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Qual destes o mais fiável e melhor estradista?

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    Qual destes o mais fiável e melhor estradista?

    Audi A6 2.8 Quattro 193cv V6

    Citroën C5 1.8 16v SX

    Ford Mondeo 1.8 Trend

    Saab 9-5 2.3 TS Aero


    Pois bem, chegou a minha vez de colocar uma questão a quem mais entender destes carros.
    Preciso de um carro para viagens regulares, sempre em auto estrada e algumas nacionais, importa-me a fiabilidade do motor e em termos de segurança não poderá ter grande coisa porque já serão modelos com alguns anos, os consumos não irão ter grande importância porque não se pode ter tudo a favor, não penso em colocar GPL, e quero um carro de origem sem mod.s. Terá de se aguentar pelo menos 3 anos e muitos milhares de kms.
    Europa, Portugal-Alemanha, Portugal-U.K., Portugal-Itália.
    Serão os trajectos mais usuais.
    Ajudem-me a escolher o mais fiável. Dos descritos acima.

    Atenção:
    Não quero,
    MERCEDES
    VW (Apesar da Audi pertencer ao grupo)
    BMW





    #2
    Complicado dar um conselho.

    Vamos lá a ver, quem precisa de um carro para fazer a Europa não convém ficar apeado. Ou seja, avariar um carro a uns kms de casa ou à porta do supermercado, nem que seja por uma bateria morta, pode causar um transtorno pequeno ou médio, mas se for em Espanha ou França... é diferente.

    Portanto aqui precisas mesmo de ter um carro a 100%. Logo... mais que nunca o "estado" do veículo é bem mais importante que qualquer das características originais que distinguem esses modelos.

    Eu podia debitar aqui alguns prós e contras ou problemas típicos desses carros que enumeraste, mas sinceramente, não sei se isso te ajudaria de alguma forma.

    Comentário


      #3
      Qualquer informação de pormenores ou seja do que for acerca destes modelos me ajuda, sem dúvida.
      Problemas típicos, ou seja o que for.

      Comentário


        #4
        E Lexus ou Volvo?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
          E Lexus ou Volvo?

          Lexus, não gosto nada.
          Volvo pode ser equacionado, mas que tenha motor Volvo. Acho que os ultimos têm uma parceria qualquer, certo?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
            E Lexus ou Volvo?
            Eu provavelmente escolhia um Volvo para uma missão destas. Talvez um S60, alinhando pela época dos modelos que está em cima da mesa.

            Falando dos modelos referidos, convém colocar o ano de cada modelo. Por causa da geração e de certos problemas corrigidos.

            O Audi sendo um V6... é ler o post que coloquei no tópico criado pelo josé manuel sobre este tipo de motores. são excelentes, mas se algo correr mal ou já tiver tido algum problema, torna-se uma valente dor de cabeça. Novo sim, usado... o dobro da atenção.

            O Ford, alguns desses motores gastavam mesmo muito óleo. Penso que algumas séries de motores saíram com um problema de segmentos.

            O Citroen depende um pouco do ano. Saíram com alguns bugs de electrónica. O 1.8 é durável se foi bem tratado, pode também consumir um pouco de óleo, nada de grave. Se esteve muito tempo parado... fugia. Muita atenção à suspensão, ela é óptima, mas pode estar a precisar de manutenção (não é tão caro como dizem).

            O Saab é um estradista nato, naquela onda do Volvo. Esse motor... convém saber se fizeram a mudança ou up-grade do sistema PCV, era o calcanhar de aquiles deles. Com o sistema original tinham de andar com bons óleos, sintéticos e com mudanças mais curtas - porque o sistema PCV original fazia acumular alguma "sujidade" no motor.

            Portanto se foi bem tratado, por um "Saabista" dura uma vida. Se descurado pode mesmo partir.

