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Mazda 6 2.0 (Diesel) MZR-CD Exclusive (136cv) (5p)

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    Mazda 6 2.0 (Diesel) MZR-CD Exclusive (136cv) (5p)

    Boas!
    Tenho andando em busca de um carro um pouco mais familiar e até 7000€ pois o meu comercial, Citroen C2, já cumpriu muito bem a sua função ao longo destes 9 anos.
    Encontrei recentemente um negócio para a compra de um Mazda 6 de 2003 com cerca de 150.000Km, revisões na marca, sem filtro de partículas de origem e em muito bom estado de conservação (dois donos até hoje).

    Sei que já levou a correia de distribuição e que a manutenção será, obviamente, mais dispendiosa que num citroen.

    Fiz o test drive e adorei a disponibilidade do motor mas gostaria de ter mais opiniões principalmente de quem já teve um bólide destes e se recomendam a compra.

    Obrigado!

    #2
    É uma compra a fazer com cuidado. A manutenção não será muito superior à Citroen, mas o preço de peças especificas/avarias vai ser muito duro, quase astronómico a comparar com a Citroen.

    Ver se o carro trocou as anilhas dos injectores, se não mudou e comprares o carro, manda trocar as anilhas dos injectores e limpar o cárter, não é muito caro e pode te evitar sérios e dispendiosos problemas como a quebra do bloco.

    Esses motores tinham fugas nas anilhas dos injectores que fazia cair gasóleo no cárter entupindo o chupador, faltava óleo e o motor ia-se. Ou o turbo.

    De resto é mazda puro, sensacional posição e prazer de condução, durabilidade, fiablidade e interiores austeros com plástico manhoso mas de excelente montagem e preço de peças muito alto e raridade das mesmas.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por trepkos Ver Post
      É uma compra a fazer com cuidado. A manutenção não será muito superior à Citroen, mas o preço de peças especificas/avarias vai ser muito duro, quase astronómico a comparar com a Citroen.

      Ver se o carro trocou as anilhas dos injectores, se não mudou e comprares o carro, manda trocar as anilhas dos injectores e limpar o cárter, não é muito caro e pode te evitar sérios e dispendiosos problemas como a quebra do bloco.

      Esses motores tinham fugas nas anilhas dos injectores que fazia cair gasóleo no cárter entupindo o chupador, faltava óleo e o motor ia-se. Ou o turbo.

      De resto é mazda puro, sensacional posição e prazer de condução, durabilidade, fiablidade e interiores austeros com plástico manhoso mas de excelente montagem e preço de peças muito alto e raridade das mesmas.
      Grande resposta!
      A substituição das anilhas irá para que valor?
      Adoro a viatura mas no que toca à parte mecânica, tenho lido opiniões muitos distintas, desde que "aos 200.000 deita-se" até "com 400.000 parece um relógio".

      Comentário


        #4
        Esse motor tem alguns problemas como disse o Trepkos as anilhas dos injectores podem levar ao entupimento do chupador da bomba de oleo e levar a gripagem do motor ou turbo. As peças Mazda são particularmente caras, esse motor não é propriamente económico é difícil consumir menos de 7lt aos 100.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Apox Ver Post
          Grande resposta!
          A substituição das anilhas irá para que valor?
          Adoro a viatura mas no que toca à parte mecânica, tenho lido opiniões muitos distintas, desde que "aos 200.000 deita-se" até "com 400.000 parece um relógio".
          A fiabilidade é japonesa portanto é toda a prova mas isso não quer dizer que seja indestrutível.

          E esses motores requerem muitos cuidados de manutenção, desde ao tipo de óleo certo (com viscosidades certas) a um olhar atento e constante ao estado do veículo. As opiniões diferem porque a Mazda tem as peças muito caras e pouca gente que saiba mexer neles como deve ser. Vi uma Mazda5 com esse problema das anilhas que por ninguém ter dado conta dele mandou um motor para as couves.

          O problema da Mazda é que os modelos tendem a desvalorizar muito devido ao elevado preço das peças e raridade dos modelos, o que pode ser bom para quem aprecia a marca. E pouca gente aconselha ou equaciona a compra de Mazda devido à má fama que já referi.

          Quanto às anilhas, se for feito por quem perceba do assunto e desses motores não deve passar os 30/40 euros.

          Comentário


            #6
            A direção costuma ter um problema crônico que da uns estalos, e os discos costumam ovalizar a uma velocidade muito acima da média
            Não acho tão gastador como isso, a versão facelift 143cv era pior.
            Não tenho conhecimento desses problemas de motor.
            O carro é bom, tive uma SW de 2004 a finais de 2005 e gostei.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
              A direção costuma ter um problema crônico que da uns estalos, e os discos costumam ovalizar a uma velocidade muito acima da média
              Não acho tão gastador como isso, a versão facelift 143cv era pior.
              Não tenho conhecimento desses problemas de motor.
              O carro é bom, tive uma SW de 2004 a finais de 2005 e gostei.
              Também foi o problema da que convivi mais de perto. Pelos menos não tem FAP é que pelo que vejo Mazda+FAP=Pesadelo...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por trepkos Ver Post
                A fiabilidade é japonesa portanto é toda a prova mas isso não quer dizer que seja indestrutível.

