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Qual a melhor forma de ter carro? - (Gestão económica)

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    Qual a melhor forma de ter carro? - (Gestão económica)

    Viva.

    Sou daqueles que compra carro novo, e o mantém até ele valer muito pouco, ou seja menos de 1/5 do valor de compra em novo.

    Sucede que, depois de esgotar o prazo de garantia, todas as reparações causadas por avaria são por conta do proprietário. E todos nós sabemos o elevado custo que são as reparações.

    A minha questão é: não seria mais vantajoso, tanto economicamente como a outros níveis, trocar de carro antes do mesmo terminar a garantia?

    ou ainda:

    Não seria melhor trocar de carro, antes de ser necessário efectuar a primeira revisão?

    Sei que tudo depende de fazer ou não, um bom negócio. Dará trabalho todas estas transações, mas poderá de alguma forma ser vantajoso.

    Levanto esta questão, porque vejo anúncios de carros com 1 ano, a serem vendidos a preços por vezes mais elevados que o preço de aquisição em novo (visto que muitos foram adquiridos em novos, com excelentes descontos).

    O que vos parece?

    #2
    Uma boa forma é teres um emprego onde te dêem um carro de trabalho que dê para uso pessoal.

    Outra boa forma, mas que já requer algum risco, é seres vendedor de automóveis.

    E por fim, a solução mais económica mas ao mesmo tempo pior quando as coisas correm mal, andares de carro roubado

    Comentário


      #3
      O ideal é viver na suiça, o superfast explica.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por johndeamon Ver Post
        O ideal é viver na suiça, o superfast explica.
        Acredito, agradeço e respeito a sua resposta!

        Contudo foge do âmbito de alcance da minha questão:

        hipótese 1: Comprar carro e mantê-lo até ao "final de vida"?? (com todas despesas inerentes, tais como reparações e amortizações traduzidas em decréscimo patrimonial)

        hipótese 2: trocar de carro antes de mesmo fazer 1 ano? (com as possíveis situações que supra referi, ou seja minimizando a perda e a desvalorização)

        Comentário


          #5
          Não te fies na 2ª hipótese, a menos que apanhes algum totó que te vá comprar o carro, e que tu sejas o rei dos descontos.
          E mesmo assim, és bem capaz de perder dinheiro

          Salvo raras excepções, um carro é sempre uma compra a fundo perdido, portanto, será mais rentável quanto mais uso lhe puderes dar.
          Ou seja, terás de fazer o máximo de km possíveis nele para retirares o máximo rendimento dele, porque por exemplo, se o comprares e ao fim de 20 anos o tiveres na garagem com 10 mil km, não vejo onde foi uma boa compra...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
            Não te fies na 2ª hipótese, a menos que apanhes algum totó que te vá comprar o carro, e que tu sejas o rei dos descontos.
            E mesmo assim, és bem capaz de perder dinheiro

            Salvo raras excepções, um carro é sempre uma compra a fundo perdido, portanto, será mais rentável quanto mais uso lhe puderes dar.
            Ou seja, terás de fazer o máximo de km possíveis nele para retirares o máximo rendimento dele, porque por exemplo, se o comprares e ao fim de 20 anos o tiveres na garagem com 10 mil km, não vejo onde foi uma boa compra...
            Daí a minha questão. Não será preferível trocar de carro todos os anos, assim temos a vantagem de manter a garantia, bem como de nos livrar do custo da primeira revisão?

            Quando mantemos o carro, perdemos o valor patrimonial dele, bem como temos despesas acrescidas com as reparações (mesmo que seja um carro que circule pouco).

            Certo é que tenho reparado em alguns anúncios de carros com 1 ano, a serem vendidos mais caro que o preço que eles custavam em novo, com algumas promoções das marcas.

            Quis apenas lançar um debate de ideias.
            Editado pela última vez por European; 18 May 2017, 00:22.

            Comentário


              #7
              Se eu quiser meto o meu carro à venda ao dobro do preço que o comprei, o que não quer dizer que o vá vender

              Não sei se tens carta ou já compraste carro, ( pelo cariz das perguntas acredito que não) , caso contrário não colocarias estas questões.

