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[Dúvida] Motores 1.0

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    [Dúvida] Motores 1.0

    Boa tarde,

    Ando com intenções de comprar um carro e noto que um pouco por todas as marca há uma espécie de "praga" de motores 1.0 a gasolina. Suponho que os motivos tenham a ver com a poupança de combustível, dado que uma cilindrada baixa não gastará tanto como uma alta.

    Mas exceptuando o consumo, qual é a vantagem deste tipo de motorização? Isto porque tenho a ideia (admito ser totalmente errada) de que uma baixa motorização condiz com pouca "força" de motor. E para mim, que vivo em Lisboa e a cidade até é apelidada de sete colinas, era desagradável ter um carro que "morresse" à mínima subida.

    Gostava assim de perceber se esta minha lógica está errada, e que experiências têm com este tipo de motorização, nomeadamente ao nível de ruído e força do motor.

    Obrigado!

    #2
    São 1000cc mas acompanhados do turbo que te dá a força que precisas. E nesse tipo de condições, cidade com para e arranca + subidas são bebedolas.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Gobinda Ver Post
      Boa tarde,

      Ando com intenções de comprar um carro e noto que um pouco por todas as marca há uma espécie de "praga" de motores 1.0 a gasolina. Suponho que os motivos tenham a ver com a poupança de combustível, dado que uma cilindrada baixa não gastará tanto como uma alta.

      Mas exceptuando o consumo, qual é a vantagem deste tipo de motorização? Isto porque tenho a ideia (admito ser totalmente errada) de que uma baixa motorização condiz com pouca "força" de motor. E para mim, que vivo em Lisboa e a cidade até é apelidada de sete colinas, era desagradável ter um carro que "morresse" à mínima subida.

      Gostava assim de perceber se esta minha lógica está errada, e que experiências têm com este tipo de motorização, nomeadamente ao nível de ruído e força do motor.

      Obrigado!
      Um motor 1.0 turbinado a gasolina é equivalente a 1.6 turbo diesel.

      Comentário


        #4
        os motores 1.000cc, tem entre 80cv e 125cv dependo da marca e modelo, e são mais que suficientes para levar de A a B e os consumos não são nada por ai alem, não são nenhumas arrastadeiras, isso é uma ideia errada, mas sim são mais económicos na questão de Impostos anualmente...

        Comentário


          #5
          Eu passei de um 2.0 turbo diesel, para um 1.4 turbo a gasolina e não sinto falta de força em nenhuma situação.

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            #6
            Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
            os motores 1.000cc, tem entre 80cv e 125cv dependo da marca e modelo, e são mais que suficientes para levar de A a B e os consumos não são nada por ai alem, não são nenhumas arrastadeiras, isso é uma ideia errada, mas sim são mais económicos na questão de Impostos anualmente...

            Diria até, que a margem está nos 140cv...
            Editado pela última vez por nto; 26 April 2017, 17:32.

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              #7
              Eu gosto bastante do meu 1.2 TSI de 90cv, por isso só posso imaginar que as novas gerações 1.0 só possam ser ainda melhores.

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                #8
                Originalmente Colocado por Mestre78 Ver Post
                Um motor 1.0 turbinado a gasolina é equivalente a 1.6 turbo diesel.
                Em termos de potência sim, em termos de binário nem lá perto (têm praticamente metade do binário) e é isso que torna os motores diesel agradáveis de conduzir em certas condições.
                Poder puxar uma 5 ou 6 abaixo das 2000RPM e ver o carro a desenvolver é algo que num motor 1.0T não acontece com tanta facilidade.

                De resto não há qualquer razão para haver conotação negativa sobre os motores de baixa cilindrada e tricilindricos até porque por norma são muito mais robustos estruturalmente do que um motor equivalente de 4 cilindros.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por CHB Ver Post
                  Em termos de potência sim, em termos de binário nem lá perto (têm praticamente metade do binário) e é isso que torna os motores diesel agradáveis de conduzir em certas condições.
                  Poder puxar uma 5 ou 6 abaixo das 2000RPM e ver o carro a desenvolver é algo que num motor 1.0T não acontece com tanta facilidade.

