Anúncio

Collapse
No announcement yet.

VW Golf 3 1H1 :: dúvida sobre braços suspensão oscilante

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    VW Golf 3 1H1 :: dúvida sobre braços suspensão oscilante

    Bom dia a todos,

    Venho pedir ajuda a quem me souber esclarecer, uma vez que sou novato nestas questões automóvel e de mecânica.
    O meu carro é um Volkswagen Golf 3 1.9TDI de 94, o qual eu precisei mudar os pneus dianteiros e aproveitei para pedir uma revisão mais ou menos geral à mecânica do carro.
    Alertei para alguns aspectos e aparentemente eles detectaram outros, aceitei o orçamento e mandei reparar (que não me ficou propriamente barato para o meu orçamento).

    No entanto estava agora a pesquisar alguns componentes, entre eles a substituição que foi feita aos braços oscilantes de suspensão do eixo dianteiro.
    Ora, na oficia indicaram que os braços precisavam ser substituídos e colocaram-me uns esquerdo e direito de marca DELPHI modelos TC766 e TC767.
    Na oficina (a Roady dos Carvalhos, em Vila Nova de Gaia) cobraram-me 77eur por cada braço, mais 39eur pela colocação (mão-de-obra suponho), ficando-me só isto por 116eur.

    Há momentos estava a pesquisar precisamente esta marca e modelos e encontro-os num site a 30.98eur / cada.
    Ora, isto é uma diferenta de 46eur / braço.. fiquei abismado com isto.. acham que fui roubado pela oficina?
    Ou este custo pode ser justificado por outros factores?

    E outra questão: como é que uma pessoa sabe se os braços precisam realmente ser substituídos?
    É possível detectar algo anormal através de uma inspecção visual?
    Ou é detectável na condução?

    Desde já obrigado,
    Miguel

    #2
    É preciso algum cuidado na análise desses preços. Há uns meses largos vi um filtro de pólen por 13 euros mas com portes passava quase para 29.

    Quando a oficina fornece as peças, são eles que têm de dar garantia. E aqui tens a vantagem de que se algo correr mal é sempre a eles que exiges a garantia, seja problema da peça ou da montagem. E geralmente quando alguma peça vem trocada ou com defeito conseguem a troca rapidamente.

    Se comprares a peça online (e do estrangeiro, mesmo que o site esteja em português) e entregares na oficina para montar e algo não correr bem (peça com defeito, por exemplo, ou alguma incompatibilidade) tens de ser tu a reclamar a quem te vendeu a peça, o que é muito chato quando tens o carro na oficina a meio da intervenção, especialmente porque a nova peça vai sempre demorar vários dias a chegar. Estes transtornos também têm os seus custos.

    Comentário


      #3
      As oficinas têm de meter lucro sobre as peças que vendem/colocam, portanto é perfeitamente normal.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por GustavoAlmeida Ver Post
        É preciso algum cuidado na análise desses preços. Há uns meses largos vi um filtro de pólen por 13 euros mas com portes passava quase para 29.

        Quando a oficina fornece as peças, são eles que têm de dar garantia. E aqui tens a vantagem de que se algo correr mal é sempre a eles que exiges a garantia, seja problema da peça ou da montagem. E geralmente quando alguma peça vem trocada ou com defeito conseguem a troca rapidamente.

        Se comprares a peça online (e do estrangeiro, mesmo que o site esteja em português) e entregares na oficina para montar e algo não correr bem (peça com defeito, por exemplo, ou alguma incompatibilidade) tens de ser tu a reclamar a quem te vendeu a peça, o que é muito chato quando tens o carro na oficina a meio da intervenção, especialmente porque a nova peça vai sempre demorar vários dias a chegar. Estes transtornos também têm os seus custos.
        Custos esses que são sempre da responsabilidade do cliente a menos que se prove que a peça foi mal montada.
        Há cada vez mais oficinas que cobram tempo do mecânico, estacionamento, utilização do elevador, etc etc. portanto comprar peças baratas e mandar montar só sai barato se correr bem

        Em relação à necessidade de substituição, as peças substituidas podem ser vistas na oficina quando o carro é levantado. Depois disso, existe a obrigação legal de reciclar, portanto a oficina tem que o fazer. O que podes fazer é, em caso de alguma dúvida, pedir para guardarem as peças e pedes a alguém para lá ir dar uma outra opinião.
        De qualquer maneira, as peças nunca vão para reciclar no próprio dia...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por mformigo Ver Post
          ...aceitei o orçamento,,,
          ... acham que fui roubado pela oficina?
          ...
          se aceitaste o orçamento não foste roubado

          Comentário


            #6
            olá e obrigado a todos pelo feedback.

