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FAP a funcionar mas a emitir particulas - Opel astra h

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    FAP a funcionar mas a emitir particulas - Opel astra h

    Boas.

    Ontem foi dia de levar o carro à inspecção. Tudo correu normalmente apesar dos quase 300.000km do astra. Mas no final, o inspector disse-me: "O seu Filtro de Partículas não está a funcionar".
    E eu fiquei de boca aberta... ele disse que apesar de ainda não estarem a registar isso oficialmente, a maquina detetou 1.1 qd devia ser 0.
    O meu maior espanto é que nunca fiz nada para anular o FAP. Ele continua lá a fazer regenerações de 400km em 400km... Mas pelos vistos não está a funcionar...
    Comprei o carro semi-novo, com 2 anos e 50mil km, será o anterior dono fez alguma coisa???? Mas o FAP nunca deixou de funcionar e de regenerar... Fiquei confuso com isto tudo...

    Sabem como e onde posso verificar se o FAP esta em condições e a funcionar devidamente???

    Abraço.

    #2
    Alguém lhe fez um buraco.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
      Alguém lhe fez um buraco.
      Ainda não conhecia essa fantastica tactica, mas pelos vistos deve estar para pouco a verificação legal dos filtros nas IPOS e as vinhetas vermelhas...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Martins79 Ver Post
        Ainda não conhecia essa fantastica tactica, mas pelos vistos deve estar para pouco a verificação legal dos filtros nas IPOS e as vinhetas vermelhas...
        os 3 centros de IPO que aqui tenho nas redondezas foram alvo de remodelações e upgrades de maquinaria recentemente, e já tem equipamento para ver quem tem FAP ou não Activo ainda não tiveram foi ordem para os começar a usar, mas já lá os tem, e eu já os vi, pois já fui ao IPO o mês passado, e já lá vi as maquinas novas encostadas no final da linha, portanto está para breve eles começarem a ver esse ponto , e depois é que vai ser o elas a quem removeu os ditos...

        Comentário


          #5
          http://ancia.pt/pt/news_text-8-1-57-...ara-automoveis

          As opiniões registadas no debate serão objeto de tratamento jornalístico e darão origem a um artigo de fundo a publicar na edição de Abril 2017 do Jornal das Oficinas.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
            Alguém lhe fez um buraco.

            Um buraco?? Para o exterior??? Não me parece... A leitura dos gases é feita no escape...
            Mas sera que mesmo estando anulado... continua a fazer regenerações??? É um desperdício de combustível....

            Vou ver se vou a uma oficina certificar-me do que se passa...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por bruno35720 Ver Post
              Um buraco?? Para o exterior??? Não me parece... A leitura dos gases é feita no escape...
              Mas sera que mesmo estando anulado... continua a fazer regenerações??? É um desperdício de combustível....

              Vou ver se vou a uma oficina certificar-me do que se passa...
              Não percebeste o carro poderia ter problemas constantes como filtro e fizeram um furo com uma broca do lado de dentro de um lado ao outro do favo assim nunca entupia nem dava erro mas polui mais...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Martins79 Ver Post
                Não percebeste o carro poderia ter problemas constantes como filtro e fizeram um furo com uma broca do lado de dentro de um lado ao outro do favo assim nunca entupia nem dava erro mas polui mais...
                Mas nesse caso... ele deveria deixar de ficar saturado, e iniciar as regenerações. O que não acontece. Mais ou menos de 400km em 400km, la vem uma regeneração. Ou seja, o filtro atinge uma percentagem elevada de saturação e começa a regenerar.
                E esse tal furo não provocaria fumos?

                Comentário


                  #9
                  Eu não sou expert mas penso que se o furo não for muito grande poderá saturar na mesma.Tb pode ser mesmo algum stress com o filtro.

                  Enviado do meu ALE-L21 através de Tapatalk

                  Comentário


                    #10
                    Em principio colocaram um tudo direto a passar no interior do filtro de particulas, ou seja, é como se o fap não existisse fisicamente, no entanto, se não anularam o filtro eletronicamente (na centralina), o carro continua a fazer as regenerações normalmente.

                    Comentário


                      #11
                      Ou também já não era o primeiro na inspeção na análise dos gases em que o carro inicia uma regeneração...
                      O pessoal vai logo para o pior cenário.

