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Peugeot 206. Motor 1.1 ou 1.4.

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    Peugeot 206. Motor 1.1 ou 1.4.

    Usado.
    Preciso de opiniões: A minha duvida é em termos de fiabilidade (não dar problemas mecânicos). Já sei que o 1.4 gasta mais etc. Como é para poucos klms como o 1.4 a nível de mercado aparece mais barato. Está difícil a escolha. Vai uma ajuda ou varias? Obrigado

    #2
    Escolhe o 1.4. Qualquer um deles é bastante fiável e não têm problemas crónicos, mas o 1.4, mesmo não sendo muito mais potente que o 1.1, é mais agradável de usar, principalmente fora de cidade. Em cidade o 1.1 dá conta do recado mas em estrada e AE torna-se exasperante pela falta de fôlego e ruído, no geral vale bem mais a pena o 1.4.

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      #3
      Subscrevo o Edge. E em termos de consumos pode ser que tenhas uma surpresa agradável, devido ao menor esforço do 1.4 para locomover a máquina.
      De resto, a maior diferença será apenas no IUC, que passa de 35,87 € para 56,03 €.

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        #4
        o 1.1 a descer é jeitoso
        Mais a sério, o 1.4 é melhor em tudo. A ultrapassagem mais arrepiante da minha vida foi a bordo de um 1.1. Demorou séculos.

        Comentário


          #5
          Ok. Assim já vou tendo uma ideia. Porque carros a gasolina só tive um. Por pouco tempo e há mais de 15 anos.

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            #6
            O 1.1 e fraquinho por natureza, mas se num C2 ou mesmo num 106 se desenrascava, num 206 torna-se pastelao e guloso.
            (so de pensar que ca por casa se fizeram 120mil kms com um ZX com esse 1.1, entre 92 e 98...)

            Noutro modelo, aqui ha tempos acompanhei (e aconselhei) a compra dum C3 1.4, e conhecendo de perto um C3 1.1 para fazer comparacao, foi uma boa escolha.
            O 1.4 permite viagens em AE mais agradaveis, mesmo nao sendo carro de corrida.
            Os consumos nao sofrem assim tanto, ate porque tambem nao precisa de ser tao "puxado".

            Alem disso, como e referido ao inicio, o mercado de usados nem sequer reflecte muito a diferenca, portanto e (quase) so vantagens.
            Dificil sera encontra-los, porque o mercado dos 206 estava muito virado para 1.1 e depois 1.4 HDi.

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              #7
              Originalmente Colocado por Cunhao Ver Post
              o 1.1 a descer é jeitoso
              Mais a sério, o 1.4 é melhor em tudo. A ultrapassagem mais arrepiante da minha vida foi a bordo de um 1.1. Demorou séculos.
              E fazer uma subida do IC8, sozinho a bordo e a esticar 2ª e 3ª, e mesmo assim ser ultrapassado por um camião que fez parecer que eu estava parado?
              Por isso é que digo que gosto muito do 1.1 em cidade, pois tem um arranque rápido e uma relação saudável com a caixa de velocidades (e acima das 4000rpm até tem um rosnar engraçado), mas depois em estradas onde é preciso um pouco mais de potência falha redondamente. Na mesma altura em que já tinha o 206 tive o 1.4 num 306, e este desenvencilhava-se relativamente bem, notava-se que era um motor com mais pulmão, e mesmo sendo um carro mais pesado os consumos andavam quase taco-a-taco com os do 206 1.1.

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                #8
                Originalmente Colocado por Scientist Ver Post
                O 1.1 e fraquinho por natureza, mas se num C2 ou mesmo num 106 se desenrascava, num 206 torna-se pastelao e guloso.
                (so de pensar que ca por casa se fizeram 120mil kms com um ZX com esse 1.1, entre 92 e 98...)

                Noutro modelo, aqui ha tempos acompanhei (e aconselhei) a compra dum C3 1.4, e conhecendo de perto um C3 1.1 para fazer comparacao, foi uma boa escolha.
                O 1.4 permite viagens em AE mais agradaveis, mesmo nao sendo carro de corrida.
                Os consumos nao sofrem assim tanto, ate porque tambem nao precisa de ser tao "puxado".

                Alem disso, como e referido ao inicio, o mercado de usados nem sequer reflecte muito a diferenca, portanto e (quase) so vantagens.
                Dificil sera encontra-los, porque o mercado dos 206 estava muito virado para 1.1 e depois 1.4 HDi.
                está aqui tudo! o 1124cc de 60cv dá para os gastos, em cidade tem boa potência até à 3ª velocidade, depois só embalado. o scientist fez 120 mil num de 92, o do meu pai era do início de 92 e era o 1.1 também. fizemos 225 mil nele e andou por vários países da europa e nunca se queixou. depois meteu-se um 1360cc de 75cv e já andava melhor um pedaço. durou mais cerca de 60 mil, vinha de um 205 e já estava com fumo azul e as bielas a baterem. durou 17 anos o raio do carro e passou por 4 mãos. consumos e diferença? 1lt e sem preocupações de médias, na altura a gasolina era barata.