            O 9-5 depois do restyling é muito melhor em termos dinâmicos. Os primeiros sub-viram mesmo muito. Mas em AE... conta menos.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por NOSmeoVODAFONE Ver Post
              Lexus, não gosto nada.
              Volvo pode ser equacionado, mas que tenha motor Volvo. Acho que os ultimos têm uma parceria qualquer, certo?
              Há motores que são, outros que não são, terás que ver isso modelo a modelo. E a fiabilidade também convém analisar modelo a modelo.

              Comentário


                #8
                Essas informações são úteis, eu que não percebo muito, dá-me muito jeito todas as informações que possa reunir.
                Se mais alguém puder ajudar, era óptimo.
                O carro só vai viajar com uma mala de viagem, um saco de viagem e comigo.
                Algumas amostras de vinhos, encaixotados, cinco ou seis caixas a cada viagem.

                Comentário


                  #9
                  Se vais comprar um carro destas idades para esses percursos terás sempre de fazer uma boa revisão.

                  Depois tens de avisar o mecânico do que se trata. precisas do carro a 100% e não do carro com situações a 50% mas que ainda aguentam até à próxima revisão... porque o mecânico pode pensar que vais com ele à praia e pouco mais. Quando fazia 900 kms por semana tive algumas discussões com mecânicos neste sentido.

                  Aconselho uma boa revisão a todas as tubagens de refrigeração. É por aí que tenho visto mais carros "antigos" morrer. Vais em estrada, um pequeno furo num tubo metálico com bom aspecto mas que corroeu por dentro. Não dás conta e lá se vai...

                  Estás a considerar carros com 13-16 anos. Convém mesmo verificar esta questão.

                  Comentário


                    #10
                    um volvo realmente seria uma excelente escolha, um T5 seria ouro sobre azul. quanto ao saab, não fosse o problema das peças caso dê algum problema na europa e poderes ficar apeado sem solução imediata, recomendaria também. o 1.8 da citroen depende do ano, mas um tio teve um dos primeiros e aquilo só consumia óleo e dava problemas. penso que nos primeiros anos chegou mesmo a trocar de motor, entretanto vendeu o carro pouco depois.

                    Comentário


                      #11
                      Um site com indices de fiabilidade, mas não separa por tipo de motor:

                      http://www.reliabilityindex.com/

                      Segundo este site, o Audi A6 e o Citroen C5 são os piores de longe, o Ford Mondeo é o melhor, e no meio ficam o Volvo S60 e Saab 95, sendo que o Saab 95 é ligeiramente melhor.
                      Eu iria para um Saab 95 ou um Volvo S60. Mas mesmo assim, também deves investigar sobre problemas conhecidos para o motor.

                      Comentário


                        #12
                        Não será um pouco non-sense o Audi ser na versão quattro? Pois num estradista isso será irrelevante em termos de andamentos mas prejudica muito os consumos, digo eu...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                          Não será um pouco non-sense o Audi ser na versão quattro? Pois num estradista isso será irrelevante em termos de andamentos mas prejudica muito os consumos, digo eu...
                          Por outro lado será uma mais valia em climas frios e situações de neve, etc. que poderá encontrar nalguns dos sitios para onde vai.

                          Eu concordo com o Vocsa tem que ser visto individualmente, qual está melhor.

                          Claro que em teoria os 1,8 são menos interessantes por serem motores menos potentes.

                          Comentário


                            #14
                            Tendo em conta os países que ele refere não acho tão importante assim, talvez na Alemanha ou UK, mas nesses países a limpeza das estradas é boa.
                            E de facto existe aí alguma disparidade de potências, a minha escolha talvez recaísse no meio termo, o Saab.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por NOSmeoVODAFONE Ver Post
                              Lexus, não gosto nada.
                              Volvo pode ser equacionado, mas que tenha motor Volvo. Acho que os ultimos têm uma parceria qualquer, certo?
                              Não queres motores Volvo com parcerias mas depois equacionas Ford's e Citroen's...vá-se lá perceber.