                      Comentário


                        #12
                        Pois, também é uma hipótese... Mas acho estranho o filtro não ter dado problemas em 250k kms.
                        Vamos aguardar pelo feedback do bruno35720.
                        Editado pela última vez por rmesquita; 16 March 2017, 00:47.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                          Ou também já não era o primeiro na inspeção na análise dos gases em que o carro inicia uma regeneração...
                          O pessoal vai logo para o pior cenário.
                          Não saiem partículas em nenhum momento pelo escape.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                            Ou também já não era o primeiro na inspeção na análise dos gases em que o carro inicia uma regeneração...
                            O pessoal vai logo para o pior cenário.
                            Isso não aconteceu... porque é bem audivel e visivel no consumo instantaneo qd inicia a regeneração, e não foi o caso.

                            Comentário


                              #15
                              Ainda ontem la fez outra regeneração... !!!!!

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                                Não saiem partículas em nenhum momento pelo escape.
                                Ai não? então a regeneração não é o processo de queima dessas particulas? Quando se efetua a regeneração no meu as panelas parecem fornos...tal a temperatura!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                                  Ai não? então a regeneração não é o processo de queima dessas particulas? Quando se efetua a regeneração no meu as panelas parecem fornos...tal a temperatura!
                                  Sim é o processo de queima, são transformadas em cinza, mas continuam lá dentro, até o filtro colmatar.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                                    os 3 centros de IPO que aqui tenho nas redondezas foram alvo de remodelações e upgrades de maquinaria recentemente, e já tem equipamento para ver quem tem FAP ou não Activo ainda não tiveram foi ordem para os começar a usar, mas já lá os tem, e eu já os vi, pois já fui ao IPO o mês passado, e já lá vi as maquinas novas encostadas no final da linha, portanto está para breve eles começarem a ver esse ponto , e depois é que vai ser o elas a quem removeu os ditos...
                                    Confirmo, os IPO estão a ser remodelados com maquinaria que permite a verificação de partículas e de NOX, a fiscalização destes sistemas deverá estar para breve.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Verifica se na saída do tubo de escape tens carvão, no teu caso tem que estar limpa.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por bruno35720 Ver Post
                                        Ainda ontem la fez outra regeneração... !!!!!
                                        Posso estar enganado, mas tenho ideia que há alguns carros que fazem uma regeneração sempre de X em X km, independentemente de o filtro estar saturado ou não.

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por kaaboom Ver Post
                                          Verifica se na saída do tubo de escape tens carvão, no teu caso tem que estar limpa.
                                          Sim. Está e mantém-se limpa

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por joaopmsantos Ver Post
                                            Posso estar enganado, mas tenho ideia que há alguns carros que fazem uma regeneração sempre de X em X km, independentemente de o filtro estar saturado ou não.
                                            No caso do meu carro isso não se aplica. A regeneração ocorre por saturação, por isso depende dos percursos e da forma como conduzes, para ocorrrer mais cedo ou mais tarde. Aliás, há pessoal que tem uns módulos instalados que conseguem ver o nível de saturação, e sabem que ao chegar a determinada percentagem, ele regenera, independentemente dos kms que percorreu desde a última.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Boas.
                                              O filtro está a quase de certeza em fim de vida,e a atingir o ponto de saturação sem retorno,quase a colmatar,no qual se podem detetar uma presença de particulas com o devido equipamento de medição.

                                              É como o illusion explicou,a fuligem é tensformada em cinza através de tratamento térmico(regeneração),problema é que infelizmente na realidade só cerca de 95-99% dessas cinzas são inceneradas na realidade,o que deixa uma percentagem residual de 1-5% de residuos nos canais do catalizador do fap("favos")ainda por incenerar,o que com o passar do tempo/kms/fatores de condução e utilização favorizam a longevidade,ou encurtam a vida do fap.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Não dá para limpar? o pessoal fala muito be disto https://www.amazon.de/Liqui-Moly-514...rds=liqui+moly por estas bandas, sinceramente não sei bem... Alguém com experiência ?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por joaopmsantos Ver Post
                                                  Posso estar enganado, mas tenho ideia que há alguns carros que fazem uma regeneração sempre de X em X km, independentemente de o filtro estar saturado ou não.
                                                  O fap não está programado para fazer a regeneração de x em x de km,em principio só os motores pesados como os dos utilitários pesados,ou outro tipo de motores pesados o fazem a cada x de horas/km,e mesmo assim o sistema é um pouco diferente,pois existe um injetor que injeta gasóleo em pequenas quantidades diretamente no "casúlo" do fap,depois do catalizador Nox onde é injetado uma solução de ureia a 37%,mais conhecida por ADBLUE,aqui na europa e DEF para o resto do mundo.

