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Desgaste do motor em autoestrada ?

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    Desgaste do motor em autoestrada ?

    Boas pessoal!

    Sempre que se fala em desgate num carro ouve-se dizer que em autoestrada o carro tem menos desgaste. Se a situaçao ate se verifica em certas partes como a embraiagem e a caixa de velocidades por razoes obvias(sao menos utilizadas). E o motor,tambem tem menos desgate?

    para o caso interessa-me os motores de baixa cilindrada(por exemplo: 1.6hdi 110cv/1.4d4d 90cv/1.5cdi 95cv/1.5dci 105cv/1.3cdti 90cv, etc).

    isto porque no caso de um motor a diesel, que tem em media 4000rpm, para andar a velocidades medias de 120/150 kmh,estes motores tem de andar a RPMs bastante altas e por vezes durante 2/3/4h seguidas pois nem toda agente numa viagem tipo A1 lisboa-porto faz paragens, apesar de ser aconselhado.

    Que dizem?




    #2
    Na máxima relação (e em autoestrada é assim que se anda normalmente) é quando o carro percorre mais distância por cada volta do motor. Assim sendo acredito que por hora percorrida em autoestrada o desgaste seja grande (comparado com outras situações), mas em questões de distância (e existe conta-quilometros, não conta-horas como nos aviões) o desgaste é baixo.

    Comentário


      #3
      É evidente que a relação distância/desgaste seja maior em AE, mas é preciso ter em conta a velocidade. Quanto maior a velocidade, maior a resitência e maior o esforço do motor. Apesar de a relação de caixa ser a mesma, o desgaste é maior.
      Mas é sempre melhor puxar o carro em AE do que em cidade.

      Comentário


        #4
        citação:Originalmente colocada por Blue_Ray

        Boas pessoal!

        Sempre que se fala em desgate num carro ouve-se dizer que em autoestrada o carro tem menos desgaste. Se a situaçao ate se verifica em certas partes como a embraiagem e a caixa de velocidades por razoes obvias(sao menos utilizadas). E o motor,tambem tem menos desgate?

        para o caso interessa-me os motores de baixa cilindrada(por exemplo: 1.6hdi 110cv/1.4d4d 90cv/1.5cdi 95cv/1.5dci 105cv/1.3cdti 90cv, etc).

        isto porque no caso de um motor a diesel, que tem em media 4000rpm, para andar a velocidades medias de 120/150 kmh,estes motores tem de andar a RPMs bastante altas e por vezes durante 2/3/4h seguidas pois nem toda agente numa viagem tipo A1 lisboa-porto faz paragens, apesar de ser aconselhado.

        Que dizem?



        Eu tenho um motor 1.3 CDTI 90CV num GTC e em AE a 120/130 vou mais ou menos ás 3.000RPM, por isso nao vejo qual o problema de ir 2 ou 3 horas em AE sempre a essa velocidade ou ate um pouco mais.

        Comentário


          #5
          Acho que estás errado. Isto porque não me perece que andem a rotações elevadas quando se circula a velocidades "moderadas". No meu caso, o 1.4D4D, circula a 140km/h a cerca das 3000rpm. Não me parece muito e não é isso que vai provocar um grande desgaste.

          Comentário


            #6
            Não é tão simples estabelecer que o motor vá em maior carga em AE. O piso normalmente melhor, menores inclinações, etc. podem ser favoráveis ao carro.
            Em paralelo, o desgaste geral dos veiculos deve ultrapassar qualquer coisa, as vibrações dão cabo de tudo (mesmo do motor e orgãos auxiliares), o atrito ao rolamento é brutal.
            Os motores Diesel apesar de terem o limite perto das 4000 rpm, rodam a menor rotação na mesma proporção para determinad velocidade.
            As pessoas preocupam-se muito com o desgaste dos motores, mas penso que nos carros actuais, deve ser dos orgãos mais fiáveis e que menos dinheiro custa manter (apesar do preço do óleo).

