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Velas de incandescência - dúvida.

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    Velas de incandescência - dúvida.

    Tenho uma dúvida relativamente a velas de incandescência nos Diesel.

    Sei que as mesmas servem para aquecer a câmara de combustão e facilitar ou melhor... Permitir o arranque do carro a frio.

    Servem para mais alguma coisa? Podem causar soluços ou falhas no ralenti a frio? Já me disseram que as mesmas queimadas causa mais desgaste na injeção porque tem de trabalhar mais para colmatar a câmara fria, e da bateria que tem mais dificuldade em ligar o proprio motor.

    Num motor com Common Rail, elas servem para mais alguma coisa sem ser aquecer a câmara?

    #2
    Sim.

    Já discutido noutro tópico.

    As velas podem ficar ligadas até 10min depois de ligar o motor.

    Aa velas podem ligar, durante a regeneração da FAP.

    The NHTC ceramic glow plug was specially developed by NGK to enable automobile manufacturers to comply with the Euro 4 and Euro 5 emissions standards. One of the goals of these standards is to reduce the compression ratio in diesel engines. NHTC glow plugs reach a temperature of 1,000 °C in less than two seconds and can after-glow for more than ten minutes at temperatures of up to 1,350 °C. Optimal combustion is assured even with low compression ratios. In addition, the NHTC glow plug can glow intermediately to prevent cooling of the particle filter in deceleration phases.

    https://www.ngk.de/en/products-techn...re-glow-plugs/

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      #3
      Podes indicar o tal tópico, já andei a procurar e não encontrei nada, a pesquisa do fórum não serve para muito aparentemente.

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        #4
        Já li N coisas sobre as velas, mas fico com uma dúvida que não encontrei em lado nenhum.

        Ora o meu 1.5 dci (k9k 702 salvo erro, 65cv), tem o erro das velas, e o knocking ao ralenti, não é ralenti instavel, mas um knock, um soluco. Que é dado quase sempre a frio. Será das velas? O carro não apresenta nenhum erro (sem ser das velas leia-se).

        Em andando, não tem qualquer problema. Só mesmo a frio. E claro, custa a pegar (apesar de pegar a primeira noto maior dificuldade a pegar quando está na rua a frio).

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          #5
          Testa as velas e ja vês se estão boas ou não.

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            #6
            As velas já foram mudadas, o problema de soluços ao ralenti tipo knock continuam. Suspeito de injeção, ele está a dar erro de pressão no Rail.

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              #7
              E o relé foi visto também?

              E os sensores de temperatura?

              https://www.oscaro.es/sensor-tempera...9-1818-gt#1818

              Now, what have I achieved today? I bit the bullet and obtained a new CTS from my local factor which cost under £15 (my previous price of £30 was, surprisingly, from an ebay retailer!)The storeman told me two sensors are available, one from 2002 (described as a "temperature sensor" with 3 pins) and one from 2005 with 4 pins. I was able to examine both. The former is a screw-in type and there is nothing like that on our car. The second one (a push-in type, retained by a U shaped plastic clip) is the one identical to the one in our 2003 car so where these dates come from is a mystery. Thus I bought the push-in one with 4 pins although only 2 of them are used.
              I checked the resistance cold and it was spot on with the manual, around 2000ohms, compared to the old one at 6000ohms.
              Having fitted it to the car (just a small loss of coolant), I waited with baited breath while I started the car. It was a struggle to start and a neighbour remarked that she thought the car was on fire! So no change there then. Disappointment all round....
              I took for a test run and two things were immediately evident; 1) the temp needle reached the middle of the gauge 2) the car ran even smoother than before and ticked over like a swiss watch. It ran so well I was impressed. Having an accurate CTS does obviously affect the fuel injection.
              I also checked the fuel temperature sensor which is on the back of the pump. Manuel Haynes gives the resistance as 2000ohms but does not say if this is hot or cold. The sensor in the car showed 4070ohms cold and just over 1000 hot so there appears to be a discrepancy there. To replace this might mean paying a visit to Monsewer Renault - expensive!
              Yesterday I mentioned a third temp sensor - air intake/air flow combined. The manual shows a picture of it on the air filter housing. Having hunted around the engine bay I came to the conclusion that our car does NOT have an air flow/temp sensor!!! There is nothing between the air filter and the turbo except a plastic tube! This is very strange because the technical Delphi details show that air temp is one of the parameters fed to the DCU!

              http://www.meganeownersclub.co.uk/fo...ic.php?t=22448
              Editado pela última vez por Illusion; 30 January 2017, 09:50.