                  De resto não há qualquer razão para haver conotação negativa sobre os motores de baixa cilindrada e tricilindricos até porque por norma são muito mais robustos estruturalmente do que um motor equivalente de 4 cilindros.
                  Correto, tem menos binário mas não metade e esse está disponível durante mais tempo no gasolina.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Mestre78 Ver Post
                    Correto, tem menos binário mas não metade e esse está disponível durante mais tempo no gasolina.
                    O 1.6 HDI de 120cv tem 300Nm às 1750 rpm por comparação o 1.0 Ecoboost de 125CV tem 170Nm entre as 1400 e 4500 rpm.
                    Em termos de potência os 120cv do hdi manifestam-se às 3500 rpm já os 125cv do ecoboost às 6000 rpm.

                    Como podes ver, apesar de equilibrados em questões de disponibilidade de potência, em relação ao poder de puxar os 1.6 Diesel continuam muito superiores.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por CHB Ver Post
                      Em termos de potência sim, em termos de binário nem lá perto (têm praticamente metade do binário) e é isso que torna os motores diesel agradáveis de conduzir em certas condições.
                      Poder puxar uma 5 ou 6 abaixo das 2000RPM e ver o carro a desenvolver é algo que num motor 1.0T não acontece com tanta facilidade.

                      De resto não há qualquer razão para haver conotação negativa sobre os motores de baixa cilindrada e tricilindricos até porque por norma são muito mais robustos estruturalmente do que um motor equivalente de 4 cilindros.
                      não sei bem onde um diesel é mais agradável de conduzir que um gasolinas... têm menos binário mas também têm muito mais rpm para usar que um diesel, é uma questão de saber usar o motor correctamente. o pessoal as vezes parece que tem medo de usar as rpm's todas, e depois dizem que o carro não anda. ok, não podes andar abaixo das 2000rpm como num diesel, mas também não te serve de muito andar acima das 3500 nos diesel e ai a gasolina marca pontos.
                      há que saber que são motores diferentes com mecânicas diferentes, e há que saber tirar proveito disso.

                      e acho que nunca na vida um diesel vai ser mais agradável de conduzir que um gasolinas, especialmente em cidade. só pela preguiça de puxar uma abaixo, mas se o problema é esse comprem caixas auto. já em estrada aberta, é indiferente, e ai dou a benesse ao diesel pelo binário mais elevado e acelerar "facilmente" em 6ª. mas também, nada que uma abaixo não resolva.

                      Comentário


                        #12
                        Se não queres que morra nas subidas tens de ver é a questão da potencia.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por CHB Ver Post
                          Em termos de potência sim, em termos de binário nem lá perto (têm praticamente metade do binário)
                          Mas como as relações de caixa são mais curtas, o binário na roda não deve ser assim tão diferente...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por speedyssj3 Ver Post
                            ok, não podes andar abaixo das 2000rpm como num diesel, mas também não te serve de muito andar acima das 3500 nos diesel e ai a gasolina marca pontos.
                            Em cidade andas bem abaixo das 2000rpm, à s 1500, 1600 portam se muito bem e com isso conseguem se consumos baixos.

                            Mas respondendo diretamente ao tópico, passei de um 1.6 para um 1.0 e apesar da baixa cilindrada o turbo faz toda a diferença. Podes estar descansado, não acho que vás ter problemas numa condução equilibrada. Mas o melhor é fazeres um teste drive e veres o que achas.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por eu Ver Post
                              Mas como as relações de caixa são mais curtas, o binário na roda não deve ser assim tão diferente...
                              O pessoal esquece-se destes pormenores......

                              Comentário


                                #16
                                É bom até o turbo der raia, como nos Diesel.