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por Alex

              Não é tão simples estabelecer que o motor vá em maior carga em AE. O piso normalmente melhor, menores inclinações, etc. podem ser favoráveis ao carro.
              Em paralelo, o desgaste geral dos veiculos deve ultrapassar qualquer coisa, as vibrações dão cabo de tudo (mesmo do motor e orgãos auxiliares), o atrito ao rolamento é brutal.
              Os motores Diesel apesar de terem o limite perto das 4000 rpm, rodam a menor rotação na mesma proporção para determinad velocidade.
              As pessoas preocupam-se muito com o desgaste dos motores, mas penso que nos carros actuais, deve ser dos orgãos mais fiáveis e que menos dinheiro custa manter (apesar do preço do óleo).
              Pois, mas o que preocupa uma pessoa é que com o passar dos km comecem a andar muito menos e a consumir mais..

              Comentário


                #8
                A Auto-estrada é, precisamente, o terreno mais favorável à preservação da mecânica de um automóvel: regime de rotação constante, atrito reduzido devido ao bom piso, temperatura do motor estável, grande fluxo de ar a arrefecer o motor.

                Um carro em AE, a velocidade constante e relativamente moderada (tipo diesel às 2500/2750 rpm ou gasolina às 3000/3500 rpm, tem um desgaste próximo do nível 0.

                Não há qualquer inconveniente em andar horas a fio (aliás eu faço-o constantemente) com um carro. Aliás, é quando se pára que o motor vai aquecer mais (nos primeiros 15 minutos).

                Excluído deste raciocínio estão as utilizações a altas rotações (tipo 4000 rpm a diesel ou 5500/6000 rpm a gasolina).


                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por xantia1.8-16v

                  A Auto-estrada é, precisamente, o terreno mais favorável à preservação da mecânica de um automóvel: regime de rotação constante, atrito reduzido devido ao bom piso, temperatura do motor estável, grande fluxo de ar a arrefecer o motor.

                  Um carro em AE, a velocidade constante e relativamente moderada (tipo diesel às 2500/2750 rpm ou gasolina às 3000/3500 rpm, tem um desgaste próximo do nível 0.

                  Não há qualquer inconveniente em andar horas a fio (aliás eu faço-o constantemente) com um carro. Aliás, é quando se pára que o motor vai aquecer mais (nos primeiros 15 minutos).

                  Excluído deste raciocínio estão as utilizações a altas rotações (tipo 4000 rpm a diesel ou 5500/6000 rpm a gasolina).


                  Estou totalmente de acordo.

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por Baiones

                    citação:Originalmente colocada por xantia1.8-16v

                    A Auto-estrada é, precisamente, o terreno mais favorável à preservação da mecânica de um automóvel: regime de rotação constante, atrito reduzido devido ao bom piso, temperatura do motor estável, grande fluxo de ar a arrefecer o motor.

                    Um carro em AE, a velocidade constante e relativamente moderada (tipo diesel às 2500/2750 rpm ou gasolina às 3000/3500 rpm, tem um desgaste próximo do nível 0.

                    Não há qualquer inconveniente em andar horas a fio (aliás eu faço-o constantemente) com um carro. Aliás, é quando se pára que o motor vai aquecer mais (nos primeiros 15 minutos).

                    Excluído deste raciocínio estão as utilizações a altas rotações (tipo 4000 rpm a diesel ou 5500/6000 rpm a gasolina).


                    Estou totalmente de acordo.
                    x2

                    uma opiniao muito acertada

                    Comentário


                      #11
                      Um motor diesel TDI , HDI etc de 110cv , só atinge as 4000 RPM aos 190 km/h...

                      Não acho que haja problema, nem nos Diesel, nem nos Gasolina...

                      O meu Xsara, andou muito tempo sempre entre as 4000 e 5000 RPM e nunca parou [^]

                      Comentário


                        #12
                        No sistema Long Life do grupo VW, em que o momento de ir à revisão é calculado pelo CB tendo em conta o tipo de utilização dada ao carro, os carros que mais AE fazem são os que mais quilómetros percorrem entre avisos para revisão. Admitindo que o sistema foi bem pensado a única conclusão a tirar é que em AE há menos desgaste.

