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Renault Laguna 2.0 16V 140cv RXT 1999

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    Renault Laguna 2.0 16V 140cv RXT 1999

    Viva malta

    Estou interessado nesta viatura Renault Laguna 2.0 16V 140cv de 1999 com motor Volvo N7Q, tem cerca de 133 mil kms e é o full-extras. Está em excelente estado e tem a manutenção toda em dia, é só meter gasolina e andar.
    As minhas dúvidas são sobre a fiabilidade deste motor 2.0 Volvo e qual o real consumo que posso esperar. Pelo que tenho pesquisado será 7-8 Litros em nacionais e 9-10 litros em cidade.
    Eu irei andar principalmente em nacionais a velocidades até 100 km/h, não se consegue médias de 6 litros?
    Este motor Volvo 2.0 N7Q é melhor que o motor já Renault 2.0 F4R com abertura de vávulas controlada (tipo VTEC dos hondas), que ainda equipou este modelo 1 phase 2 até 2001?
    Enfim acham que vale a pena comprar este Laguna 2.0 16V motor volvo, pois pelo que tenho visto em anuncios na internet desvalorizam bastante

    Nota: gasta cerca 1 litro óleo em 10.000 kms, mas faz todos os dias AE (acho que deve ser o motivo)
    outro detalhe é que o pneu da frente lado direito (pendura) gasta sempre mais o ombro do lado de fora enquanto o pneu esquerdo gasta normal. O vendedor diz que na Renault não conseguem detectar o problema e tem outras pessoas conhecidas que têm renaults com o mesmo problema de desgaste acentuado do lado de fora do pneu da frente direito
    Editado pela última vez por Goldpiston; 20 February 2017, 21:07.

    #2
    Qualquer carro com um 2.0 a gasolina desvaloriza bastante em Portugal, a não ser casos especiais, por isso não é isso que indica se o motor é bom ou não. Eu nunca ouvi falar de problemas nesse motor, penso que é relativamente fiável, tal como o F4R. Não sei se é de correia ou de corrente mas se for de corrente é uma vantagem em relação ao F4R que é de correia.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
      Qualquer carro com um 2.0 a gasolina desvaloriza bastante em Portugal, a não ser casos especiais, por isso não é isso que indica se o motor é bom ou não. Eu nunca ouvi falar de problemas nesse motor, penso que é relativamente fiável, tal como o F4R. Não sei se é de correia ou de corrente mas se for de corrente é uma vantagem em relação ao F4R que é de correia.
      Viva, o motor é de correia distribuição.
      Qual é a tua opinião sobre o gasto de óleo de 1 litro - 10,000 kms e o desgaste acentuado do lado de fora do pneu da frente lado direito?

      Comentário


        #4
        De 1999 o mais certo é o motor ser o de origem Renault (1998 cm3) e não Volvo (1948 cm3).

        Confirma lá isso.

        Comentário


          #5
          Boas, tenho a certeza absoluta que é Volvo, pois é um 1948cc e tem na tampa do motor o "N" (simbolo da familia N motores da ligação Volvo/Renault)

          O motor Renault 1998cc saiu a partir de Julho 1999 e na versão "Initiale" ainda Laguna 1 phase 2, mas são raríssimos encontrar à venda, pois 99% à venda são todos motor Volvo 1948cc

          Pretendo saber se vale a pena este carro/motor, é uma boa compra?
          Conseguirei consumos de 6 a 7 litros em nacionais com condução calma, ou é uma utopia, e o mais certo é médias 8-9 litros que é o que a maioria das pessoas me diz de uma motor 2.0 a gasolina, para não me iludir nos consumos
          Editado pela última vez por Goldpiston; 20 February 2017, 21:26.

          Comentário


            #6
            http://www.fiches-auto.fr/essai-rena...-16v-_-140.php

            Podes ler aqui qualquer coisa, medias de 6-7 l é estares a preparar-te para uma desilusão nesse teste mediram 8.1 l/100

            Comentário


              #7
              já li esse site e mais outros blogs e vi alguns vídeos no youtube sobre consumos do Laguna 2.0.
              Estava à espera que me dissessem que sim é possivel medias 6-7 litros na nacional com pé muito leve como já vi em outros tópicos do Laguna 2.0 anos 1994-95 , mas parece que tenho mesmo que me mentalizar que é minimo 8L para cima

              Vou procurar um 1.6 16V 110cv mesmo modelo que é sempre mais poupado, médias 6-7 litros. Já se vão vendo do ano 1999-2000 a rondar os 1000€
              Editado pela última vez por Goldpiston; 20 February 2017, 22:58.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                De 1999 o mais certo é o motor ser o de origem Renault (1998 cm3) e não Volvo (1948 cm3).

