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Problema com Opel Corsa 1.3 CDTI

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    Problema com Opel Corsa 1.3 CDTI

    Boas,
    vou tentar explicar o problema o melhor que puder. O meu Opel Corsa 1.3 CDTI desde há vários meses que tem um problema estranho. Inicialmente ocorria em subidas, em AE quando chegava aos 100 km/h, um pouco acima das 2000rpm,o carro "engasgava", começava a tremer, não deixando acelerar mais. Não acendia nem acende nunca qualquer luz no painel. O carro entretanto foi algumas vezes à Opel, mas quando o ligam à máquina nunca detectam nenhum erro. Entretanto numa dessas idas à Opel disseram que seria dos injectores, e substituiram-nos.
    Mas o problema continuou, e hoje em dia não se verifica apenas em subidas. Mesmo em linha recta o carro chegando aos 90 km/h começa a engasgar, mas passado alguns segundos volta ao normal. Em subida, continua a ser bem mais notório o problema. Na Opel não conseguem dizer-me o que se passará.
    Eu já tentei andar a puxar pelo carro de vez em quando, como me foi sugerido, uso sempre o gasóleo mais caro.
    Alguma sugestão do que poderá ser?
    Obrigado.

    #2
    Viva,

    Já foi verificada a válvula EGR?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Shadster Ver Post
      Boas,
      vou tentar explicar o problema o melhor que puder. O meu Opel Corsa 1.3 CDTI desde há vários meses que tem um problema estranho. Inicialmente ocorria em subidas, em AE quando chegava aos 100 km/h, um pouco acima das 2000rpm,o carro "engasgava", começava a tremer, não deixando acelerar mais. Não acendia nem acende nunca qualquer luz no painel. O carro entretanto foi algumas vezes à Opel, mas quando o ligam à máquina nunca detectam nenhum erro. Entretanto numa dessas idas à Opel disseram que seria dos injectores, e substituiram-nos.
      Mas o problema continuou, e hoje em dia não se verifica apenas em subidas. Mesmo em linha recta o carro chegando aos 90 km/h começa a engasgar, mas passado alguns segundos volta ao normal. Em subida, continua a ser bem mais notório o problema. Na Opel não conseguem dizer-me o que se passará.
      Eu já tentei andar a puxar pelo carro de vez em quando, como me foi sugerido, uso sempre o gasóleo mais caro.
      Alguma sugestão do que poderá ser?
      Obrigado.
      SUBSTITUIRAM OS INJECTORES???

      Vá lá não terem sugerido mudar de carro! Enfim!

      Pelos sintomas que relata, tudo indica que seja válvula EGR - medidor de massa de ar (como aqui já foi dito).

      Conselho; nesse motor convém usar sempre gasóleo aditivado.

      Já agora, quanto pagou pela substituição dos injectores?

      Comentário


        #4
        Bom dia

        Problema crónico nos Opel 1.3 cdti.

        O da minha namorada teve e tem os mesmos sintomas.

        ralenti instável, fumo branco, esgasgar e perder potência.

        Tudo comum nos opel corsa 1.3 cdti.

        Não é dos injectores, nem é do gasóleo.... Enganaram-te nessa parte.

        A limpeza da valvula egr apenas melhora os sintomas.

        Não se vai engasgar tanto, nem perder potência tão facilmente, mas o prblema vai continuar.

        E o problema chama-se volante bimassa, que na Opel é um balúrdio, a contrário da Fiat (que partilha o mesmo motor).

        O da minha namorada já fez duas limpezas, usa sempre gasóleo xpto, já mdou injectores... atenua os problemas, mas de quando em vez lá voltam.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por pedrommfsilva Ver Post
          Bom dia

          Problema crónico nos Opel 1.3 cdti.

          O da minha namorada teve e tem os mesmos sintomas.

          ralenti instável, fumo branco, esgasgar e perder potência.

          Tudo comum nos opel corsa 1.3 cdti.

          Não é dos injectores, nem é do gasóleo.... Enganaram-te nessa parte.

          A limpeza da valvula egr apenas melhora os sintomas.

          Não se vai engasgar tanto, nem perder potência tão facilmente, mas o prblema vai continuar.

          E o problema chama-se volante bimassa, que na Opel é um balúrdio, a contrário da Fiat (que partilha o mesmo motor).

          O da minha namorada já fez duas limpezas, usa sempre gasóleo xpto, já mdou injectores... atenua os problemas, mas de quando em vez lá voltam.
          estou a ver se decido o que escrever depois de ler isto...da-me um bocado para pensar

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por European Ver Post
            SUBSTITUIRAM OS INJECTORES???

            Vá lá não terem sugerido mudar de carro! Enfim!

            Pelos sintomas que relata, tudo indica que seja válvula EGR - medidor de massa de ar (como aqui já foi dito).

            Conselho; nesse motor convém usar sempre gasóleo aditivado.

            Já agora, quanto pagou pela substituição dos injectores?
            Bem isso não foi um problema, porque apesar de dizer que tenho um carro, é da empresa. E a empresa apertou com eles e foi a Opel que pagou pela substituição! Mas é incómodo, pois é o meu carro no dia a dia, e já me vi em problemas na auto estrada por causa disto.. Tenho de falar da válvula EGR. Eu já lhes falei disso, mas disseram-me logo que isso não seria de certeza.
            Eu uso sempre gasóleo aditivado neste carro.
            Editado pela última vez por Shadster; 15 March 2017, 13:10.

