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Opel Monterey 3.1

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    Opel Monterey 3.1

    Boa tarde,

    Tenho um Opel Monterey 3.1, de 1994 e estou com alguns problemas no funcionamento da máquina. Quando está em andamento não desenvolve, parece "engasgado" e faz um fumo branca/preto.
    Alguém me poderá dar umas dicas de qual será o problema?

    Já me falaram que seria o turbo ou injectores.

    Obrigado

    #2
    Uma limpeza nos injectores e admissão. Quantos km tem?

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      #3
      Filtro do gasóleo, cablagem danificada...

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        #4
        Filtros de gasóleo, óleo, ar já mudei todos.

        Tem 230.000 km. Limpeza de injectores poderá ajudar?

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          #5
          Tubos de retorno do combustível, eventualmente folga nas válvulas, bomba, etc
          Pode ser muita coisa

          Comentário


            #6
            E na vossa opinião por onde devo começar, para ir excluindo hipóteses?

            Obrigado

            Comentário


              #7
              Fumo branco costuma ser vapor de água. O nível do líquido de refrigeração tem descido? Aparece "maionese" no vaso de expansão?

              Comentário


                #8
                O nível de líquidos continua sempre em nível.

                É que o carro não desenvolve, para andar tenho de acelerar e ele começa aos "soluços" e a libertar grande quantidade de fumos pelo menos até embalar (sobretudo até meter a 3ª/4ª mudança).

                Comentário


                  #9
                  desde quando tens o jipe ?

                  Comentário


                    #10
                    Tenho o Jeep desde de 1996, mas nunca tive problemas.

                    À cerca de 2 anos mandei fazer uma revisão e mudar correia de distribuição e desde daí nunca mais ficou igual.

                    Mas está questão do fumo e dificuldade em "arrancar " tem vindo a agravar-se, até já fui a dois mecânicos mas nenhum deles me deu resolução ao assunto. E como é um carro secundário tem estado com menos utilização

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por emanes Ver Post
                      À cerca de 2 anos mandei fazer uma revisão e mudar correia de distribuição e desde daí nunca mais ficou igual.
                      Essa intervenção deve ter sido realizada de forma incorrecta, ficando o motor fora do ponto.

                      Comentário


                        #12
                        Essa intervenção deve ter sido realizada de forma incorrecta, ficando o motor fora do ponto.
                        Uma nova intervenção corrige essa situação? como deve ser corrigida?

                        Comentário


                          #13
                          Sim, basta trocar novamente a correia de distribuição, tendo especial atenção em colocar o motor no ponto.

                          Muitos mecânicos de esquina usam tinta para fazer umas marcações, mas para ficar bem feito deve ser usada ferramenta especial.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Globetrotter Ver Post
                            Sim, basta trocar novamente a correia de distribuição, tendo especial atenção em colocar o motor no ponto.

                            Muitos mecânicos de esquina usam tinta para fazer umas marcações, mas para ficar bem feito deve ser usada ferramenta especial.
                            Sim! A "ferramenta especial" essencialmente são uns ferros que impedem que as peças girem, trancando o motor numa dada posição (não roda nem cambota, nem árvore de cames, nem o diabo a sete). Depois é trocar a correia que é garantido que o sincronismo entre os elementos não mudou. O problema é que essas trancas mudam de motor para motor, e muitas oficinas não querem ou não se podem dar ao luxo de ter todo o stock de ferramentas para todos os motores.

                            Comentário


                              #15
                              tópico na secção errada, já agora. autoajuda ou boxes...

                              Comentário


                                #16
                                Partindo do principio que a ultima substituição, não correu como esperado e alterou a posição normal do motor. Como se deve agora proceder para sincronizar correctamente uma vez que não basta manter a mesma posição?

                                Obrigado

                                Comentário


                                  #17
                                  Se o problema se tem vindo a agravar ultimamente e se a correia de distribuição já foi trocada há cerca de 2 anos, tem que ser colocado no "ponto" e tentar perceber o porquê de se ter agravado mais recentemente.

                                  Um conselho que dou e que é barato, é tentar verificar o estado do escape, principalmente, o catalisador. Conheço "n" casos de carros com alguma idade em que o escape começou a ficar obstruído.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Quando faço acelerações em ponto morto, realmente espele pelo escape muito fumo preto e chega a sair "pedaços" de carvão.

                                    Comentário


                                      #19
                                      já vi isso num corsa B que andava preso, era preciso acelerar e o mecânico atrás a bater no escape e a sair pedaços de ferrugem, fuligem e mais não sei o quê. isto praí há 12 anos, devia ser o corsa da idade do teu.

                                      Comentário


                                        #20
                                        E o problema era...?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Emanes, um dos pontos mais resistentes do monterey será sem duvida o motor! Tens um forum em Portugal de proprietários de Frontera e Monterey's onde o pessoal te poderá ajudar na solução do problema!

                                          Comentário


                                            #22
                                            back to the future,lol

                                            tirar a FAN,depois o RESGUARDO da fan,e se depois tirar fora o radiador,fica com um salão para trabalhar(eu tiro: 2 parafusitos de cácaracá a olhar para nós,em cima,e 2 tubos! e muita água!),depois a POLIE da cambota,(ATENÇÃO,tirar só os 4 parafusitos à volta do matulão!),depois as duas TAMPAS de plástico da correia interior,da distr:

                                            depois...as tais ferramentas "ezpeziais" sao só dois parafusitos (podem ser uns velhos do caixote); um vai espetado no carreto da arv cames,outro no carreto da bomba infetora; o carreto da cambalhota alinha com uma marca,na parte de cima; e pronto,tudo o resto terá de sair bem,mas se ,e só se ,ler e interpretar bem o manual de fábrica(na net all over,for free,PDF)
                                            josepeixotomaiaporto reymontes,yeah!

                                            Comentário

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