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Aquecimento e Arrefecimento.

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    Aquecimento e Arrefecimento.

    Kia Sportage de 2007, crdi de 140cv. Não sei se é importante para a questão, mas pode ajudar para compreender se é feitio do carro ou eventualmente avaria.

    O AC não resfresca muito, mas isso deve ser apenas necessitar de gás.

    Mas a questão que tenho maior dúvida é a chaufage (será que se escreve assim?).

    Aquilo aquece muito pouquinho... tenho de regular lá para os 30º e mesmo assim sai pouco quente, pelo menos em relação a todos os carros que tive...

    Presumo que mereça uma visita ao mecânico não?

    #2
    Originalmente Colocado por 00bjz00 Ver Post
    Kia Sportage de 2007, crdi de 140cv. Não sei se é importante para a questão, mas pode ajudar para compreender se é feitio do carro ou eventualmente avaria.

    O AC não resfresca muito, mas isso deve ser apenas necessitar de gás.

    Mas a questão que tenho maior dúvida é a chaufage (será que se escreve assim?).

    Aquilo aquece muito pouquinho... tenho de regular lá para os 30º e mesmo assim sai pouco quente, pelo menos em relação a todos os carros que tive...

    Presumo que mereça uma visita ao mecânico não?
    O ar sai pouco quente,mas a temperatura de funcionamento atingiu o nivel normal?

    Comentário


      #3
      O A/C é automático?
      Se for automático pesquisa como ver os erros/anomalias.
      Se não for automático... o melhor mesmo será levar o carro a um mecânico...

      Comentário


        #4
        É automático sim.

        Pesquisar erros e anomalias é equivalente a ligá-lo a uma máquina de diagnóstico não é?

        Comentário


          #5
          Os comandos são estes?

          https://youtu.be/5PuAgEuPlUE?t=48s

          O ponteiro da temperatura está naquela posição?

          O filtro do habitáculo é novo?

          Comentário


            #6
            Exactamente esse.

            O rádio é diferente mas o AC é igualzinho.

            @filtro do habitáculo: boa questão. Não sei porque comprei o veículo em 2ª mão. Achas que se estiver muito "sujo" pode explicar o ar não passar como caudal que seria suposto?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por 00bjz00 Ver Post
              Exactamente esse.

              O rádio é diferente mas o AC é igualzinho.

              @filtro do habitáculo: boa questão. Não sei porque comprei o veículo em 2ª mão. Achas que se estiver muito "sujo" pode explicar o ar não passar como caudal que seria suposto?
              Obviamente que pode. Experimenta a soprar por uma palhinha apertando a ponta ou sem apertar a ponta para veres a diferença. Pode não ser esse o problema, mas deves começar por aqui.

              Comentário


                #8
                Claro.

                É a primeira coisa a ver e substituir.

                E custa 6€ online.

                http://www.wixeurope.com/wixeurope2/...pdf/WP9302.pdf

                Aproveita depois disso e poe um liqui moly Klima Fresh, para desinfectar o carro, por 10€
                Editado pela última vez por Illusion; 12 January 2017, 08:53.

                Comentário


                  #9
                  Ok!

                  Vou ver isso. Obrigado pela ajuda.

                  Logo deixo feedback.

                  Comentário


                    #10
                    Ora, para actualizar o tópico.

                    Fui hoje à oficina, quando o mecânico tirou o filtro, além de muito sujo estava todo roído.

                    O próprio plástico onde encaixa o filtro estava todo roido.

                    Diagnóstico do mecânico: ratos. E devem ter roído os tubos que vão dar para o local por onde sai o ar para o carro, porque só um deles funciona mais ou menos bem, dois muito fracos e outro não funciona de todo.

                    Perguntei qual a solução, a resposta foi que ia ficar caríssimo... só tirar o tablier leva uma eternidade de tempo, e depois além dos tubos se os ratos tiverem partido coisas da "coluna do ar" (expressão minha) comprar uma nova ia ficar caríssimo.

                    O carro ainda está em garantia... mas garantia de stand motor e caixa... não o estou a ver a arranjar isto de borla...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por 00bjz00 Ver Post
                      Ora, para actualizar o tópico.

                      Fui hoje à oficina, quando o mecânico tirou o filtro, além de muito sujo estava todo roído.

                      O próprio plástico onde encaixa o filtro estava todo roido.

                      Diagnóstico do mecânico: ratos. E devem ter roído os tubos que vão dar para o local por onde sai o ar para o carro, porque só um deles funciona mais ou menos bem, dois muito fracos e outro não funciona de todo.

                      Perguntei qual a solução, a resposta foi que ia ficar caríssimo... só tirar o tablier leva uma eternidade de tempo, e depois além dos tubos se os ratos tiverem partido coisas da "coluna do ar" (expressão minha) comprar uma nova ia ficar caríssimo.

