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    Suspensão Honda Civic Ej9

    Boa tarde,

    Tenho um Honda Ej9 com coilovers JOM em que com apenas 1 ano um deles ja está a acusar pressão. Solução? Tirar aquilo fora e meter uma suspensão com molas de rebaixamento, e é aqui que solicito a vossa opinião. Qual o melhor conjunto em termos de preço qualidade que posso colocar no carro?
    Comprar uns coils melhores não me interessa visto que coils + IPO não combinam, exepto se colocar a altura original o que implica muito trabalho a calibrar cada coilover. Colocar tudo original também não me interessa porque o carro fica estupidamente alto com a suspensão original.

    #2
    Para servir de atualização para outros na mesma situação,

    Comprei hoje uns amortecedores da marca Kayaba (Kyb) e as molas optei pelas eibach pro kit.

    Sendo que relativamente às molas estou Cético porque ja li casos em que o carro ficou com o cu levantado. Agora não sei se fica assim ou se foi por serem novas e consequentemente não estarem acamadas.
    Editado pela última vez por MikaZ; 28 March 2017, 11:16.

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      #3
      Bem, mesmo com 30mm atrás e à frente é preciso teres sorte na IPO.
      Já agora quais foram? Os Excel-G?

      Idealmente com mola de rebaixamento devias optar por uns de espigão curto para não desgastar mais rapidamente o amortecedor, mas pronto também não vem mal ao mundo. Acho que mandaste dinheiro fora ao pôr coilovers da JOM e outras marcas que tais. Nunca experimentei Eibach nos EJ, embora existam relatos de pessoal que ficou satisfeito.

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        #4
        Sim acho que são os Excel-G, em termos de preço qualidade disseram-me que eram bons.
        Yap, falaram-me nisso do espigão curto mas como não encontrei à venda e preciso algo urgente optei por estes. Nas IPOS disseram-me que com estas molas não terei problemas visto serem pretas e com a altura +/- aceitável.
        Nos coils, existem pessoas que dizem que é o melhor do mundo, outras que é uma porcaria, outras que nunca tiveram problemas. Eu infelizmente vou para os que dizem que é uma porcaria. Para poupar a coisa de 100€ agora tudo ao lixo e comprar novo.

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          #5
          Ainda bem, por estes lados se não tiveres conhecimentos nas IPO vai tudo a eito.
          Por norma esses baratos servem mais para rebaixar o carro, não são feitos para grandes curvas. Mas o problema é que desgastam-se muito rapidamente, porque a qualidade é inferior. Isto somado às más estradas que temos costuma dar logo raia. A ideia que tenho é que os coilovers aceitáveis começam nos 600/700€. Dessas marcas menos boas costumam ser metade do preço, não são 100€ de diferença, por isso não te stresses. Depois vem cá dar o feedback das Eibach.

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            #6
            As Eibach Pro-kit não são muito bem desenhadas para os Civic. Usam a mesma referência num grande leque de modelos e versões, ignorando as diferenças de peso entre diferentes carroçarias e motorizações.

            Como consequência num EJ9 tipicamente a frente fica "no chão" e a traseira "no ar". Sobretudo se for um 3p, mais ainda se tiver ABS e AC. Uma forma de compensar um pouco é usar amortecedores que permitam ajustar a posição do suporte da mola, como por exemplo os Koni Sport.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por TheUndertaker Ver Post
              Ainda bem, por estes lados se não tiveres conhecimentos nas IPO vai tudo a eito.
              Por norma esses baratos servem mais para rebaixar o carro, não são feitos para grandes curvas. Mas o problema é que desgastam-se muito rapidamente, porque a qualidade é inferior. Isto somado às más estradas que temos costuma dar logo raia. A ideia que tenho é que os coilovers aceitáveis começam nos 600/700€. Dessas marcas menos boas costumam ser metade do preço, não são 100€ de diferença, por isso não te stresses. Depois vem cá dar o feedback das Eibach
              Quando refiro 100€ é a diferença entre os coils que coloquei e o kit de suspensão que vou adquirir agora. Ja tinha estudado esta solução quando coloquei os coils so que fui atras de cabeças que diziam que "com o preço desse kit compra mas é coils que fica mais barato..." Olha agora. :S

              Originalmente Colocado por MSchumacher Ver Post
              As Eibach Pro-kit não são muito bem desenhadas para os Civic. Usam a mesma referência num grande leque de modelos e versões, ignorando as diferenças de peso entre diferentes carroçarias e motorizações.

              Como consequência num EJ9 tipicamente a frente fica "no chão" e a traseira "no ar". Sobretudo se for um 3p, mais ainda se tiver ABS e AC. Uma forma de compensar um pouco é usar amortecedores que permitam ajustar a posição do suporte da mola, como por exemplo os Koni Sport.
              Exatamente como calculava, a frente fica no chão e a traseira no ar, sendo que no meu caso deve ser menos acentuado pelo facto de não ter nem AC nem ABS. Ja tinha lido referencias aos koni sport, contudo fiquei de pé atras porque também me disseram que na IPO implicam por ser menos stock. :S

              A minha ideia presentemente é não ficar nem tudo ao mar, nem tudo à terra. É encontrar um equilíbrio de modo a ficar com o carro +/- sem ter stresses na IPO nem com os senhores de azul.

