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Motor 1.5 dci "partido"

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    Motor 1.5 dci "partido"

    Boa tarde,

    Tenho um Megane 1.5dci, de 80 cv, com 275kk. Recentemente, começou a deitar algum fumo pelo motor; tentei ver o que seria, coloquei água e vi a correia de distribuição. Parecia tudo normal, pelo que tentei levá-lo até à oficina. No caminho, passado 1km parou de repente; fui ver e tinha partido a correia da distribuição.

    Chamei o reboque e na oficina, para despistar, trocaram a correia e um carreto qualquer...não funcionou, o motor não "roda", pelo que o problema será mais grave.

    A minha questão é, se abrirem o motor não sei os custos que terei, mas podem ser grandes.

    Um motor reconstruído, sem injeção e sobrealimentação, fica por volta dos 1500 euros mais montagem.

    Partindo do princípio que está fora de questão trocar de carro nesta altura, agradecia as vossas opiniões. Abre-se o motor e repara-se ou troca-se?

    Abr

    #2
    Abrir para ver acho que não custa assim tanto... uns parafusos e já tá. ( posso estar enganado)

    Comentário


      #3
      Avança para a substituição do motor, isso reparado nunca mais fica bom, é dinheiro deitado à rua ;)

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        #4
        Originalmente Colocado por Farang Ver Post
        Avança para a substituição do motor, isso reparado nunca mais fica bom, é dinheiro deitado à rua ;)
        Admitindo que o "novo" não foi tb reparado...

        Comentário


          #5
          Se tiveres alguém de confiança que abra o motor veja como está e não te faça pagar com um rim... pode ser uma solução!

          De qualquer modo, já são muitos km's e eu pensava num reconstruído ou no de um batido, mas sempre material com garantia!

          Comentário


            #6
            compras um motor recondicionado, e trocas agora claro vai rondar por esses valores...

            se calhas a não ter andado mais, secalhar ele tinha-se safado, partiu em andamento ficou agarrado, perder tempo a desmonta-lo e voltar a reconstruir vai sair muito mais dispendioso que trocar por um recondicionado, há empresas que recondicionam tens é de entregar o motor actual á troca...

            Comentário


              #7
              Obrigado a todos pelas respostas.

              Provavelmente irei para o motor recondicionado, darei novidades aqui.

              Abr

              Comentário


                #8
                Faz só o favor a ti próprio e muda de oficina.

                Se precisam de pôr a correia e mais qualquer coisa para ver se o motor roda, qualquer reparação tem tudo para correr mal.
                Qualquer mecânico de má qualidade sabe que esses motores (apenas um dos mais vendidos do mercado há mais de 1 decada), quando parte a distribuição, tem que tirar pelo menos a tampa das valvulas para ver o que é que partiu. Se não fizeram nenhuma dessas duas coisas, não atingem sequer o nível "mau".

                Antes de estar a pôr um motor "novo", convêm tentar perceber o que é que se passou com esse, para evitar ficares com um pisa-papeis grande e caro depois de enterrares uma fortuna a pôr um motor!

                Um bom mecânico consegue dizer-te, com pouco tempo de trabalho no carro, se o problema é só na cabeça ou se suspeita que seja também no bloco.
                Se é só na cabeça, vale a pena tirar e avaliar. Se há suspeitas de problemas no bloco, é um risco, mas pode valer a pena tirar a cabeça para avaliar. Se há certezas de problemas no bloco, não vale a pena desmontar, é tirar esse e pôr outro.

                repito, faz o favor a ti próprio e muda de oficina.

                Comentário


                  #9
                  era interessante se pegassem num caso destes e levassem a 20 ou 30 oficinas diferentes a ver a diferença de procedimentos de umas para as outras

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Farang Ver Post
                    Avança para a substituição do motor, isso reparado nunca mais fica bom, é dinheiro deitado à rua ;)
                    Concordo que a substituiçao é o caminho, mas dizer que reparado nunca mais fica bom é errado, se for bem reparado por quem sabe fica um motor novo sem problemas de maior.

                    Comentário


                      #11
                      Bloco reconstruído sem dúvida.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por argolas Ver Post
                        Concordo que a substituiçao é o caminho, mas dizer que reparado nunca mais fica bom é errado, se for bem reparado por quem sabe fica um motor novo sem problemas de maior.
                        deves-te perguntar é qual é a probabilidade de ficar bem reparado?

                        Comentário


                          #13
                          isso depende do mecânico.. um bom mecânico consegue desensarilhar aquilo e deixar-te o motor em condições.. um mau diz-te logo que só com motor novo

                          (já me aconteceu)

                          Comentário


                            #14
                            Mas uma correia arrebentada é motor novo? Acho exagerado.

                            Ver o quais os danos e só pode se decide alguma coisa, se for um problema que afecta a cabeça, fica a metade que um motor novo e se o trabalho for bem feito não há cá medos nem problemas. Aproveitas e tratas do turbo, limpar e tal, bomba de água, termostato, sensor de temperatura, limpeza de EGR etc, ficas com isso impecável.

                            Comentário


                              #15
                              Só para dar um update, que quem tentou ajudar merece:

                              Optei por arranjar, a bomba de água avariou (descobri que o artista que tinha mudado a distribuição anteriormente não mudou a bomba), o que originou o embrulho.

                              Foi trocada a cabeça de motor, touches, distribuição, bomba de água e afins, bem como outros termos técnicos que me passam ao lado (facejamento da cabeça ).

                              No final, 1061 euros pró galheiro.

                              Obrigado a todos pelas opiniões.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por jpcfc Ver Post
                                Foi trocada a cabeça de motor, touches, distribuição, bomba de água e afins, bem como outros termos técnicos que me passam ao lado (facejamento da cabeça ).
                                Faceamento da cabeça do motor, será isso?



