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Pedido de opinião pessoal - Reparar ou trocar?

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    Pedido de opinião pessoal - Reparar ou trocar?

    Olá e-amigos.
    Criei esta thread para vos pedir a vossa opinião pessoal sem questões lógicas nem cálculos de fisica nuclear. A questão prende-se num dilema que me está a dar que pensar.

    Tenho um jazz comprado novo em Agosto de 2002, por tanto á precisamente 15 anos e 5 meses. Está com 328.000km. Foi o primeiro carro que comprei, foi o carro que me levou para os estudos e para o meu primeiro emprego. Foi o carro onde aprendi a praticar o amor com o sexo feminino. Foi o carro que me trouxe para frança, o carro que foi buscar a minha filha recém nascida ao hospital e o carro que continua a levar-me para o trabalho todos os dias.

    Até aos 250 e poucos mil quilómetros nunca teve problemas. Dai para cá começa a acusar muita velhice e as peças são cada vez mais raras e mais caras praticamente só encontrando material novo e muitas das vezes sem opção fora da marca.

    As despesas que tive com ele a partir da fase "problemática":

    • - Reparação da caixa de velocidades e embraiagem nova - 1400€
    • - Sustituição de 8 bobines ignição e restante material associado - 400€
    • - Substituiçao dos triangulos de suspensão e restantes componentes - 200€


    O dilema vem agora, o carro está de novo a apresentar problemas e já está na oficina para pedir orçamento uma vez que ando sem tempo nenhum para ser eu a tratar do assunto.

    • - Precisa de voltar a abrir a caixa porque faz uma batida em 2ª mudança
    • - Precisa de juntas homocineticas novas
    • - Preciso de uma chave nova, as duas que tenho estão gastas e custam a entrar no canhão (não sei se o canhão entretanto não se lixou também) - Aqui não me livro de ir á Honda.
    • A direção está a começar a dar uns "estalos" ainda pouco perceptíveis quando viro o volante para ambos os lados.


    Eis o dilema: - Será a altura de deixar o jazz descansar em paz e comprar um carro novo ou investir mais uns 1000 euros (preços made in france) e ver se ele dura mais uns anos? Se fosse convosco o que fariam?

    #2
    O problema, é que são 1000 euros agora, 1000 euros no ano que vem... E como tu estás a afirmar, ele já cumpriu o seu tempo de vida útil.

    Compreendo que a parte emocional seja complicada, mas, (quase) como um ente querido que falece, está a chegar a hora de o deixares ir, e acolher uma viatura nova que te assegure mais confiança.

    Era o que eu faria

    Comentário


      #3
      Eu sou suspeito a falar mas:
      Mantenho em condições de circulação o primeiro carro que comprei com o meu dinheiro, já tem mais de 18 anos e mais de 500 000 Km..... mas está à porta para quando me apetece reviver o passado. Por mais carros que vão passando pelas minhas mãos, quando pego naquele a sensação é diferente e tenho enorme prazer, coisa que não acontece com os outros...... e pretendo um dia coloca-lo como no dia em que saiu do stand para as minhas mãos......
      Não sei como funcionam ai as coisas, em termos de seguro e inspeção...... mas se fosse possível encostava-o para dar umas voltas com ele de vez em quando......ou numa garagem sem circular.......e comprava um carro para o dia a dia......
      Agora investir esse dinheiro para andar com o carro todos os dias não me parece boa opção......

      Comentário


        #4
        está na altura de pensares despachar isso e passar para outra, pois por muito estima que tenhas por ele, tu já estás a enterrar dinheiro nele, e daqui daqui para a frente os problemas é atrás uns dos outros, face ao que já gastas-te, agora mais 1000€, daqui a mais algum tempo outros problemas, mais outros tanto €€€€, está na altura de pensares numa maquina nova...

        já estive nessa situação algumas vezes, pois é aguentar até não dar mais, mas quando as despesas começam a ser de mais, e já não justificam face á idade e ao valor comercial e km's, parou o investimento, pois já é mandar dinheiro fora quando se chega a essa situação, e partir para outra...

