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Quando trocar de velocidade no Polo 1.4tdi 70cv

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    Quando trocar de velocidade no Polo 1.4tdi 70cv

    Boas.
    Se alguém tiver um gostava que me desse o seu Feedback

    É um VwPolo de 2007 9N3 1.4tdi comercial de 70cv.

    Estou habituado num Clio 1.9D de 65cv a meter as mudanças por ex. a terceira a 40 kl/h a quarta a 50, a quinta a 60/70.

    Mas no Polo a terceira tem que ser a 50, a quarta a 60 e a quinta so lá para os 80 kl/h.
    Ou seja na cidade é praticamente impossível andar em quinta e poucas vezes em quarta...

    Se não puxar as mudanças acima das 2500 rpm"s cai numa de se notar esforço do motor. Mas se puxar sempre acima disso vou ter um consumo superior ao esperado...

    Também tenho um Megane III 1.5dci e não necessito puxar as mudanças em cidade acima das 1700 rpm"s

    Será que a caixa foi trocada por outra que não seja igual à original?
    Comprei o carro há poucos meses em segunda mão...

    #2
    esse carro já é económico, sofre de anemia abaixa das 2300/2500rpm daí o teu problema.
    não estranhes o barulho pois é normal e põe as mudanças quando aches necessário.
    tudo dependerá da inclinação e afins.
    já agora 5ª em cidade? esquece lá isso, não vais gastar menos combustível.
    se fosse um polo 1.0 50cv compreendia.......

    Comentário


      #3
      isso é uma questão de habito, cada carro tem as suas manhas consoante o seu motor, não tem nada haver com a caixa, simplesmente tens de te adaptar...

      Comentário


        #4
        Renault deve ter uma caixa mais curta, e em baixas é mais forte devido a ser 1,9 o 1.4 só existe quando o turbo entra.

        Mas isso tambem tens que adaptar se é para andar em 4v, a 5v é para velocidades mais altas.

        Comentário


          #5
          Tenho um Ibiza com esse motor. Mudo de velocidade às 2000 rpm.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Fype7 Ver Post
            Tenho um Ibiza com esse motor. Mudo de velocidade às 2000 rpm.
            Se mudar ás 2000 rpm a descer tudo bem, a gora a direito ou a subir, ouço e sinto o motor a queixar-se...atençao que o meu motor é o de 70cv!

            Comentário


              #7


              Nisto que se chama conta rotações, entre as 2000 e as 3000 RPM, em qualquer carro. Claro que subidas íngremes pode passar a ser uma excepção trocar mais tarde

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por jogador89 Ver Post


                Nisto que se chama conta rotações, entre as 2000 e as 3000 RPM, em qualquer carro. Claro que subidas íngremes pode passar a ser uma excepção trocar mais tarde
                Pois, é isso que não gosto no meu Polo, pois só posso trocar depois das 2500 o que se torna ruidoso em cidade.
                Às 2000 mil não está ruidoso mas se meter a seguinte fica o motor a estremecer até subir de rotação

                Comentário


                  #9
                  Cada caixa tem o seu escalonamento e o "manco" pede mais um bocado que o 1.5 dci do megane.

                  Comentário


                    #10
                    Não percebo qual seja o problema de ter de trocar mais tarde...temos de nos adaptar à caixa para tirar melhor partido dela. Ainda assim, trocas às 2000 em cidade

                    No meu antigo carro (1.5D) a 60 já tinha de meter a 4ª porque já ia acima das 4mil, e dava jeito que desse mais um bocado, neste é precisamente o oposto, a 60 ainda vai vem em segunda.
                    Meter 5ª a 60, não sei se ri-e ou se chore...normalmente só meto lá para os 120, e sem puxar muito pela rotação, mas mesmo no meu antigo carro, como não andava nada meter abaixo de 90/100 era um suplício...

                    Sinceramente acho que não ganhas nada em fazer trocas às 2000/2500 num carro com cerca de 70cv, porque o esforço para "obrigar" o motor a fazer rotação e progredir em velocidade vai ser maior do que puxar um pouco mais antes da troca e depois aliviar.