                Confirma lá isso.
                o tal que equipava, por exemplo, o renault 25 ou será já outro? quanto ao motor volvo, é praticamente um 1950, é que nem chega a isso. não é motor 2000cc, mas 1900cc.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                  o tal que equipava, por exemplo, o renault 25 ou será já outro? quanto ao motor volvo, é praticamente um 1950, é que nem chega a isso. não é motor 2000cc, mas 1900cc.
                  Esse que equipava o Renault 25 e o Safrane era um 2.500cc da Volvo penso eu.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                    o tal que equipava, por exemplo, o renault 25 ou será já outro? quanto ao motor volvo, é praticamente um 1950, é que nem chega a isso. não é motor 2000cc, mas 1900cc.
                    Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
                    Esse que equipava o Renault 25 e o Safrane era um 2.500cc da Volvo penso eu.


                    O que estão a referir-se, é antes o 2.9 V6, oriundo da parceria PRV... P de Peugeot, R de Renault e V de Volvo.
                    Editado pela última vez por nto; 21 February 2017, 00:01.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por nto Ver Post
                      O que estão a referir-se, é antes o 3.0 V6, oriundo da parceria PRV... P de Peugeot, R de Renault e V de Volvo.
                      Tenho quase a certeza que o 25 ou o Safrane usaram outro motor da Volvo além desses. Não sei é se foi a gasolina ou a diesel.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
                        Tenho quase a certeza que o 25 ou o Safrane usaram outro motor da Volvo além desses. Não sei é se foi a gasolina ou a diesel.


                        Mas o PRV foi um motor que inicialmente foi a Peugeot e Renault que começaram a desenvolver e só posteriormente, a Volvo se junto aos mesmos.

                        O motor do 25, era esse o PRV, tal como o Safrane até com o famoso Biturbo, que tinha o tal 3.0 que era o PRV.


                        Mas sim, o Safrane teve o 2.0 16V (o N7Q - 4cilindros) e o 2.5 20V (N7U - 5 cilindros), esses fornecidos pela Volvo.
                        Editado pela última vez por nto; 21 February 2017, 00:17.

                        Comentário


                          #13
                          Já agora:

                          https://ranwhenparked.net/2010/08/16...gine-part-one/

                          https://ranwhenparked.net/2010/08/23...gine-part-two/

                          https://ranwhenparked.net/2010/09/14...engine-part-3/

                          Comentário


                            #14
                            Exatamente, era a esse 2.5 20V Volvo que me referia.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
                              Exatamente, era a esse 2.5 20V Volvo que me referia.

                              E o Safrane, ainda teve o 2.0 16V (1948cc) que se fala aqui do Laguna.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Goldpiston Ver Post
                                já li esse site e mais outros blogs e vi alguns vídeos no youtube sobre consumos do Laguna 2.0.
                                Estava à espera que me dissessem que sim é possivel medias 6-7 litros na nacional com pé muito leve como já vi em outros tópicos do Laguna 2.0 anos 1994-95 , mas parece que tenho mesmo que me mentalizar que é minimo 8L para cima

                                Vou procurar um 1.6 16V 110cv mesmo modelo que é sempre mais poupado, médias 6-7 litros. Já se vão vendo do ano 1999-2000 a rondar os 1000€
                                Boa noite, Goldpiston,

                                Tenho um Volvo S40 1.6, com motor Renault, de 1998.
                                Com base nesta experiência, digo-te que médias de 6-7 litros é para esquecer. Já consegui 7,5 l/100Km em misto de nacional e AE, velocidade a rondar os 100/110 e a evitar grandes variações. E devia ter ainda o vento a favor!

                                São carros pesados e não é por optares por motores mais pequenos que conseguirás baixar as médias, pois terás de puxar mais pelas rotações.

                                Comentário


                                  #17
                                  Viva BSIMOES

                                  pelo que leio o Laguna 1 ph 2 com motor 1.6 16v é fácil fazer médias 6-7 litros em nacionais com condução calma. O teu Volvo S40 1.6 é o motor com 105cv ou 109cv, é que o mais moderno de 109cv é mais económico. Pelo que sei e leio pela net fora o S40 1.6 é mais gastador do que o Laguna 1 1.6 16V

                                  Ando à procura de um carro a gasolina que seja confortável, espaçoso e relativamente económico e o Laguna 1.6 16v penso ser o mais indicado, como alternativas gosto também do Megane I 1.4 16v ou Xsara 1.6 16V.
                                  Editado pela última vez por Goldpiston; 21 February 2017, 00:56.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Se queres bons consumos diria que Megane out Xsara são melhores apostas. Mais leves, 90-100cv já os torna despachados e mais poupados que versões mais fracas (mais para o Xsara que teve o 1.4 8v de 75 que conseguia quase gastar mais que o 1.6 de 110cv).

