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Vidro partido devido a diferença de temperatura?

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    Vidro partido devido a diferença de temperatura?

    Hoje de manhã, ao tirar o carro da garagem, reparei que o vidro (para brisas) do meu A4 está rachado, mesmo no meio a partir da base.

    Não há nenhum sinal de impacto e tenho a certeza que ontem quando o levei para a garagem estava inteiro.

    O carro estava muito quente (esteve ao sol toda a tarde) e a garagem estava muito fria (é numa cave). Será que esta diferença de temperatura é suficiente para partir o vidro?
    Editado pela última vez por eu; 24 May 2017, 13:03.

    #2
    As diferenças de temperatura podem fazer destas coisas, mas normalmente terá que haver um ponto de partida para a estaladela. Não terias uma zona onde bateu uma pedra, p.e.?

    Comentário


      #3
      já me aconteceu, pode sim acontecer, até mesmo em dias de muito calor á que ter cuidado com o AC ir baixando a temperatura do habitáculo gradualmente e não logo repentinamente pode fazer com que o para-brisas rache com o choque térmico...

      Comentário


        #4
        De facto as diferenças de temperatura podem originar a quebra do dito.

        Comentário


          #5
          A diferença de temperatura só origina a quebra do vidro se ele já tiver alguma mazela. Como acham que se fabrica o vidro temperado? É claro que aguenta estar a 50 graus e de repente ser colocado a 15 graus ou menos. Agora é claro, se o vidro tiver uma pequena fractura (por mais pequena que seja, até pode ser praticamente invisível) está sujeito a fracturar.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Peperapido Ver Post
            A diferença de temperatura só origina a quebra do vidro se ele já tiver alguma mazela. Como acham que se fabrica o vidro temperado? É claro que aguenta estar a 50 graus e de repente ser colocado a 15 graus ou menos. Agora é claro, se o vidro tiver uma pequena fractura (por mais pequena que seja, até pode ser praticamente invisível) está sujeito a fracturar.
            nao sei onde foste buscar essa ideia... o vidro da frente nao é temperado....

            E um choque termico desses mesmo que esteja bom podr partir...

            Comentário


              #7
              Olha, uma vez estava numa esplanada a tomar um cafe com uns amigos, numa praceta calmíssima, e um dos carros mesmo à nossa frente rebentou-lhe o vidro traseiro do nada.

              Ficou completamente estilhaçado e não teve qualquer influencia externa, um ramo a cair, nada.

              Outra vez num dia de calor o meu pai lembrou-se de lavar o carro e assim que a agua entrou em contacto com o para-brisas ele estalou de alto a baixo. Esta água até estava quente porque a mangueira estava no quintal e a canalização ali aquece bastante. Não foi grande choque termico mas chegou para isso. E nota: não tinha qualquer estaladela anterior, fissuras, nada. Era apenas um vidro com alguns anos e com o picado normal que se nota contra o sol.

              Por isso...
              Editado pela última vez por Vocsa; 24 May 2017, 10:27.

              Comentário


                #8
                Agora tens de fazer com que pareça umaa pedrada!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                  Agora tens de fazer com que pareça umaa pedrada!
                  Porquê, o seguro não cobre se não for pedrada?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por mok Ver Post
                    nao sei onde foste buscar essa ideia... o vidro da frente nao é temperado....

                    E um choque termico desses mesmo que esteja bom podr partir...
                    Pois, até tens razão, os da frente são laminados que são basicamente duas capas de vidro com uma camada de plástico no meio. São ainda mais resistentes.
                    Mais uma vez digo, lá por não vermos uma fractura ou nicada não quer dizer que não esteja lá. É claro que é boa prática não ligar o ar condicionado directamente para o vidro se este está a escaldar ou deitar água fria em cima de um vidro a ferver, acho que nisso estamos todos de acordo.
                    ps-geralmente os vidros laterais e traseiros são temperados.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por mok Ver Post
                      nao sei onde foste buscar essa ideia... o vidro da frente nao é temperado....

