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    Temperatura

    Boa noite companheiros,

    Tenho uma pequena dúvida relativa á troca de um termostato num Ford focus 1.8TDDI de 2004.

    O ponteiro da temperatura não sobe, ficando sempre a 0. A minha dúvida é o termostato aberto ou poderá ser também o sensor de temperatura ?
    A nível do anticongelante, poderei adicionar agua destilada ao meu? Tenho actualmente a mistura de 60/40 (Liquido/agua destilada). Estou certo que não irei perder muito a retirar o mesmo.
    A nível de purgar o sistema é só retirar a tampa do vaso de expansão ligar o aquecimento e esperar que a ventoinha dispare como 1 ou duas vezes? Ou tenho algum parafuso de purga ?
    Também tenho uma duvida em relação á junta:
    Tenho a junta em cartão(nova) assim como o silicone, qual é a melhor?

    Obrigado
    Editado pela última vez por Rafael1993; 29 January 2017, 19:43.

    #2
    Originalmente Colocado por Rafael1993 Ver Post
    Boa noite companheiros,

    Tenho uma pequena dúvida relativa á troca de um termostato num Ford focus 1.8TDDI de 2004.

    O ponteiro da temperatura não sobe, ficando sempre a 0. A minha dúvida é o termostato aberto ou poderá ser também o sensor de temperatura ?
    A nível do anticongelante, poderei adicionar agua destilada ao meu? Tenho actualmente a mistura de 60/40 (Liquido/agua destilada). Estou certo que não irei perder muito a retirar o mesmo.
    A nível de purgar o sistema é só retirar a tampa do vaso de expansão ligar o aquecimento e esperar que a ventoinha dispare como 1 ou duas vezes? Ou tenho algum parafuso de purga ?
    Também tenho uma duvida em relação á junta:
    Tenho a junta em cartão(nova) assim como o silicone, qual é a melhor?

    Obrigado
    Quando o termostato está avariado em aberto o motor demora mais tempo a atingir a temperatura ideal de funcionamento (porque está sempre a haver circulação pelo radiador principal).

    Se o carro for em andamento então essa temperatura ideal pode nem ser atingida (exemplo a temperatura ideal ser 90 graus e em andamento só atinge 75 graus).

    Se o carro estiver estacionado com o motor a trabalhar, por causa do termostato estar aberto o motor demora mais tempo a aquecer mas vai aquecendo.

    Por isso, se neste momento o teu ponteiro da temperatura nunca mexe absolutamente nada então parece haver outro tipo de problema (por exemplo o ponteiro não estar a funcionar, o sensor não estar a comunicar leitura, etc)

    Ou seja, até podes ter o termostato bom e o problema ser outro.

    Normalmente consegue-se saber se o termostato ainda abre e fecha com o seguinte simples teste: um dia que o motor esteja completamente frio (por exemplo carro parado desde dia anterior) meter a trabalhar e ficar a tocar/segurar mangueira do termostato (normalmente liga o termostato à entrada superior do radiador).

    Situação em que o termostato está bom:

    Algumas das outras mangueiras vão ficando quentes (por exemplo as da sofagem se estiver a haver circulação por lá) e essa mangueira do termostato está fria. As outras mangueiras já estão em brasa e a do termostato está fria. Chega a um momento em que essa mangueira aquece rapidamente (momento em que o termostato abre).

    Situação do termostato sempre aberto:

    Essa mangueira do termostato vai aquecendo progressivamente desde que se coloca o motor a trabalhar.

    A mistura que tens é 60/40 e os 60% é de liquido que já estava diluído e ainda lhe acrescentaste água destilada ou é 60% de concentrado?

    Normalmente a mistura ideal costuma ser 50/50. No caso de teres 60% de concentrado e a perda ser pouca, adicionares apenas água destilada não me parece que faça mal e que vá diminuir muito a concentração.

    Podes tentar apanhar o liquido que vai sair colocando num recipiente limpo. Pode acontecer sair mais quantidade do que estás à espera e depois a adição de muita água destilada já vai baixar a concentração.

    Não convém misturar anticongelantes de tipos diferentes.

    Se vem de origem uma junta nova em cartão então, visto ser própria para esse fim parece-me o mais adequado e que deve ser utilizado. No entanto deve haver quem meta um fiozinho de silicone para complementar.

    Caso utilizes silicone cuidado para não meter em demasia porque quando unires podem ficar bocados onde o liquido circula e depois entope-te o sistema.

    Em relação à purga não sei. Os parafusos de purga costumam estar nas seguintes localizações: corpo do termostato, ponto mais alto das tubagens. Facilmente verificas esses locais para ver se eles existem.

    Cuidado com queimaduras e atenção que a ventoinha pode ligar a qualquer momento.

    Comentário


      #3
      Antes de mais obrigado pelas respostas. O carro no verão chegou com o ponteiro no meio, o normal. Numa subida mas depois baixou voltando a posição 0. O que poderá ser ?

      Comentário


        #4
        Como já disseste, pode ser o termostato, como o sensor da temperatura, como ambos. Acho que o sensor costuma ser barato, e como tal, eu trocaria os 2.

        Comentário

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