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Goldpiston Ver Post
                                      Viva BSIMOES

                                      pelo que leio o Laguna 1 ph 2 com motor 1.6 16v é fácil fazer médias 6-7 litros em nacionais com condução calma. O teu Volvo S40 1.6 é o motor com 105cv ou 109cv, é que o mais moderno de 109cv é mais económico. Pelo que sei e leio pela net fora o S40 1.6 é mais gastador do que o Laguna 1 1.6 16V

                                      Ando à procura de um carro a gasolina que seja confortável, espaçoso e relativamente económico e o Laguna 1.6 16v penso ser o mais indicado, como alternativas gosto também do Megane I 1.4 16v ou Xsara 1.6 16V.
                                      O meu é o de 105cv, o de 109 acho que só saiu em 1999.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por BSIMOES Ver Post
                                        O meu é o de 105cv, o de 109 acho que só saiu em 1999.


                                        Sim, foi em 1999 que surgiu a versão de 109cv.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Goldpiston Ver Post
                                          Viva BSIMOES

                                          pelo que leio o Laguna 1 ph 2 com motor 1.6 16v é fácil fazer médias 6-7 litros em nacionais com condução calma. O teu Volvo S40 1.6 é o motor com 105cv ou 109cv, é que o mais moderno de 109cv é mais económico. Pelo que sei e leio pela net fora o S40 1.6 é mais gastador do que o Laguna 1 1.6 16V

                                          Ando à procura de um carro a gasolina que seja confortável, espaçoso e relativamente económico e o Laguna 1.6 16v penso ser o mais indicado, como alternativas gosto também do Megane I 1.4 16v ou Xsara 1.6 16V.
                                          Nesse em estrada e com pé leve consegues médias pouco acima de 5l/100

                                          Comentário


                                            #22
                                            Um 2.0 o mínimo que fará será nos 7 - 7,5... isto em certos motores/carros. Menos de 7 em consumo médio é algo utópico. Nunca vi.

                                            Se a preocupação são mesmo os consumos, tens aí o Megane 1.4 16v que se desenrasca bem e gasta pouco. O motor 1.6 16v também é economico e bastante resistente.

                                            Comentário


                                              #23
                                              A questão do consumo de óleo, acho um pouco exagerado o valor (1 litro), no entanto se não faz fumo azul ou pinga para o chão não deve ser nada de preocupante, muitos carros consomem óleo.

                                              Quanto ao desgaste do pneu do lado direito é uma questão de manda alinhar a direcção (numa casa que sabe o que anda a fazer) e ver os valores ou mesmo se existe folgas, empenos nos eixos ou o próprio chassi (pode ter tido um acidente).

                                              Por norma é normal desgastar um pouco mais essa roda que as restantes quando se faz muita estrada de "aldeia", devido a esse pneus muitas vezes ir à valeta ou em cidades que tenham muitas rotundas (por exemplo Viseu).

                                              Quanto a desvalorização, vai ser uma desgraça... assim que comprares o carro, não vai ter mais ninguém a quem o vender porque não existe procura desses modelos e principalmente desse tipo de motorização, conta que o carro vai morrer contigo...
                                              Editado pela última vez por DragonH; 21 February 2017, 12:29.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Goldpiston Ver Post
                                                Viva BSIMOES

                                                pelo que leio o Laguna 1 ph 2 com motor 1.6 16v é fácil fazer médias 6-7 litros em nacionais com condução calma. O teu Volvo S40 1.6 é o motor com 105cv ou 109cv, é que o mais moderno de 109cv é mais económico. Pelo que sei e leio pela net fora o S40 1.6 é mais gastador do que o Laguna 1 1.6 16V

                                                Ando à procura de um carro a gasolina que seja confortável, espaçoso e relativamente económico e o Laguna 1.6 16v penso ser o mais indicado, como alternativas gosto também do Megane I 1.4 16v ou Xsara 1.6 16V.

                                                O Laguna também tem o motor 1.8, que é um bom compromisso entre o 2.0 e o 1.6.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Boas Goldpiston,

                                                  Tenho o Laguna I RXT, fase II, (faróis de nevoeiro redondos), com o motor 1.6 gasolina.
                                                  As minhas experiências com o carro, página 35 da thread abaixo (post #1025):

                                                  http://forum.autohoje.com/boxes/2697...e-22-a-35.html


                                                  No computo geral é bastante satisfatório, motor robusto, mas certos acabamentos interiores um pouco fracos.
                                                  Deixei de actualizar o tópico há uns anos, está agora com cerca de 190.000 kms sem nada de mais a registar.