        Comentário


          #5
          Na minha opinião, investia num carro para andar no dia-a-dia, mas o Jazz não o deixava cair no esquecimento e começava desde já a investir no material (minha opinião).

          A parte em que dizes que aprendes-te lá a praticar o acto de sexo ahah parti-me a rir

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por blakke Ver Post
            Será a altura de deixar o jazz descansar em paz e comprar um carro novo ou investir mais uns 1000 euros (preços made in france) e ver se ele dura mais uns anos? Se fosse convosco o que fariam?

            o problema desse carro , como tu e eu sabemos , é a falta de peças nas sucatas ou nos particulares em França

            pq não andas com ele ( se for possivel ) até ao final do "controle technique " , sem gastar mais nele ? e enquanto anda vais pesquisando outro carro

            carro novo : quer dizer 0 km ? ( pq faz-me confusão , pq em França quando se fala de carro novo é 0 km e "nouvelle voiture" é comprar um carro usado )
            para comprar carro usado para andar no dia a dia , hà muito boa oportunidade q aparece com menos de 3000 euros e menos de 150 000kms (mesmo a gasoleo ) , sem ser um chaço

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por combozip Ver Post
              Não sei como funcionam ai as coisas, em termos de seguro e inspeção
              pelo o q vou lendo , é muito mais rigido em Portugal , em França hà mesmo muito centro de inspeção e o q querem é q o cliente volte e q não và fazer mà publicidade

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por ANTONIO850 Ver Post
                o problema desse carro , como tu e eu sabemos , é a falta de peças nas sucatas ou nos particulares em França

                pq não andas com ele ( se for possivel ) até ao final do "controle technique " , sem gastar mais nele ? e enquanto anda vais pesquisando outro carro

                carro novo : quer dizer 0 km ? ( pq faz-me confusão , pq em França quando se fala de carro novo é 0 km e "nouvelle voiture" é comprar um carro usado )
                para comprar carro usado para andar no dia a dia , hà muito boa oportunidade q aparece com menos de 3000 euros e menos de 150 000kms (mesmo a gasoleo ) , sem ser um chaço
                Obrigado a todos pelas respostas.

                Sim, pelo menos aqui na Franche-Comté todas as sucatas que visitei ou telefonei só havia um jazz de 2004 e mesmo assim com a frente toda batida. Depois há peças que não querem vender porque não lhes compensa desmontar ou então vendem as peças quase ao preço de novas com descontos ridículos. Dou te o exemplo das transmissões novas que custam 220 euros, e eles pediram-me 180 por umas sem saber sequer o estado delas.

                O controle technique ainda é até 2018. Em troca de um carro novo (0km) estimaram dar-me 1500 euros pelo meu. Mas se o deixar avariar e entregar em cima de um reboque acho que já não vai valer nada.

                Comentário


                  #9
                  Olá Blakke.

                  Olha, a minha opinião (hoje) é que a vida é para a frente.

                  Já fui algo sentimentalista no passado em relação a carros e outros objectos. No entanto fui mudando esse prisma devido a diversos ensinamentos da vida.

                  Portanto eu aproveitava os 1500 euros e comprava um novo. De qualquer modo, e para te aliviar um pouco, pensa que fez bastantes kms e o aproveitaste bem.

                  É apenas a minha opinião.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                    Olá Blakke.

                    Olha, a minha opinião (hoje) é que a vida é para a frente.

                    Já fui algo sentimentalista no passado em relação a carros e outros objectos. No entanto fui mudando esse prisma devido a diversos ensinamentos da vida.

                    Portanto eu aproveitava os 1500 euros e comprava um novo. De qualquer modo, e para te aliviar um pouco, pensa que fez bastantes kms e o aproveitaste bem.

