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Troca de carro: KIA C'EED ou Peugeot 308?

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    Troca de carro: KIA C'EED ou Peugeot 308?

    Olá a todos!
    Venho aqui procurar a vossa ajuda preciosa, porque estou a pensar trocar o meu carro.

    Primeiro, alguma informação:
    Tenho um Peugeot 208 1.4 HDi Active que comprei em outubro de 2014 e que tem actualmente 78 mil KM.
    Faço cerca de 30 mil KM por ano, 90% do tempo em autoestrada.
    Ainda me falta pagar cerca de 5.000€ de crédito (até setembro de 2018).
    Faço uma média de consumos de 4,7/100
    Acabo por ter de fazer 2 revisões por ano e trocar de pneus mais rapidamente de pneus porque faço a A9 que é de betão.

    Porque quero trocar:
    1. Gostava de subir um segmento para ganhar em conforto, capacidade de resposta do motor e segurança porque faço todos os dias a A16+A9 (sem aumentar estupidamente os consumos).
    2. Acho que o Peugeot 208 não é carro para carregar com 100/150 mil KM, porque quando o quiser vender vai perder ainda mais valor.

    Por que carro quero trocar:
    Estava a pensar num KIA C'EED ou num Peugeot 308, mas não sei quais as melhores opções de motor para a minha situação, nem qual dos dois a melhor escolha.
    Também não sei o que compensa mais nestas duas situações:
    - vender o meu carro e abater o crédito antes de comprar o novo ou dar o meu para retoma.
    - crédito normal ou uma daquelas opções de renting, leasing etc (visto que daqui a uns tempos já terei posto outra catrefada de KM no novo). Infelizmente, não tenho como pagar o carro a pronto. Não adoro fazer isto porque gosto de pagar as minhas coisas a pronto, mas a distância a que trabalho implica um carro seguro e confortável. Passo cerca de 3/4 horas no carro por dia e faço muita estrada ventosa e afins..

    O que é que vocês acham?

    Muito obrigada desde já pela ajuda

    EDIT:

    Ora bolas, percebi agora que devia ter preenchido um formulário!

    Aqui vai:

    Que tipo de carros gostas?
    Despachados (tenho um 1.4 68cv que em determinadas alturas é uma dor para se mexer), confortáveis, bem apetrechados de acessórios (muitos km dia), bonitos (ora não fosse eu uma mulher )
    Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C - Pequeno Familiar, Monovolume, Jipe, Desportivo, Cabrio, etc)?
    C e Desportivo
    Que marcas e modelos gostas e equacionas?
    KIA CEED, Peugeot 308, SEAT Leon, Mercedez Classe A, Mini Cooper S
    Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência?
    Raramente agora, no futuro possivelmente com uma criança
    Precisarás de levar carga com frequência?
    Não. Nem de férias porque temos uma carrinha Laguna
    Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos?
    Cerca de 30 mil. Sim
    Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas?
    Autoestradas (A5, A16, A9)
    Os consumos terão grande importância?
    Sim, muita
    A potência do motor terá grande importância?
    Apenas para fazer uma viagem confortável e rápida dentro dos limites de velocidade.
    Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos?
    Não!
    Que orçamento tens, valor mínimo e máximo?
    280€/mês
    Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano?
    Novo ou muito pouco usado.
    Editado pela última vez por LikeSnowinJuly; 09 March 2017, 11:42.

    #2
    o teu carro actual numa retoma se te derem 10.000€ já não é mau de todo, podes fazer um acordo com stand extinguir o valor de que te falta pagar e depois o restante abater no valor do novo...

    quanto aos carros que tens em vista são ambos boas opções, mas o ideal será ires fazer um teste drive e decidir por ti próprio, resume-se basicamente a uma questão de gosto...

    Comentário


      #3
      carbookk,
      Essa questão de negociar com o stand é interessante, neste caso se comprasse o peugeot.

      eu quero fazer um test drive (já agora, sou uma rapariga ), mas gostava de ouvir opiniões em termos de vantagens de um e outro carro (comportamento, qualidade de materiais, durabilidade, extras, até mesmo da motorização que devo escolher para o uso que dou ao carro, tipo de crédito ideal para o meu caso, etc). No fundo, conselhos de pessoal que perceba mais disto do que eu!

      Comentário


        #4
        Quanto à retoma: pois, acho que será esse o valor... Aliás fiz uma simulação no Auto Sapo Venda Já e foi esse valor que deu.

