tópicos. A qualidade de construção e montagem é assustadora (e falamos de carros praticamente novos!!!). O que usei a folga na cx de velocidades era impressionante...

                    Impressionante é surpreendente foi tb o 1.5dci, tb peguei nele com alguma frustração e foi a melhor surpresa que trouxe dessa experiência.
                    Por motivos mais pessoais do que profissionais, tambem tenho circulado com alguns carros alugados, e nao consegui encontrar 1 topico aqui no tasco que fosse de encontro a essas experiencias.
                    Assim sendo, de segmento C, como ja fui relatando aqui e ali, andei recentemente com um Focus 1.0 Ecoboost 125cv Auto e depois com um Hyundai i30 1.6 CRDi 128cv.

                    Do Focus retive que era bastante bebado, mas nao fiquei surpreendido.
                    Chassis com o dinamismo habitual na Ford, solidez geral sem nada a apontar, mas achei que os materiais do interior podiam ser um pouco melhores que os do meu Fiesta mk7 de 2009.
                    O motor, apesar de pequeno, era bastante interessante. Gostava de voltar a experimentar com caixa manual, visto que a caixa automatica pode ter filtrado algumas coisas.
                    E uma opcao competente dentro do segmento, como ja o eram as versoes anteriores. Espaco com fartura, mesmo no hatchback, mas nao sei se seria primeira escolha.

                    Em relacao ao Hyundai, agradavel surpresa.
                    Conheco de perto varios Kias, mas Hyundai foi uma relativa novidade (apesar das marcas serem "irmas").
                    Muito equipamento, mesmo numa versao que deduzo ser de entrada, como e apanagio dos coreanos.
                    Espacoso e confortavel, com materiais aparentemente razoaveis.
                    O motor cumpriu bastante bem (percursos variados, entre nacional e AE), tendo sido mesmo o ponto mais positivo do tempo em que conduzi este carro.
                    Apenas a caixa (de 6 velocidades) me pareceu poder ser melhorada.

                    Nunca conduzi um QQ, mas como tambem disse recentemente num topico de auxilio a uma compra, e um modelo que globalmente parece satisfazer os donos.
                    O que conheco mais de perto e um 1.2 DIG-T, que anda o suficiente.
                    Nao creio que alguem compre um SUV desses para andar nos limites ou sequer perto disso...
                    Seria claramente uma das minhas opcoes. Foi o pioneiro e talvez por isso parece continuar a estar um passo a frente da concorrencia desse sub-segmento.

                    Apenas uma ultima nota para a referencia a "estrada ideal para testar montagem":
                    O meu Fiesta faz muitas vezes a D. Carlos I, e sim, a fraca montagem nota-se bem...So que tambem faz estradas/caminhos ainda piores
                    Ja tenho ruidos parasita de estimacao praticamente desde que tenho o carro, particularmente um proveniente do pilar anterior direito, que em AE so se cala dando la uma pancada
                    Editado pela última vez por Scientist; 06 January 2017, 13:28.

                    Comentário


                      #11
                      Concordo com bastante do que foi dito. Adquiri à uns mesitos uma carrinha do segmento C e também andei a experimentar umas coisas.
                      Devo dizer que os motores Diesel de 100/130cv sabem a pouco nestes veículos. Se calhar eu estava mal habituado... e o carro anterior não era propriamente potente.

                      Comentário


                        #12
                        Gostei bastante de ler.
                        Tendo eu um Mini que é primo próximo do S1, revi-me bastante na análise do motor e sistema mutimédia, tendo eu outro carro em que o sistema multimédia é de ecrã táctil pensei que o do Mini ia ser uma treta, mas depois de usar uma semana já preferia este de longe e o sistema de comandos por voz funciona muito bem e surpreendeu-me.
                        Eu também tenho um QQ mas da versão anterior já restyling e faz-me confusão como a Nissan pode ter regredido tanto em termos de qualidade de montagem do carro, pois no meu só costuma aparecer um barulho parasita e é na pala que tem sobre o conta-quilometros mas que ao fim de uns km não sei bem porquê, até tem tendência a desaparecer e o carro até que anda por algumas más estradas, o design interior do carro é horrível e ultrapassado mas pelo menos está bem montado.

                        Fico à espera de ler mais uns relatos!

                        Comentário


                          #13
                          O post está giro, sim senhor. E é interessante.