                                Comentário


                                  #17
                                  O melhor 1.0 á partida deverá ser o da honda, isto pelo que tenho lido, já são 129cv lt se bem que a ford já possui uma versao do ecoboost cm 140cv. Veremos cm se comporta o ecoboost com desativação de cilindros no fiesta e focus. Quanto á fiabilidade nos motores pequenos nada a temer.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Já tive carros com 1.0 de cilindrada sem turbo e 40CV , e de facto eram um "desatino" em cidade com subidas, em estrada só chateavam nas ultrapassagens, mas isso já pertence à história.
                                    hoje em dia faço trajectos curtos em que não me importava nada de ter um desses "raquiticos" para me deslocar.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Mestre78 Ver Post
                                      Um motor 1.0 turbinado a gasolina é equivalente a 1.6 turbo diesel.

                                      Podem até ter cavalagem idêntica mas o binário é mais importante, e essa diferença é notória quando se começa a carregar o carro com pessoas ou carga.

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                                        #20
                                        Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
                                        Se não queres que morra nas subidas tens de ver é a questão da potencia.
                                        Pois é...

                                        Até porque um motor de 200 cv às 9000 rpm e 170 nm às 7500, tem a mesma agradabilidade, prestações e disponibilidade que outro com a mesma potência, mas às 5000 rpm e 320 nm às 1500 rotações...

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por CHB Ver Post
                                          O 1.6 HDI de 120cv tem 300Nm às 1750 rpm por comparação o 1.0 Ecoboost de 125CV tem 170Nm entre as 1400 e 4500 rpm.
                                          Em termos de potência os 120cv do hdi manifestam-se às 3500 rpm já os 125cv do ecoboost às 6000 rpm.

                                          Como podes ver, apesar de equilibrados em questões de disponibilidade de potência, em relação ao poder de puxar os 1.6 Diesel continuam muito superiores.
                                          Não sei como consegues ver isso, sem saberes as relações de caixa...

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Gobinda Ver Post
                                            Boa tarde,

                                            Ando com intenções de comprar um carro e noto que um pouco por todas as marca há uma espécie de "praga" de motores 1.0 a gasolina. Suponho que os motivos tenham a ver com a poupança de combustível, dado que uma cilindrada baixa não gastará tanto como uma alta.
                                            em teoria sim, andando pela cidade. mas mal saias da cidade os consumos serão outros se apanhares estradas mais sinuosas ou com declives. terás que utilizar a caixa bastantes vezes mais. quanto ao facto de serem 0.9/1.0, terá a ver com os impostos e está muito presente este tipo de motores em países onde a fiscalidade é mais elevada, como o nosso e o italiano. o que vale é que eles vêm acompanhados por um turbo. diria que o mais equilibrado será sempre o 1.4, mas o nosso país, salários, combustíveis e impostos não permitem que as pessoas comprem muito este motor mais desenvolto.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Da experiência que eu tenho com um desses motores, acho que a malta tem uma ideia errada do que vai encontrar, muito sinceramente.

                                              Em termos de consumos, não acho nada de especial. Não acho bom, nem acho mal. diria que está em linha com um atmosférico "quase" equivalente, pelo menos numa utilização normal. Claro que depende também da caixa e da afinação do carro, alguns são mais económicos, mesmo que maiores e mais pesados.

                                              Acho que o grande trunfo destes carros está na agradabilidade de condução, devido à grande faixa de utilização que dispõem, mantendo as características do motor a gasolina, com algumas das qualidades que só se encontravam em motores diesel ou de cilindradas superiores. Em comparação com os antigos atmosféricos 1.2 ou 1.4, têm quase o dobro do binário disponível, e logo desde baixas rotações, o que dá jeito para ter um andamento mais expedito sem puxar as rotações até lá acima.