        Comentário


          #5
          Uma vez que fazes muitos quilómetros, tem em atenção que o Cee'd vai gastar sempre (pelo menos) mais 0,5L/100 que o 308 (1.6Crdi 136 VS 1.6Hdi 120). A economia de combustível não é o ponto forte do Cee'd. (vê no spritmonitor)

          Comentário


            #6
            Greetings!

            Depois de ver alguns carros usados com o 1.6 Hdi, todos mesmo os que tinham apenas 120.000km, apresentavam algumas fugas de óleo. Li que na zona do turbo é muito frequente.

            Um amigo que tem um C4 de 2009 diz que com 30.000km chegou um dia a casa e viu uma mancha na garagem.

            O 1.6 HDI deve ser dos motores mais vendidos no mundo mas não fiquei muito convencido.
            Preferia o 1.6 CRDI de concepção alemã da Kia/Hyundai.

            Conduzi uma vez um com 267.000km de 2008 e estava impec e muito suave.

            Cumprimentos

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por pgainf Ver Post
              Greetings!

              Depois de ver alguns carros usados com o 1.6 Hdi, todos mesmo os que tinham apenas 120.000km, apresentavam algumas fugas de óleo. Li que na zona do turbo é muito frequente.

              Um amigo que tem um C4 de 2009 diz que com 30.000km chegou um dia a casa e viu uma mancha na garagem.

              O 1.6 HDI deve ser dos motores mais vendidos no mundo mas não fiquei muito convencido.
              Preferia o 1.6 CRDI de concepção alemã da Kia/Hyundai.

              Conduzi uma vez um com 267.000km de 2008 e estava impec e muito suave.

              Cumprimentos
              Essa fuga é do permutador do óleo, são 4 o-rings. Não é caro de resolver nem é problemático para quem anda atento, fora isso é meter gasóleo e manutenção normal.

              Comentário


                #8
                Esse orçamento é um bocado estranho. 280€/mês tanto podem ser 7 mil como 30 mil€. Partindo do princípio que queres realmente pagar um carro a 10 anos, com 30-35 mil€ já compras um segmento C bem recheado e com um bom motor para fazer kms, um Mégane ou 308.

                Comentário


                  #9
                  Bom, realmente expliquei-me mal.
                  Eu não pretendo pagar um carro a 10 anos, até porque estoirava com a sua capacidade muito antes disso por fazer tantos KM por ano.
                  Eu posso despender, mensalmente, de até 280€ - ou melhor, não quero gastar mais do que isso por mês. Tenho um carro para vender ou dar para retoma do qual já sei que devo conseguir obter 10 a 12 mil euros e que posso dar de entrada.

                  Posso optar por um leasing/renting (não sei qual o termo correcto) em que talvez conseguisse dar menos entrada e ainda assim ter um valor mensal mais baixo, e ao fim de X anos entregá-lo e trocar por outro carro e assim sucessivamente, com manutenção etc incluída (ou até ficar com ele, caso a situação actual mude) ou optar por um crédito normal, dar todo o valor do meu carro actual de entrada, e daqui a uns anos passar por este processo novamente. O valor total de um carro nestes termos acho que iria até aos 25 mil euros, tendo estes valores em conta.
                  Editado pela última vez por LikeSnowinJuly; 09 March 2017, 16:56. Razão: Desculpem, não usei o responder com citação, aqui estava a responder ao user sgtscales

                  Comentário


                    #10
                    Obrigada por esta informação, não fazia ideia! Tem algum peso na decisão se for significativo com o meu estilo de condução realmente.
                    Editado pela última vez por LikeSnowinJuly; 09 March 2017, 16:56. Razão: Edit: desculpem, não utilizei o responder com citação. Aqui estava a responder ao user dvmarques

                    Comentário


                      #11
                      Parece-me que é precisamente a partir dos 30.000km ano que compensa o Renting.

                      basicamente "alugas" o carro por 4 ou 5 anos, pagando uma renda mensal. As revisões, seguros e pneus não tens de te preocupar com isso..

                      Chegando ao final do período entregas o carro (o mais acertado) ou pagas o valor que ele valer na altura.

                      Se optares pelo renting, é capaz de te ficar tão barato um série 1 como qualquer um desses modelos que evocas..

                      Kia tem a vantagem da garantia de 7 anos (se optares pelo renting isso não te importa).

                      308 está quase a acabar (modelo novo sai em 2018).

                      Eu veria algo recente como o Astra, Leon (fazem grandes preços e foi renovado recentemente) ou o Golf que foi agora renovado.

