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Dúvida nos "cavalos escondidos"...

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    Dúvida nos "cavalos escondidos"...

    Eu bem sei que este é um assunto muito "cansado" neste fórum,mas para os que argumentam que a potência declarada é a real,eu tenho uma questão a colocar...
    Para mim,não há dúvidas que há motores que têm potências diferentes do que é declarado. Todos os tdi's têm mais uns pozinhos,assim como a generalidade dos "d's" da BMW. Já no sentido inverso,encontra-se o Clio RS de 200cv e o D-CAT de 177cv.[8D]

    Eu não quero discutir modelos em particular,mas sim pedir a opinião dos que dizem, que se um construtor omitir ou exagerar na potência declarada,"fecha portas,logo no dia a seguir".:D
    Então como é que se explica que para os mesmos motores,mas construtores diferentes,haja diferença de potência declarada?
    Exemplos: 1.4hdi/tdci(70cv e 68cv),o 1.4 d4d (88cv no mini e 90cv na Toyota),o 2.2hdi bi-turbo (173cv e 175cv) e por aí adiante.
    Se não pudessem "pisar o risco",com toda a certeza que não o fariam,muito menos em casos tão evidentes.

    #2
    Essas diferenças minimas são obviamente apenas numeros de "promoção" que em rigor tecnico não estão correctos.
    Tudo o resto é treta, basicamente eles constroem assim tipo um milhão de motores e se fizeres um grafico com a distribuição de potências deves ter uma distribuição normal em torno da potencia declarada. Claro que depois tens um intervalo admissivel de variação que tanto pode ser para cima como para baixo, alias, há tantos com mais potência como há com menos.

    Comentário


      #3
      Qual é que é a tolerância? 5%,10%...


      citação:Originalmente colocada por foo

      Essas diferenças minimas são obviamente apenas numeros de "promoção" que em rigor tecnico não estão correctos.
      Tudo o resto é treta, basicamente eles constroem assim tipo um milhão de motores e se fizeres um grafico com a distribuição de potências deves ter uma distribuição normal em torno da potencia declarada. Claro que depois tens um intervalo admissivel de variação que tanto pode ser para cima como para baixo, alias, há tantos com mais potência como há com menos.

      Comentário


        #4
        Só para tirar a duvida ... um dos poucos Clios RS recentemente vendidos em PT é do meu vizinho da frente ... com tanta polemica acerca dos cavalos escondidos fez o teste num banco de potencia , resultado : 202CV em 4ª penso eu. Nada de novo.
        Em relaçao ás cavalagens anunciadas, aquilo é feito atraves de uma média ... pode dar uns 60cv ou 61 ou 59 ... eles colocam 60 , tal como a velocidade maxima. Existe sempre uma tolerancia ... quanto a diferenças de mais de 5cv num carro , eu nao me acredito . O mais provavel é um teste mal feito no banco de potencia.

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          #5
          basta o sistema de escape ser diferente para teres essa diferença de cavalagem entre dois modelos diferentes montados com o mesmo motor

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            #6
            Existe sempre uma tolerância.
            Em caso de produções em números mais limitados, como por exemplo num 911, vi há alguns anos uma reportagem sobre a produção do mesmo, e todos os motores que, no banco, antes de serem colocados nos automoveis, não apresentassem os valores anunciados, eram postos de parte para posterior rectificação.

            no caso de produção em massa, tem que existir uma tolerância, senão arriscavam-se a atrasos de produção.
            Acredito que haja alguns valores que estejam ligeiramente abaixo e outros ligeiramente acima do anunciado, situação muito mais fácil de se obter no caso de motores turbo.

            A história já é antiga. Desde Polos 1.4 de 60cv que afinal traziam 70. unos Turbos que anunciavam 118, mas afinal eram 130 e agora com os TDI e todos os outros diesel é já banal.

            Nos EUA já houve casos levados a tribunal, onde se não me engano, a Mazda anunciava certos valores de potência que não correspondiam à realidade. E perdeu em tribunal por enganar o consumidor.

            Comentário


              #7
              Obviamente que a potência não é exactamente o anunciado, mas quando vires o "xpto TDI turborápido" que anuncia 130cv e no banco tem 160 e anda a 250km/h na boa... epah.. desconfia... é só usar o bom senso.