                    Comentário


                      #11
                      Além disso, e apesar de terem potência e binário máximos a rotações semelhantes, entre o 1.4TDI e o 1.5DCI de Megane, deve haver uma diferença de 20/40cv e 50/100 Nm, que faz a diferença.

                      Comentário


                        #12
                        Ok. Mas eu já ando há uns anos com um CLIO 1.9D e habituei-me a meter as mudanças cedo, pois como é aspirado e tem 1900 cm3 faz tudo sem esforço e há tem 210mil klm.

                        Bem vou ter de me habituar a esta nova maneira de conduzir do Polo, e olha que já tive muitos carros e não me tinha dado com caixas com esta maneira de meter mudanças. Neste momento além do CLIO e do Megane ainda tenho um Punto gasolina 16v 80cv e as caixas não me dao este stress.

                        Obrigado a todos pelas opiniões.

                        Cumptos
                        Pensei que sendo um carro com cariz citadino por ter um pequeno motor, tivesse uma caixa mais curta.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por jogador89 Ver Post


                          Nisto que se chama conta rotações, entre as 2000 e as 3000 RPM, em qualquer carro. Claro que subidas íngremes pode passar a ser uma excepção trocar mais tarde
                          Em qualquer carro não é verdade, eu é raro passar as 2000, só quando são acelerações mais bruscas, subidas, algumas ultrapassagens e quando >100km/h, aliás o motor vive bem nas 1500rpm 1.6 TDCI

                          Comentário


                            #14
                            e a caixa é curta.
                            o carro sofre é de anemia, dá-lhe medicamentos, pode ajudar.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por felyzardo Ver Post
                              e a caixa é curta.
                              o carro sofre é de anemia, dá-lhe medicamentos, pode ajudar.
                              É curta?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por xtrusion Ver Post
                                Em qualquer carro não é verdade, eu é raro passar as 2000, só quando são acelerações mais bruscas, subidas, algumas ultrapassagens e quando >100km/h, aliás o motor vive bem nas 1500rpm 1.6 TDCI
                                Exato. Tal e qual o meu Megane 1.5dci. Chega a cair esporadicamente por vezes num cruzamento ou rotunda, às 1300rpms e responde razoavelmente

                                Comentário


                                  #17
                                  Com a panca da mania de trocarem mudanças a pouca rotação, mais vale trocarem de 1ª para 5ª..

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ASA Ver Post
                                    Exato. Tal e qual o meu Megane 1.5dci. Chega a cair esporadicamente por vezes num cruzamento ou rotunda, às 1300rpms e responde razoavelmente
                                    Eu andei muito com um DCI 105 nessas rotação não se mexia.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por johndeamon Ver Post
                                      Eu andei muito com um DCI 105 nessas rotação não se mexia.
                                      O meu é o Megane III 1.5dci de 90cv e 5 velocidades. São muito bons em baixa rotação.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por ASOT Ver Post
                                        Com a panca da mania de trocarem mudanças a pouca rotação, mais vale trocarem de 1ª para 5ª..
                                        O meu pai é desse tipo, até enerva!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                          O meu pai é desse tipo, até enerva!
                                          Na verdade, eu tive um Fiat 127 há 35 anos e na maior parte das vezes só usava a primeira e a ultima que era a quarta...
                                          Puxava a primeira até aos 35/40 klm/h, e a seguir metia a quarta...

                                          Grande carro, para a esse tempo!

                                          Comentário


                                            #22
                                            O problema é mesmo teu !

                                            As caixas sao todas diferentes nos mais diversos carros , e tens motores diferentes no mundo automovel .

                                            Se o motor pede mais rpm qual é o problema ??

                                            As rpms estao la para serem utilizadas , ou pensas que por trocar as 1500 rpm estas a dar saude ao motor ???? E se tiveres de ir em 3 em cidade qual é o problema mesmo ??

                                            É ruidoso ? Sim mas é tipico do manco 1.4 tdi , comprasses outra motorizacao que fosse mais agradável de se ouvir .