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                #8
                Bem, hoje reparei que vem ruido da valvula da EGR quando o carro esta ao ralenti, um ruído metálico. E quando aparece o ruído o motor da um soluço parece que falha. Quando desligo não vem ruído nenhum da EGR.

                Por acaso só reparei nisso hoje. Ontem reparei que quando o liguei a frio o ralenti ficou instável, o motor parecia que ia abaixo mas assim que meti o carro a andar ficou bom.


                Quanto ao relé, foi tudo verificado inclusive o módulo das velas. Funciona tudo menos chegar corrente a vela em si. Foi o que o mecânico me disse.

                Sensor de temperatura não, mas há certa de 6000km mudei o termostato que não conseguia passar dos 70° em andamento. Agora não passa dos 83-85°, terá haver com o sensor? O termostato é original da Renault, comprado por mim. Ele também tem uma fuga de água, ligeira, que tenho de resolver, tenho adicionado água destilada e líquido de refrigeração recomendado por uma casa de peças da Liquid Moly, G13 salvo erro.

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                  #9
                  Se nao chega corrente ás velas há claramente um problema.

                  Eu media o sensor de temperatura, costuma ser tipico nesses motores.

                  Comentário


                    #10
                    As velas agora estão a funcionar bem, estavam 2 queimadas, acabou por se mudar todas.

                    O problema que se põem agora é a EGR a fazer barulho ao ralenti, com limpeza vai lá? Aquilo é fácil não tenho é espaço (ou melhor, local) para o fazer.

                    Pelo que vi, EGR presa em aberta causa problemas de ralenti.

                    Comentário


                      #11
                      O meu DCi de 65cv também dava um soluço ao relanti e era a válvula que regula a pressão no rail..

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                        Pelo que vi, EGR presa em aberta causa problemas de ralenti.
                        Em toda a gama de temperaturas, não so a frio.

                        A EGR fazer barulho é normal, tem gases de escape a passar e está a regula-los.


                        Vê o sensor de temperatura.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por SS1128 Ver Post
                          O meu DCi de 65cv também dava um soluço ao relanti e era a válvula que regula a pressão no rail..
                          Vi um vídeo, que ate era de um Português, que mudou penso que seja essa válvula, IMV salvo erro. E os problemas eram os mesmos que os meus, é este vídeo:

                          https://youtu.be/ADi57ruvvjk

                          O meu carro faz praticamente o mesmo, o do vídeo não tem escape de origem, ou está directo, logo mais barulho, mas no fundo o tipo de falhar é igual e a manete faz o mesmo.

                          Não encontrei essa tal válvula a venda, vou ver numa casa de peças ao pé de mim o preço e pelo que vi é básico de mudar, faço na boa em casa.

                          No meu caso, não tenho luz de SERV ligada como no vídeo de resto é exactamente isto.
                          Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                          Em toda a gama de temperaturas, não so a frio.

                          A EGR fazer barulho é normal, tem gases de escape a passar e está a regula-los.


                          Vê o sensor de temperatura.
                          Quando digo fazer barulho, é um som quase eléctrico um ruído não continuo parece algo eléctrico ou um mecanismo a quer funcionar mas estar preso.

                          O sensor de temperatura, é só o que está ao pé do termostato ou há mais? Por 25€ mais coisa menos coisa dá para mudar, que eu sabia isso é uma desconectar a ficha e desenroscar, vou perder um bocado de líquido mas nada de alarmamente penso.

                          A tal válvula reguladora de pressão do Rail também vou mudar.

                          Injectores penso que não será, senão custava a pegar, ou não pegava, deitava fumo branco, falhava em andamento, coisas que nada faz, é só mesmo ao ralenti, os injectores batem um bocado é verdade mas nada demais, se calhar invisto num aditivo.

                          Comentário


                            #14
                            Já agora fiz um vídeo sobre os soluços ao ralenti:

                            https://youtu.be/fyMOs1k8fQE

                            Sera da válvula reguladora da bomba de alta pressão?

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