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Fumo branco no arranque

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    Fumo branco no arranque

    Buenas!

    Ora quando arranco o carro a frio (diesel), isto é logo de manhazinha, comecei a notar numa nuvem de fumo branco que sai do escape nos poucos segundos que se seguem ao girar a chave.
    Ele pega sempre em 1/2s.
    Mas fica ali momentaneamente..parece que a trabalhar com menos 1 cilindro ou 2, a engasgar-se, depois dessa fase, trabalha fixe, e quando arranco a quente uma maravilha.

    Com isto presumo que sejam as velas incandescentes? Faz mal ao motor ou ao circuito de escape este "meio arranque" ou é mais o inconveniente de chegar a um dia de manha e não arrancar? Não estava com grandes plafonds se mudar agora as velas (suponho que mudam sempre as 4). Mas se estiver a lixar algo no motor ao fazer isto todas as manhas, mando já arranjar isso

    #2
    Não precisas de mudar as 4, mudas só a que está queimada. Dá para andares com o carro assim, não faz mal maior, mas se tiveres possibilidade muda isso.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por TiagoJJ Ver Post
      Não precisas de mudar as 4, mudas só a que está queimada. Dá para andares com o carro assim, não faz mal maior, mas se tiveres possibilidade muda isso.
      Das-me boas notícias então. Entao porque me sempre disseram que se é para mudar uma, muda-se logo tudo? É so por uma questão de.. ja que estamos com a mao na massa vai logo tudo?

      Enviado do meu Aquaris E5 através de Tapatalk

      Comentário


        #4
        Nos carros a gasolina mudam-se todas ao mesmo tempo, nos carros a gasóleo é só mesmo a que está queimada.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Guimak Ver Post
          Das-me boas notícias então. Entao porque me sempre disseram que se é para mudar uma, muda-se logo tudo? É so por uma questão de.. ja que estamos com a mao na massa vai logo tudo?

          Enviado do meu Aquaris E5 através de Tapatalk
          Num carro novo as velas são todas novas, iguais, etc.

          Passado vários anos e dezenas/centenas de milhar de kms quando aparecem os sintomas de velas incandescentes pifadas, mesmo que esteja só uma pifada, há quem as troque logo todas duma vez.

          Isso porque agora uma está pifada, tem o trabalho de descobrir qual é, tem o trabalho de a trocar e a coisa aparentemente fica boa. Passado por exemplo 1 mês outra vez sintomas de velas pifadas porque pifou mais uma.

          Repete o processo de descobrir qual é, ir ao mecânico trocar mais uma vela, etc e tudo parece ficar bom.

          Passado mais um mês mais uma vela pifada...

          E por fim a quarta vela pifada.

          Ou seja, como elas têm aproximadamente o mesmo tempo de vida, quando uma pifa as outras mesmo que ainda funcionem já não estão grande coisa e provavelmente já não duram muito tempo.

          Como cada vela custa ~10euros e duram normalmente mais de 100k kms então é melhor trocar logo todas e ficar descansado por vários anos e pelos menos 100k kms.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
            Num carro novo as velas são todas novas, iguais, etc.

            Passado vários anos e dezenas/centenas de milhar de kms quando aparecem os sintomas de velas incandescentes pifadas, mesmo que esteja só uma pifada, há quem as troque logo todas duma vez.

            Isso porque agora uma está pifada, tem o trabalho de descobrir qual é, tem o trabalho de a trocar e a coisa aparentemente fica boa. Passado por exemplo 1 mês outra vez sintomas de velas pifadas porque pifou mais uma.

            Repete o processo de descobrir qual é, ir ao mecânico trocar mais uma vela, etc e tudo parece ficar bom.

            Passado mais um mês mais uma vela pifada...

            E por fim a quarta vela pifada.

            Ou seja, como elas têm aproximadamente o mesmo tempo de vida, quando uma pifa as outras mesmo que ainda funcionem já não estão grande coisa e provavelmente já não duram muito tempo.

            Como cada vela custa ~10euros e duram normalmente mais de 100k kms então é melhor trocar logo todas e ficar descansado por vários anos e pelos menos 100k kms.
            É isso então. Mais vale evitar. Quando for, muda logo todas e não me preocupo mais. Thanks

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Guimak Ver Post
              É isso então. Mais vale evitar. Quando for, muda logo todas e não me preocupo mais. Thanks
              Em carros mais antigos as velas incandescentes apenas servem para colocar o motor a trabalhar. Nesses casos, se pegar +- bem não há grande preocupação em ter todas as velas a funcionarem bem.

              Em carros mais recentes as velas têm outras funções além de servirem para colocar o motor a trabalhar. Nesses carros convém ter as velas todas a funcionarem bem.

