Boa noite a todos.
Sou novo por estas bandas e embora nunca tenha participado ativamente, venho com frequência aprender umas coisas.
Acontece que chegou a minha vez de pedir opiniões para um problema que tenho em mãos e que passo a explicar.
Tenho uma Citroen C5 (X7) BREAK 1.6 E-HDI 115 (DV6C) BVMP 6 de 2011.
Comprei-a em 2015, e em setembro do ano passado (2016) o injector do cilindro 1 entrou em curto-circuito tendo-o substituído (apenas este injector).
Este mês, Fevereiro de 2017, o injector do cilindro 2 entrou em curto circuito tendo ficado apeado novamente...
Tendo em conta que os injectores são Siemens Piezoeléctricos e tem havido muitos problemas com estes injectores em algumas séries e tendo em conta que os dois cilindros tinham já ido à vida, não fui de modas e toca de trocar os 3 injectores que ainda restavam.
Agora tenho 4 injectores novos.
Agora o problema a sério.
Acontece que desde que comprei a carrinha, importada, com histórico da empresa de leasing e confirmado na Citroen, sempre apresentou um comportamento que acho estranho, que é ponteiro das rotações apresentar oscilações em alguns regimes de rotação.
Quando mudei o primeiro injector este sintoma melhorou mas não ficou bom.
Agora com a mudança dos restantes injectores achei que ia ficar TOP, mas não! A oscilação não se verifica ao ralentim e não é sempre igual à medida que subo de rotações.
Portanto dos injectores não é porque são novos, mas quero resolver este problema porque quem sabe se não existe outro problema que está a danificar os injectores...
A carrinha tem agora 171.000Km, e o injector do primeiro cilindro foi mudado aos 164.000km.
Nos registos de reparações anteriores nunca houve problemas relacionados com injectores.
Como tenho cabo Lexia3 de diagnóstico tenho andado a investigar mas não consegui ainda tirar conclusões e gostava de umas dicas de potenciais fontes de problemas e como testar evitando gastar dinheiro desnecessariamente.
Possíveis fontes de problemas já recolhidas:
1 - "Gasóleos" (toda a gente fala disto... mas enfim).
2 - Válvula EGR
3 - Injectores (antes de os mudar)
4 - Sensor do pedal do acelerador
5 - Bomba de pressão commom rail
6 - Sensor de pressão commom rai
7 - Gerador de impulsos da Cambota
8 - Sensor de posição do motor (válvulas)!?!?!?!?!?!
9 - Alternador ?!?!?!?!?!
10 - Update de SW ao calculador (centralina).
11 - É mesmo assim e entrei numa caça às bruxas
Variáveis eliminadas:
1 - Gasóleo 80% das vezes é premium, portanto está fora de questão ser do combustível. Problemas com combustível podem danificar injectores mas não os colocam em CC ou CA.
2 - Válvula EGR. Com o motor a 2800rmp noto o barulho do motor a oscilar e a acompanhar o oscilar do ponteiro das rotações (ver e ouvir video) e vejo a válvula no PC a mudar de valores.
No entanto, se subir de rotação para as 3500rpm por exemplo a EGR está quietinha e o ponteiro continua a dançar, portanto não me parece ser da EGR.
3 - Injectores são novos... não há o que dizer.
4 - Em AE com Cruise Control Ativado, a 2500rpm (130km/h) o ponteiro continua no seu "hula hula" e o pé vai fora do pedal...
5 - Com o Lexia e motor nas 2800rmp, zona de oscilação audível, observo que a pressão da bomba de injecção do gasóleo se mantém estável, por isso não parece ser daqui, mas vou manter debaixo de vigilância.
Kit de reparação custa acima de 100€. Antes de gastar queria garantir que era daqui.
6 - Pelo ponto 5 depreendo que o sensor esteja bom já que a pressão é estável mesmo com as pequenas oscilações do ponteiro e pequenas oscilações de rotação do motor.
7 - Como testar/diagnosticar?
8 - Como testar/diagnosticar?
9 - Como testar/diagnosticar?
10 - A carrinha foi chamada a atualizar pela marca e foi atualizada em 2013 na Citroen.
