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    Ford Ranger 2.5 td

    Muito boa noite tenho uma ford ranger que refiz o motor desde capas a cabeca do motor turbo novo agora o carro simplesmente deixou de puxar como era antes nunca passa dos 100kmh de primeira para segunda nao puxa em condições levo ate as 2000 rpm so comeca a subir a rotação quando vou em quarta chega as 3000 rpm com dificuldade ai nao passa dos 100 kmh tentei adiantar o turbo uma volta para dar pressão nao resultou alguem me da uma ajuda obg

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    #2
    boas, para um melhor esclarecimento deveria efectuar uma leitura de pressão de turbo no colector de admição, no caso de uma junta ou tubo com defeito, de nada adianta fechar a west gate do turbo porque ela não ira abrir sem ter a pressao nessesaria para o efeito, se for geometria variavel é outra historia, o codigo do motor, ou o ano e cc da viatura facilita a indentificação das possibilidades presentes.

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      #3
      refere que refez o motor... e ficou tudo OK? ja reviu tudo de A a Z novamente? algo está muito mal nesse motor...

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        #4
        Parese que nao tem presao de turbo ou avanco de injeccao

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          #5
          Boa noite eu tambem acho isso como estou Em Angola os bons técnicos aqui sao difíceis...

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            #6
            Originalmente Colocado por sbspt Ver Post
            boas, para um melhor esclarecimento deveria efectuar uma leitura de pressão de turbo no colector de admição, no caso de uma junta ou tubo com defeito, de nada adianta fechar a west gate do turbo porque ela não ira abrir sem ter a pressao nessesaria para o efeito, se for geometria variavel é outra historia, o codigo do motor, ou o ano e cc da viatura facilita a indentificação das possibilidades presentes.
            Obg pela sua resposta o motor e um wlt a carrinha e de 2009 a cilindrada e 2.5 td

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              #7
              Originalmente Colocado por reidosmove Ver Post
              Obg pela sua resposta o motor e um wlt a carrinha e de 2009 a cilindrada e 2.5 td

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                #8
                Originalmente Colocado por reidosmove Ver Post


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                  #9
                  Para esse motor wlt, pode estar a ter problemas na egr intake throttle.
                  O alivio do turbo assim como o avanço da injecção parece acontecer directo em pressão,
                  agora a egr valve e a egr intake throttle, nesse motor acho que funciona em vácuo pilotado por eletroválvulas

                  mas ainda assim um motor a funcionar com uma mistura rica em combustível liberta fumo negro no escape.

                  se for possível coloque uma foto do motor onde se possa ver o colector de admissão.

                  Comentário


                    #10
                    Obg vou tirar

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                      #11
                      Originalmente Colocado por sbspt Ver Post
                      Para esse motor wlt, pode estar a ter problemas na egr intake throttle.
                      O alivio do turbo assim como o avanço da injecção parece acontecer directo em pressão,
                      agora a egr valve e a egr intake throttle, nesse motor acho que funciona em vácuo pilotado por eletroválvulas

                      mas ainda assim um motor a funcionar com uma mistura rica em combustível liberta fumo negro no escape.

                      se for possível coloque uma foto do motor onde se possa ver o colector de admissão.
                      Originalmente Colocado por sbspt Ver Post
                      Para esse motor wlt, pode estar a ter problemas na egr intake throttle.
                      O alivio do turbo assim como o avanço da injecção parece acontecer directo em pressão,
                      agora a egr valve e a egr intake throttle, nesse motor acho que funciona em vácuo pilotado por eletroválvulas

                      mas ainda assim um motor a funcionar com uma mistura rica em combustível liberta fumo negro no escape.

                      se for possível coloque uma foto do motor onde se possa ver o colector de admissão.


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                        #12
                        egr.jpg

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                          #13
                          veija se essa falanje da egr se encontra sem fugas nem obstroçoes no interior.
                          a não ser que a falanje tenha sido fabricada com o proposito de eleminar a valvola,
                          faltalhe uma junta sega substituindo a valvola para não ficar com fuga de preção de turbo que acaba por eleminar o avanço da injecção

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por reidosmove Ver Post


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                            Quando cheguei a Angola foi o meu primeiro carro, curiosamente com a matricula a acabar com CX.

                            Gostava muito da carrinha. Até um dia numa viagem para saurimo um motorista partiu a caixa, conseguimos chegar a saurimo e tentamos arranjar numa oficina de beira da estrada (era o que havia) , ficou sempre uma porcaria. A partir dali começou a dar problemas em tudo (achamos que enquanto a carrinha esteve na oficina o gajo aproveitou para trocar peças, metendo lá peças velhas). Acabou se por vender pois passava mais tempo na oficina do que andar.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por sbspt Ver Post
                              veija se essa falanje da egr se encontra sem fugas nem obstroçoes no interior.
                              a não ser que a falanje tenha sido fabricada com o proposito de eleminar a valvola,
                              faltalhe uma junta sega substituindo a valvola para não ficar com fuga de preção de turbo que acaba por eleminar o avanço da injecção
                              Ok vou ver o meu mecânico alentejano chega quarta feira vou lhe falar disso

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                                #16
                                Lembreime de outro fenomeno que faz com que um motor não passe das 3 mil rpm
                                catalizador obstruido ou danificado, acabamos por andar com o travão de montanha ligado.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por sbspt Ver Post
                                  Lembreime de outro fenomeno que faz com que um motor não passe das 3 mil rpm
                                  catalizador obstruido ou danificado, acabamos por andar com o travão de montanha ligado.
                                  Obrigado sbspt

                                  Enviado do meu ANSELMO_ONE através de Tapatalk

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                                    #18
                                    Se confirmar que tem no mínimo 0,7 bar de pressão de turbo em cima das válvulas de admissão e o escape desobstruído.