              Comentário


                #8
                Então afinal,sempre há marcas que não declaram exactamente o valor correcto.;)
                Eu acho que há marcas que jogam com a tolerância permitida. Imaginem que é de 5%,em 170cv,significa 9cv de tolerância,ou seja,ambos podem declarar 170cv,mas um ter 161cv e o outro 179cv,assim temos uma diferença de 18cv(já é significativo),mas o declarado é igual em ambos.;)
                Eu acho que é um pouco o que se passa por ex: entre um D4D e os tdi's.


                citação:Originalmente colocada por c r a s h

                Existe sempre uma tolerância.
                Em caso de produções em números mais limitados, como por exemplo num 911, vi há alguns anos uma reportagem sobre a produção do mesmo, e todos os motores que, no banco, antes de serem colocados nos automoveis, não apresentassem os valores anunciados, eram postos de parte para posterior rectificação.

                no caso de produção em massa, tem que existir uma tolerância, senão arriscavam-se a atrasos de produção.
                Acredito que haja alguns valores que estejam ligeiramente abaixo e outros ligeiramente acima do anunciado, situação muito mais fácil de se obter no caso de motores turbo.

                A história já é antiga. Desde Polos 1.4 de 60cv que afinal traziam 70. unos Turbos que anunciavam 118, mas afinal eram 130 e agora com os TDI e todos os outros diesel é já banal.

                Nos EUA já houve casos levados a tribunal, onde se não me engano, a Mazda anunciava certos valores de potência que não correspondiam à realidade. E perdeu em tribunal por enganar o consumidor.

                Comentário


                  #9
                  VAG.....

                  La vem o mito dos cavalos escondidos...

                  Comentário


                    #10
                    Eu pensei q a razão das marcas omitirem os cavalos é para poderem vender + baratos em alguns mercados em q os impostos é sobre X cavalos q o motor tem, como é o caso na Alemanha.

                    Comentário


                      #11
                      Por acaso não sei qual é a tolerancia permitida legalmente.. mas certamente que há modelos, mesmo dentro do mesmo construtor, em que eles são mais estritos do que no geral. É como o crash disse, quanto maior for a produção mais complicado e custoso é controlar estes parametros.

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por Tuaregue

                        Eu pensei q a razão das marcas omitirem os cavalos é para poderem vender + baratos em alguns mercados em q os impostos é sobre X cavalos q o motor tem, como é o caso na Alemanha.

                        [8]

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por cromados

                          citação:Originalmente colocada por Tuaregue

                          Eu pensei q a razão das marcas omitirem os cavalos é para poderem vender + baratos em alguns mercados em q os impostos é sobre X cavalos q o motor tem, como é o caso na Alemanha.

                          [8]
                          n entendi...

                          Comentário


                            #14
                            Mesmo os produtos fabricados em grandes séries não são 100% iguais.
                            É natural que exista 1 variação da potência, comportamento, etc entre carros do mesmo modelo. Depois os ppl com cvs a mais bem gabar-se e o ppl com cvs a menos ou se cala ou fica convencido que tb tem cavalos a mais. É uma comédia....

                            Comentário


                              #15
                              Isso na alemanha é treta.
                              Já não têm nada disso.
                              Mas tenho que já tiveram há já bastantes anos.

                              Comentário


                                #16
                                Os motores valem o que fazem e como fazem andar o carro, não pela potência ou binário máximo que anunciam.
                                Provavelmente os construtores não querem anunciar uma potência superior à real e como nem todo os motores são iguais (apesar da construção em série, robotizada e cada vez com menores tolerâncias) mais vale serem pessimistas.
                                Qualquer pessoa inteligente não escolhe o carro pelos valores anunciados, vai para a rua e experimenta.

                                Comentário


                                  #17
                                  sc
                                  citação:Originalmente colocada por Tuaregue

                                  citação:Originalmente colocada por cromados

                                  citação:Originalmente colocada por Tuaregue

                                  Eu pensei q a razão das marcas omitirem os cavalos é para poderem vender + baratos em alguns mercados em q os impostos é sobre X cavalos q o motor tem, como é o caso na Alemanha.

                                  [8]
                                  n entendi...

                                  Eu vou começar a fazer um textozinho bonito e usar apenas o copy-paste porque eu repito isto tantas vezes que acho que vou começar a gastar o teclado

                                  OS IMPOSTOS NA ALEMANHA NÃO SÃO SOBRE POTÊNCIA... são sobre cilindrada e têm em conta um factor ambiental dependendo do tipo de veículo e da norma que cumpre.

                                  Comentário

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