                        Comentário


                          #13
                          o desgaste em autoestrada, só se vai notar se for a grande rotação,
                          imagina tenho um clio 1.5dci e já fiz enumeras vezes porto-lx sempre por volta das 4000rpm e notasse depois no comsumo de oleo do motor...ouve um dia depois de fazer perto de 700km nestas condições bebeu 200ml de oleo, e claro mt combustivel...o q em situações normais n acontece

                          agora se andar a pastar a 100,120 isto fazia consumos de 4l e fazia 500milkm sem mudar segmentos..lol

                          Comentário


                            #14
                            nO Caso do cdti de 90cv, visto ter uma caixa de 6 velocidades, raramente se chega as 4.mil rotações em 150,160, vais no maximo a 3000 e tal rpm... j a 130 vai nas 2.000 rpm..

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                              Um motor diesel TDI , HDI etc de 110cv , só atinge as 4000 RPM aos 190 km/h...

                              Não acho que haja problema, nem nos Diesel, nem nos Gasolina...

                              O meu Xsara, andou muito tempo sempre entre as 4000 e 5000 RPM e nunca parou [^]

                              Andar a altas rotações, embora possa não causar problemas imediatos de fiabilidade, reduz a vida útil do motor.

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por xantia1.8-16v

                                A Auto-estrada é, precisamente, o terreno mais favorável à preservação da mecânica de um automóvel: regime de rotação constante, atrito reduzido devido ao bom piso, temperatura do motor estável, grande fluxo de ar a arrefecer o motor.

                                Um carro em AE, a velocidade constante e relativamente moderada (tipo diesel às 2500/2750 rpm ou gasolina às 3000/3500 rpm, tem um desgaste próximo do nível 0.

                                Não há qualquer inconveniente em andar horas a fio (aliás eu faço-o constantemente) com um carro. Aliás, é quando se pára que o motor vai aquecer mais (nos primeiros 15 minutos).

                                Excluído deste raciocínio estão as utilizações a altas rotações (tipo 4000 rpm a diesel ou 5500/6000 rpm a gasolina).
                                nem mais. alem disso, a ultima mudança é aquela que, por ter uma relação mais comprida, esforça menos o motor;)

                                Comentário


                                  #17
                                  Por dia faço 100kms smp nas 3500rpm num TDI110 (alterado) e ja la vao 300mil kms e nem a embraiagem precisei de mudar ainda.

                                  Penso k ja foi tudo dito... mas para mim o desgaste do motor so é mais alto em situaçoes de andar smp afundo (andar smp nas 4500rpm num diesel ou 7mil num otto) .

                                  Cumps

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por Nefas

                                    citação:Originalmente colocada por Blue_Ray

                                    Boas pessoal!

                                    Sempre que se fala em desgate num carro ouve-se dizer que em autoestrada o carro tem menos desgaste. Se a situaçao ate se verifica em certas partes como a embraiagem e a caixa de velocidades por razoes obvias(sao menos utilizadas). E o motor,tambem tem menos desgate?

                                    para o caso interessa-me os motores de baixa cilindrada(por exemplo: 1.6hdi 110cv/1.4d4d 90cv/1.5cdi 95cv/1.5dci 105cv/1.3cdti 90cv, etc).

                                    isto porque no caso de um motor a diesel, que tem em media 4000rpm, para andar a velocidades medias de 120/150 kmh,estes motores tem de andar a RPMs bastante altas e por vezes durante 2/3/4h seguidas pois nem toda agente numa viagem tipo A1 lisboa-porto faz paragens, apesar de ser aconselhado.

                                    Que dizem?



                                    Eu tenho um motor 1.3 CDTI 90CV num GTC e em AE a 120/130 vou mais ou menos ás 3.000RPM, por isso nao vejo qual o problema de ir 2 ou 3 horas em AE sempre a essa velocidade ou ate um pouco mais.

                                    Nefas...

                                    Só se fores em 5ª...já que em 6ª, a 160 de ponteiro, nem às 3000 rpm's vamos...

                                    Cumpts,
                                    JC_STILO

                                    Comentário


                                      #19
                                      Pessoal pensem nas Leis de Newton para raciocinar sobre o assunto!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Faço varias vezes o trajecto Lisboa <-> Braga sempre em AE,
                                        e normalmente a velocidade de cruzeiro são 160 kmh,
                                        umas vezes menos, outras vezes mais.