                    É apenas a minha opinião.
                    Eu até nem estou assim tão preso ao carro, sinceramente a vontade de entrar em algo novo até me agrada. Como é sabido quantos mais anos se aguentar um carro mais se rentabiliza o investimento que se fez mas nem todos têm essa opinião, há quem prefira trocar antes dos problemas começarem. Eu aqui queria ouvir opiniões verdadeiras imaginado que eram vocês na mesma situação e não um tópico baseado em cálculos e lições de economia.

                    Por enquanto vou aguardar o orçamento. Fixei uma tabela de 600-700 euros, se a reparação for superior considero em trocar. A ford agora aqui está com uma campanha brutal de 3000 euros + a retoma do jazz. Estive a simular o fiesta novo e sacava o 1.25 full extras por 11.600 euros, ou o ecoboost 100cv por 13500. Queria ir para o novo jazz mas assim fica difícil

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por fnando7 Ver Post
                      ...
                      A parte em que dizes que aprendes-te lá a praticar o acto de sexo ahah parti-me a rir
                      Não foi bem isso que ele disse... ele disse que "Foi o carro onde aprendi a praticar o amor com o sexo feminino."... podia já fazer sexo antes de ter o carro...

                      Comentário


                        #12
                        Não sabes o que é que a caixa tem, nem a direcção, portanto não sabes que gastos é que podes vir a ter aí, nem a urgência dos mesmos. A direcção é provavel que seja simples, pode ser só lubrificação da coluna!

                        Avalia o estado do resto do carro e faz as contas. Se é teu desde novo, sabes tudo sobre a manutenção do carro e não é dificil prever quando é que é suposto trocares novamente amortecedores, pneus, travões embraiagem, rolamentos de roda, etc
                        Se tens coisas caras para breve, talvez seja melhor pensar em trocar. Se o carro está porreiro e não há nada caro num futuro proximo, se calhar compensa-te reparar o que tens a reparar agora (os tais 1000€) e ficar com ele mais uns tempos.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por blakke Ver Post
                          Como é sabido quantos mais anos se aguentar um carro mais se rentabiliza o investimento que se fez mas nem todos têm essa opinião, há quem prefira trocar antes dos problemas começarem. Eu aqui queria ouvir opiniões verdadeiras imaginado que eram vocês na mesma situação e não um tópico baseado em cálculos e lições de economia.
                          Esta questão é eterna e provavelmente não tem uma resposta fácil: demasiadas variáveis em jogo para ser de caras.

                          Hoje com a fiabilidade dos motores diesel a ser algo aleatória (em $$ - um turbo estraga qualquer média) as coisas tornam-se ainda mais complicadas de analisar.

                          Eu tive até hoje 6 carros. Um comprado novo, outros pouco usados, outros em curva descendente. Nenhum fez menos de 50k e o que mais fez foram >400k. Posso falar da minha experiência pessoal:

                          Tipicamente um carro novo dá descan$o até à primeira ronda de substituições:

                          Embraiagem
                          Distribuição (quando aplicável)
                          Amortecedores
                          Discos

                          Este grupo pode dar dore$ de cabeça antes dos 200k. Por isso muitas vezes comprando um carro com 200k pode estar mais livre de encargos que comprando um com 100k... isto se o motor não estiver cansado aos 200k - em principio não.

                          Passando esta ronda de trocas... o ideal é não chegar à segunda. Porque antes de chegares aos 400k deve haver peças a desistir. E aí podem ser peças caras, mais ou menos estruturais, ou peças que apenas existem na origem.

                          Portanto é bom estar de olho e conseguir antecipar estas rondas (em especial a segunda) para evitar investir um montante dificil de recuperar (em utilização, claro).

                          Nota:
                          Estes valores de kms que apresento referem-se a carros com uso comum. Se fizeres 100k por ano... à partida as contas são outras, em 4 anos e 400k o carro pode estar novo porque isso implica que fizeste ciclos longos de uso, AE, etc... e as contas são outras.

                          Estas são as minhas contas, cada um terá as suas.

                          De qualquer modo há depois um enorme conjunto de variável difíceis de avaliar, como sejam a segurança e o conforto de um carro de geração mais recente. Ou mudar de segmento de acordo com novas necessidades. Ou outras mais quantificáveis como o (menor?) consumo do carro novo.