                                                  Médias em AE e nacional, mostradas pelo Comp. de Bordo, à volta dos 6.5 L/100, mas com pé leve.
                                                  Média apenas em AE ainda melhores, mas "a pisar ovos" obviamente.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Agradeço as vossas opiniões. Vou procurar um Megane I 1.4 16V ou um Xsara 1.6 16V, vamos a ver se encontrar algum de jeito em preço/qualidade

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                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                                      Um 2.0 o mínimo que fará será nos 7 - 7,5... isto em certos motores/carros. Menos de 7 em consumo médio é algo utópico. Nunca vi.

                                                      Se a preocupação são mesmo os consumos, tens aí o Megane 1.4 16v que se desenrasca bem e gasta pouco. O motor 1.6 16v também é economico e bastante resistente.
                                                      Eu vi, dezenas de vezes, o antigo Laguna 2.0 motor F3R do ano 94 fazia consumos desses com frequência, este carro em estrada e AE a cumprir limites gastava bem abaixo dos 7 litros com muita facilidade.
                                                      Gastava-me menos em estrada e AE que o Mazda 323F 1.6 de 94 e que um Corsa B 1.2 de 95 que tive ao mesmo tempo nas mesmas condições do Renault mas tinha uma amplitude maior entre consumo mínimo e máximo a puxar bem também bebia bem.

                                                      Chegava a fazer por carolice consumos de 5.6l em estrada, mas isto já não a fazer uma condução normal, apenas a trabalhar para a média. Exclusivamente em cidade os consumos do Laguna aumentavam para o dobro.
                                                      O motor Volvo sempre ouvi dizer que não era tão económico mas mais rápido sim.

                                                      Agora consumo médio depende muito da cidade e do tempo em para/arranca, o que é médio para uns não é para outros.
                                                      Editado pela última vez por FernandoAc; 25 February 2017, 00:13.

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                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                                                        Eu vi, dezenas de vezes, o antigo Laguna 2.0 motor F3R do ano 94 fazia consumos desses com frequência, este carro em estrada e AE a cumprir limites gastava bem abaixo dos 7 litros com muita facilidade.
                                                        Gastava-me menos em estrada e AE que o Mazda 323F 1.6 de 94 e que um Corsa B 1.2 de 95 que tive ao mesmo tempo nas mesmas condições do Renault mas tinha uma amplitude maior entre consumo mínimo e máximo a puxar bem também bebia bem.

                                                        Chegava a fazer por carolice consumos de 5.6l em estrada, mas isto já não a fazer uma condução normal, apenas a trabalhar para a média. Exclusivamente em cidade os consumos do Laguna aumentavam para o dobro.
                                                        O motor Volvo sempre ouvi dizer que não era tão económico mas mais rápido sim.

                                                        Agora consumo médio depende muito da cidade e do tempo em para/arranca, o que é médio para uns não é para outros.
                                                        Boas,

                                                        Esses números com o Laguna 2.0 motor F3R ?

                                                        Por acaso, não quis estar a mencionar valores tão baixos (mostrados pelo CB), pois compreendo que muitos users depois comecem a achar tanga.

                                                        Também porque nunca fiz esses valores, mas sim no 1.6 (motor K4M), é possível descer ligeiramente abaixo dos 6 L/100 kms apenas em AE.
                                                        (Mais uma vez, nunca fiz as contas no papel, apenas falo de valores do CB.)

                                                        No Laguna 2.0 não faço ideia, mas até acredito.

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                                                          #29
                                                          Laguna 2.0 a fazer consumos de 7 l/100 em AE a cumprir os limites até acredito, mas é a cumprir os limites e a ir a 90 km/h... motores dessa altura a gasolina a fazer consumos a 120 km/h menores que 7 l/100 contavam-se pelos dedos de uma mão e pode-se incluir ai os 1.6...

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por johndeamon Ver Post
                                                            Laguna 2.0 a fazer consumos de 7 l/100 em AE a cumprir os limites até acredito, mas é a cumprir os limites e a ir a 90 km/h... motores dessa altura a gasolina a fazer consumos a 120 km/h menores que 7 l/100 contavam-se pelos dedos de uma mão e pode-se incluir ai os 1.6...
                                                            isto dos consumos também depende muito da forma de conduzir de cada um

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