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Luz LED stop traseiro Alfa Romeo Giulietta

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    Luz LED stop traseiro Alfa Romeo Giulietta

    Boas pessoal,

    Tenho um Alfa Romeo Giulietta de 2012.
    Acontece que a luz de stop (tira em LED no farol da mala) do lado esquerdo, deixou de funcionar.
    Na Alfa Romeo disseram-me que seria necessário substituir o farolim completo, pois como é em LED não dá para substituir só os Led's. Acabei por comprar um farolim por metado do preço que eles pediam (130€) numa casa de peças e ontem coloquei e acontece que continua sem funcionar. A luz de marcha atrás funciona sem problema tanto com o farolim antigo como o novo.

    Não sei onde estará o problema, visto que do faról não é. Tentei perceber se havia algum fúsivel que pudesse causar este problema mas pelo que percebi não há nenhum.

    Alguém já teve o mesmo problema ou tem ideia qual possa ser o problema?



    Obrigado
    Ficheiros anexados
    Editado pela última vez por miguel5655; 28 February 2017, 17:50.

    #2
    Não sei se é possível mas:

    - Pegar no farolin (o que instalaste ou o que estava "estragado")
    - ir ao farolin do outro lado
    - ligar cabos
    - ve se as luzes continuam apagadas

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por miguel5655 Ver Post
      Boas pessoal,

      Tenho um Alfa Romeo Giulietta de 2012.
      Acontece que a luz de stop (tira em LED no farol da mala) do lado esquerdo, deixou de funcionar.
      Na Alfa Romeo disseram-me que seria necessário substituir o farolim completo, pois como é em LED não dá para substituir só os Led's. Acabei por comprar um farolim por metado do preço que eles pediam (130€) numa casa de peças e ontem coloquei e acontece que continua sem funcionar. A luz de marcha atrás funciona sem problema tanto com o farolim antigo como o novo.

      Não sei onde estará o problema, visto que do faról não é. Tentei perceber se havia algum fúsivel que pudesse causar este problema mas pelo que percebi não há nenhum.

      Alguém já teve o mesmo problema ou tem ideia qual possa ser o problema?



      Obrigado
      O teu problema deve estar aqui:



      Verifica se não tem fios partidos.

      Comentário


        #4
        São fios partidos, tive um e o fecho da mala deixou de funcionar, tive de fazer um acrescento.
        Problema conhecido na Alfa mas que não fazem nada, foi para poupar uns cm de fio...

        Comentário


          #5
          Iria pelo que já aqui foi dito, fios cortados.

          Ferro de soldar, fio e manga termoretráctil e corrige-se rápido o problema

          Comentário


            #6
            Não sei se é possível mas:

            - Pegar no farolin (o que instalaste ou o que estava "estragado")
            - ir ao farolin do outro lado
            - ligar cabos
            - ve se as luzes continuam apagadas
            Boas Kdrendam,

            Sim eu testei isso, no entanto apesar das ligações serem iguais dos dois lados, não dá qualquer luz se o farol estiver ligado no lado contrário.

            Obrigado pela dica
            Editado pela última vez por miguel5655; 01 March 2017, 09:29.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por zebster Ver Post
              São fios partidos, tive um e o fecho da mala deixou de funcionar, tive de fazer um acrescento.
              Problema conhecido na Alfa mas que não fazem nada, foi para poupar uns cm de fio...
              Boas Zebster,

              Sim é isso mesmo. O botão da mala também deixou de funcionar. A mala só abre com o botão do comando.
              Agora a questão é, onde estarão os fios cortados ?? Há algum sitio onde costumem cortar?? Vou tentar ver os fios nos sitios mais visíveis.

              Obrigado

              Comentário


                #8
                Já agora: verificaste os fusíveis? É comum (e desejável) haver fusíveis distintos para luzes do lado esquerdo e do lado direito, bem como para diferentes tipos de luzes.


                Se não for fusível e de factor for fios é um problema chato, e acho inadmissível num carro quase novo em plano séc XXI de uma marca "upmarket".

                Normalmente os pontos de quebra são exactamente onde os fios mexem. No caso da tampa da mala os fios passa por dentro de uma manga de borracha (passa fios) que, se não estiver adequadamente dimensionada, os fios podem partir por stress mecânico (grosso modo, é como dobrares um arame várias vezes na tua mão até partir).