                                Edit: o preço até não ficou nada por ali além... ;)
                                Editado pela última vez por TSport; 23 February 2017, 11:41.

                                Comentário


                                  #17
                                  Sim, faceamento (mas estou que em crer que o mecânico lhe chamou facejamento, que me lembrou uma massagem facial).

                                  Comentário


                                    #18
                                    Que te dure mais um bom tempo.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Por acaso já se partiu lá por casa a corrente de distribuição de um 1.3CDTI, partiu as touches todas, foi tirar a cabeça fora, meter touches novas, retificar cabeça, distribuição nova, guias, polies, óleo, anti-congelante, etc... 800 paus. Ficou impecável.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por jpcfc Ver Post
                                        Só para dar um update, que quem tentou ajudar merece:

                                        Optei por arranjar, a bomba de água avariou (descobri que o artista que tinha mudado a distribuição anteriormente não mudou a bomba), o que originou o embrulho.

                                        Foi trocada a cabeça de motor, touches, distribuição, bomba de água e afins, bem como outros termos técnicos que me passam ao lado (facejamento da cabeça ).

                                        No final, 1061 euros pró galheiro.

                                        Obrigado a todos pelas opiniões.
                                        barato.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por jpcfc Ver Post
                                          Sim, faceamento (mas estou que em crer que o mecânico lhe chamou facejamento, que me lembrou uma massagem facial).
                                          Não é uma comparação de todo descabida! Porque o efeito até acaba por ser parecido!

                                          Não te esqueças agora de fazer uma pequena "rodagem" ao motor e de andar muito atento aos níveis dos líquidos e verificar se há pequenas fugas...

                                          Ainda uma questão: já que vai a caminho dos 300.000 chegaste a pedir para ser feita uma apreciação à embraiagem ou pelo menos foi mudado o respetivo óleo? E descarbonizar o turbo?

                                          As minhas questões podem parecer irrelevantes, mas num carro com essa já respeitável quilometragem e que decidiste reparar é bem natural que estas possíveis despesas que indiquei possam estar mesmo ao virar da esquina e tinhas aproveitado e fazer tudo de uma vez só!

                                          Comentário


                                            #22
                                            E agora digo eu , chegaram já a trocar as capas das bielas ?

                                            É que agora é uma pena se parte por aí.

                                            Dá uma vista de olhos aqui

                                            http://forum.autohoje.com/boxes/1119...tores-dci.html

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                              Não é uma comparação de todo descabida! Porque o efeito até acaba por ser parecido!

                                              Não te esqueças agora de fazer uma pequena "rodagem" ao motor e de andar muito atento aos níveis dos líquidos e verificar se há pequenas fugas...

                                              Ainda uma questão: já que vai a caminho dos 300.000 chegaste a pedir para ser feita uma apreciação à embraiagem ou pelo menos foi mudado o respetivo óleo? E descarbonizar o turbo?

                                              As minhas questões podem parecer irrelevantes, mas num carro com essa já respeitável quilometragem e que decidiste reparar é bem natural que estas possíveis despesas que indiquei possam estar mesmo ao virar da esquina e tinhas aproveitado e fazer tudo de uma vez só!
                                              Obrigado pelas chamadas de atenção. Gostava de fazer tudo de uma vez, mas outras prioridades se levantaram.

                                              Já sabia, antes de se ter dado o embrulho, que a embraiagem deveria ser trocada (pega muito em cima). Quanto ao turbo foi descarbonizado, mas o mecânico diz que já tem um pouco de folga. Mais 20k (se aguentar) e trocarei embraiagem. O turbo veremos. Vou respirar um bocado, e depois reparar-se-á esses problemas.

                                              Mas obrigado.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por toze1 Ver Post
                                                E agora digo eu , chegaram já a trocar as capas das bielas ?

                                                É que agora é uma pena se parte por aí.

                                                Dá uma vista de olhos aqui

                                                http://forum.autohoje.com/boxes/1119...tores-dci.html
                                                Estou ao corrente disso, troquei aos 180k por precaução. Creio que, usando 10w40 em intervalos de 10 mil quilómetros, possivelmente não terei problemas.

                                                Mas obrigado pela chamada de atenção.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post
                                                  Por acaso já se partiu lá por casa a corrente de distribuição de um 1.3CDTI, partiu as touches todas, foi tirar a cabeça fora, meter touches novas, retificar cabeça, distribuição nova, guias, polies, óleo, anti-congelante, etc... 800 paus. Ficou impecável.
                                                  No meu caso não dava para aproveitar a cabeça...comprou-se uma usada, 230 euros.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Jiggybear Ver Post
                                                    Que te dure mais um bom tempo.
                                                    Obrigado.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por jpcfc Ver Post
                                                      Estou ao corrente disso, troquei aos 180k por precaução. Creio que, usando 10w40 em intervalos de 10 mil quilómetros, possivelmente não terei problemas.

                                                      Mas obrigado pela chamada de atenção.
                                                      Se tens um de 80 deves usar o que a marca recomenda acima de tudo, 5W40.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por jpcfc Ver Post
                                                        Estou ao corrente disso, troquei aos 180k por precaução. Creio que, usando 10w40 em intervalos de 10 mil quilómetros, possivelmente não terei problemas.

                                                        Mas obrigado pela chamada de atenção.
                                                        Esse 10W40 é precisamente um dos motivos para ter problemas...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Pelo que li aqui, deveria ter sido esse mecânico a pagar o estrago, pela mudança que não efectuou!
                                                          Já agora, mudaste de mecânico como foi sugerido?

                                                          Comentário

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