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Problema na caixa de velocidades sem ruído da caixa. É possível?

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    Problema na caixa de velocidades sem ruído da caixa. É possível?

    Boa tarde,
    Tenho um Opel Astra H GTC 1.3, de 2007, que estou a pensar dar à retoma na compra de um carro novo. Há cerca de dois meses, comecei por sentir a embraiagem a tremer em alguns momentos e, depois do diagnóstico em duas oficinas, concluiu-se que era o bimassa e o kit de embraiagem que precisavam de ser substituídos. Tendo em conta o desagaste do carro e outros potenciais problemas que já adivinho, decidi que era altura de trocar. No concessionário onde estou a negociar o carro novo, o mecânico deu uma volta de três minutos (não mais) com o carro e fez-me um outro diagnóstico: bimassa + rolamento da caixa de velocidades. Diz ele que se ouve um barulho da caixa. Ora, eu conduzo o carro há 10 anos e, mesmo depois do barulho provocado pela avaria do bimassa, porque tenho continuado a andar com o carro, não me apercebi de barulho algum vindo da caixa. Ainda hoje fiz o teste, sem rádio ligado e a tentar ouvir os sintomas da caixa, e o que ouço é apenas o trabalhar mais ruidoso do motor por causa do bimassa.
    A minha pergunta é: é possível que haja mesmo um problema na caixa mesmo que não o consiga ouvir nem tenha dificuldade alguma a engrenar as mudanças? Ou é apenas conversa de mecânico de concessionário para fazer baixar (ainda mais) o valor do carro no momento da retoma?
    Desculpem o longo post, mas não consegui explicar a situação em menos palavras.
    E um obrigado antecipado.

    #2
    Parece claramente que estão a tentar baixar o valor da retoma, mas sim é possível haver aí algum problema. Quantos kms tem o carro?
    Se fosse problema num rolamento ouvias algo em principio, costuma ser bastante notório (barulho tipo zoada)

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      #3
      O carro tem 224.400 kms. Mas confesso que não notei nada de diferente na caixa e acho também estranho que tenha mudado o óleo ao carro há três semanas, numa oficina que me disse que o carro precisava, de facto, de trocar o bimassa e de discos de travão dianteiros novos. Mas não disse nada sobre a caixa de velocidades.
      De qualquer forma, obrigado pela ajuda

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        #4
        Quanto à tua pergunta não sei responder...mas pode ser, como apontas, apenas uma manobra para te desvalorizar o carro.

        Quando andava a ver carros, uma das vezes o dono do stand veio avaliar o carro. Coloco-o a trabalhar, pisou na embraiagem desligou o carro e disse que precisava de uma embraiagem nova. E ofereceu-me X pelo carro à retoma.A justificação era que estava a pegar muito em cima. Ora bolas, o carro tinha sido meu desde novo, sempre pegou em cima (era de afinação automática ou algo parecido). Fiquei com clara sensação que me queriam baixar o valor do carro. Acabei por ir a outro lado que me valorizaram o carro em mais 25%. Vale do que vale na compra com retomas...

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          #5
          Pois, claro, compreendo. É o negócio deles. E o nosso dever, enquanto compradores, é esticar a corda para o lado contrário. Não aprecio muito é que tentem passar um atestado de estupidez aos clientes, só isso.
          Obrigado pela dica. Abraço

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            #6
            O ruído apontado à caixa não será o chocalhar do rolamento de encosto?

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