Não me dizem se existem atualizões após esta data. Só marcando um diagnóstico de máquina....
Não me importo de fazer o update, mas ir lá pagar para "ligarem à máquina" (adoro esta expressão), ver que não há erros na centralina, não atualizar o SW da centralina...
Não percebo porque razão não me facultaram esta informação... é normal?
11 - Vou ligar para a SIC um dia destes de manhã a ver se lêem as cartas à C5
Outras informações:
- FAP com diferencial de pressão de 4mbar ao ralentim e 40mBar em altas, logo está desimpedido.
- Turbo está porreiro. Não noto quebra de potência nem resposta da carrinha em estrada, que apesar de lentinha (eu venho de um Ibiza Sport 130cv 1.9 TDI ... saudades...) tem uma ponta a roçar os 200km/h (não tive coragem para mais)
- Todos filtros trocados há 9.000km (até o do habitáculo...lol)
- Em descida, sem acelerador, as rotações baixam mas o ponteiro mostra oscilação também.
- Consumos da carrinha estão bons (6.2L dos últimos 5000km- misto com 60% do km em cidade, 5.3L última viagem AE 200km regime 120km/h)
- Em descida, acelerador off, consumo instantâneo é zero.
- As oscilações de rotação mantêm-se com o motor quente ou frio.
Existe por aqui alguém no forum que tenha passado por algo semelhante ao que está nos videos? (ver links em baixo)
Opiniões e métodos de teste/diagnóstico são vem vindos.
Se por acaso existir alguém da zona de Aveiro com motores PSA Citroen/Peugeot e precisarem de fazer diagnóstico (apenas e só) entrem em contacto.
Não me peçam para fazer escritas na centralina que além de não estar à vontade para o fazer, não o faço nem na minha carrinha...
Chega fazer diagnóstico e apagar erros... o resto fica para quem sabe o que está a fazer e dá garantia!
Vou continuar a investigar ( e a investir) até encontrar o problema.
Links videos:
https://goo.gl/photos/geHBrdAVqB9gvZ8o6
https://goo.gl/photos/9pMEPdMFpiuN89fW6
Cumprimentos a todos
Sou novo por estas bandas e embora nunca tenha participado ativamente, venho com frequência aprender umas coisas.
Acontece que chegou a minha vez de pedir opiniões para um problema que tenho em mãos e que passo a explicar.
Tenho uma Citroen C5 (X7) BREAK 1.6 E-HDI 115 (DV6C) BVMP 6 de 2011.
Comprei-a em 2015, e em setembro do ano passado (2016) o injector do cilindro 1 entrou em curto-circuito tendo-o substituído (apenas este injector).
Este mês, Fevereiro de 2017, o injector do cilindro 2 entrou em curto circuito tendo ficado apeado novamente...
Tendo em conta que os injectores são Siemens Piezoeléctricos e tem havido muitos problemas com estes injectores em algumas séries e tendo em conta que os dois cilindros tinham já ido à vida, não fui de modas e toca de trocar os 3 injectores que ainda restavam.
Agora tenho 4 injectores novos.
Agora o problema a sério.
Acontece que desde que comprei a carrinha, importada, com histórico da empresa de leasing e confirmado na Citroen, sempre apresentou um comportamento que acho estranho, que é ponteiro das rotações apresentar oscilações em alguns regimes de rotação.
Quando mudei o primeiro injector este sintoma melhorou mas não ficou bom.
Agora com a mudança dos restantes injectores achei que ia ficar TOP, mas não! A oscilação não se verifica ao ralentim e não é sempre igual à medida que subo de rotações.
Portanto dos injectores não é porque são novos, mas quero resolver este problema porque quem sabe se não existe outro problema que está a danificar os injectores...
A carrinha tem agora 171.000Km, e o injector do primeiro cilindro foi mudado aos 164.000km.
Nos registos de reparações anteriores nunca houve problemas relacionados com injectores.
Como tenho cabo Lexia3 de diagnóstico tenho andado a investigar mas não consegui ainda tirar conclusões e gostava de umas dicas de potenciais fontes de problemas e como testar evitando gastar dinheiro desnecessariamente.
Possíveis fontes de problemas já recolhidas:
1 - "Gasóleos" (toda a gente fala disto... mas enfim).