                entretanto há 6 anos adquiri um zx precisamente de 92, pois foi dado e fazia-me alguma falta para algumas situações curtas e pontuais. praticamente não gastei nada nele e já o levei 2 vezes para distâncias de cerca de 300kms para ficar lá durante meses. aliás, estes dias tenho que o ir buscar lá abaixo. não se queixa e anda benzinho. cheguei a dar-lhe quase 150 para o esticar um pouco. há uns anos quando o levei da primeira vez, nas retas da fronteira ribatejo/alentejo chegava a fazer 50kms com 5 euros a andar a 80/90 sempre certo. peças são baratíssimas e para o 206 deve ser a mesma coisa. é o 1.4, já agora.

                curiosamente, hoje vi um 206 importado em 2011 e que datava de... 2009!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                  está aqui tudo! o 1124cc de 60cv dá para os gastos, em cidade tem boa potência até à 3ª velocidade, depois só embalado. o scientist fez 120 mil num de 92, o do meu pai era do início de 92 e era o 1.1 também. fizemos 225 mil nele e andou por vários países da europa e nunca se queixou. depois meteu-se um 1360cc de 75cv e já andava melhor um pedaço. durou mais cerca de 60 mil, vinha de um 205 e já estava com fumo azul e as bielas a baterem. durou 17 anos o raio do carro e passou por 4 mãos. consumos e diferença? 1lt e sem preocupações de médias, na altura a gasolina era barata.

                  entretanto há 6 anos adquiri um zx precisamente de 92, pois foi dado e fazia-me alguma falta para algumas situações curtas e pontuais. praticamente não gastei nada nele e já o levei 2 vezes para distâncias de cerca de 300kms para ficar lá durante meses. aliás, estes dias tenho que o ir buscar lá abaixo. não se queixa e anda benzinho. cheguei a dar-lhe quase 150 para o esticar um pouco. há uns anos quando o levei da primeira vez, nas retas da fronteira ribatejo/alentejo chegava a fazer 50kms com 5 euros a andar a 80/90 sempre certo. peças são baratíssimas e para o 206 deve ser a mesma coisa. é o 1.4, já agora.

                  curiosamente, hoje vi um 206 importado em 2011 e que datava de... 2009!
                  No caso foi o meu pai tambem que fez esses 120 mil kms no ZX.
                  Acho que ja falei aqui nesse caso, o vendedor que ficou com ele (em troca por um outro carro novo) nao teve pudor em lhe tirar uns 50 mil kms, mesmo tendo o carro ficado na mesmissima terrinha pequena.

                  Quanto ao 206, deves ter visto um 206+.
                  Tenho uma pessoa amiga que comprou um desses novo em 2010, nunca entendi tal negocio para particulares, ainda se fossem frotas...

                  Incrivel e como esses blocos, com as obvias actualizacoes, duram (ou duraram) tantos anos no mercado!

                  Comentário


                    #10
                    Porque eram fiáveis e fáceis de reparar/manter, devido à sua simplicidade.

                    Comentário


                      #11
                      Mais um voto no 1.4
                      Eu tive um 106 com o 1.1 e o carro não andava mesmo nada de especial, por isso no 206 ainda deve ser pior.
                      A nível de fiabilidade até se portou bem apesar de no fim da sua vida estar a falhar um bocado mas como foi dado para abate em troca de um novo não nos preocupamos a fundo de ver onde vinha o problema.

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                        #12
                        O 206 1.1 era o único carro que eu conhecia que conseguia ser mais lento que o meu Polo 6N2 1.0 de 50cv.

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                          #13
                          Engraçado.... Tenho o IC8 quase á porta. E para qualquer lado que me vire tenho uma subida (jeitosa).

                          Comentário


                            #14
                            Motor 1124 60cv só se aproveita no saxo e 106, desconfio que se aproveite no C2 (dado ao peso) talvez no 107/C1.

                            E Cadito como perguntas-te no outro topico (o meu 106 desenvolve )

                            Comentário


                              #15
                              eu andei uns dias com o 206+ 1.1 da minha mãe por causa da bateria ter morrido no Legacy, e digo acho que consegui por aquilo na ic17 a gastar mais que o meu 2.0
                              fora ser leeeennnntoooo como tudo

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por elgringo2 Ver Post
                                Engraçado.... Tenho o IC8 quase á porta. E para qualquer lado que me vire tenho uma subida (jeitosa).

                                Provavelmente o @Edge estava a referir-se à subida de Cardigos... já lá testei muitos carros... que tira-teimas

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Fraga Ver Post
                                  O 206 1.1 era o único carro que eu conhecia que conseguia ser mais lento que o meu Polo 6N2 1.0 de 50cv.
                                  Também foste buscar um belo exemplo! Questiono totalmente que em igualdade de circunstâncias esse 1.0 num Polo apresente melhores performances que o 1.1 num 206. E já conduzi ambos (Ibiza no caso do 1.0).

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                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                    Provavelmente o @Edge estava a referir-se à subida de Cardigos... já lá testei muitos carros... que tira-teimas
                                    Também conheço. Posso desde já avançar que num Yaris 1.0 se não for bem embalado só lá vai em 3a. Aquela estrada é pouco amiga dos pequenos blocos.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                      Provavelmente o @Edge estava a referir-se à subida de Cardigos... já lá testei muitos carros... que tira-teimas
                                      Exactamente

                                      O que me valeu foi a faixa dupla, senão acho que o camião tinha encostado à traseira e empurrava-me pela subida acima

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