                                        Tenho um 1.4 D4d e apesar de ir frequentemente as 4000 rpm e
                                        algumas vezes ultrapassar (isto em AE), e a sensação que tenho não é
                                        de que o motor se vá a 'derreter' todo. Aliás a 160 kmh ainda
                                        tem folego para puxar mais um bocado.

                                        Tá preparado para trabalhar sem problemas das 0 as 5000 rpm.
                                        Acima disto é estragar. Dentro disto não se pode queixar.

                                        Claro que quanto maior a velocidade, maior o desgaste 'teórico'
                                        pois em cidade o desgaste é muito maior e raramente se passam
                                        dos 70 kmh ....

                                        Desde que os fluidos (oleos e afins) andem todos ao nível e de boa
                                        saude, não é por fazer mais ou menos AE que o carro ha-de durar menos.

                                        Aliás, eu preferia um carro que so tivesse feito AE do que um que
                                        tivesse andado mais em cidade. Mas isto sou so eu.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Apenas a título de curiosidade: Os Opel Admiral e Diplomat, da década de 60, teve que receber um V8 de especificações policiais do Impala americano ao invés do normal para aguentar horas a fio em potência máxima nas Autobahn. E ainda não funcionou! A saída foi usar os motores de competição de longa duração da GM americana. ;)

                                          Comentário


                                            #22
                                            Também era um pouco a ideia que tinha.

                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por xantia1.8-16v

                                              citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                              Um motor diesel TDI , HDI etc de 110cv , só atinge as 4000 RPM aos 190 km/h...

                                              Não acho que haja problema, nem nos Diesel, nem nos Gasolina...

                                              O meu Xsara, andou muito tempo sempre entre as 4000 e 5000 RPM e nunca parou [^]

                                              Andar a altas rotações, embora possa não causar problemas imediatos de fiabilidade, reduz a vida útil do motor.

                                              Claro , e o meu pai não fazia sempre isso ....só de vez em quando , mas não era andar tipo 1 hora seguida, sempre entre as 4500 e 5000 RPM....
                                              Mas o Xsara tem a caixa bem curta , e a 140 já está nas 4000 RPM... mas o meu pai sabia que não o podia andar sempre a esganiçar...aquilo não era motor para torturas

                                              Comentário


                                                #24
                                                Ora.. um 1.4 HDi de 70 cv a fazer horas e horas de AE a fundo ja vai em 162 mil kms e ainda anda..

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Andem à vontade... Desde que o motor tenha oleo, os pneus tenham piso, o deposito tenha combustivel, e o radiador tenha agua/anti-congelante...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Acho que tem mais a ver com as caixas curtas. Digo isto porque tenho uma Palio TD70 e em 5ª às 3.000rpm a carrinha vai-me nos 110km/h o que é muito pouco. Se quiser ir pelos 130 já tenho de ir pelas 3.500rpm o que já começa a ser bastante, tanto para o motor como para o consumo.

                                                    Ah, e parecendo que não gasto sempre mais em auto-estrada do que na cidade...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      De longe em AE o desgaste geral de um carro é muito inferior ao para-arranca, acelera-desacelera, trava, etc..

                                                      Piso excelente, sem buracos, lombas, etc etc..

                                                      Se considerarmos velocidade normais de 120-140km/h ai quase todos os motores vão em regimes medios sem grande esforço...
                                                      Mais ainda, como a essa velocidade nem chega a aquecer muito, pois a propria deslocação do ar arrefece o liquido. Até ai mantem valores estaveis..

                                                      E tudo o resto...

                                                      Um carro de AE dura muito mais que um de estrada ou cidade..

                                                      Tenho o exemplo da Astra de 1992 do tecnico que vem aqui á empresa á anos... quase 600.000Km e o 1.4i a gasolina, sem problema algum de motor.. só manutenção... desgaste de pintura e uso interior pois tem filhos e etc.. razão dessa longevidade do motor... se calhar 95% de AE na vida dela..

                                                      Comentário

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