                              Comentário


                                #16
                                Eu preferia todos os dias um Quattro.

                                Sendo para andar na Europa mais a norte, mais ainda.

                                Sendo um A6 há-de ser algo do tipo torson, que já é um sistema evoluído de tracção.

                                Se me colocassem directamente esta questão com o plafond/geração aí em discussão, era de caras: Volvo S60 2.3 T5.

                                Conforto, potência, fiabilidade e consumos muito aceitáveis.

                                Agora encontrar um em bom estado...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por CarlosAndrade Ver Post
                                  Não queres motores Volvo com parcerias mas depois equacionas Ford's e Citroen's...vá-se lá perceber.

                                  Pois terás a tua razão.
                                  Mas estou aqui de maneira humilde a pedir opiniões a todos os que me puderem dar ideias e informações que eu desconheço.
                                  Tenho de arranjar um carro dentro dessa gama para as deslocações que se avizinham.
                                  Depois com o tempo e conforme o negócio for avançando logo subirei o nível do carro e da classe, sempre com os olhos postos em fiabilidade e menos em gosto pessoal, tenho de ser prático e conciso.
                                  Amanhã vou para Itália num Renault 21 1.7 com 92 ou 93 cv, sei lá eu. Pensei em alugar um carro melhor mas depois desisti porque este está imaculado, mas vai ser uma aventura (acho eu).
                                  O que preciso mesmo deste fórum e de vocês é uma boa ajuda para não me espalhar na compra de um meio de transporte fiável.

                                  Se me perguntarem, gosto do design do AUDI, mas se outro for melhor é outro que compro, tão simples como isto.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Falando de fiabilidade e assim de repente diria Accord ou Avensis.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                      Falando de fiabilidade e assim de repente diria Accord ou Avensis.

                                      Por acaso há uns anos conduzi um Accord e gostei, foi o 2.0
                                      O Avensis pode entrar na equação.

                                      Caramba, estou um bocado à toa.

                                      Dentro três semanas a um mês, tenho de ter um carro para as viagens consecutivas.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                        Eu preferia todos os dias um Quattro.

                                        Sendo para andar na Europa mais a norte, mais ainda.

                                        Sendo um A6 há-de ser algo do tipo torson, que já é um sistema evoluído de tracção.

                                        Se me colocassem directamente esta questão com o plafond/geração aí em discussão, era de caras: Volvo S60 2.3 T5.

                                        Conforto, potência, fiabilidade e consumos muito aceitáveis.

                                        Agora encontrar um em bom estado...
                                        Este parece estar, mas o preço...

                                        https://www.olx.pt/anuncio/volvo-s60...tml#579dd52498

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por tiaGos77 Ver Post
                                          O preço não assusta, mas fica de fora, GPL....... não confio em instalações que venham em segunda mão. Mas o carro parece impec.
                                          Prefiro pagar mais cara a gasolina e manter o carro de origem, é uma opção minha, mais depressa colocaria GPL num utilitário para as voltinhas dentro duma cidade.

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por NOSmeoVODAFONE Ver Post
                                            O preço não assusta, mas fica de fora, GPL....... não confio em instalações que venham em segunda mão. Mas o carro parece impec.
                                            Prefiro pagar mais cara a gasolina e manter o carro de origem, é uma opção minha, mais depressa colocaria GPL num utilitário para as voltinhas dentro duma cidade.
                                            Mas só usas a gpl se quiseres... o motor t5 está lá.

                                            Tens também a v70, mais barata mas já é uma carrinha

                                            https://www.olx.pt/anuncio/volvo-v70...tml#77adaaab4b

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por tiaGos77 Ver Post
                                              Mas só usas a gpl se quiseres... o motor t5 está lá.

