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Dúvida sobre mecânica

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    Dúvida sobre mecânica

    Bem, antes de mais, não sei se é considerada uma dúvida ignorante, ou não, apenas me veio à cabeça;
    Um carro em deseleração não manda combustível para o motor certo?
    Então, como continua ele a trabalhar?
    "Cena do crime":
    0:40 - 1:00

    https://www.youtube.com/watch?v=nX2L-kS7ZL8

    #2
    Porque as rodas puxam pelo motor em vez do contrário.

    Comentário


      #3
      Isto amanhã tem 10 páginas.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
        Isto amanhã tem 10 páginas.
        Mais coisa menos coisa
        É sempre um tema fracturante.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
          Mais coisa menos coisa
          É sempre um tema fracturante.
          Qualquer problema que envolva Física do 10o ano é fracturante por aqui!

          Já foi respondido, mas basicamente é a mesma coisa que perguntar "seu eu páro de dar aos pedais porquê que as rodas da bicicleta continuam a girar?".

          Comentário


            #6
            Faz sentido que as rodas da bicicleta continuem a girar... mas o som do motor que se ouve, não é das combustões?
            É que se é assim tão simples, por favor elucidem-me...

            Comentário


              #7
              A pergunta lançada neste tópico, fez-me lembrar uma pergunta que uma amiga me colocou: "porque motivo as rodas patinam no arranque do carro? não era suposto arrancar rápido e acompanhar as rodas?"

              Era só isto.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por TheDriver37 Ver Post
                Faz sentido que as rodas da bicicleta continuem a girar... mas o som do motor que se ouve, não é das combustões?
                É que se é assim tão simples, por favor elucidem-me...


                Mesmo em desaceleração entra sempre combustivel.
                Entra só o necessário para manter a continuidade do motor.

                Isso nota-se por ex numa descida, deixas o carro ir embalado com o motor a travar, nota-se queima de combustivel.
                Nos Alfas por ex é notório, o som do escape fica diferente sinal que existe injeção de combustivel, mas é comum em todos os veiculos, notando-se mais ou menos numa ou outra marca.


                No proprio video, nota-se que mesmo em redução, sai sempre combustivel dos injetores.

                Comentário


                  #9
                  Estranho, que parece que o motor não envia combustível ( está melhor representado nos 10 primeiros segundos), mas mesmo assim, obrigado, pois é a 1ª resposta a sério que vejo no tópico.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
                    Mesmo em desaceleração entra sempre combustivel.
                    Entra só o necessário para manter a continuidade do motor.

                    Isso nota-se por ex numa descida, deixas o carro ir embalado com o motor a travar, nota-se queima de combustivel.
                    Nos Alfas por ex é notório, o som do escape fica diferente sinal que existe injeção de combustivel, mas é comum em todos os veiculos, notando-se mais ou menos numa ou outra marca.


                    No proprio video, nota-se que mesmo em redução, sai sempre combustivel dos injetores.
                    E nos alfas que avariam?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por TheDriver37 Ver Post
                      Estranho, que parece que o motor não envia combustível ( está melhor representado nos 10 primeiros segundos), mas mesmo assim, obrigado, pois é a 1ª resposta a sério que vejo no tópico.
                      se não mandar combustivel como continua a trabalhar? mesmo deixando o carro seguir desengatado o motor continua ao relantin e a consumir combustivel... digo eu!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
                        Mesmo em desaceleração entra sempre combustivel.
                        Entra só o necessário para manter a continuidade do motor.

                        Isso nota-se por ex numa descida, deixas o carro ir embalado com o motor a travar, nota-se queima de combustivel.
                        Nos Alfas por ex é notório, o som do escape fica diferente sinal que existe injeção de combustivel, mas é comum em todos os veiculos, notando-se mais ou menos numa ou outra marca.


                        No proprio video, nota-se que mesmo em redução, sai sempre combustivel dos injetores.
                        E a seguir vem alguém diz que nem sempre isso acontece, e mais uma voltinha

                        Comentário


                          #13
                          Ainda não vi ninguém dizer que o CB diz 0 logo não gasta nada...

                          Comentário


                            #14
                            Isto é como as pessoas, se vais correr, precisas de aumentar o fluxo de oxigénio, mas se estás parado não paras de respirar.