                      Comentário


                        #12
                        O problema serão os 280€ mês para um segmento C a diesel.

                        A comprar optava pelo 308, apenas pelos consumos.

                        Mas via o megane 1.5 dci.

                        Comentário


                          #13
                          No 308 tens a opção de 1.6 hdi 100cv com caixa de 5.
                          Dizem que gasta menos que o 1.6 de 120.

                          Comentário


                            #14
                            Continuo nas minhas incertezas.. o mégane também seria uma hipótese, e também estou a considerar um Mini Cooper D que está com campanhas interessantes, mas sei que se entrar no Mini para fazer o test drive não saio de lá sem ele.. O que é que vocês acham?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por LikeSnowinJuly Ver Post
                              Continuo nas minhas incertezas.. o mégane também seria uma hipótese, e também estou a considerar um Mini Cooper D que está com campanhas interessantes, mas sei que se entrar no Mini para fazer o test drive não saio de lá sem ele.. O que é que vocês acham?
                              se tens possibilidade de ir para um mini, não vejo o porquê de não adquirires um, ficas bem servida e é algo ao teu gosto pelo que já deste a entender...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por LikeSnowinJuly Ver Post
                                Continuo nas minhas incertezas.. o mégane também seria uma hipótese, e também estou a considerar um Mini Cooper D que está com campanhas interessantes, mas sei que se entrar no Mini para fazer o test drive não saio de lá sem ele.. O que é que vocês acham?
                                Se é esse o que mais gostas e "cabe" no teu orçamento... porque não?

                                Porém, para ti que fazes muitos km's lembro que o conforto do mini é o que é e isso em viagens grandes ou com mau piso pode fazer mossa...

                                Seja como for, aceita uma sugestão: não feches negócio de um carro que acabas de ver/testar! Ou seja, foge a negócios fechados por impulso!

                                Comentário


                                  #17
                                  Eu gosto muito do Mini, e cabe dentro do meu orçamento, mas também tenho consciência que com esse orçamento se calhar arranjava um carro mais completo e confortável. Tenho receio de fazer uma escolha errada por um carro de que gosto muito e depois arrepender-me porque o carro é pouco confortável.

                                  Como faço tantos KM, sei que me vou cansar de andar em bancos pouco confortáveis e num carro com pouco isolamento sonoro (algo que tenho ouvido em reviews do Mini Cooper mas que não sei se são verdade). Enfim, acho que tenho que pensar sobre o assunto para não acabar a fazer o que o petrus diz: decidir-me pelo Mini por ficar encantada e comprá-lo logo!

                                  Muito obrigada por toda a ajuda pessoal!

                                  Comentário


                                    #18
                                    @LikeSnowinJuly

                                    Uma carrinha C5 seria uma grande opção ou DS3!

                                    Boa compra para si

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                                      #19
                                      Bom, ontem fui experimentar o 308, experimentei a versão Style 1.6 BlueHDi 100cv, apesar de pretender adquirir a versão Allure 1.6 HDi 120 cv. Vim de lá apaixonada pelo carro, em especial pelo conforto (que penso que dificilmente terei no Cooper D). A primeira proposta é de 29.900 já incluindo alguns extras como o tecto panorâmico, jantes de 17'', além do equipamento do Allure que já é muito interessante.Agora resta pensar bem para ter a certeza do modelo e ver a melhor forma de vender o meu 208 O 308 tem a questão dos motores anteriores de 115cv terem dado alguns problemas de trepidação e o facto de para o ano pelos vistos sair uma nova versão (embora não encontre muita informação sobre isso online), mas é realmente um carro fantástico!

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                                        #20
                                        Originalmente Colocado por LikeSnowinJuly Ver Post
                                        Eu gosto muito do Mini, e cabe dentro do meu orçamento, mas também tenho consciência que com esse orçamento se calhar arranjava um carro mais completo e confortável. Tenho receio de fazer uma escolha errada por um carro de que gosto muito e depois arrepender-me porque o carro é pouco confortável.

                                        Como faço tantos KM, sei que me vou cansar de andar em bancos pouco confortáveis e num carro com pouco isolamento sonoro (algo que tenho ouvido em reviews do Mini Cooper mas que não sei se são verdade). Enfim, acho que tenho que pensar sobre o assunto para não acabar a fazer o que o petrus diz: decidir-me pelo Mini por ficar encantada e comprá-lo logo!