              Após a compra de um carro novo, a perda de valor anual vai sendo gradualmente mais baixa tanto em valor como em percentagem.
              Ou seja, ao fim de um ano podes ter perdido um 15 ou 20% muito facilmente, ao fim de 2 + 10 ou 15%, ao fim de 4 valer cerca de 50%, ao fim de 10 anos 20%, e por aí sucessivamente.

              Depois tens a margem compra/venda, e das duas uma: ou vendes o carro em particular a um preço inferior (senão ninguém lhe pega), ou tens de o dar de retoma, e ninguém te vai dar o real valor do carro (normal...apesar de às vezes abusarem, o stand é um negócio que tem de sobreviver).

              Quanto aos carros com 1 ano mais caros que novos: ou o stand vai oferecer o "bom desconto" da praxe, ou fica com ele lá encostado.
              E atenção que há muita gente que anuncia os carros e que na realidade não os quer vender

              Comentário


                #8
                A melhor forma de ter carro é nao precisar do carro. Isto implica muito esforço e o Portugues não o consegue. O mesmo é dizer fazer o minimo numero de kms com 1.

                Sendo impossivel viver sem carro, o ideal é comprar carros com maximo de garantia possivel. Hoje em dia qualquer viatura pode ter 5 anos de garantia.

                Num mercado ideal, comprar um carro com 3 anos (já perdeu 50% do valor de novo) e vender com 5 anos (quando a garantia termina) seria do melhor em termos de segurança, qualidade do produto etc. Não sei se será a mais economica mas será a melhor.

                Relativamente a emigrar para a Suiça posso dizer que é verdade: Salario medio por casal sao 14 000 euros/mes e um Dacia Sandero com 6 meses custa 5000. Nem precisas de fazer contas para ter 1 carro. Óbvio que o dificil é comprar um Sandero depois com este poder de compra. Podes ver aqui:
                https://www.englishforum.ch/employme...ry-zurich.html
                Editado pela última vez por Superfast; 18 May 2017, 06:33.

                Comentário


                  #9
                  De longe o carro da papá ou da mamã! Com um pouco de sorte não tens que te preocupar com seguros, manutenção, desvalorização, consumos, portagens...


                  Triste sina a minha que nunca tive nada disso! Mesmo o carro de serviço não é para uso total!!!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por European Ver Post
                    Sucede que, depois de esgotar o prazo de garantia, todas as reparações causadas por avaria são por conta do proprietário. E todos nós sabemos o elevado custo que são as reparações.

                    A minha questão é: não seria mais vantajoso, tanto economicamente como a outros níveis, trocar de carro antes do mesmo terminar a garantia?
                    Não!

                    Trocar de carro de 2 em 2 anos significa perder entre uns 5000 a 7000 euros nessa troca (depende do veículo, claro). Nenhum carro gasta isso em manutenção (a menos que parta o motor, e mesmo assim...).

                    Comentário


                      #11
                      Não sei que carros são esses que avariam tanto depois de acabar a garantia.

                      Comentário


                        #12
                        A solução para o teu perfil até é simples:

                        Compra carro com extensão de garantia. Por vezes até te oferecem mas isso é mesmo muito barato.

                        Da última vez que pedi um orçamento na Ford o preço final incluía uma extensão de garantia para 5 anos.

                        Aí sim já pode fazer sentido jogar com a troca antes disso.

                        Tens outra solução que são aqueles alugueres em que de X em X anos entregas o carro e trazes outro novo. O carro na realidade nunca é teu e isso pode ser algo de positivo (no meu ver claro, a maioria das pessoas discorda). É um perfil menos conservador, penso que para ti a solução está na extensão de garantia.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                          A solução para o teu perfil até é simples:

                          Compra carro com extensão de garantia. Por vezes até te oferecem mas isso é mesmo muito barato.

                          Da última vez que pedi um orçamento na Ford o preço final incluía uma extensão de garantia para 5 anos.