                            Comentário


                              #15
                              Em nenhum carro actual é injectado combustível em desaceleração, excepto em regimes muito baixos (próximo do relanti). Isto comprova-se com alguma facilidade, com um leitor OBD que se compra no ebay por uns trocos hoje em dia e um programa qualquer para fazer o datalogging, larga-se o acelerador a regimes próximos das 2000rpm ou mais e a injecção cai logo para zero.

                              Em motores Diesel, posso garantir por experiência que isto até acontece com o acelerador em posições baixas (diria até 20/30% do curso), ou seja a descer uma inclinação acentuada, com o pé só ligeiramente no acelerador, a injecção já é zero e tirar o pé completamente não faz nenhuma diferença. Para baixas % de acelerador o mapa de injecção nem tem valores, a massa de combustível a inejctar é zero.

                              O som do motor em desaceleração é puramente o som dos componentes em movimento.

                              Se se desengatar, já não vai em desaceleração. O motor consome o normal para manter o relanti, tal como se o carro estivesse parado.
                              Editado pela última vez por SRLA; 09 May 2017, 23:28.

                              Comentário


                                #16
                                Para não virem já com a treta do costume das teorias e tal, um exemplo do mapa que gera o valor de injecção (mg de combustivel por cilindro) em função da rotação e posição do acelerador, num qualquer motor Diesel perto de si:



                                Notar que por exemplo, a 9% de acelerador é zero às 1995rpm (e quase zero às 1491), a 17.25% diminui gradualmente até ser praticamente zero às 3000. Sem acelerador é sempre zero aos regimes de funcionamento, a unidade usa um mapa diferente para o controlo do relanti, só há valores para regimes muito abaixo do relanti porque os mapas de fábrica são gerados por equações.
                                Editado pela última vez por SRLA; 09 May 2017, 23:54.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por TheDriver37 Ver Post
                                  Faz sentido que as rodas da bicicleta continuem a girar... mas o som do motor que se ouve, não é das combustões?
                                  É que se é assim tão simples, por favor elucidem-me...
                                  Não. Existem várias coisas que produzem som e que não são necessariamente explosões nos cilindros. Não esquecer que todas as peças móveis do motor continuam a girar e que existe ruído de rolamento, das engrenagens da caixa e transmissão, das válvulas, cambota e cilindros, correias e correntes, etc etc.


                                  Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
                                  Mesmo em desaceleração entra sempre combustivel.
                                  Entra só o necessário para manter a continuidade do motor.
                                  Estás certo e errado ao mesmo tempo. A segunda frase está correta. Se estiveres próximo do ralenti entra combustível para garantir que o motor não morre. Se não estiveres não enrta. Não é necessário qualquer injeção para manter o motor a girar em regimes mais elevados

                                  Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
                                  Isso nota-se por ex numa descida, deixas o carro ir embalado com o motor a travar, nota-se queima de combustivel.
                                  Não se nota nada e podes comprovar isso com instrumentos mais objetivos que o teu ouvido. Liga um sensor à porta OBD e diz-me lá os parâmetros que tens em etrmos de injeção. Por isso NÃO não injeta combustível


                                  Originalmente Colocado por pikuinhas08 Ver Post
                                  se não mandar combustivel como continua a trabalhar? mesmo deixando o carro seguir desengatado o motor continua ao relantin e a consumir combustivel... digo eu!
                                  Desengatado sim porque não tens nada que mantenha o motor a trabalhar. Daí ser preciso injetar. Se estivers com o carro engatado então a inércia do carro mantém o motor a girar. Basicamente as rodas aplicam força sobre o motor.


                                  Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                  Para não virem já com a treta do costume das teorias e tal, um exemplo do mapa que gera o valor de injecção (mg de combustivel por cilindro) em função da rotação e posição do acelerador, num qualquer motor Diesel perto de si:
                                  Bom post. E tudo isto pode ser comprovado com leitura do parâmetro da injeção via OBD.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Pode fechar o tópico. A partir daqui entra em loop.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Lembro-me sempre de uma vez fazer uma redução à campeão para travar o carro ( a gasolina...) e o pessoal dentro do carro a dizer "já gastaste 3 litros com essa redução..." e eu a dizer que sem o pé no acelerador não gastava gasolina... foi uma discussão épica, claro.

                                      Vá lá, prova nº 721:

                                      Se numa redução as rotações sobem, se fosse injectada gasolina o carro em vez de segurar... acelerava.

                                      Agora sim, já pode fechar antes que entre em loop....