                      E um choque termico desses mesmo que esteja bom podr partir...
                      Ele tem razão.
                      O vidro parte por choque termico se já tiver sitio por onde partir. O A/C a não ser que o vidro esteja a 150ºc não parte o vidro por si só.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por blakke Ver Post
                        Ele tem razão.
                        O vidro parte por choque termico se já tiver sitio por onde partir. O A/C a não ser que o vidro esteja a 150ºc não parte o vidro por si só.
                        o vidro não precisa de ter toque nenhum, nem muito menos estar a 150ºc, basta que tenhas o carro parado durante algum tempo na rua exposto a uma temperatura na ordem dos +30º e chegar ao carro e meter o ac no máximo a frio e vais ver o que acontece, o choque térmico de um lado a mais de 30 positivos e do outro a ser bufado com ar frio e puff fez-se o chocapic rachado, aconteceu comigo á pala dessa brincadeira á uma belos anos, depois explicaram-me a causa, desde ai comecei a usar o ac de outra forma...

                        Comentário


                          #13
                          Ainda bem que tenho seguro de danos próprios sem franquia nos vidros... Caso contrário seria uma pipa de massa.

                          Fica o aviso: não descurem o seguro dos vidros...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por eu Ver Post
                            Ainda bem que tenho seguro de danos próprios sem franquia nos vidros... Caso contrário seria uma pipa de massa.

                            Fica o aviso: não descurem o seguro dos vidros...
                            por acaso é coisa que nunca descorei sempre tive seguro de vidros, a ultima vez que tive de ir trocar um para brisas por causa de uma pedrada na AE, eram 850€ á minha conta se tivesse de pagar do meu bolso, um para-brisas com sensores e mais não sei o que que o rapaz me disse da casa de vidros(GLASSDRIVE) que não era nada barato, ainda por cima tive de esperar ainda 15 dias por um não havia em stock, por o carro ser recente...

                            Comentário


                              #15
                              E ao final do que seja mais 20/25€ no seguro.
                              Vale mesmo a pena ter um! Eu todos os anos quase troco por causa da AE! Não tenho mesmo sorte nenhuma com os meus vidros...

                              Comentário


                                #16
                                Se quebrou dessa forma, é porque já teria algum ponto mais frágil como uma picadela daquelas que começa a estalar/abrir.
                                Sem isso, tenho muitas dúvidas que essa diferença de temperatura fosse suficiente para quebrar um parabrisas em condições.

                                Mesmo que o vidro estivesse a uns 70 ou 80ºC de estar toda a tarde ao sol, e a cave a uns 15ºC, nunca na vida racharia um parabrisas.
                                Nem um copo razoavelmente grosso parte, quanto mais um parabrisas

                                Comentário


                                  #17
                                  O vidro é resistente aos choques termicos. É vidro laminado, mas as duas camadas de vidro são de vidro temperado, estão é fundidas com a camada de plástico para não partirem.
                                  Não me parece que o ar da garagem estive-se em condições de provocar um choque termico. Para ser choque termico tinha de ser muito repentino, não me parece que isso tenha acontecido, but who knows.

                                  O ar condicionado não vai partir vidros. Pelo menos não mais que o ar quente, que no inverno, que o pessoal usa para desembaciar, e as resistências coladas no vidro traseiro.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por CHB Ver Post
                                    Se quebrou dessa forma, é porque já teria algum ponto mais frágil como uma picadela daquelas que começa a estalar/abrir.
                                    É provável... mas não tem qualquer marca de impacto, nem sequer com 0,1 mm...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                      É provável... mas não tem qualquer marca de impacto, nem sequer com 0,1 mm...
                                      Não se vê, foi por onde abriu a fenda.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por sethy Ver Post
                                        O vidro é resistente aos choques termicos. É vidro laminado, mas as duas camadas de vidro são de vidro temperado, estão é fundidas com a camada de plástico para não partirem.
                                        Não me parece que o ar da garagem estive-se em condições de provocar um choque termico. Para ser choque termico tinha de ser muito repentino, não me parece que isso tenha acontecido, but who knows.

                                        O ar condicionado não vai partir vidros. Pelo menos não mais que o ar quente, que no inverno, que o pessoal usa para desembaciar, e as resistências coladas no vidro traseiro.
                                        mais uma vez... à frente não é vidro temperado... embora seja mais resistente quando um vidro temperado parte ou estala estala todo de uma vez, isso tornaria-se extremamente perigoso cegando o condutor.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por mok Ver Post
                                          mais uma vez... à frente não é vidro temperado... embora seja mais resistente quando um vidro temperado parte ou estala estala todo de uma vez, isso tornaria-se extremamente perigoso cegando o condutor.
                                          também não deve ter lido mais atrás que eu com o AC com o choque térmico já rachei um vidro, enfim...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Possivelmente tinhas uma racha e abriu com o ar, difícilmente há um choque térmico com o AC.