                      O carro ainda está em garantia... mas garantia de stand motor e caixa... não o estou a ver a arranjar isto de borla...
                      É frustrante, quase todos os dias somos confrontados com posts destes.

                      O teu carro tem garantia de dois anos. No máximo, podes ter prescindido de um e ficaste com garantia de um ano, se foi tua opção isso.

                      E, LEGALMENTE, é isto. A garantia é, por lei, inerente ao carro, nao a caixa e motor ou outra qualquer opção. O carro esta coberto pela garantia. E como é inerente, também é ilegal ter um preço sem e outro preço com garantia.

                      Qualquer documento a prescindir da garantia ou a limitar a garantia a um ou dois elementos do carro, mesmo assinada por ti... não colhe, não tem qualquer valor legal.

                      Procura, no google, por tópico garantia forum autohoje...

                      Comentário


                        #12
                        EU percebo o que estás a dizer... mas o que é certo é que de certeza que o stand não vai querer assumir a reparação.

                        Já agora, contando com a recusa do stand o que posso fazer?

                        Eu sei que existe um centro de mediação do sector automóvel... mas e se o stand não aceitar a mediação o que me resta? Tribunal? Isso não vai ser caríssimo?

                        Comentário


                          #13
                          Nao há garantia de motor e caixa.

                          Há garantia, logo esse problema está abrangido.

                          Comentário


                            #14
                            Contacta o centro arbitral da tua zona. Eles estão habituados a estes assuntos e ajudam-te da melhor forma.

                            Comentário


                              #15
                              Primeiro que tudo, expõe-lhes a situação e tenta entender-te com eles "a bem".

                              Se não resultar (e partindo do pressuposto que tens provas de que lhes compraste o carro, incluindo fatura) voltas lá com um advogado que saiba da matéria.

                              Se nem assim resultar, não te resta outra solução que a via litigiosa.

                              É quase garantido que vais ganhar, mas isso vai levar tempo e terá custos, inclusive de desgaste pessoal.

                              Se não existem provas de que lhes compraste o automóvel... começa já à procura das peças que necessitas em sucateiros ou afins.

                              Caso nada disto te interesse, podes ainda continuar com o carro assim ou "enganar" outro incauto!

                              Comentário


                                #16
                                Eu comprei o carro num stand da marca.
                                Legalmente com factura.

                                Eu sei que a garantia que eles me passaram é treta... mas para fazer a compra já exigi uma mudança da distribuição, e depois já na vigência da garantia a substituição de um módulo do ABS.

                                Agora a questão que coloco é em termos práticos, vale a pena gastar em advogados para um arranjo que se calhar só será feito daqui a não sei quantos anos?

                                Nem sei se ainda tenho o carro na altura... ou o espatifei contra um muro... ou assim...

                                Percebem a questão?

                                Tipo, gastar 300€ num advogado para ir buscar um arranjo de 1000€ (?) e arriscar-me a esperar não sei quantos anos em que entretanto tanta coisa pode acontecer com o carro?

                                Claro que tenho de ir ao stand conversar e tentar encontrar uma solução equilibrada, mas entretanto vim aqui para recolher opiniões, que desde já agradeço aos que as deram e aos que possam vir a dar.

                                E quanto ao problema em si o que acham?

                                Desmontar todo o tablier e arranjar o que o raio dos ratos tenham estragado deve sair muuuito caro?

                                Comentário


                                  #17
                                  Isso das garantias é bonito mas as garantias cobrem defeitos de material ou defeitos de fabrico, não cobre ratos.´

                                  O carro foi vendido há quanto tempo? O stand pode sempre alegar que não tem culpa de o cliente ter o carro num sítio com ratos.

                                  Comentário


                                    #18
                                    O carro dorme em garagem sem ratos.

                                    O problema vinha do dono anterior.

                                    Mas como é que eu provo isso?

                                    Estou tramado né?

                                    Comprei-o em finais de Junho, na altura reparei que o AC no frio não era grande espingarda, mas pensei que fosse feitio...

                                    Quando chegou o frio (por estes dias) é que ao usar a sofagem me apercebi que algo estava mesmo errado, pois funciona pior do que regulando para frio.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Pensando bem no argumento do user ClioII se calhar estou mesmo tramado...

                                      Se calhar nem vale a pena ir falar com o stand... sempre escuso de ouvir para ir falar com os ratos que fizeram aquele bonito serviço..

                                      Comentário


                                        #20
                                        Obviamente que a garantia não cobre danos por ratos.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Obviamente que se o carro já estava assim quando foi entregue a garantia se aplica seja a razão ela qual for.

                                          Comentário


                                            #22
                                            As garantias são cobertas por seguros! Mais a mais um stand da marca.