                                            As rpm sao para ser usadas e a caixa deve se brincar com ela . Nao é meter logo 5 as 1500 rpm !!!!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Como sabem ando no dia-a-dia com um 1.5 dci 65cv. Raramente em cidade passo das 2000rpm, caixa curta, facilmente ando as 1500-1700rpm sem problemas com pouquissimo acelerador. Em cidade, as vezes mantenho so a terceira que ele aguenta bem.

                                              Ando com 5 abaixo das 1500rpm, em plano, a manter a velocidade, basta estar com o pé encostado e siga, o motor nao treme, nao se queixa, tirando se acelerar mais vigorosamente, ai claro que é reduzir, mas uso a 5 muitas vezes abaixo dos 70 em plano onde vejo que o motor nao vai ser muito necessario, baixo as rpm, mais silencio, e mais poupança, ja que a esta rotaçao e com pouco acelerador ele mal injecta combustivel.

                                              Em nacionais ou AE, é impensavel andar abaixo das 2000rpm, e é ai que me cansa imenso este 1.5 dci para fazer varios km diarios, é ruido q.b acima das 2000rpm o que torna a conduçao menos confortavel.

                                              Carro para andar sempre a meter mudanças e a usar rpm é bom para quem faz poucos km ou em modo racing, quem quer conforto é o menor silencio, menor trabalho.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por jogador89 Ver Post


                                                Nisto que se chama conta rotações, entre as 2000 e as 3000 RPM, em qualquer carro. Claro que subidas íngremes pode passar a ser uma excepção trocar mais tarde
                                                Esse conta rotações pode ser exemplo para um motor a gasolina não a diesel.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                                                  Como sabem ando no dia-a-dia com um 1.5 dci 65cv. Raramente em cidade passo das 2000rpm, caixa curta, facilmente ando as 1500-1700rpm sem problemas com pouquissimo acelerador. Em cidade, as vezes mantenho so a terceira que ele aguenta bem.

                                                  Ando com 5 abaixo das 1500rpm, em plano, a manter a velocidade, basta estar com o pé encostado e siga, o motor nao treme, nao se queixa, tirando se acelerar mais vigorosamente, ai claro que é reduzir, mas uso a 5 muitas vezes abaixo dos 70 em plano onde vejo que o motor nao vai ser muito necessario, baixo as rpm, mais silencio, e mais poupança, ja que a esta rotaçao e com pouco acelerador ele mal injecta combustivel.

                                                  Em nacionais ou AE, é impensavel andar abaixo das 2000rpm, e é ai que me cansa imenso este 1.5 dci para fazer varios km diarios, é ruido q.b acima das 2000rpm o que torna a conduçao menos confortavel.

                                                  Carro para andar sempre a meter mudanças e a usar rpm é bom para quem faz poucos km ou em modo racing, quem quer conforto é o menor silencio, menor trabalho.
                                                  Mas isso também é culpa da insonorizacao , um megane é mais insonorizado que um clio e como tal mais confortável ... Depois tambem as relacoes de caixa tambem podem influenciar ...

                                                  O facto do dci 70 ter relacoes curtas é mesmo para aproveitar o pouco sumo do motor , dai ser ideal para cidade

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    É ir até ao red-line! Sempre!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por johndeamon Ver Post
                                                      É curta?
                                                      é.
                                                      se bem me recordo a 120 vai nas 3000rpm em 5ª.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por felyzardo Ver Post
                                                        é.
                                                        se bem me recordo a 120 vai nas 3000rpm em 5ª.
                                                        Sim, infelizmente é verdade...É só barulho...lol

                                                        Mas até gosto do carro.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          eu tive o de 75cv do ano 2000.
                                                          e apesar da caixa ser como é o ponteiro bateu nos 200km/h
                                                          tanta instabilidade a essa velocidade.
                                                          o carro gastava pouco, não andava mal, após habituação à anemia e até era engraçado.
                                                          no entanto era rijo como tudo (195/45/15), fugia de frente com imensa facilidade, tinha vários problemas electrónicos (airbag, abs) em que a solução era desligar.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            O meu tem pneus 195/55R15 e até o acho muito confortável e agarrado à estrada.

                                                            Pode ter a ver com a marca dos pneus

                                                            Comentário

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