            @GustavoAlmeida
            de facto é bom óptimo ponto de vista, essa questão da garantia.
            comprar online só compensa se uma pessoa tiver os meios e ferramentas para fazer o serviço ele próprio..
            ..caso contrário vai ter de pagar a diferença a um mecânico/oficina a título de mão-de-obra!!

            se bem que esta área da mecânica auto é um pouco melindrosa, não é?
            quantas histórias uma pessoa não houve de pessoas que são aldrabadas pelas oficinas a trocarem peças que não precisavam?
            a minha questão é também um pouco nesse sentido, daí perguntar em como é que uma pessoa consegue saber se uma determinada peça necessita substituição ou não!!

            por outro lado, a questão da garantia também pode ser um subjectiva, ou não?
            ou seja, não é um pouco como a garantia dos telemóveis? vais reclamar um problema que surgiu (de origem ou pós reparação)..
            ..e em muitos casos tens 50% hipótese de te argumentarem que foi mau uso do equipamento (só para descartarem responsabilidade), entendes?

            peço desculpa pela minha abordagem ao tema, mas nestas questões sou um pouco céptico.
            há sempre o receio de quando uma pessoa não é entendida no assunto, outros aproveitarem-se disso para explorar!!
            infelizmente é uma realidade na qual honestidade é cada vez mais rara.


            @trepkos
            concordo em absoluto, obviamente que têm de colocar uma margem de lucro senão não conseguiam manter o negócio.
            mas a minha questão vem na diferença de preços: como referi, posteriormente vi online os braços a 30.98eur/cada (61.96eur os dois) enquanto a oficina cobrou-me 77eur/cada (154eur os dois).
            isto apresenta uma diferença de 92eur, mais 39eur pela colocação dos braços (cobrada separadamente) perfaz 131eur.

            esta diferença como lucro é aceitável?
            ou seja, eles já estavam a cobrar a instalação separadamente (os tais 39eur), se aplicassem 10% lucro nos braços (que já acho bastante), estariam a vendê-los a 34eur/cada.
            e isto seria um lucro de 8eur, só para receber o material (que foi-me dito que não tinham em stock e teriam de mandar vir, por isso nem lá estava a ocupar espaço).


            @Eliselotus
            é uma boa dica, levar alguém entendido a observar a peça para uma segunda opinião..
            ..no entanto, lamentavelmente, eu não conheço nenhum mecânico "amigo" que possa pedir tais favores.
            se conhecesse, se calhar nem estaria aqui a pedir opinião pois teria logo ido ao próprio colocar estas questões.


            @nathaniel
            pois aceitei o orçamento, sim.. e na altura estava ignorante relativamente ao custo das peças.
            mas agora depois de pesquisar vejo esta diferença e por isso é que coloquei a questão!!

            voltando ao exemplo dos telemóveis: imagina que tinhas um samsung topo gama que tinha caído e partido o ecrã.
            levavas à loja e davam-te um orçamento de 150eur para reparar o tlm, mais 1h de mão-de-obra a 30eur porque é um trabalho delicado.
            tu precisas do telemóvel o mais rápido possível, é uma ferramenta indispensável e aceitas o orçamento com fé que a loja pratica preços justos.
            arranjam-no, pagas, levas para casa e depois vais pesquisar (por curiosidade) e descobres que um ecrã novo para o telemóvel custava apenas 75eur e no entanto a loja cobrou-te o dobro.
            como é que te sentias? "aceitei o orçamento, é justo"? ou ias achar que tinhas sido roubado??

            isto é muito subjectivo e lá por aceitar um orçamento, não quer dizer nada..
            ..quando não sabes, assumes que os custos são aqueles e estão a agir de boa fé.
            se eu soubesse de antemão o custo das peças, teria ficado alertado para esta diferença de preço e não teria aceite o orçamento.
            provavelmente teria levado o carro a outra oficina para uma segunda opinião sobre se sequer os braços precisavam ser trocados ou não e qual o custo.
            Editado pela última vez por mformigo; 07 February 2017, 10:33.

            Comentário

            AD fim dos posts Desktop

            Collapse

            Ad Fim dos Posts Mobile

            Collapse
            Working...
            X