                                    O problema pode estar no ângulo da bomba injectora, demasiado avançado e o problema é o seguinte.
                                    a injecção de combustível ao estar demasiada avançada do ponto morto superior ocorre perto do ponto morto inferior ou ate mesmo já no tempo de escape após receber o avanço variável pelo turbo limitando a rotação.

                                    experimente suspender o avanço variável da injecção, desligue o tubo que canaliza a pressão de turbo ate a bomba injectora, e coloque um taco no tubo para não perder pressão na admissão. se o problema for o avanço da injecção era para melhorar.
                                    já agora o motor não faz rotação com a viatura parada ou só em estrada.

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                                      #19
                                      Originalmente Colocado por sbspt Ver Post
                                      Se confirmar que tem no mínimo 0,7 bar de pressão de turbo em cima das válvulas de admissão e o escape desobstruído.

                                      O problema pode estar no ângulo da bomba injectora, demasiado avançado e o problema é o seguinte.
                                      a injecção de combustível ao estar demasiada avançada do ponto morto superior ocorre perto do ponto morto inferior ou ate mesmo já no tempo de escape após receber o avanço variável pelo turbo limitando a rotação.

                                      experimente suspender o avanço variável da injecção, desligue o tubo que canaliza a pressão de turbo ate a bomba injectora, e coloque um taco no tubo para não perder pressão na admissão. se o problema for o avanço da injecção era para melhorar.
                                      já agora o motor não faz rotação com a viatura parada ou só em estrada.
                                      Boa noite parado chega as 3500 corta andar 2500 2700 nao passa e morre muito obg

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                                        #20
                                        Se não tiver um manometro para medir a pressão de turbo,
                                        basta apertar bem o tubo flexível que traz a pressão com a mão e asselarar.
                                        o tubo deve expandir se com a pressão,

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                                          #21
                                          Apesar de ter colocado um turbo novo após reparar o motor, não quer dizer que ele se encontre a produzir pressão ou que esteja 100% danificado.
                                          apertá lo no sitio não é difícil, a pressurização do circuito de lubrificação é que requer algum conhecimento.

                                          com o core do turbo sem lubrificação o motor consegue desapertar a turbina compressora,
                                          ou seja a turbina de escape do turbo ao receber o escape do motor, como não tem pressão de óleo no centro do veio ele enjembra bloqueando o mesmo,
                                          na outra ponta do veio encontra-se a turbina compressora que é apertada por uma porca de rosca esquerda que acaba por afrouxar com a aspiração do motor.

                                          Como o motor foi reparado os canais de lubrificação ficarão cheios de ar ate a bomba de óleo os preencher de óleo o que torna ainda mais possível essa ocorrência

                                          Se o motor da sua viatura quando dá a chave pega a 1/4 de volta do motor, e ainda é possível servir um copo de agua a alguém em cima da tampa das válvulas após o motor entrar em funcionamento, sem obstruções no cano de escape, com a pressão de turbo em dia e sem anomalias na injecção

                                          desconheço o que se possa estar a passar,
                                          cump.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por sbspt Ver Post
                                            Apesar de ter colocado um turbo novo após reparar o motor, não quer dizer que ele se encontre a produzir pressão ou que esteja 100% danificado.
                                            apertá lo no sitio não é difícil, a pressurização do circuito de lubrificação é que requer algum conhecimento.

                                            com o core do turbo sem lubrificação o motor consegue desapertar a turbina compressora,
                                            ou seja a turbina de escape do turbo ao receber o escape do motor, como não tem pressão de óleo no centro do veio ele enjembra bloqueando o mesmo,
                                            na outra ponta do veio encontra-se a turbina compressora que é apertada por uma porca de rosca esquerda que acaba por afrouxar com a aspiração do motor.

                                            Como o motor foi reparado os canais de lubrificação ficarão cheios de ar ate a bomba de óleo os preencher de óleo o que torna ainda mais possível essa ocorrência

                                            Se o motor da sua viatura quando dá a chave pega a 1/4 de volta do motor, e ainda é possível servir um copo de agua a alguém em cima da tampa das válvulas após o motor entrar em funcionamento, sem obstruções no cano de escape, com a pressão de turbo em dia e sem anomalias na injecção

                                            desconheço o que se possa estar a passar,
                                            cump.
                                            Bom dia obrigado pelos seus post problema resolvido era mesmo a bomba que nao estava a ponto e o turbo ja rasga de novo... Abraço

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