                Também se pode dar o caso de o fio/cabo passar por um orifício de chapa (no interior da tampa da bagageira, p. ex.) sem protecção e, apesar de o fio estar supostamente imóvel, com a trepidação da estrada a chapa vai roçando no fio até o descarnar.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                  Já agora: verificaste os fusíveis? É comum (e desejável) haver fusíveis distintos para luzes do lado esquerdo e do lado direito, bem como para diferentes tipos de luzes.


                  Se não for fusível e de factor for fios é um problema chato, e acho inadmissível num carro quase novo em plano séc XXI de uma marca "upmarket".

                  Normalmente os pontos de quebra são exactamente onde os fios mexem. No caso da tampa da mala os fios passa por dentro de uma manga de borracha (passa fios) que, se não estiver adequadamente dimensionada, os fios podem partir por stress mecânico (grosso modo, é como dobrares um arame várias vezes na tua mão até partir).

                  Também se pode dar o caso de o fio/cabo passar por um orifício de chapa (no interior da tampa da bagageira, p. ex.) sem protecção e, apesar de o fio estar supostamente imóvel, com a trepidação da estrada a chapa vai roçando no fio até o descarnar.
                  Boas ClioII,

                  Tentei ver no manual se havia algum fúsivel especifico para as luzes stop, mas no manual não aparece nada. Somente aparecem fúsiveis para máximos, médios, nevoeiro, tudo frontal. Luzes da parte de trás, no manual não é especificado qualquer fúsivel.

                  Sim ontem tentei ver assim rapidamente os fios que passam dentro dessa manga de borracha, mas pareceu-me tudo bem. Assim que conseguir vou ver com mais atenção.
                  Sim, como dizes caso seja fio cortado, hoje em dia acho que já não se justifica estas situações. Vou tentar perceber o que é. Mas ao que parece é comum neste carro esta situação.

                  Obrigado

                  Comentário


                    #10
                    Levar o carro ao electricista??????

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Galavant Ver Post
                      Levar o carro ao electricista??????
                      Tem calma. Não te enerves. O fórum é para trocar ideias e para quem quer aprender. deves ser daqueles que se tens um furo chamas a assistência em viagem, para te mudar o pneu.
                      Se possível gosto de fazer as coisas por mim mesmo, não pelo facto de poupar, mas porque se a reparação for fácil eu gosto de fazer, porque faço com todo o cuidado e porque tiro algum gozo em fazer. Por vezes corre mal é certo, mas o saber não ocupa lugar e se posso passar algum tempo a fazer uma coisa que até gosto não estou a ver o problema.

                      Além disso o primeiro diagnóstico tanto do concessionário da Alfa Romeo como de um electricista é que tinha de se substituir o farol todo porque como a luz de stop é em led's não dá para substituir só os led's.
                      Tal como eles disseram eu comprei o farol novo para colocar, coloquei o novo e o problema continua. Logo o diagnóstico estava errado. Daí vir tentar perceber o que seria o problema.

                      Ao que parece tem de ser mesmo os fios que estão cortados. Já várias pessoas tiveram esse mesmo problema, mais até com o fecho da bagageira.
                      Editado pela última vez por miguel5655; 01 March 2017, 11:02.

                      Comentário


                        #12
                        uma forma simples de testares isso é com um multímetro metes isso em volts contínuos até 20v e com a ajuda de 2ª pessoa metes o menos do multímetro(fio preto) num ponto massa da carrosseria e o positivo (ponta vermelha), vais testando os contactos das fichas para ver se lá chega corrente, se no multímetro te for aparecendo 12v ao acender mínimos, stop's e pisca, porreiro, se não der nada, tens o cabo quebrado algures, logo, implica começar a desmanchar painéis e correr a cablagem até ver onde, e assim que conseguires reparar, podes cortar e usar terminais de junção para cravar de modo a refazer as ligações e deve ficar tudo ok, depois é voltar a testar com multímetro as tensões na ficha e meter o farol a ver se então acende, se correr bem é então voltar a montar tudo e feito...