                                                  Num ligeiro(nos pesados também mas existem alguns detalhes que diferem um pouco),tens um calculador de saturação do fap,que é dado através do calculo de pressão das sondas de pressão de entrada e saída,que consoante a marca do sistema fap/motor/construtor, pode dar um cálculo aproximativo em km de 500,400,300,etc....,mas é aproximativo,pois consoante a tua condução,urbana etc,pode influenciar as regenerações,do tipo encurtá-las,aproximar o espaço tempo destas.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Rafael1993 Ver Post
                                                    Não dá para limpar? o pessoal fala muito be disto https://www.amazon.de/Liqui-Moly-514...rds=liqui+moly por estas bandas, sinceramente não sei bem... Alguém com experiência ?
                                                    Dá para limpar,mas depende da taxa de colmatagem do mesmo....
                                                    O melhor sistema de limpeza de um fap é desmontá-lo e entregar a uma empreza que o limpe num forno a altas temperaturas com injeção de ar comprimido,tipo fica lá durante cerca de 1/2 horas a 850 graus e queima em prática 99% dos resíduos que obstruem os favos do fap,a parte do catalizador pode sempre se limpar à mão

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Rafael1993 Ver Post
                                                      Não dá para limpar? o pessoal fala muito be disto https://www.amazon.de/Liqui-Moly-514...rds=liqui+moly por estas bandas, sinceramente não sei bem... Alguém com experiência ?
                                                      isso é bom para fazer uma limpeza preventiva, ai a meio do cilo de vida do filtro, no entanto um filtro culmatado, esqueçam lá isso, quanto culmata, já não dá para regenerar nem nada, tem de ser trocado por novo, ou recondicionado(levar um miolo novo)...

                                                      a limpeza na maioria das vezes é mesmo adiar o inevitável, se o filtro já não estiver no seu melhor é mesmo uma questão de durar mais 10\20.000km's e já se foi... e o custo de uma limpeza é quase metade do valor de um filtro novo, dai que quando começa a dar problemas a melhor opção é efectuar a troca e não adiar...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Um filtro para um1.7 cdti, na opel custa cerca de 1500€, ou mais até, já não me lembro bem. A limpeza com liqui moly + regeneração forçada numa oficina custa 150€.

                                                        Há faps "cá fora" a custar 600€, pelo que oiço. Se chegar a ter que decidir, convém ponderar bem.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                          Um filtro para um1.7 cdti, na opel custa cerca de 1500€, ou mais até, já não me lembro bem. A limpeza com liqui moly + regeneração forçada numa oficina custa 150€.

                                                          Há faps "cá fora" a custar 600€, pelo que oiço. Se chegar a ter que decidir, convém ponderar bem.
                                                          não eras tu que tinhas ai um topico que tinhas ido com a tua Opel fazer uma limpeza com este liquido numa oficina de um teu conhecido???

                                                          quanto a filtros de partículas fora da marca, já existe na área do porto uma empresa que arranja os filtros novos por cerca de 350€, e faz montagem , e envia para todo o país... na marca abusam forte e feio dos preços...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                                                            não eras tu que tinhas ai um topico que tinhas ido com a tua Opel fazer uma limpeza com este liquido numa oficina de um teu conhecido???

                                                            quanto a filtros de partículas fora da marca, já existe na área do porto uma empresa que arranja os filtros novos por cerca de 350€, e faz montagem , e envia para todo o país... na marca abusam forte e feio dos preços...
                                                            Sim, é verdade. Não sei se foi com esse produto, mas sei que foi com uma sonda depois de aplicarem com alguma coisa. No fim, a tal regeneração forçada. Fiquei com 0% de saturação.

                                                            Se os FAPs de 350 € fizerem o mesmo que os outros, então ainda bem

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

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