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por ppais Ver Post
                                        Não. Existem várias coisas que produzem som e que não são necessariamente explosões nos cilindros. Não esquecer que todas as peças móveis do motor continuam a girar e que existe ruído de rolamento, das engrenagens da caixa e transmissão, das válvulas, cambota e cilindros, correias e correntes, etc etc.




                                        Estás certo e errado ao mesmo tempo. A segunda frase está correta. Se estiveres próximo do ralenti entra combustível para garantir que o motor não morre. Se não estiveres não enrta. Não é necessário qualquer injeção para manter o motor a girar em regimes mais elevados



                                        Não se nota nada e podes comprovar isso com instrumentos mais objetivos que o teu ouvido. Liga um sensor à porta OBD e diz-me lá os parâmetros que tens em etrmos de injeção. Por isso NÃO não injeta combustível



                                        Desengatado sim porque não tens nada que mantenha o motor a trabalhar. Daí ser preciso injetar. Se estivers com o carro engatado então a inércia do carro mantém o motor a girar. Basicamente as rodas aplicam força sobre o motor.



                                        Bom post. E tudo isto pode ser comprovado com leitura do parâmetro da injeção via OBD.
                                        Excelente post, mas estás a gastar o latim: o pessoal aqui acha que a engenharia funciona por opiniões, como se fosse astrologia.

                                        Comentário


                                          #21
                                          No meu carro é facil testemunhar que nao é injectado combustível quando rola engatado e sem carga no acelerador.
                                          O barulho que os injetores fazem com baixa carga é tanto que se nota uma diferença MUITO substancial no barulho do motor (deixa de matraquear).

                                          Comentário


                                            #22
                                            Bem, afinal pelos vistos não sou o único que tenho dúvidas, até penso que sejam tópicos bons para o conhecimento da malta... SRLA, acho que os gráficos que puseste envolvem um pouquinho mais que Física do 10º ...

                                            Comentário


                                              #23
                                              tens a certeza do que dizes ?

                                              isso é verdade ?

                                              as reduções, nesse vídeo, envolvem ligeiras acelerações ( tipo ponta de tacão ) e é isso que vejo.

                                              talvez seja algo dos alfas, mas tenho muitas dúvidas, para ser sincero nem acredito que isso aconteça ( consumo em desaceleração ).

                                              mas vou preferir que os entendidos esclareçam, por mim não tenho dúvidas.

                                              Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
                                              Mesmo em desaceleração entra sempre combustivel.
                                              Entra só o necessário para manter a continuidade do motor.

                                              Isso nota-se por ex numa descida, deixas o carro ir embalado com o motor a travar, nota-se queima de combustivel.
                                              Nos Alfas por ex é notório, o som do escape fica diferente sinal que existe injeção de combustivel, mas é comum em todos os veiculos, notando-se mais ou menos numa ou outra marca.


                                              No proprio video, nota-se que mesmo em redução, sai sempre combustivel dos injetores.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                                Para não virem já com a treta do costume das teorias e tal, um exemplo do mapa que gera o valor de injecção (mg de combustivel por cilindro) em função da rotação e posição do acelerador, num qualquer motor Diesel perto de si:



                                                Notar que por exemplo, a 9% de acelerador é zero às 1995rpm (e quase zero às 1491), a 17.25% diminui gradualmente até ser praticamente zero às 3000. Sem acelerador é sempre zero aos regimes de funcionamento, a unidade usa um mapa diferente para o controlo do relanti, só há valores para regimes muito abaixo do relanti porque os mapas de fábrica são gerados por equações.
                                                É isto. Excelente post.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  E nos casos em que, em desaceleração, os carros fazem pipocas / rateres? Não resultam da queima de combustível?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por 1000k Ver Post
                                                    E nos casos em que, em desaceleração, os carros fazem pipocas / rateres? Não resultam da queima de combustível?
                                                    Combustível que ainda estava no colector/cilindros/escape quando foi fechado o acelerador. Só acontece em motores Otto com mistura muito rica. Em certos tipos de motor (isto já muito virado para alta performance), a ignição é cortada imediatamente mas a injecção não, para prevenir a ignição de uma mistura muito pobre e causar danos ao motor.

                                                    Depois há os sistemas anti-lag, em que há mesmo injecção de combustível no escape, mas isso são outros campeonatos.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      ... e depois ainda há os carros a carburador... ou havia, vá.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Obrigado a ambos

                                                        Comentário

                                                        AD fim dos posts Desktop

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