                          Aí sim já pode fazer sentido jogar com a troca antes disso.

                          Tens outra solução que são aqueles alugueres em que de X em X anos entregas o carro e trazes outro novo. O carro na realidade nunca é teu e isso pode ser algo de positivo (no meu ver claro, a maioria das pessoas discorda). É um perfil menos conservador, penso que para ti a solução está na extensão de garantia.

                          Quer me parecer que hoje em dia esta é a melhor opção para quem gosta de comprar carro novo.
                          Outra opção é comprar carro novo e mantê-lo pelo menos durante 8 anos para compensar a % de desvalorização.

                          No meu caso que não me importo de comprar em segunda mão, um carro com 3 anos é sempre uma boa opção, se tiver sido bem estimado ainda continua como novo e compramos com pelo menos 30% de desconto. No caso de avaria, mesmo que grave, o "desconto" do preço da compra compensa largamente o preço da reparação.

                          Comentário


                            #14
                            é comprar carro a meio da garantia e vender quando esta estiver a acabar. mesmo assim, no espaço de 2/3 anos, o carro vai sempre desvalorizar alguns milhares. isto é quase uma ciência exata. dê por onde der, vai-se sempre perder dinheiro com um carro.

                            Comentário


                              #15
                              Há uma ideia que tens de reter: o maior custo do carro é a desvalorização, e é nos primeiros anos que o carro mais desvaloriza.

                              Se vais ter um carro novo ou quase novo vais sofrer essa desvalorização, nomeadamente se trocares de carro de cada vez que acaba a garantia, em vários casos são os 2 ou 3 anos iniciais.

                              Até num carro usado a desvalorização pode ser maior que o gasto em avarias e reparações. Eu comprei um carro com 7 anos (150 mil kms) e está agora com pouco mais de 11 anos (245 mil kms). As despesas com avarias não chegaram a 1.050 euros (na marca), se tirar o desgaste até poderia deixar o valor por cerca de 800 euros. A desvalorização nesse período foi certamente várias vezes superior. Cada caso é um caso.

                              Quando comprares carro novo podes tentar a extensão de garantia e talvez preferir marcas/motores/modelos com expectativa de bons níveis de fiabilidade.

                              Outra opção e que talvez seja a mais "económica" é evitar comprar carros novos, se comprares um carro com 2-4 anos fica muito mais barato, habitualmente terá as revisões na marca (período de garntia) e bem escolhido ainda estará em muito boas condições. E podes até ainda ter garantia, se não for comprado a particular. É certo que assim não ficas tão salvaguardado de despesas e reparações mas a diferença de preço de compra pode permitir uma poupança considerável.

                              Comentário


                                #16
                                Perguntar num forum de supostos apaixonados por automóveis qual a forma mais favorável financeiramente de ter carro poderá não ser a melhor escolha.

                                Para fazeres uma escolha puramente financeira tens que contar com muita coisa:

                                - Valor de aquisição ou aluguer;
                                - Valor de manutenção;
                                - Valor de seguro;
                                - Valor de combustivel, estacionamento e portagens;
                                - Custos de financiamento qualquer que seja a forma de compra;
                                - Desvalorização ou depreciação conforme a forma ou fim de compra do bem;
                                - Valores envolvidos (tempo) em tratar de tudo acima;
                                - Benefícios fiscais.

                                Se realmente fores a pensar em tudo o acima, e principalmente no tempo que nunca ninguém contabiliza na utilização privada, verás a razão porque o renting faz sentido.
                                Num país como o nosso, em que os carros ao contrário do que por aqui se diz, mantêm valores elevados por demasiado tempo, usar um carro por muitos anos continua a ser a estratégia predominante. Qual a melhor para ti, só tu sabes, pois depende da utilização.