                          Comentário


                            #14
                            Penso que continua a ficar mais barato reparar o carro.

                            Comentário


                              #15
                              O pior dos japoneses é mesmo o material de marca branca, ou a falta dele. E na marca muitas vezes, material corriqueiro paga-se a preço de ouro.
                              Numa perspectiva sentimentalista, não vale a pena vender. É um marco na história da tua vida, quando o fores despachar vais ter quase que o dar, pois com 328 mil km, ninguém irá pagar muito por ele (numa possível venda a particular). Logo neste ponto mais valia trazê-lo para Portugal e guardá-lo numa garagem. Mas aí vais ter de arranjar outro para o substituir.

                              Por outro lado, já arranjaste muita coisa que não voltará a ceder assim tão cedo. Infelizmente a caixa parece estar a estragar aí o orçamento. Por aí é deixar andar mas o material já vai para quê, para a terceira ronda?
                              Talvez o mais racional será dá-lo numa campanha dessas que exemplificaste aí, valer 3000€ na troca de um novo é muito bom.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por TheUndertaker Ver Post
                                O pior dos japoneses é mesmo o material de marca branca, ou a falta dele. E na marca muitas vezes, material corriqueiro paga-se a preço de ouro.
                                Numa perspectiva sentimentalista, não vale a pena vender. É um marco na história da tua vida, quando o fores despachar vais ter quase que o dar, pois com 328 mil km, ninguém irá pagar muito por ele (numa possível venda a particular). Logo neste ponto mais valia trazê-lo para Portugal e guardá-lo numa garagem. Mas aí vais ter de arranjar outro para o substituir.

                                Por outro lado, já arranjaste muita coisa que não voltará a ceder assim tão cedo. Infelizmente a caixa parece estar a estragar aí o orçamento. Por aí é deixar andar mas o material já vai para quê, para a terceira ronda?
                                Talvez o mais racional será dá-lo numa campanha dessas que exemplificaste aí, valer 3000€ na troca de um novo é muito bom.

                                A unica campanha decente neste momento foi a que referi acima, 3000 euros na troca pelo fiesta 1.25 ou 1.0 eb. A Hyundai foi quem me deu mais pelo carro se o trocar por um i20 novo. Resta me esperar o orçamento da reparação para decidir.

                                Já agora o que acham do fiesta 1.25 ?

                                Comentário


                                  #17
                                  Entre o 1.25 e o 1.0T 100cvs? Venha o 1.0T

                                  Gasta menos e anda mais. o 1.25 sempre foi bebado, principalmente se fizer muita cidade

                                  Comentário


                                    #18
                                    Se existisse um "parque" razoável de peças aftermarket ou usadas para esse carro, talvez fizesse sentido continuar a gastar dinheiro nele.

                                    Não sendo esse o caso, não vejo grandes motivos para ficar agarrado a um Honda Jazz a caminho dos 350.000 km pelo valor sentimental.

                                    É evidente que avaliar algo como o valor sentimental é muito complicado (pois é pessoal), mas objectivamente estamos a falar de um segmento B que já cumpriu o seu trabalho, e apesar de poder ser útil durante mais uns anos, creio que se torna num "investimento" que só faz sentido se este for reduzido ou se os custos inerentes a uma troca (seja numa prestação mensal ou num valor retirado do banco) tiverem um impacto significativo no orçamento familiar (embora um usado com garantia a meio caminho pudesse ser também uma opção).

                                    Dito isto, nem é fácil/provável que gastes o preço de um carro novo em reparações neste nos próximos anos, nem o carro novo vai significar uma total ausência de custos.


                                    Já viste no eBay e fóruns internacionais se não existem peças para ele a preços mais simpáticos?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Parte para outra!

                                      Apesar de todo o valor sentimental... é apenas um objeto! Been there...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                        Já viste no eBay e fóruns internacionais se não existem peças para ele a preços mais simpáticos?
                                        Existe material com força nos EUA e no UK. Mas em ambos os casos ás vezes uma peça de 10 euros, precisa de 60 ou 70 euros de portes para chegar aqui.