                          Agora não tenho muito tempo, mas não concordo com tudo o que escreveste, principalmente na questão dos motores.

                          Os que gostaste mais são precisamente aqueles que acho piores.

                          O motor do Série 1 é muito fraco na contenção das vibrações e o 1.6 Mjet é excessivamente pontudo e ruidoso.

                          O motor 1.5 TDCI do Focus é o mais refinado. A seguir, o TDI, que também é consideravelmente refinado e elástico. Neste ponto, destaque-se que faz mais barulho no Leon do que no Golf e A3.

                          Na dinâmica, o Focus e o Giulietta são os mais divertidos, mas o Giulietta é bastante castrado pelo ESP. Não noto diferenças entre o Leon e o Golf, a não ser quando se trata de versões diferentes.

                          Comentário


                            #14
                            E tal como referi, uso este tópico pra deixar as minhas impressões dos carros que alugo.

                            O de hoje e para os próximos dois dias é uma Astra Exclusive, 1.6cdti 136cvs de 06/2015.

                            É o modelo anterior ao actual e, porventura, um dos carros de aluguei com mais kms que alguma vez levantei, 40000kms.

                            Quando o levantei no aeroporto, a primeira impressão foi: "- Q estranho... tão antigo, tão estafado! Devem ter sido 40000kms de muito "carinho"..."

                            Quando vi que era de 06/2015, fiquei surpreendido.

                            Assim que pus a trabalhar, toca a emparelhar o tlf. Bastante fácil e rápido. Há bem mais complicados...

                            Mal arranquei recordei me das mas características destes cdti/jtd, péssimas baixas... parei de imediato para ir ver a descrição do motor que vem na chave! O meu pânico era que fosse a mer.da do 1.3cdti!

                            Mas não, era uma motorização que ao conhecia... 1.6cdti com 136cvs... nunca tinha ouvido falar deste motor.

                            Hoje fiz lhe cerca de 600kms, amanhã serão menos e na quinta somarei outros tantos.

                            Os 136cvs e a força nos médios regimes prometiam bastante mais do que afinal este motor acaba por oferecer. Uma caca em baixas, forte nos médios regimes e outra vez abaixo das expectativas quando começas a subir de regime mesmo em mudanças mais altas.

                            Acelerações medianas e velocidade de ponta estabilizada anda nos 180/190, com alguma geografia favorável chegou aos 220 de ponteiro.

                            Comportamento: certinha e composta, não tem excesso de borracha (jante 16"). Notava se que ou os pneus já foram mais redondos ou a direcção precisa ali de um alinhamento (maus tratos adivinham se).

                            Mas como disse, muito composta, nada de bamboleos patetas na direcção e a suspensão muito cumpridora e competente.

                            Gulosa para o que anda, fez me média acima dos 9l no final do dia de hoje. Achei pouco espaçosa, principalmente nos bancos de trás após eu ajustar o meu banco nas minhas medidas.

                            Deixo vos os dados do CB após o primeiro trajecto do dia (aeroporto Lx -> Loulé).

                            IMG_0364.jpg

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                              E tal como referi, uso este tópico pra deixar as minhas impressões dos carros que alugo.

                              O de hoje e para os próximos dois dias é uma Astra Exclusive, 1.6cdti 136cvs de 06/2015.

                              É o modelo anterior ao actual e, porventura, um dos carros de aluguei com mais kms que alguma vez levantei, 40000kms.

                              Quando o levantei no aeroporto, a primeira impressão foi: "- Q estranho... tão antigo, tão estafado! Devem ter sido 40000kms de muito "carinho"..."

                              Quando vi que era de 06/2015, fiquei surpreendido.

                              Assim que pus a trabalhar, toca a emparelhar o tlf. Bastante fácil e rápido. Há bem mais complicados...

                              Mal arranquei recordei me das mas características destes cdti/jtd, péssimas baixas... parei de imediato para ir ver a descrição do motor que vem na chave! O meu pânico era que fosse a mer.da do 1.3cdti!

                              Mas não, era uma motorização que ao conhecia... 1.6cdti com 136cvs... nunca tinha ouvido falar deste motor.

                              Hoje fiz lhe cerca de 600kms, amanhã serão menos e na quinta somarei outros tantos.

