Esta semana tive que utilizar uma viatura alugada. Tocou-me na rifa um Seat Ibiza 1.4 Tdi. Carro recente, deste ano. AC manual.
Reparei que ao colocar a ventilação na posição de dembaciamento do vidro o AC automaticamente ligava. Tudo bem, pensei eu. Ao carregar no botão do AC a luz desliga, mesmo mantendo a posição da distribuição do ar para o parabrisas. Tudo bem, pensei eu!
No dia seguinte volto a fazer o mesmo. Ou seja, rodo o manipulo para o parabrisas, o AC liga e passado uns minutos, desligo o AC mantendo a mesma posição, para o parabrisas. Luz do AC desligada.
Começo a sentir frio! Lembro-me que no dia anterior tinha tido a mesma sensação nas mesmas condições. Pensei, o AC está ligado! Ter em atenção que a luz vermelha estava desligada.
Parei o carro comparo os consumos instantâneos e confirma-se, o AC não desliga! Apaga a luz mas não desliga. Belo!
Entretanto pus-me a mexer naquilo tudo. A Seat quer à força que se ande com o AC on. Senão vejamos.
Se rodarmos o manipulo da temperatura para o frio, automaticamente liga o AC. Mesmo que não queiramos.
Carregas no botão da recirculação do ar? Toma lá AC!
Ligas o carro e tens o manipulo no frio? Toma lá AC!
Desligas o AC mas está na posição do parabrisas? Toma lá AC!
Devolvi o carro, experimentei outro... Era igual. Não é defeito, é feitio!
Reparei que ao colocar a ventilação na posição de dembaciamento do vidro o AC automaticamente ligava. Tudo bem, pensei eu. Ao carregar no botão do AC a luz desliga, mesmo mantendo a posição da distribuição do ar para o parabrisas. Tudo bem, pensei eu!
No dia seguinte volto a fazer o mesmo. Ou seja, rodo o manipulo para o parabrisas, o AC liga e passado uns minutos, desligo o AC mantendo a mesma posição, para o parabrisas. Luz do AC desligada.
Começo a sentir frio! Lembro-me que no dia anterior tinha tido a mesma sensação nas mesmas condições. Pensei, o AC está ligado! Ter em atenção que a luz vermelha estava desligada.
Parei o carro comparo os consumos instantâneos e confirma-se, o AC não desliga! Apaga a luz mas não desliga. Belo!
Entretanto pus-me a mexer naquilo tudo. A Seat quer à força que se ande com o AC on. Senão vejamos.
Se rodarmos o manipulo da temperatura para o frio, automaticamente liga o AC. Mesmo que não queiramos.
Carregas no botão da recirculação do ar? Toma lá AC!
Ligas o carro e tens o manipulo no frio? Toma lá AC!
Desligas o AC mas está na posição do parabrisas? Toma lá AC!
Devolvi o carro, experimentei outro... Era igual. Não é defeito, é feitio!
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