                                        Em portugal até existe algum material, mas quem é o particular que vai mandar encomendas com peças para a frança

                                        Obrigado pelas respostas. Estive a ver e o desconto brutal era só mesmo no fiesta 1.25.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por blakke Ver Post
                                          Existe material com força nos EUA e no UK. Mas em ambos os casos ás vezes uma peça de 10 euros, precisa de 60 ou 70 euros de portes para chegar aqui.

                                          Em portugal até existe algum material, mas quem é o particular que vai mandar encomendas com peças para a frança

                                          Obrigado pelas respostas. Estive a ver e o desconto brutal era só mesmo no fiesta 1.25.
                                          O 1.25 está ultrapassado em todos os aspectos ;)

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por blakke Ver Post

                                            As despesas que tive com ele a partir da fase "problemática":

                                            • - Reparação da caixa de velocidades e embraiagem nova - 1400€
                                            • - Sustituição de 8 bobines ignição e restante material associado - 400€
                                            • - Substituiçao dos triangulos de suspensão e restantes componentes - 200€


                                            Bem, vi agora o teu tópico e se calhar também está a chegar a altura do meu pai despachar o dele !

                                            O carro também foi comprado novo em 2003, e está neste momento com 125 mil km, dos quais praí 80.000 foram em trajectos de menos de 5km em circuito urbano.
                                            Até ao ano passado não tinha dado quaisquer despesa além de pneus e revisões, mas o primeiro ponto que falaste já teve de ser mudado recentemente, e já está avisado para o 3º num futuro próximo.
                                            Mais tarde ou mais cedo terá de ir há vida dele, mas duma coisa podes ter a certeza, é o carro que está há mais tempo cá em casa e que menos despesa deu até à data!

                                            Eu no teu lugar e havendo disponibilidade financeira para isso, estava na altura do despachar. neste momento é um carro que já está a anos luz dos mais recentes em termos de qualidade de vida a bordo!

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por combozip Ver Post
                                              Eu sou suspeito a falar mas:
                                              Mantenho em condições de circulação o primeiro carro que comprei com o meu dinheiro, já tem mais de 18 anos e mais de 500 000 Km..... mas está à porta para quando me apetece reviver o passado. Por mais carros que vão passando pelas minhas mãos, quando pego naquele a sensação é diferente e tenho enorme prazer, coisa que não acontece com os outros...... e pretendo um dia coloca-lo como no dia em que saiu do stand para as minhas mãos......
                                              Não sei como funcionam ai as coisas, em termos de seguro e inspeção...... mas se fosse possível encostava-o para dar umas voltas com ele de vez em quando......ou numa garagem sem circular.......e comprava um carro para o dia a dia......
                                              Agora investir esse dinheiro para andar com o carro todos os dias não me parece boa opção......
                                              Entendo o que dizes, mas sinceramente não senti o mesmo face ao meu primeiro carro que troquei à uns meses...
                                              Acreditas que nem lhe tirei uma última foto quando entreguei?
                                              De qualquer modo, se me arrepender ainda posso voltar atrás e re-comprá-lo. já deve ter a caixa reparada e até tem menos 100 mil km

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                                                #24
                                                Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                                Entendo o que dizes, mas sinceramente não senti o mesmo face ao meu primeiro carro que troquei à uns meses...
                                                Acreditas que nem lhe tirei uma última foto quando entreguei?
                                                De qualquer modo, se me arrepender ainda posso voltar atrás e re-comprá-lo. já deve ter a caixa reparada e até tem menos 100 mil km

                                                rejuvenesceu num SPA qualquer !!!

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por ricbarata Ver Post
                                                  rejuvenesceu num SPA qualquer !!!
                                                  se calhar...

                                                  Se eu já sentia alguma desconfiança dos "negócios" de carros usados, isto só veio piorar um bocadinho mais a situação xD

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