                              Os 136cvs e a força nos médios regimes prometiam bastante mais do que afinal este motor acaba por oferecer. Uma caca em baixas, forte nos médios regimes e outra vez abaixo das expectativas quando começas a subir de regime mesmo em mudanças mais altas.

                              Acelerações medianas e velocidade de ponta estabilizada anda nos 180/190, com alguma geografia favorável chegou aos 220 de ponteiro.

                              Comportamento: certinha e composta, não tem excesso de borracha (jante 16"). Notava se que ou os pneus já foram mais redondos ou a direcção precisa ali de um alinhamento (maus tratos adivinham se).

                              Mas como disse, muito composta, nada de bamboleos patetas na direcção e a suspensão muito cumpridora e competente.

                              Gulosa para o que anda, fez me média acima dos 9l no final do dia de hoje. Achei pouco espaçosa, principalmente nos bancos de trás após eu ajustar o meu banco nas minhas medidas.

                              Deixo vos os dados do CB após o primeiro trajecto do dia (aeroporto Lx -> Loulé).

                              [ATTACH]139775[/ATTACH]
                              coincidência das coincidências , ontem á noite também fiz uns km numa astra exatamente com o mesmo motor , exatamente do mesmo modelo e exatamente do mesmo ano !

                              Por acaso era um veiculo que não me dizia nada e até fiquei bastante agradado !

                              Direção um pouco vaga , "comandos" bastante leves ( nada a ver com o meu 120d ) mas é o que se espera de um carro familiar e os consumos também , pensei que fosse menos gastadora ( marcava 6.4 em 22.000 km mas nos km que andei também gastou bem ( não andei a pastar nem a trabalhar para os consumos )

                              Achei espaçosa ( nos bancos dianteiros ), os traseiros achei-os ou pouco acanhados mas nada de especial , o que peca mesmo é não ter apoio de braço traseiro ( penso que o novo modelo só mesmo em opção ) não desilude numas curvinhas mas também não espanta e acho que este motor lhe fica bastante bem .

                              Quanto ao motor , é como dizes , baixos regimes não se passa nada , depois "dispara" ( surpreendeu-me bastante no inicio pois não contava com a "força", já ia com a ideia pré concebida que era uma arrastadeira ( e é mas a força inicial engana bem) e apartir das 3500 rpm é mais ruído que outra coisa

                              Ainda deu para fazer uma subida no IC16 junto ao dolce vita tejo e sinceramente esperava mais ( já estava bem quentinha ) mas mesmo assim para passar dos *40 custou-lhe mas também não vim sempre a esticar a fundo

                              BTW, gostei da faixa de leds por baixo da manete das mudanças em vermelho ( não sei se dá para mudar ) mas como nunca tinha andado em nenhum carro com isto , que hoje em dia já é bastante visto , foi algo que me agradou bastante e dá logo outro ambiente a bordo

                              Comentário


                                #16
                                Dos modelos focados, acho que em condução o Nissan não deve ser posto em comparação com os restantes.
                                Do lote, o BMW destaca-se na posição de condução e no volante, melhor do que todos os outros.

                                Curvar: BMW RWD um pouco diferente e dos outros, o Giulietta e Focus destacam-se.

                                De motor, acho que devias gostar (dentro do possível) do Civic Diesel 1.6.

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                                  #17
                                  Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                  Grande testamento, mas com a qualidade que nos habituaste!

                                  Claro que não és isento (ninguém é), mas reafirmo a questão do Ribsan de outra forma: se tivesses que ficar com um deles como carro diário, qual escolhias?
                                  É uma questão de resposta muito complexa
                                  A resposta ideal seria fazer um mix com aspectos positivos dos vários automóveis.
                                  Se pela questão da condução acabei por apreciar mais o série 1, nunca poderia ser a minha escolha, porque aquele compartimento traseiro não foi definitivamente projectado para humanos.
                                  E se fosse a ter uma criatura destas, é porque necessitaria de regularmente levar pessoas no banco de trás e ter uma bagageira razoável.
                                  Mesmo eu sendo fã da máxima "a vida é demasiado curta para conduzir carros aborrecidos", teria de considerar um melhor compromisso.

                                  Provavelmente iria com o Giulietta, apesar de haver aspectos que não apreciei muito num primeiro contacto. Talvez num segundo contacto possa apreciar ou desapreciar melhor a criatura.

