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Por norma qual a velocidade Maxima Permitida num IP

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    Por norma qual a velocidade Maxima Permitida num IP

    Existe quem defenda que são 100kmh, existe quem defenda que são 90kmh,

    Fundamentos para os 100kmh
    Os IP's são vias reservadas a automóveis e motociclos

    Fundamento para os 90kmh
    O limite é 100kmh quando existe sinal H25 que nem sempre está presente.


    Agora quem tem razão?

    #2
    Se tiver esse sinal e não tiver mais sinalização nenhuma, é 100km/h. Mas muitos têm esse sinal e​ têm um sinal de 90km/h. Por isso, como em todas as outras situações, atenção à sinalização.

    Comentário


      #3
      Regra geral :

      Artigo 27.º - Limites gerais de velocidade
      1 - Sem prejuízo do disposto no artigo 24.º e artigo 25.º e de limites inferiores que lhes sejam impostos, os condutores não podem exceder as seguintes velocidades instantâneas (em quilómetros/hora):
      Dentro das localidades
      Autoestradas
      Vias reservadas a automóveis e motociclos
      Restantes vias públicas
      Zonas de coexistência
      Outras zonas
      Ciclomotores e Quadriciclos (*) -------------------------
      20
      40
      --
      --
      45
      Motociclos:
      De cilindrada > a 50 cm3 e sem carro lateral ------
      20
      50
      120
      100
      90
      Com carro lateral ou com reboque -----------------
      20
      50
      100
      80
      70
      De cilindrada ≤ a 50 cm3 ----------------------------
      20
      40
      --
      --
      60
      Triciclos ----------------------------------------------
      20
      50
      100
      90
      80
      Automóveis ligeiros de passageiros e mistos:
      Sem reboque -----------------------------------------
      20
      50
      120
      100
      90
      Com reboque -----------------------------------------
      20
      50
      100
      80
      70
      Automóveis ligeiros de mercadorias:
      Sem reboque -----------------------------------------
      20
      50
      110
      90
      80
      Com reboque -----------------------------------------
      20
      50
      90
      80
      70
      Automóveis pesados de passageiros:
      Sem reboque -----------------------------------------
      20
      50
      100
      90
      80
      Com reboque -----------------------------------------
      20
      50
      90
      90
      70
      Automóveis pesados de mercadorias:
      Sem reboque ou com semirreboque ----------------
      20
      50
      90
      80
      80
      Com reboque -----------------------------------------
      20
      40
      80
      70
      70
      Tratores agrícolas ou florestais -------------------------
      20
      30
      --
      --
      40
      Máquinas agrícolas, motocultivadores e tratocarros
      20
      20
      --
      --
      20
      Máquinas industriais:
      Sem matrícula
      20
      30
      --
      --
      30
      Com matrícula
      20
      40
      80
      70
      70

      Se existir sinalização vertical que modifique o que consta no artigo 27, é essa velocidade que impera para esse tipo de via.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
        Se tiver esse sinal e não tiver mais sinalização nenhuma, é 100km/h. Mas muitos têm esse sinal e​ têm um sinal de 90km/h. Por isso, como em todas as outras situações, atenção à sinalização.
        Mas por norma são sempre os 90kmh, julgo nunca ter visto o limite de 100 embora fosse esse o limite pré-definido.

        Rucsantos,
        Esse é um ponto de vista, mas no caso especifico de um IP (por experiencia) qual é o limite habitual?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por MikaZ Ver Post
          Mas por norma são sempre os 90kmh, julgo nunca ter visto o limite de 100 embora fosse esse o limite pré-definido.

          Rucsantos,
          Esse é um ponto de vista, mas no caso especifico de um IP (por experiencia) qual é o limite habitual?
          O IP3, por exemplo, tem limite de 100km\h por causa desse sinal. No entanto o ex-IP5 era 90km\h.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por MikaZ Ver Post
            Mas por norma são sempre os 90kmh, julgo nunca ter visto o limite de 100 embora fosse esse o limite pré-definido.

            Rucsantos,
            Esse é um ponto de vista, mas no caso especifico de um IP (por experiencia) qual é o limite habitual?

            No Ip7 em Lisboa por exemplo:
            via reservada a automóveis e motociclos ( na maioria da sua extensão) a parte antiga desde o final da Av. da Ponte aé ao viaduto da Av. Padre Cruz o limite é de 80 km/h , exceptuando as curvas junto ao viaduto da Av. Eng. Duarte Pacheco que foi alterada para 60 km/h devido aos inúmeros acidentes que ali ocorrem e na zona de Campolide. O restante até ao nó de Camarate sobe para 90 km/h.
            O que manda aqui, é sempre a sinalização vertical .
            Editado pela última vez por rucsantos; 17 January 2017, 15:27.

            Comentário


              #7
              Cá está uma pergunta pertinente.....é por estas coisas que sou contra a angariação de impostos indirectos na beira da estrada.....se vivêssemos num país onde a sinalização rodoviária fosse clara e coerente, aceitava perfeitamente, como assim não é (e todos percebemos claramente com que intenção) sou contra, por muito cuidadoso que o condutor seja é praticamente impossível não praticar uma infracção

              Comentário


                #8
                A questão é que há uma série de casos onde não sabemos se estamos perante uma AE, um IP, uma EN, etc, etc...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por ExCon Ver Post
                  Cá está uma pergunta pertinente.....é por estas coisas que sou contra a angariação de impostos indirectos na beira da estrada.....se vivêssemos num país onde a sinalização rodoviária fosse clara e coerente, aceitava perfeitamente, como assim não é (e todos percebemos claramente com que intenção) sou contra, por muito cuidadoso que o condutor seja é praticamente impossível não praticar uma infracção
                  A minha questão vem exatamente por via dessas situações. Ainda no Domingo vi um radar no IP2 perto de Beja em que não percebi se o limite era 90 ou 100kmh. Estando num IP o limite é 100 (exceto indicação do contrario) ou é 90 (exceto se tiver o sinal H25)?

                  Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post
                  A questão é que há uma série de casos onde não sabemos se estamos perante uma AE, um IP, uma EN, etc, etc...
                  Essa é fácil, pela cores de fundo da sinalização percebes isso:

                  Branca IC
                  Verde IP
                  Azul AE

                  Agora os limite em AE ninguém tem duvidas, em IC também não... Agora em IP's... Era o que gostava de ver esclarecido. Mas pelos vistos não existe uma formula fácil de identificar.

                  Comentário

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