                                            É meter lá o carro e bater o punho e apertar com eles.

                                            Ratos??? WTF alguém viu algum rato e provas? Onde é que está o rato? O carro tem uma avaria ou ja vinha com ela ponto final.

                                            Epá estes coisas tratam-se com firmeza e sem conversa de namoro.
                                            Quanto menos conversa melhor.

                                            Edit: e cara de poucos amigos sem mostrar os dentes.
                                            Editado pela última vez por ; 21 January 2017, 08:31.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Também andei recentemente à procura de carros para comprar. E apanhei muitos stands que só davam garantia de caixa e motor, e tinham dois preços. Claramente falta fiscalização.

                                              Mas por exemplo quando compro um carro de uma retoma, e é basicamente um contrato oral, isso da garantia já não se aplica pois não?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Bom, a minha decisão é não fazer absolutamente nada.

                                                Vai ficar como está.

                                                Não me parece que possa provar que o carro me foi entregue avariado pelo que...

                                                Agradeço todas as ajudas dadas, e incluindo obviamente aquelas contrárias ao que decidi.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por 00bjz00 Ver Post
                                                  Bom, a minha decisão é não fazer absolutamente nada.

                                                  Vai ficar como está.

                                                  Não me parece que possa provar que o carro me foi entregue avariado pelo que...

                                                  Agradeço todas as ajudas dadas, e incluindo obviamente aquelas contrárias ao que decidi.

                                                  A empresa que vendeu agradece. mas entendo...

                                                  Em qq dos caso, se posso ajudar: podes usar sempre fita térmica para remendar como aquela que se usa para isolar as chaminés dos exaustores. É seguro e baratíssimo.
                                                  Vês no Youtube como desmontar o tablier e passa um fim de semana entretido.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Agradeço a dica, mas um dos motivos também é não querer desmontar o tablier todo.

                                                    Eu não me atrevo a fazer isso, e mesmo pagando (e bem pois é muita hora de trabalho) tenho receio de que a montagem não fique perfeita, e origine ruídos/folgas no tablier.

                                                    Quando começar a chover a sério, ainda vou tentar aferir se o calor mesmo diminuido consegue lidar com o embaciamento do vidro do da frente. Se tal não ocorrer, terei de equacionar a forma mais barata de arranjar aquilo.

                                                    Agora se me conhecesses ficavas a saber que ter-me a desmontar um tablier de um carro seria uma tortura para mim e para o carro.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      É este modelo?


                                                      Se é este, o que eu faria era retirar o porta-luvas e aquela consola central em cinzento onde tem o rádio, os controlos da climatização, etc. Isso é fácil de retirar e se houver o mínimo de cuidado não ficas com estragos/ruídos parasitas. Não vou sugerir que faças tu isso, umas vez que pelo que disseste não possuis a "destreza" necessária, mas um bom electricista auto faz isso em meia hora...
                                                      Com essas duas "peças" fora deves ter um bom acesso às "entranhas" do tablier. Consegues pelo menos avaliar melhor os estragos e com um bocado de sorte até consegues resolver o problema com um bocado de tubo de alumínio e fita térmica como já foi sugerido num post... Não é necessário um trabalho bonito, porque ficará sempre escondido.
                                                      Em jeito de conclusão: retirar o porta-luvas e a consola central pode não adiantar nada, mas pelo (pouco)trabalho que dá, era o que eu faria antes de mais.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        (O modelo é esse apenas exceptua que eu tenho rádio à antiga e não esse que aí está.)

                                                        Deste uma boa ideia, obrigado!

                                                        Talvez seja uma boa forma de evitar tirar o tablier todo e se consiga aferir se é possivel minimizar o problema.

                                                        Vou ver isso num electricista auto e logo posto se vamos avançar ou não e depois o resultado.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Update da situação.

                                                          Foi a um electricista auto e desmontou a parte central do rádio.

                                                          Remendou uns tubos com fita.

                                                          As saídas de ar do condutor e do centro ficaram a trabalhar bem. Só a do lado do pendura é que continua na mesma (ventilação muito fraquinha).

                                                          Paguei 80€.

                                                          Fiquei satisfeito!

                                                          Obrigado pela boa dica!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por 00bjz00 Ver Post
                                                            Update da situação.

                                                            Foi a um electricista auto e desmontou a parte central do rádio.

                                                            Remendou uns tubos com fita.

                                                            As saídas de ar do condutor e do centro ficaram a trabalhar bem. Só a do lado do pendura é que continua na mesma (ventilação muito fraquinha).

                                                            Paguei 80€.

                                                            Fiquei satisfeito!

                                                            Obrigado pela boa dica!
                                                            Ainda bem que ficou resolvido (mais ou menos). Também deve ser fácil aceder à conduta do lado do passageiro retirando o porta luvas.

                                                            Comentário

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