                                  De qualquer forma, estaria muito mais interessado em repetir estes contactos com motores otto turbinados.
                                  Pelo menos nas reviews, ganham sempre em refinamento, progressividade e "alegria" comparativamente aos diesel, eheh

                                  Dito isto, há que relativizar a coisa.
                                  Acho que me acabaria por chatear e aborrecer com todos eles, após conhecê-los melhor e usá-los de forma regular.
                                  Até o Swift, já me tenho "queixado" no meu semi-abandonado DB, que no uso regular que faço dele, não existe muito que cative. Não deixa de ser um utilitário, né?
                                  Ainda que rijo e tal e com superior performance à maioria dos utilitários.
                                  Enquanto os rasteirinhos que tive, MX-5 e MR-2, mesmo no dia-a-dia, tornam sempre a experiência mais interessante e especial. Mas também são criaturas com outros propósitos que estas criaturas de vocação mais familiar.



                                  Originalmente Colocado por AlexKarelin Ver Post
                                  Muito Bom Post !

                                  Uma avaliação não exaustiva e subjectiva mas muito interessante.

                                  Destaco o facto de ter sido feita por alguém que gosta de conduzir e por não teres falado de consumos
                                  É simples não ter referido consumos. Não me recordo ao certo de todos eles. E acho que nem cheguei a ir à procura em alguns.
                                  E não estando comprador, também acabou por passar um pouco ao lado.

                                  Mas a pedido dos fãs, posso indicar os consumos com a média total que vi no Qashqai era de 7.8 litros, no Leon, era 6.3.
                                  No Alfa após a exploração da estrada de montanha, também fui verificar e a coisa já ia nos 7.6...

                                  Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                  O post está giro, sim senhor. E é interessante.

                                  Agora não tenho muito tempo, mas não concordo com tudo o que escreveste, principalmente na questão dos motores.

                                  Os que gostaste mais são precisamente aqueles que acho piores.

                                  O motor do Série 1 é muito fraco na contenção das vibrações e o 1.6 Mjet é excessivamente pontudo e ruidoso.

                                  O motor 1.5 TDCI do Focus é o mais refinado. A seguir, o TDI, que também é consideravelmente refinado e elástico. Neste ponto, destaque-se que faz mais barulho no Leon do que no Golf e A3.

                                  Na dinâmica, o Focus e o Giulietta são os mais divertidos, mas o Giulietta é bastante castrado pelo ESP. Não noto diferenças entre o Leon e o Golf, a não ser quando se trata de versões diferentes.
                                  Quanto ao série 1 e Giulietta, como referi, a minha percepção pode ter ficado deturpada pela simples razão dos modo Sport e Dynamic.
                                  Nos outros modos, a resposta dos comandos e motor ganham letargia, acentuado o aborrecimento geral. Mas talvez nos seus modos normais, pudesse fazer uma melhor avaliação das mecânicas.

                                  Confesso que não me recordo totalmente das vibrações do tri-cilindrico da BMW, mas fizeste-me lembrar outra coisa que não referi: sistemas start-stop.
                                  E o da BMW é terrível, pois parece que o motor vai saltar dos apoios quando volta a ligar. Talvez um pouco exagerado, mas disso lembro-me!
                                  Como o do Qashqai marcou por alguma lentidão a voltar a colocar o motor em funcionamento.

                                  Bem lembrado a questão da insonorização do A3/Golf relativo ao Leon. Confirmo o que referes. Golf e A3 isolam muito mais eficaz o barulho do 1.6 TDI, parecendo estar mais distante da nossa pessoa.


                                  Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                  Dos modelos focados, acho que em condução o Nissan não deve ser posto em comparação com os restantes.
                                  Do lote, o BMW destaca-se na posição de condução e no volante, melhor do que todos os outros.

                                  Curvar: BMW RWD um pouco diferente e dos outros, o Giulietta e Focus destacam-se.

                                  De motor, acho que devias gostar (dentro do possível) do Civic Diesel 1.6.
                                  Confesso que não ando em pulgas para experimentar motores diesel.
                                  Já conduzi uns quantos, no geral utilitários e pequenos familiares.
                                  E a experiência no geral não é agradável. Maior parte deles cumprem o que lhes é pedido: baixos consumos. Mas a forma como o fazem, em alguns casos, é desesperante.
                                  Se entretanto um Civic cruzar-se no meu caminho, cá direi uns bitaites.
                                  Editado pela última vez por crash; 16 January 2017, 23:28.

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