                                              Tens também a v70, mais barata mas já é uma carrinha

                                              https://www.olx.pt/anuncio/volvo-v70...tml#77adaaab4b
                                              Não desgostei, com uma revisão séria, mas só a partir de terça feira terei tempo para andar a ver carros.


                                              De qualquer maneira seja que carro for, a revisão passará por distribuição, bomba de água, suspensão, travões, pneus, óleo e filtros. É comprado e segue directo para a oficina.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Olha aqui um que parece estar muito bom, só um dono e menos de 100 000 kms.

                                                https://www.olx.pt/anuncio/honda-acc...tml#039dc46357

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Só tenho 2 perguntas a fazer:

                                                  - qual o orçamento maximo?

                                                  - tem que ser a gasolina?

                                                  Cumps

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por 1975 Ver Post
                                                    Só tenho 2 perguntas a fazer:

                                                    - qual o orçamento maximo?

                                                    - tem que ser a gasolina?

                                                    Cumps
                                                    20 000€ se for menos melhor, mas se for mais um pouco, que seja.
                                                    Gasolina, sempre gasolina.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por NOSmeoVODAFONE Ver Post
                                                      O preço não assusta, mas fica de fora, GPL....... não confio em instalações que venham em segunda mão. Mas o carro parece impec.
                                                      Prefiro pagar mais cara a gasolina e manter o carro de origem, é uma opção minha, mais depressa colocaria GPL num utilitário para as voltinhas dentro duma cidade.
                                                      Se estivéssemos a falar de um desportivo, algum carro especial que fosse para guardar, também concordaria contigo. Mas é um carro para fazer muitos kms, é para usar a abusar, não é para guardar.
                                                      E depois faz as contas quanto pouparias com o carro a GPL, neste momento é menos de metade por km. Se fizeres muitos kms, isso pode representar alguns milhares de Euros poupados anualmente.
                                                      Podes é ter problemas de conseguir abastecimento em alguns países da Europa. Em França e Itália a pistola de abastecimento é igual à nossa, e têm mais postos que nós, aí não terás problemas. Em Espanha há poucos postos e o sistema é diferente, podes precisar de um adaptador, que pode haver no próprio posto ou não. Alemanha e UK acho que o sistema também é diferente.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        20 mil? Eu preferia a versão sedan mas vê lá se não te parece bem:

                                                        https://www.standvirtual.com/carros/.../V70/P9171185/

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                                          Se estivéssemos a falar de um desportivo, algum carro especial que fosse para guardar, também concordaria contigo. Mas é um carro para fazer muitos kms, é para usar a abusar, não é para guardar.
                                                          E depois faz as contas quanto pouparias com o carro a GPL, neste momento é menos de metade por km. Se fizeres muitos kms, isso pode representar alguns milhares de Euros poupados anualmente.
                                                          Podes é ter problemas de conseguir abastecimento em alguns países da Europa. Em França e Itália a pistola de abastecimento é igual à nossa, e têm mais postos que nós, aí não terás problemas. Em Espanha há poucos postos e o sistema é diferente, podes precisar de um adaptador, que pode haver no próprio posto ou não. Alemanha e UK acho que o sistema também é diferente.
                                                          Estou plenamente de acordo contigo, mas neste caso, é comprar fazer revisão e andar, não tenho nada contra o GPL antes pelo contrário, não atino mesmo é com tractores, que me desculpem os amantes do gasóleo, mas são preferências.
                                                          Até pondero após o "restauro" do Clio mandar instalar o kit de GPL, ainda não decidi, mas já pensei nisso.

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por CarlosAndrade Ver Post
                                                            20 mil? Eu preferia a versão sedan mas vê lá se não te parece bem:

                                                            https://www.standvirtual.com/carros/.../V70/P9171185/

                                                            Só 130000 kms?
                                                            Hhuummm......

                                                            Aqueles vidros escuros num carro preto, passo por gangster ou cangalheiro.
                                                            Mas admito que é um carro interessante.

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