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Manias da Seat com o AC!!!

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    Manias da Seat com o AC!!!

    Esta semana tive que utilizar uma viatura alugada. Tocou-me na rifa um Seat Ibiza 1.4 Tdi. Carro recente, deste ano. AC manual.

    Reparei que ao colocar a ventilação na posição de dembaciamento do vidro o AC automaticamente ligava. Tudo bem, pensei eu. Ao carregar no botão do AC a luz desliga, mesmo mantendo a posição da distribuição do ar para o parabrisas. Tudo bem, pensei eu!

    No dia seguinte volto a fazer o mesmo. Ou seja, rodo o manipulo para o parabrisas, o AC liga e passado uns minutos, desligo o AC mantendo a mesma posição, para o parabrisas. Luz do AC desligada.

    Começo a sentir frio! Lembro-me que no dia anterior tinha tido a mesma sensação nas mesmas condições. Pensei, o AC está ligado! Ter em atenção que a luz vermelha estava desligada.

    Parei o carro comparo os consumos instantâneos e confirma-se, o AC não desliga! Apaga a luz mas não desliga. Belo!

    Entretanto pus-me a mexer naquilo tudo. A Seat quer à força que se ande com o AC on. Senão vejamos.

    Se rodarmos o manipulo da temperatura para o frio, automaticamente liga o AC. Mesmo que não queiramos.

    Carregas no botão da recirculação do ar? Toma lá AC!

    Ligas o carro e tens o manipulo no frio? Toma lá AC!

    Desligas o AC mas está na posição do parabrisas? Toma lá AC!

    Devolvi o carro, experimentei outro... Era igual. Não é defeito, é feitio!

    #2
    Eu também tive um Ibiza desses alugado, mas era o 1.2 tdi, além da barulheira que era não me lembro desses problemas de AC

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
      Esta semana tive que utilizar uma viatura alugada. Tocou-me na rifa um Seat Ibiza 1.4 Tdi. Carro recente, deste ano. AC manual.

      Reparei que ao colocar a ventilação na posição de dembaciamento do vidro o AC automaticamente ligava. Tudo bem, pensei eu. Ao carregar no botão do AC a luz desliga, mesmo mantendo a posição da distribuição do ar para o parabrisas. Tudo bem, pensei eu!

      No dia seguinte volto a fazer o mesmo. Ou seja, rodo o manipulo para o parabrisas, o AC liga e passado uns minutos, desligo o AC mantendo a mesma posição, para o parabrisas. Luz do AC desligada.

      Começo a sentir frio! Lembro-me que no dia anterior tinha tido a mesma sensação nas mesmas condições. Pensei, o AC está ligado! Ter em atenção que a luz vermelha estava desligada.

      Parei o carro comparo os consumos instantâneos e confirma-se, o AC não desliga! Apaga a luz mas não desliga. Belo!

      Entretanto pus-me a mexer naquilo tudo. A Seat quer à força que se ande com o AC on. Senão vejamos.

      Se rodarmos o manipulo da temperatura para o frio, automaticamente liga o AC. Mesmo que não queiramos.

      Carregas no botão da recirculação do ar? Toma lá AC!

      Ligas o carro e tens o manipulo no frio? Toma lá AC!

      Desligas o AC mas está na posição do parabrisas? Toma lá AC!

      Devolvi o carro, experimentei outro... Era igual. Não é defeito, é feitio!

      Se rodares o manípulo para a temperatura de frio, faz sentido que o AC se ligue automaticamente, principalmente se se optar for uma temperatura abaixo da ambiente.
      Se direccionares o ar para os parabrisas, também faz sentido que se ligue o AC, não necessariamente pela temperatura mas pela desumidificação do ar.
      Ligar o AC aquando da recirculação do ar também faz algum sentido, exactamente pela função de desumidificação (e assim evitar que o vidro volte a embaciar)

      De certa maneira são opções idiot proof. Várias marcas têm estas "manias" ou semelhantes, nos seus AC.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por RedHeart Ver Post
        Se rodares o manípulo para a temperatura de frio, faz sentido que o AC se ligue automaticamente, principalmente se se optar for uma temperatura abaixo da ambiente.
        Se direccionares o ar para os parabrisas, também faz sentido que se ligue o AC, não necessariamente pela temperatura mas pela desumidificação do ar.
        Ligar o AC aquando da recirculação do ar também faz algum sentido, exactamente pela função de desumidificação (e assim evitar que o vidro volte a embaciar)

        De certa maneira são opções idiot proof. Várias marcas têm estas "manias" ou semelhantes, nos seus AC.
        Ok, mas para mim não tem sentido nenhum.
        Agora no inverno não posso colocar o manipulo no frio, para levar apenas com a mesma temperatura exterior, tenho que levar com o AC? Não posso andar no frio sem AC? A titulo de quê é que me obrigam a desligar o AC?

        Vou atrás de um carro poluente a deitar cheiro a gasolina, quero isolar o habitáculo, ligo a recirculação do ar, tenho de levar com o AC? Depois fico com frio e tenho que aumentar a temperatura? E se for apenas por 30 segundos que jeito tem ir com o AC ligado?

        A de desembaciar então é o cúmulo da estupidez, desligo, apaga a luz e continua ligado! Qual é o sentido disto?

        Ah e outra mais para o final da semana já lhe tinha pegado o jeito. Então sempre que ligava o ar eu imediatamente desligava-o, meu rico compressor sempre liga desliga...

        Comentário


          #5
          És, pode-se dizer, uma excepção. Como eu disse, essa "mania" desse e de outros AC são opções dos fabricantes, para o utilizador comum.
          Percebo que este caso é uma situação diferente mas, por regra, se um carro tem AC é porque o cliente quis (principalmente nestes segmentos mais baixos) e, à partida, vai andar com ele ligado na maior parte das vezes.

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            #6
            A ideia base disso é reduzir ciclos onoff e assim evitar avarias e garantia.

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              #7
              Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
              A ideia base disso é reduzir ciclos onoff e assim evitar avarias e garantia.
              Não, assim são muitos mais ciclos on / off.

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                #8
                o AC da Seat não é igual ao da VW?

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                  #9
                  Originalmente Colocado por xtrusion Ver Post
                  Eu também tive um Ibiza desses alugado, mas era o 1.2 tdi, além da barulheira que era não me lembro desses problemas de AC
                  o 1.2 também é barulhento como o 1.4? é um barulho engraçado tac tac tac

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                    #10
                    Barulhento é dizer pouco, nunca estive num carro tão barulhento, até o corsa c 1.3 cdti (versão espanhola de comercial que era 5 portas mas totalmente despido de mariquices) que conduzi era mais insonorizado que aquilo.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por BMW535i Ver Post
                      o 1.2 também é barulhento como o 1.4? é um barulho engraçado tac tac tac
                      O 1.4 tdi é bem mais barulhento do que o 1.2.

                      Comentário

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