2 - Válvula EGR
3 - Injectores (antes de os mudar)
4 - Sensor do pedal do acelerador
5 - Bomba de pressão commom rail
6 - Sensor de pressão commom rai
7 - Gerador de impulsos da Cambota
8 - Sensor de posição do motor (válvulas)!?!?!?!?!?!
9 - Alternador ?!?!?!?!?!
10 - Update de SW ao calculador (centralina).
11 - É mesmo assim e entrei numa caça às bruxas
Variáveis eliminadas:
1 - Gasóleo 80% das vezes é premium, portanto está fora de questão ser do combustível. Problemas com combustível podem danificar injectores mas não os colocam em CC ou CA.
2 - Válvula EGR. Com o motor a 2800rmp noto o barulho do motor a oscilar e a acompanhar o oscilar do ponteiro das rotações (ver e ouvir video) e vejo a válvula no PC a mudar de valores.
No entanto, se subir de rotação para as 3500rpm por exemplo a EGR está quietinha e o ponteiro continua a dançar, portanto não me parece ser da EGR.
3 - Injectores são novos... não há o que dizer.
4 - Em AE com Cruise Control Ativado, a 2500rpm (130km/h) o ponteiro continua no seu "hula hula" e o pé vai fora do pedal...
5 - Com o Lexia e motor nas 2800rmp, zona de oscilação audível, observo que a pressão da bomba de injecção do gasóleo se mantém estável, por isso não parece ser daqui, mas vou manter debaixo de vigilância.
Kit de reparação custa acima de 100€. Antes de gastar queria garantir que era daqui.
6 - Pelo ponto 5 depreendo que o sensor esteja bom já que a pressão é estável mesmo com as pequenas oscilações do ponteiro e pequenas oscilações de rotação do motor.
7 - Como testar/diagnosticar?
8 - Como testar/diagnosticar?
9 - Como testar/diagnosticar?
10 - A carrinha foi chamada a atualizar pela marca e foi atualizada em 2013 na Citroen.
Não me dizem se existem atualizões após esta data. Só marcando um diagnóstico de máquina....
Não me importo de fazer o update, mas ir lá pagar para "ligarem à máquina" (adoro esta expressão), ver que não há erros na centralina, não atualizar o SW da centralina...
Não percebo porque razão não me facultaram esta informação... é normal?
11 - Vou ligar para a SIC um dia destes de manhã a ver se lêem as cartas à C5
Outras informações:
- FAP com diferencial de pressão de 4mbar ao ralentim e 40mBar em altas, logo está desimpedido.
- Turbo está porreiro. Não noto quebra de potência nem resposta da carrinha em estrada, que apesar de lentinha (eu venho de um Ibiza Sport 130cv 1.9 TDI ... saudades...) tem uma ponta a roçar os 200km/h (não tive coragem para mais)
- Todos filtros trocados há 9.000km (até o do habitáculo...lol)
- Em descida, sem acelerador, as rotações baixam mas o ponteiro mostra oscilação também.
- Consumos da carrinha estão bons (6.2L dos últimos 5000km- misto com 60% do km em cidade, 5.3L última viagem AE 200km regime 120km/h)
- Em descida, acelerador off, consumo instantâneo é zero.
- As oscilações de rotação mantêm-se com o motor quente ou frio.
Existe por aqui alguém no forum que tenha passado por algo semelhante ao que está nos videos? (ver links em baixo)
Opiniões e métodos de teste/diagnóstico são vem vindos.
Se por acaso existir alguém da zona de Aveiro com motores PSA Citroen/Peugeot e precisarem de fazer diagnóstico (apenas e só) entrem em contacto.
Não me peçam para fazer escritas na centralina que além de não estar à vontade para o fazer, não o faço nem na minha carrinha...
Chega fazer diagnóstico e apagar erros... o resto fica para quem sabe o que está a fazer e dá garantia!
Vou continuar a investigar ( e a investir) até encontrar o problema.
Links videos:
https://goo.gl/photos/geHBrdAVqB9gvZ8o6
https://goo.gl/photos/9pMEPdMFpiuN89fW6
Cumprimentos a todos
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