                E esses motores requerem muitos cuidados de manutenção, desde ao tipo de óleo certo (com viscosidades certas) a um olhar atento e constante ao estado do veículo. As opiniões diferem porque a Mazda tem as peças muito caras e pouca gente que saiba mexer neles como deve ser. Vi uma Mazda5 com esse problema das anilhas que por ninguém ter dado conta dele mandou um motor para as couves.

                O problema da Mazda é que os modelos tendem a desvalorizar muito devido ao elevado preço das peças e raridade dos modelos, o que pode ser bom para quem aprecia a marca. E pouca gente aconselha ou equaciona a compra de Mazda devido à má fama que já referi.

                Quanto às anilhas, se for feito por quem perceba do assunto e desses motores não deve passar os 30/40 euros.
                Sou extremamente cuidadoso com os meus carros e estou sempre em cima de ruidos/niveis etc.
                Apenas fico preocupado com o que não é perceptível até ser tarde demais, como esta situação das anilhas.
                Não procuro carro para descartar daqui a 2 ou 3 anos...espero fazer tantos como com o meu C2!

                Obrigado!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                  A direção costuma ter um problema crônico que da uns estalos, e os discos costumam ovalizar a uma velocidade muito acima da média
                  Não acho tão gastador como isso, a versão facelift 143cv era pior.
                  Não tenho conhecimento desses problemas de motor.
                  O carro é bom, tive uma SW de 2004 a finais de 2005 e gostei.
                  Sim, já encontrei alguns mazdianos com esse problemas mas aparentemente nada de grave. Direção é falta de lubrificação numa peça especifica e discos...é "só" trocá-los!

                  Sei que é ponto de valor não ter filtro de partículas senão nem pensava mais no assunto!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Martins79 Ver Post
                    Também foi o problema da que convivi mais de perto. Pelos menos não tem FAP é que pelo que vejo Mazda+FAP=Pesadelo...
                    Sim... e os discos.

                    Originalmente Colocado por Apox Ver Post
                    Sou extremamente cuidadoso com os meus carros e estou sempre em cima de ruidos/niveis etc.
                    Apenas fico preocupado com o que não é perceptível até ser tarde demais, como esta situação das anilhas.
                    Não procuro carro para descartar daqui a 2 ou 3 anos...espero fazer tantos como com o meu C2!

                    Obrigado!
                    Então se comprares o carro muda preventivamente as anilhas dos injectores e manda limpar o cárter.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Apox Ver Post
                      Sim, já encontrei alguns mazdianos com esse problemas mas aparentemente nada de grave. Direção é falta de lubrificação numa peça especifica e discos...é "só" trocá-los!

                      Sei que é ponto de valor não ter filtro de partículas senão nem pensava mais no assunto!
                      Troquei exactamente a SW 136cv por uma SW facelift 143cv (carro de serviço), o primeiro adorei! O segundo foi um cancro devido à fap

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                        Troquei exactamente a SW 136cv por uma SW facelift 143cv (carro de serviço), o primeiro adorei! O segundo foi um cancro devido à fap
                        Sim, vê-se muitas Mazdas SW à venda, impecáveis esteticamente mas são quase dadas por causa do FAP.
                        Tendo em conta estes feedbacks, tudo me diz que devo avançar e havendo garantia total, é um descanso.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Apox Ver Post
                          Sim, vê-se muitas Mazdas SW à venda, impecáveis esteticamente mas são quase dadas por causa do FAP.
                          Tendo em conta estes feedbacks, tudo me diz que devo avançar e havendo garantia total, é um descanso.
                          Tivemos uma na empresa e fez 380.000km. Fazia 90% autoestrada e apenas levou uma embraiagem aos 310.000km e discos aos 250mil. De resto revisões normais.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Apox Ver Post
                            Sim, vê-se muitas Mazdas SW à venda, impecáveis esteticamente mas são quase dadas por causa do FAP.
                            Tendo em conta estes feedbacks, tudo me diz que devo avançar e havendo garantia total, é um descanso.
                            Avança com cuidado. Isso da garantia é relativo, se apanhares um mecânico ou oficina que não compreenda/domine estes problemas eles vão se agravar e ai vai ser a doer.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por corsadti16v Ver Post
                              Tivemos uma na empresa e fez 380.000km. Fazia 90% autoestrada e apenas levou uma embraiagem aos 310.000km e discos aos 250mil. De resto revisões normais.

                              Muito bom sinal!
                              Ao menos a durabilidade está garantida.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Apox Ver Post

                                Muito bom sinal!
                                Ao menos a durabilidade está garantida.
                                Isto está sempre, mas os cuidados têm de lá estar.

                                Comentário

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