                        dá um pouco de trabalho mas com calma lá se consegue resolver, e essa de te terem recomendado logo a substituição do farol é mesmo para rir, hoje em dia fazem tudo para apanhar o dinheiro ao pessoal...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                          uma forma simples de testares isso é com um multímetro metes isso em volts contínuos até 20v e com a ajuda de 2ª pessoa metes o menos do multímetro(fio preto) num ponto massa da carrosseria e o positivo (ponta vermelha), vais testando os contactos das fichas para ver se lá chega corrente, se no multímetro te for aparecendo 12v ao acender mínimos, stop's e pisca, porreiro, se não der nada, tens o cabo quebrado algures, logo, implica começar a desmanchar painéis e correr a cablagem até ver onde, e assim que conseguires reparar, podes cortar e usar terminais de junção para cravar de modo a refazer as ligações e deve ficar tudo ok, depois é voltar a testar com multímetro as tensões na ficha e meter o farol a ver se então acende, se correr bem é então voltar a montar tudo e feito...

                          dá um pouco de trabalho mas com calma lá se consegue resolver, e essa de te terem recomendado logo a substituição do farol é mesmo para rir, hoje em dia fazem tudo para apanhar o dinheiro ao pessoal...
                          Muito obrigado carbookk.
                          Provavelmente só no fim de semana é que vou ter tempo, mas vou seguir as tuas ideias.
                          Quanto a substituir o farol, foi o que me disseram. Até me telefonaram depois com valores para o farol, pois na altura ele a olhar disse que tinha de se substituir o farol completo porque os led's não davam para substituir. Na altura não sabia os preços mas telefonou-me passado umas horas a dizer que eram 130€ + Iva penso eu. Arranjei um na Oscaro por metade do preço, no entanto o problema não vem daí.

                          Obrigado pelas dicas

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                            uma forma simples de testares isso é com um multímetro metes isso em volts contínuos até 20v e com a ajuda de 2ª pessoa metes o menos do multímetro(fio preto) num ponto massa da carrosseria e o positivo (ponta vermelha), vais testando os contactos das fichas para ver se lá chega corrente, se no multímetro te for aparecendo 12v ao acender mínimos, stop's e pisca, porreiro, se não der nada, tens o cabo quebrado algures, logo, implica começar a desmanchar painéis e correr a cablagem até ver onde, e assim que conseguires reparar, podes cortar e usar terminais de junção para cravar de modo a refazer as ligações e deve ficar tudo ok, depois é voltar a testar com multímetro as tensões na ficha e meter o farol a ver se então acende, se correr bem é então voltar a montar tudo e feito...

                            dá um pouco de trabalho mas com calma lá se consegue resolver, e essa de te terem recomendado logo a substituição do farol é mesmo para rir, hoje em dia fazem tudo para apanhar o dinheiro ao pessoal...
                            Eu não metia terminais, nessas situações prefiro fazer aquilo que disse.. soldar um acrescento de fio directamente e depois aplicar manga termorretráctil.

                            Terminais são potenciais criadores de maus contactos com o uso e a vibração.. e depois ainda tens o pormenor que o(s) fio(s) reparado(s) com os terminais podem não caber na manga de borracha do carro.

                            Comentário


                              #15
                              Boas desculpa mas não percebi bem. Nem o lado direito nem o esquerdo acende? Se for este o caso podes ter o micro (interruptor) que deve estar junto do pedal de travão danificado. Já me aconteceu em vários carros. Mas também os meus carros foram sempre de 1980's nestes mais recentes não sei bem como funciona mas o princípio de funcionamento deve ser o mesmo

                              Comentário


                                #16
                                Olá,

                                Pode não ajudar aqui, e de facto carbookk deve ter razão, mas verifica os fusíveis com atenção podem não ter fundido e gerar problemas nas luzes em especial na electrónica.

                                Os fusíveis não controlam uma luz individualmente, controlam circuitos de luzes e geralmente cruzados, para não falhar tudo ao mesmo tempo.

                                No meu carro um skoda tenho um problema recorrente que resolvo trocando o fusível e ajustando os contactos do painel aos bornes do fusivel.

                                Quando um dos polos faz mau contacto a centralina reporta 11 erros de lâmpadas sucessivos (todos os que estão no circuito) e é apenas o fusível que tem mau contacto num dos bornes e sobreaquece sem fundir !!!, não se vê nada sem o remover.

                                Procura os fusíveis que tenham algo a ver com iluminação, mesmo que não especificamente essa luz (basta que esteja no mesmo circuito).

                                Com o carro desligado remove vê se nenhum dos dois polos está +escuro e se o encaixe na caixa de fusíveis não parece ligeiramente derretido, se isto ocorrer é provavelmente o contacto com o fusível.

