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Avariado/trocar motor de Bmw E46 316

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    Avariado/trocar motor de Bmw E46 316

    Boa noite a todos. Sou proprietário de um bmw e46 316 ci de 2001 com sistema gpl. O carro conta com 170.000, comprei-o em Julho de 2015 e adaptei-o nessa altura ao Gpl. Tenho a dizer que estou bastante satisfeito com a opção.
    Infelizmente e como nada dura para sempre soube há dias que tenho um defeito grave no bloco do motor que me obrigou a mudar a junta da colaça pois esta queimou em fevereiro. Foi feita a reparação mas o mecânico disse-me que o melhor é mesmo pensar em trocar de motor pois o arranjo deste é demasiado elevado.
    O motor que tenho é 1.6 de 105cv (muito pastelão) e a minha ideia é ficar com o carro porque é um coupe que eu adoro e tenho o sistema Gpl praticamente novo para rentabilizar.
    A minha dúvida é saber se o motor do 318i de 119cv (do e46) ou o motor do 318i de 143cv (usado no e46 facelift) pode ser colocado no meu carro?
    Disse-me o mecânico que o motor 318i 119cv é muito similar ao que eu tenho e que possivelmente encaixa igual ficando um trabalho limpo, mas pra mim preferia colocar o motor do 318i 143cv pelas razões óbvias.
    A questão da centralina também me preocupa, posso usar a minha e reprograma-la para o motor 318i ou compro outra adequada? Segundo me disseram, se comprar outra centralina tenho também de substituir imobilizador e canhões, o que fica caríssimo.
    Espero que me consigam esclarecer as minhas dúvidas. Um abraço!

    #2
    claro q podes meter um motor bem maior , qual é o problema ?

    para não ficar caro , o melhor seria ter um carro completo ( acidente ou sem papeis ou roubado ) de onde tiras tudo q precisas

    em primeiro lugar dà uma olhada no chassis , se tem ou não fissuras , onde é fixado o eixo traseiro

    Comentário


      #3
      Atencao, o motor de 143 pode ter vanos ou valvetronic (tipo o problema do vtec e do vvti- i dos japoneses) e ser mais sensivel ao gpl.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por ANTONIO850 Ver Post
        claro q podes meter um motor bem maior , qual é o problema ?

        para não ficar caro , o melhor seria ter um carro completo ( acidente ou sem papeis ou roubado ) de onde tiras tudo q precisas

        em primeiro lugar dà uma olhada no chassis , se tem ou não fissuras , onde é fixado o eixo traseiro
        Eu ando a procura de um carro completo, não é fácil encontrá-los a gasolina e completos. A maior parte deles já tem o motor vendido. Mas vou continuar a procurar.

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          #5
          Originalmente Colocado por murgto Ver Post
          Atencao, o motor de 143 pode ter vanos ou valvetronic (tipo o problema do vtec e do vvti- i dos japoneses) e ser mais sensivel ao gpl.
          Obrigado pelo alerta, vou falar com o técnico que me fez a instalação do Gpl sobre isso.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por ANTONIO850 Ver Post
            claro q podes meter um motor bem maior , qual é o problema ?

            para não ficar caro , o melhor seria ter um carro completo ( acidente ou sem papeis ou roubado ) de onde tiras tudo q precisas

            em primeiro lugar dà uma olhada no chassis , se tem ou não fissuras , onde é fixado o eixo traseiro
            Qual é o problema?

            Bom, assim de repente, na IPO.
            Depois se apanha alguma Operção Stop mais sofisticada (raro, eu creio) também está sujeito a problemas.

            Não estou a dizer para não mudar para um motor maior/melhor, mas não é preciso ter a consciência que podem haver consequências.

            Já para não falar em problemas de ordem técnica, seja em adaptar apoios de motor (se for caso disso), centralinas, etc...

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              #7
              Mete o 1.9 do 318is E36 e do Z3.
              Tens que meter a centralina e o canhão do carro dador, é praticamente plug & play e tem a mesma aparência do que aí tens.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Kevincego Ver Post
                Mete o 1.9 do 318is E36 e do Z3.
                Tens que meter a centralina e o canhão do carro dador, é praticamente plug & play e tem a mesma aparência do que aí tens.
                O motor do z3 não abunda de certeza, a opção do e36 desconhecia. A minha ideia é fazer o
                minimo de alterações, em apoios, fichas, centralina, etc, tentar fazer um trabalho limpo, perto do original. Daí perguntar se as opções que referi dão garantias.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Kevincego Ver Post
                  Mete o 1.9 do 318is E36 e do Z3.
                  Tens que meter a centralina e o canhão do carro dador, é praticamente plug & play e tem a mesma aparência do que aí tens.
                  Sabes-me dizer se a minha caixa de velocidades é compatível com o motor 1.9 do z3? Ao por este motor tenho de mudar centralina, imobilizador, canhões ??

                  Comentário


                    #10
                    A caixa é compatível, tens que mudar a centralina e o imobilizador.

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