                                Comentário


                                  #17
                                  Há uma técnica, ainda que nada comprovada, saiu da minha cabeça só isso , que acho que quando o mercado anda em boas alturas pode ser interessante. Pelo menos gostava de considerar e experimentar, que é, no fundo:

                                  - Comprar um Premium Segmento D usado Diesel (320d, 420d, C220/250, etc), com uns 2 anos, preferivelmente com kms até 60 mil e extensão de garantia e/ou contrato de manutenção associado, preferencialmente até 30000/33000€;
                                  - Usar durante uns 3/4 anos sem abusar nos kms, fazendo uns 20 mil anuais, ao fim dos 3/4 anos o carro terá no máximo 120 mil kms/140 mil kms e 5/6 anos.
                                  - 120 mil kms e 5/6 anos depois vender a particular, nacional, revisões na marca, se for uma unidade equipada e engraçada, poderá sair por valores dentro dos 20000/22000€.

                                  Gasta-se em contas redondas ~10 mil € em desvalorização a cada 3/4 anos.

                                  Já comprando um Premium desses novo (40~45 mil €), usar durante 8/10 anos e vender por uns 12 mil € com uns 200 mil kms, faz com que a pancada seja de uns 30 mil € em desvalorização, em vez de 20 mil € na opção de cima. Da forma acima, sempre dá para ir trocando de carro, andando em carros relativamente novos e porreiros.

                                  Claro que isto não passa muito de uma imaginação fértil, onde era quase preciso que os astros se alinhassem perfeitamente para ser executável, mas.. Fica a ideia!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por European Ver Post
                                    Viva.

                                    Sou daqueles que compra carro novo, e o mantém até ele valer muito pouco, ou seja menos de 1/5 do valor de compra em novo.

                                    Sucede que, depois de esgotar o prazo de garantia, todas as reparações causadas por avaria são por conta do proprietário. E todos nós sabemos o elevado custo que são as reparações.

                                    A minha questão é: não seria mais vantajoso, tanto economicamente como a outros níveis, trocar de carro antes do mesmo terminar a garantia?

                                    ou ainda:

                                    Não seria melhor trocar de carro, antes de ser necessário efectuar a primeira revisão?

                                    Sei que tudo depende de fazer ou não, um bom negócio. Dará trabalho todas estas transações, mas poderá de alguma forma ser vantajoso.

                                    Levanto esta questão, porque vejo anúncios de carros com 1 ano, a serem vendidos a preços por vezes mais elevados que o preço de aquisição em novo (visto que muitos foram adquiridos em novos, com excelentes descontos).

                                    O que vos parece?
                                    Eh pá, o que o carro desvaloriza em dois anos dá para comprar um motor e não sei quantos "periféricos" novos.

                                    Comentário


                                      #19
                                      A melhor opcao é comprares um desportivo topo de gama ... Vai desvalorizar lentamente e futuramente é um clássico e comeca a valorizar ...

                                      Done

                                      Comentário


                                        #20
                                        Compra um Q2, aquilo só valoriza!!!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                          A melhor opcao é comprares um desportivo topo de gama ... Vai desvalorizar lentamente e futuramente é um clássico e comeca a valorizar ...

                                          Done
                                          O problema é os custos de manutenção, ou melhor, também é preciso dinheiro para o comprar!

                                          Ah, e é mais complicado subir passeios

                                          Comentário


                                            #22
                                            A melhor forma de ter carro é não gostar de carros. A partir do momento em que se gosta de carros, é uma grande chatice e despesa...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Avant Ver Post
                                              A melhor forma de ter carro é não gostar de carros. A partir do momento em que se gosta de carros, é uma grande chatice e despesa...
                                              O pior é quando gostamos de carros a sério, até temos capacidade financeira para os comprar, mas a nossa parte racional nos diz que é um disparate gastar aquele valor num automóvel...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                O pior é quando gostamos de carros a sério, até temos capacidade financeira para os comprar, mas a nossa parte racional nos diz que é um disparate gastar aquele valor num automóvel...
                                                Aí está a razão para eu não ter meia dúzia de Porsches

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Desculpem lá, o grande problema é ter bom gosto... mas uma carteira que está muuuuuuitos patamares abaixo!

                                                  Comentário

                                                  AD fim dos posts Desktop

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