            Comentário


              #7
              Resumindo, devo insistir com a Opel para ver a válvula EGR, é isso?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por pedrommfsilva Ver Post
                Bom dia

                Problema crónico nos Opel 1.3 cdti.

                O da minha namorada teve e tem os mesmos sintomas.

                ralenti instável, fumo branco, esgasgar e perder potência.

                Tudo comum nos opel corsa 1.3 cdti.

                Não é dos injectores, nem é do gasóleo.... Enganaram-te nessa parte.

                A limpeza da valvula egr apenas melhora os sintomas.

                Não se vai engasgar tanto, nem perder potência tão facilmente, mas o prblema vai continuar.

                E o problema chama-se volante bimassa, que na Opel é um balúrdio, a contrário da Fiat (que partilha o mesmo motor).

                O da minha namorada já fez duas limpezas, usa sempre gasóleo xpto, já mdou injectores... atenua os problemas, mas de quando em vez lá voltam.
                Nem todos os 1.3 CDTI/Multijet usam volante Bimassa e mesmo assim, apresentam esporadicamente estes sintomas.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Shadster Ver Post
                  Resumindo, devo insistir com a Opel para ver a válvula EGR, é isso?
                  Questão muito pertinente, já alguma vez foi limpa?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Shadster Ver Post
                    Bem isso não foi um problema, porque apesar de dizer que tenho um carro, é da empresa. E a empresa apertou com eles e foi a Opel que pagou pela substituição! Mas é incómodo, pois é o meu carro no dia a dia, e já me vi em problemas na auto estrada por causa disto.. Tenho de falar da válvula EGR. Eu já lhes falei disso, mas disseram-me logo que isso não seria de certeza.
                    Eu uso sempre gasóleo aditivado neste carro.
                    ...e até podem ter razão, pois o problema pode advir de outra situação e a válvula estar a funcionar muito bem. O problema está nos canais por onde a EGR, quando abre, deixa passar os gases de escape, é que a EGR é uma peça em muitas usadas para transportar os gases para dentro dos cilindros.Fiz-me entender!?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por blu Ver Post
                      Questão muito pertinente, já alguma vez foi limpa?
                      Nunca foi limpa.. mas o carro tem 3 anos e 60 000 km. Mas se calhar já precisa ser limpa. Vou insistir, com a informação do outro post, dos canais por onde a EGR deixa passar os gases de escape.

                      Comentário


                        #12
                        Eu tenho um Astra 1.3 cdti de 2005 com sintomas "parecidos",não passa das 3500 rotações, só em 1ª, em 2ª passa mas muito a custo, depois disso é para esquecer, posso por pedal a fundo que não faz nada, vê-se o consumo instantâneo a descer e andar nada. Em rotações mais baixas (1500 /2000 rpm) tem dias que é um martírio, faz posso e não sobe a rotação ,de repente acorda (2500/3000) só então responde,o curioso é que parece depender da temperatura ambiente, dias mais quentes pior, dias frios melhor, mas pode ser só mania. o não passar das 3500 é sempre, será dessa trapalhada da EGR e afins?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por jhbsantos Ver Post
                          Eu tenho um Astra 1.3 cdti de 2005 com sintomas "parecidos",não passa das 3500 rotações, só em 1ª, em 2ª passa mas muito a custo, depois disso é para esquecer, posso por pedal a fundo que não faz nada, vê-se o consumo instantâneo a descer e andar nada. Em rotações mais baixas (1500 /2000 rpm) tem dias que é um martírio, faz posso e não sobe a rotação ,de repente acorda (2500/3000) só então responde,o curioso é que parece depender da temperatura ambiente, dias mais quentes pior, dias frios melhor, mas pode ser só mania. o não passar das 3500 é sempre, será dessa trapalhada da EGR e afins?
                          Tenho o mesmo problema que tu á já uns 3 anos....
                          Exactamente os mesmo sintomas.
                          Já troquei de EGR, válvula de pressão do turbo nova, limpeza á geometria do turbo, nova limpeza á EGR e o carro na mesma.
                          Até já meti liquido para limpar injectores e só uso gásoleo aditivado... Tudo isto que eu fiz melhora um pouco é verdade, mas o problema continua.
                          Nos dias de mais calor nota-se logo o carro a soluçar e sem força.

                          Se ainda não limpas-te a EGR começa por ai. Mas provavlemente como já referiram o teu e o meu problema será o bimassa.
                          Mas para mim já se acabaram as experiências a trocar peças. Como a paciencia tem limites vou mas é despachar o carro.

                          Boa sorte com o teu.

                          Comentário


                            #14
                            Olá, malta. Deem uma ajuda.
                            Ando a ver um carro um Opel corsa 1.3 CDTI 5 lugares de 2008, ontem fui fazer um test drive e gostei do carro tem 146.000km, mas tem um trabalhar certinho, o carro aparentemente está ok.
                            No entanto durante o test drive, parei o carro e dei uma volta ao carro e espreitei por baixo do carro e não tinha nenhuma proteção para o cárter.
                            Pesquisei na net e vídeos no YouTube e os que vi não tinham a tal proteção, sabem se a dita proteção ver de origem? ou não vem?
                            Deixo aqui umas fotografias, da parte de baixo de carro por baixo do motor.
                            IMG_20190807_190002.jpgIMG_20190807_190008.jpgIMG_20190807_190016.jpgIMG_20190807_190022.jpg

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