                                              Claro que se deixar o carro cair de velocidade e rotação numa relação de caixa elevada (1000 e poucas rpm), e carregar no acelerador sem reduzir , vai demorar mais tempo a mover-se que um diesel equivalente. mas usando devidamente a caixa é precisamente o contrário. As rotações estão lá é para usar, e digamos que nota-se muito mais o carro a puxar das 3 ou 4 mil até às 6 mil, do que até aí.

                                              Em suma, quem conduzir o carro como um díesel (a baixa rotação) não vai tirar partido do dito como quem o conduzir como um carro a gasolina.
                                              Em termos de consumo, para cidade não faz melhor que um atmosférico, em estrada sim, já é mais poupado.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por CHB Ver Post
                                                O 1.6 HDI de 120cv tem 300Nm às 1750 rpm por comparação o 1.0 Ecoboost de 125CV tem 170Nm entre as 1400 e 4500 rpm.
                                                Em termos de potência os 120cv do hdi manifestam-se às 3500 rpm já os 125cv do ecoboost às 6000 rpm.

                                                Como podes ver, apesar de equilibrados em questões de disponibilidade de potência, em relação ao poder de puxar os 1.6 Diesel continuam muito superiores.

                                                Falar de binário e ignorar caixas de velocidades é conversa que vale pouco ter.

                                                O 1.6 não é superior, é equivalente. O que deita por terra esse pensamento que o binário superior da andamento superior sem mais nada para falar.
                                                Editado pela última vez por Carmaniaco90; 26 April 2017, 23:42.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                                  em teoria sim, andando pela cidade. mas mal saias da cidade os consumos serão outros se apanhares estradas mais sinuosas ou com declives. terás que utilizar a caixa bastantes vezes mais. quanto ao facto de serem 0.9/1.0, terá a ver com os impostos e está muito presente este tipo de motores em países onde a fiscalidade é mais elevada, como o nosso e o italiano. o que vale é que eles vêm acompanhados por um turbo. diria que o mais equilibrado será sempre o 1.4, mas o nosso país, salários, combustíveis e impostos não permitem que as pessoas comprem muito este motor mais desenvolto.
                                                  ...isso era com os antigos atmosféricos!
                                                  Em cidade é o calcanhar de Aquiles destes carros na comparação de consumo.
                                                  Em estrada só notas aumento se puxares muito por ele, porque até é a situação mais favorável, e não precisas de usar tanto a caixa como um normal atmosférico a gasolina equivalente.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por tosilva Ver Post
                                                    Podem até ter cavalagem idêntica mas o binário é mais importante, e essa diferença é notória quando se começa a carregar o carro com pessoas ou carga.
                                                    Estás equivocado, este topico explica o que é a potencia e o binario:

                                                    http://forum.autohoje.com/forum-gera...celeracao.html

                                                    Resumo: o binario que "é importante" é o binario na roda, e este é resultado da potencia.

                                                    Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                                    Até porque um motor de 200 cv às 9000 rpm e 170 nm às 7500, tem a mesma agradabilidade, prestações e disponibilidade que outro com a mesma potência, mas às 5000 rpm e 320 nm às 1500 rotações...
                                                    Discordo.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                                                      Vai ser as recuperações e depois vem falar de binário...

                                                      Falar de binário e ignorar caixas de velocidades é conversa que vale pouco ter.
                                                      Se falares em recuperações com uma só velocidade, ganhará o diesel.
                                                      Se falares em recuperações a usar a caixa e a rotação do motor, ganha o gasolina.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                                        Se falares em recuperações com uma só velocidade, ganhará o diesel.
                                                        Se falares em recuperações a usar a caixa e a rotação do motor, ganha o gasolina.
                                                        Olhe que não, olhe que nao...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                                                          Olhe que não, olhe que nao...
                                                          É fácil, a internet serve para alguma coisa...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Golf
                                                            http://www.zeperfs.com/en/match5920-5421.htm


                                                            Focus
                                                            http://www.zeperfs.com/en/match5595-6000.htm
                                                            Editado pela última vez por brunomeleiro; 27 April 2017, 00:03.

                                                            Comentário

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