              Como não indicaste qual era o carro não se sabe qual o teu caso.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
                Em carros mais antigos as velas incandescentes apenas servem para colocar o motor a trabalhar. Nesses casos, se pegar +- bem não há grande preocupação em ter todas as velas a funcionarem bem.

                Em carros mais recentes as velas têm outras funções além de servirem para colocar o motor a trabalhar. Nesses carros convém ter as velas todas a funcionarem bem.

                Como não indicaste qual era o carro não se sabe qual o teu caso.
                Neste caso estamos a falar de um Skoda Felicia 1.9D de 1999. Se for mesmo so de arranque, aquilo ainda arranca, engasga-se no inicio acompanhado de uma nuvem branca, mas dar a chave apenas leva 1s e pouco.
                Se nao houver mal nisso e em correr diesel nao queimado pelo escape entao que se aguente ate ao verao ahah

                A titulo de curiosidade, que funções tem a mais nos carros recentes.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Guimak Ver Post
                  Neste caso estamos a falar de um Skoda Felicia 1.9D de 1999. Se for mesmo so de arranque, aquilo ainda arranca, engasga-se no inicio acompanhado de uma nuvem branca, mas dar a chave apenas leva 1s e pouco.
                  Se nao houver mal nisso e em correr diesel nao queimado pelo escape entao que se aguente ate ao verao ahah

                  A titulo de curiosidade, que funções tem a mais nos carros recentes.
                  Nesse motor quase de certeza que as velas só servem para facilitar a colocação do motor a trabalhar. Se durante o dia (já depois do carro ter circulado) ou no tempo quente o carro pega bem então não deverá ser motivo de preocupação e de ter que as ir trocar com urgência.

                  Em carros mais recentes, com filtro de partículas, as velas além de ajudarem a colocar o motor a trabalhar também entram em funcionamento quando ocorre a regeneração do filtro de partículas elevando a temperatura na câmara de combustão.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
                    Nesse motor quase de certeza que as velas só servem para facilitar a colocação do motor a trabalhar. Se durante o dia (já depois do carro ter circulado) ou no tempo quente o carro pega bem então não deverá ser motivo de preocupação e de ter que as ir trocar com urgência.

                    Em carros mais recentes, com filtro de partículas, as velas além de ajudarem a colocar o motor a trabalhar também entram em funcionamento quando ocorre a regeneração do filtro de partículas elevando a temperatura na câmara de combustão.
                    Sim dp dr quente arranca like a charm.

                    Suponho que o meu nao tenha filtro de partículas entao?

                    Excelentes noticias entao, vou arrastar mais um pouco :D.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Guimak Ver Post
                      Sim dp dr quente arranca like a charm.

                      Suponho que o meu nao tenha filtro de partículas entao?

                      Excelentes noticias entao, vou arrastar mais um pouco :D.
                      Nesse motor que eu saiba de origem não há filtro de partículas.

                      Um dia que seja mesmo necessário trocar as velas, caso sejas tu ou algum amigo/conhecido em que não seja necessário pagar mão de obra, então pode ser uma boa hipótese descobrir se é só 1 ou 2 velas que estão pifadas, trocar só essas e andar mais uns tempos até aos próximos sintomas.

                      Na situação de teres que levar o carro ao mecânico e teres que pagar mão de obra para ele andar a descobrir qual a vela pifada, trocar só essa e passado algum tempo os sintomas aparecerem novamente, ter que ir ao mecânico outra vez, pagar mais mão de obra para descobrir a outra, etc então nesse caso sou da opinião que se deve trocar logo todas e ficar com o assunto arrumado de vez.

                      Mas mesmo que as velas ainda fiquem vermelhas e o resultado dos testes seja aparentemente positivo (estarem boas), elas podem já não estarem a aquecer com a mesma rapidez e intensidade (podem estar a demorar mais tempo a aquecer e não atingir a temperatura que deviam).

                      Comentário


                        #12
                        Há algumas desvantagens de não ter as velas incandescentes a funcionarem devidamente

                        "Se as velas de incandescência não funcionarem devidamente:
                        • Irá ser necessário um esforço excessivo do motor para arrancar. Isto pode provocar a admissão de combustível no óleo do motor, o que pode ter efeitos negativos na vida útil do motor.
                        • Deixa de ser possível ligar o veículo.
                        • O motor produz emissões excessivas de gases de escape durante a fase de arranque.
                        • A vela de incandescência pode sobreaquecer e partir o invólucro, originando uma avaria do motor."

                        tirado de http://tudosobreautomoveis.blogs.sapo.pt/16056.html

                        Comentário

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