                                Comentário


                                  #17
                                  Olá,

                                  Pode não ajudar aqui, e de facto carbookk deve ter razão, mas verifica os fusíveis com atenção podem não ter fundido e gerar problemas nas luzes em especial na electrónica.

                                  Nota: o Rpl200 também foca um ponto importante, em circuitos expostos a humidade como é o caso dos farois eu faria a ligação como ele diz, é muito mais fiável daqui a alguns meses.

                                  Os fusíveis não controlam uma luz individualmente, controlam circuitos de luzes e geralmente cruzados, para não falhar tudo ao mesmo tempo.

                                  No meu carro um skoda tenho um problema recorrente que resolvo trocando o fusível e ajustando os contactos do painel aos bornes do fusivel.

                                  Quando um dos polos faz mau contacto a centralina reporta 11 erros de lâmpadas sucessivos (todos os que estão no circuito) e é apenas o fusível que tem mau contacto num dos bornes e sobreaquece sem fundir !!!, não se vê nada sem o remover.

                                  Procura os fusíveis que tenham algo a ver com iluminação, mesmo que não especificamente essa luz (basta que esteja no mesmo circuito).

                                  Com o carro desligado remove vê se nenhum dos dois polos está +escuro e se o encaixe na caixa de fusíveis não parece ligeiramente derretido, se isto ocorrer é provavelmente o contacto com o fusível.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Rpl200 Ver Post
                                    Boas desculpa mas não percebi bem. Nem o lado direito nem o esquerdo acende? Se for este o caso podes ter o micro (interruptor) que deve estar junto do pedal de travão danificado. Já me aconteceu em vários carros. Mas também os meus carros foram sempre de 1980's nestes mais recentes não sei bem como funciona mas o princípio de funcionamento deve ser o mesmo
                                    Boas Rpl200,

                                    Desculpa so responder agora, mas nao tinha visto a mensagem.
                                    Do lado direito as luzes funcionam todas, do lado esquerdo nao funciona a tira led que mostrei no primeiro comentario. A luz de marcha atras funciona sem problema.

                                    Obrigado pela dica


                                    Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por alf550 Ver Post
                                      Olá,

                                      Pode não ajudar aqui, e de facto carbookk deve ter razão, mas verifica os fusíveis com atenção podem não ter fundido e gerar problemas nas luzes em especial na electrónica.

                                      Nota: o Rpl200 também foca um ponto importante, em circuitos expostos a humidade como é o caso dos farois eu faria a ligação como ele diz, é muito mais fiável daqui a alguns meses.

                                      Os fusíveis não controlam uma luz individualmente, controlam circuitos de luzes e geralmente cruzados, para não falhar tudo ao mesmo tempo.

                                      No meu carro um skoda tenho um problema recorrente que resolvo trocando o fusível e ajustando os contactos do painel aos bornes do fusivel.

                                      Quando um dos polos faz mau contacto a centralina reporta 11 erros de lâmpadas sucessivos (todos os que estão no circuito) e é apenas o fusível que tem mau contacto num dos bornes e sobreaquece sem fundir !!!, não se vê nada sem o remover.

                                      Procura os fusíveis que tenham algo a ver com iluminação, mesmo que não especificamente essa luz (basta que esteja no mesmo circuito).

                                      Com o carro desligado remove vê se nenhum dos dois polos está +escuro e se o encaixe na caixa de fusíveis não parece ligeiramente derretido, se isto ocorrer é provavelmente o contacto com o fusível.
                                      Boas alf550,

                                      Infelizmente ainda nao tive tempo de verificar as dicas que me deram, pois o carro é a mulher que anda com ele e nao tenho tido tempo.
                                      Vou ter em conta as vossas ideias e vou ver isso com calma.
                                      No entanto como além da luz o botao que abre a mala também deixou de funcionar, parece-me que seja fio cortado. Ja li noutros foruns, e há bastantes casos iguais a este. Ao que parece é um problema bastante conhecido e comum nestes carros infelizmente.
                                      Quando conseguir ver o problema aviso aqui para puder ajudar outros users.

                                      Obrigado


                                      Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

                                      Comentário


                                        #20
                                        No Giullieta de um amigo para prevenir isso, desmontei o tecto e onde os cabos estao presos e fazem uma curva desprendi das abracadeiras e ficou com muito mais folga, o problema e que por alguma razao estranha fizeram a cabelagem desmasiado curta.

                                        Comentário

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