                                        Muito obrigada por toda a ajuda pessoal!
                                        Eu tenho um Mini Cooper D e posso te dizer que os bancos em pele e tecido são muito bons em termos de conforto, parece que encaixam no corpo como uma luva e o isolamento sonoro é excelente, eu só depois de ter comprado é que reparei que estando fora do carro este soa como um trator , em termos de vibrações dentro do habitáculo também não sentes.
                                        Em termos de conforto: o meu tem jante de 17 e não acho desconfortável mas é um carro "firme", se estás com medo compra com jante de 16 ou se quiseres mesmo jante de 17 põe a suspensão DCC que podes controlar a taragem, no meu caso antes de experimentar sempre pensei que ia "precisar" de jante de 16, mas depressa cheguei à conclusão que não, nem preciso da suspensão DCC.
                                        O problema do Mini será que para ter o mesmo equipamento do 308 vai ser de certeza mais caro do que este e o espaço interior e mala é bastante mais reduzido por isso há que ver bem as necessidades, no meu caso ando 99% das vezes sozinho ou com mais uma pessoa e não carrego nada de especial na mala por isso chega perfeitamente, quando comprei o meu estava a pensar em comprar um Leon ou Focus novo e preferi comprar o Mini usado mais caro do que estes e não me arrependo nada, o carro tem muito boa condução e ambiente interior.
                                        Acho que se realmente fores fazer o test drive vais querer comprar o Mini na hora

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por LikeSnowinJuly Ver Post
                                          Bom, ontem fui experimentar o 308, experimentei a versão Style 1.6 BlueHDi 100cv, apesar de pretender adquirir a versão Allure 1.6 HDi 120 cv. Vim de lá apaixonada pelo carro, em especial pelo conforto (que penso que dificilmente terei no Cooper D). A primeira proposta é de 29.900 já incluindo alguns extras como o tecto panorâmico, jantes de 17'', além do equipamento do Allure que já é muito interessante.Agora resta pensar bem para ter a certeza do modelo e ver a melhor forma de vender o meu 208 O 308 tem a questão dos motores anteriores de 115cv terem dado alguns problemas de trepidação e o facto de para o ano pelos vistos sair uma nova versão (embora não encontre muita informação sobre isso online), mas é realmente um carro fantástico!
                                          Aperta com os descontos. Para uma simples frota estão a fazer mais de 30% no 38pq só tem mais 1 ano de vida..

                                          E para ENI (empresários nome individual) facilmente consegues pelo menos 20%. És ENI?

                                          Agora falta fazeres um test drive no KIA para tirares as dúvidas..

                                          Como será o modo de pagamento que irás usaR?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por analyser Ver Post
                                            Aperta com os descontos. Para uma simples frota estão a fazer mais de 30% no 38pq só tem mais 1 ano de vida..E para ENI (empresários nome individual) facilmente consegues pelo menos 20%. És ENI?Agora falta fazeres um test drive no KIA para tirares as dúvidas..Como será o modo de pagamento que irás usaR?
                                            Não sou ENI, mas tenho consciência que os descontos que me propuseram (perto de 3 mil euros + tecto panorâmico que oferecem sempre) devem ser baixos. Especialmente porque lá está, vão descontinuar esta versão!Falta-me fazer o test drive do KIA (que me parece que será menos equipado mas mais em conta) e do Mini Cooper. Mas o Mini estou a deixar para o fim porque já sei que se entro nele.... não quero saber de mais nada http://forum.autohoje.com/images/smi...smile_big.gifO modo de pagamento será ou pagar metade e fazer crédito à outra metade (embora me assustem os prazos longos de crédito), mantendo uma das metades com outro dinheiro aplicado, ou pagar a pronto e despachar o assunto mantendo o ordenado mais disponível (embora não seja muito boa a fazer poupanças mensais...).