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                #8
                Também existe o Kit Koni STR.T, cujas molas são da H&R, mas rebaixam 40 mm. Creio é que não têm regulação da posição da altura da mola como os Sport.

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                  #9
                  Originalmente Colocado por TheUndertaker Ver Post
                  Também existe o Kit Koni STR.T, cujas molas são da H&R, mas rebaixam 40 mm. Creio é que não têm regulação da posição da altura da mola como os Sport.
                  Estive a ver, e têm optimo aspecto mas o facto de serem laranja, provavelmente dará problemas na IPO. Isto é engraçado, mas reza a lenda que sem coils e com molas pretas passa na IPO. Tanto que ate existe pessoal a pintar as molas para passar. :O

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                    #10
                    A ilegalidade é independente da cor do equipamento. O preto torna a coisa mais discreta mas se quiserem mesmo implicar implicam à mesma. A única forma realmente segura é averbar as alterações no DUA. É um descanso mas fica caro por isso a fazê-lo recomendo que se instale logo um sistema topo de gama (gastar 1000€ para averbar uma suspensão de 500€ não parece fazer grande sentido).
                    Editado pela última vez por MSchumacher; 27 March 2017, 17:11.

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                      #11
                      Originalmente Colocado por MSchumacher Ver Post
                      A ilegalidade é independente da cor do equipamento. O preto torna a coisa mais discreta mas se quiserem mesmo implicar implicam à mesma. A única forma realmente segura é averbar as alterações no DUA. É um descanso mas fica caro por isso a fazê-lo recomendo que se instale logo um sistema topo de gama (gastar 1000€ para averbar uma suspensão de 500€ não parece fazer grande sentido).
                      Exatamente, deve ser por ficar mais discreto o que facilita a passagem desde que não apresente perigo. Sim homologar tudo no DU parece-me a melhor opção, contudo a fazer isso, faria somente num Ek4 (1.6VTI) por exemplo. Agora estar a investir em legalizações em que ultrapassa o valor comercial do carro não acho que justifique. Alias, foi exatamente nesse sentido que comprei o MRS trophy, tudo alterado de origem. Agora no Ej9 não me compensa investir porque é um "misero" 1.4is com 211 000km no lombo.

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                        #12
                        Faz sentido.;)

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                          #13
                          JOM é lixo. Eibach é muito boa mola mas tens que ter um amortecedor com regulação, se não fica demasiado baixo na frente. Kayaba Excel-G é um bom amortecedor mas não é para grandes corridas, para isso devias ter optado por uma coisa mais focada, como STR-T ou Sport. Eu queria AGX para o meu EK3 mas não apanhei, meti uns Excel G que andam montados nas molas de origem. Coils é boa opção mas tens que largar dinheiro se queres uma coisa em condições.

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                            #14
                            Originalmente Colocado por MikaZ Ver Post
                            ...
                            Sendo que relativamente às molas estou séptico porque ja li casos em que o carro ficou com o cu levantado...
                            estar séptico não é perigoso?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                              estar séptico não é perigoso?
                              Ainda demorei 2min a perceber se o gato estava no séptico ou no cu levantado... lool

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por MikaZ Ver Post
                                Ainda demorei 2min a perceber se o gato estava no séptico ou no cu levantado... lool
                                tiraste o p, acho que fizeste mal, mas com o acordo ortográfico, nem tenho a certeza
                                deixas-me aproveitar para colocar uma pergunta dentro do mesmo tema? não percebo nada das siglas da honda, tenho um civic aerodeck, aquilo até na inspecção não detectam nada, mas a andar no paralelo sentem-se muitas folgas, quando comprei o carro precisava dum braço superior e era mais de 70€ novo, meti um usado. pergunta: se quiser trocar todos os casquilhos, rótulas e etc. para ficar com a suspensão nova, quanto terei de gastar? presumo que não cheguem 400€
                                Editado pela última vez por nathaniel; 29 March 2017, 08:14.

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                                  #17
                                  Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                                  tiraste o p, acho que fizeste mal, mas com o acordo ortográfico, nem tenho a certeza
                                  deixas-me aproveitar para colocar uma pergunta dentro do mesmo tema? não percebo nada das siglas da honda, tenho um civic aerodeck, aquilo até na inspecção não detectam nada, mas a andar no paralelo sentem-se muitas folgas, quando comprei o carro precisava dum braço superior e era mais de 70€ novo, meti um usado. pergunta: se quiser trocar todos os casquilhos, rótulas e etc. para ficar com a suspensão nova, quanto terei de gastar? presumo que não cheguem 400€
                                  Isto do novo acordo ortográfico para quem sabia escrever tornou-se um pesadelo...
                                  Em relação à questão online arranjas isso barato NOVO, posso dizer que o amortecedor pediam 70€ cada, eu arranjei por 43€. as molas pediam 220€ eu arranjei por 130€. Mas isto sou eu que tenho facilidade em instalar depois as peças. Em termos das peças que precisas, se tiveres um amigo mecânico, mesmo amigo, não é aquele amigo por seres cliente. Ele irá te ajudar exatamente nas peças que precisas, e online, por exemplo no ebay, certamente vais arranjar a bom preço... ;)

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                                    #18
                                    Boas desculpa meter me na conversa mas meti amortecedores KYB com as molas de origem num ej9 e com duas pessoas atrás batem em seco além de ter ficado mais baixo
                                    Alguma solução?
                                    Cumprimentos

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