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                                              Eu tenho um Mini Cooper D e posso te dizer que os bancos em pele e tecido são muito bons em termos de conforto, parece que encaixam no corpo como uma luva e o isolamento sonoro é excelente, eu só depois de ter comprado é que reparei que estando fora do carro este soa como um trator , em termos de vibrações dentro do habitáculo também não sentes.Em termos de conforto: o meu tem jante de 17 e não acho desconfortável mas é um carro "firme", se estás com medo compra com jante de 16 ou se quiseres mesmo jante de 17 põe a suspensão DCC que podes controlar a taragem, no meu caso antes de experimentar sempre pensei que ia "precisar" de jante de 16, mas depressa cheguei à conclusão que não, nem preciso da suspensão DCC.O problema do Mini será que para ter o mesmo equipamento do 308 vai ser de certeza mais caro do que este e o espaço interior e mala é bastante mais reduzido por isso há que ver bem as necessidades, no meu caso ando 99% das vezes sozinho ou com mais uma pessoa e não carrego nada de especial na mala por isso chega perfeitamente, quando comprei o meu estava a pensar em comprar um Leon ou Focus novo e preferi comprar o Mini usado mais caro do que estes e não me arrependo nada, o carro tem muito boa condução e ambiente interior.Acho que se realmente fores fazer o test drive vais querer comprar o Mini na hora
                                              Agora é que me tramaste... Se eu entro num Mini... já não saio de lá! Tenho estado a suportar-me no conforto e na desvalorização para não ir para o Mini, tenho muito medo de me arrepender daqui a 2/3 anos.. Quero um carro para desta vez fazer mais KM (quem é que compra um 208 com os 120 mil km que eu faço em 4 anos?), e tenho medo que não o consiga fazer com o Mini. O espaço não é importante, também ando sempre sozinha ou com mais uma pessoa, e lá em casa já mora uma Laguna...

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                                                #24
                                                Um mini é mais estável que um 208...

                                                Se comprares um mini de 4 lugares ou a carrinha não vais sentir falta de espaço, a não ser que tenhas 2 bebés ou filhos pequenos.

                                                Terias é de comprar com jantes de 16 para teres conforto.

                                                Mesmo não sendo ENI, o teu marido ou pai não o são? Digo isto, pq um amigo meu comprou um Leon com 20% desconto (ENI) e comprou em nome do pai (mas foi ele a pagar).

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                                                  #25
                                                  O marido é, apesar de trabalhar por conta de outrem tem actividade aberta, mas não queria sobrecarregá-lo com dois carros em nome dele, até porque isso depois vai ter impacto nas contas do trabalho enquanto ENI...

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por LikeSnowinJuly Ver Post
                                                    O marido é, apesar de trabalhar por conta de outrem tem actividade aberta, mas não queria sobrecarregá-lo com dois carros em nome dele, até porque isso depois vai ter impacto nas contas do trabalho enquanto ENI...
                                                    VocÈs têm contas separadas?

                                                    Em todo o caso isso não importa. Desde que confies nele (mesmo com divórcio), podes comprar o carro em nome dele, fazer o seguro em nome dele, mas seres tu a pagar tudo. Mais tarde pedes mudança de propriedade.

                                                    É relevante, porque estamos a falar de uma diferença que pode ser do tipo 8% particular para mais de 20%ENI. Sempre podes poupar uns 3.500€

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Comprei um Cee'd GT Line há mês e meio por menos 6000€ do que esse valor que tens para o 308. Ainda é uma boa quantia...

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                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por analyser Ver Post
                                                        VocÈs têm contas separadas?Em todo o caso isso não importa. Desde que confies nele (mesmo com divórcio), podes comprar o carro em nome dele, fazer o seguro em nome dele, mas seres tu a pagar tudo. Mais tarde pedes mudança de propriedade.É relevante, porque estamos a falar de uma diferença que pode ser do tipo 8% particular para mais de 20%ENI. Sempre podes poupar uns 3.500€
                                                        Pois, os valores são muito vantajosos, mas não queria mesmo ir por aí... Será ainda consigo negociar mais este valor? Foi uma primeira proposta, antes sequer de fazer o test drive.

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por DBB Ver Post
                                                          Comprei um Cee'd GT Line há mês e meio por menos 6000€ do que esse valor que tens para o 308. Ainda é uma boa quantia...
                                                          E que equipamento/extras tinhas? Gama mais alta da opção?Sem dúvida que a KIA faz valores bem mais interessantes. Não os conheço bem em termos de interiores mas tenho ideia de serem mais frios e "uteis" apesar de ter ouvido bom feedback das Cee'd em termos gerais.

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                                                            #30
                                                            Sim, a versão de topo. Tenho um Diário de bordo aberto aqui e tenho lá mencionado o equipamento (AC auto com ventilação nos bancos de trás, gps, bluetooth, apoio lombar eléctrico, sensores de luz, chuva, jante 17, vidros traseiros, escurecidos, regulação da dureza da direcção, bancos em tecido/pele, forra das portas em pele...) e o motor é o 1.6crdi 136cv. Consome mais um pouco que esse 1.6hdi 100cv mas também anda mais. O motor é de corrente de distribuição e a manutenção é de 30 em 30 mil km ou 2 anos. Ah e tem 7 anos de garantia.

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