                                            Primeiro o ar que sai não é logo a temperatura que está previsto sair, há sempre uma demora no funcionamento do AC o que acaba por não causar nenhum choque térmico (rapida e brusca mudança de temperatura).

                                            Depois, quem mora em locais frio estava bem tramado, basta pensar no inverno com temperatura bem baixas, para desambiacar o vidro, que fazemos? Ar quente para cima do mesmo, vidros a 3-4°e metemos 20° no AC.

                                            Ainda ontem, tinha o carro ao sol, marcava 36°, peguei no mesmo, passado 3km estava a entrar para a lavagem auto, não deu tempo para arrefecer muito, levou com água fria em cima.. zero problemas.

                                            O choque térmico pode causar problemas se forem diferenças de temperatura grandes e bruscas na mudança. Tirando isso, o mais certo e ja haver marcas no vidro e ele rachou.

                                            Comentário


                                              #23
                                              é pá mas qual racha, os duvidosos da situação, vão ao amigo amigo google e procurem por " para brisas choque térmicos" pode ser que aprendam alguma coisa...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Eu não duvido que o parabrisas parta com choque térmico, tipo se introduzires um parabrisas a 150ºC dentro de uma piscina com azoto a -200ºC agora achar que o parabrisas parte com o AC ou com o ar de uma garagem sem danos à priori é que é de rir

                                                Um parabrisas com uma picadela, basta um piparote por dentro, na zona da picadela e vão ver ele a abrir-se todo.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por CHB Ver Post
                                                  Eu não duvido que o parabrisas parta com choque térmico, tipo se introduzires um parabrisas a 150ºC dentro de uma piscina com azoto a -200ºC agora achar que o parabrisas parte com o AC ou com o ar de uma garagem sem danos à priori é que é de rir

                                                  Um parabrisas com uma picadela, basta um piparote por dentro, na zona da picadela e vão ver ele a abrir-se todo.
                                                  estamos a falar de grandes volumes de vidro, como sabes os materiais expandem e diminuem com as temperaturas...
                                                  quanto maior for o vidro mais vai sofrer os impactos da mudança de temperatura...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Eu tb defendo o choque térmico, apesar q uma picada igualmente pode originar a situação.
                                                    No passado num Octávia novo foi levantar o carro no Stand e no dia seguinte rodagem a terras do norte... Com AC ligado ao máximo pois na A4 o carro marcava 38 graus no exterior por volta das +/-14h.. posso acrescentar q n havia mais nenhum doido na estrada... Mas era o meu carro novo.... Enfim, do nada ouvi um estalo e a fissura deu início, primeiro uns 3 dedos mas a medida q circulava foi aumentando até ir de uma lateral a outra..

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                                                      é pá mas qual racha, os duvidosos da situação, vão ao amigo amigo google e procurem por " para brisas choque térmicos" pode ser que aprendam alguma coisa...
                                                      Espetaculo, aprendes no google. Eu cá aprendo a ler livros e artigos. Mas o Dr. Google é que sabe.

                                                      Ponto final na situção: para partir ou tem fissura ou tem defeito de fabrico. Em condiçoes normais nao pode partir por uma diferença de temperatura destas que estamos a falar.

                                                      Ou vou ter de outra vez de colocar aqui links de artigos e livros a confirmar isto como tive de fazer no caso da cortiça ser um bom isolante acústico? Irra que já chega de teimosia. Eu quando não sei ou pergunto ou fico calado...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Peperapido Ver Post
                                                        Espetaculo, aprendes no google. Eu cá aprendo a ler livros e artigos. Mas o Dr. Google é que sabe.

                                                        Ponto final na situção: para partir ou tem fissura ou tem defeito de fabrico. Em condiçoes normais nao pode partir por uma diferença de temperatura destas que estamos a falar.

                                                        Ou vou ter de outra vez de colocar aqui links de artigos e livros a confirmar isto como tive de fazer no caso da cortiça ser um bom isolante acústico? Irra que já chega de teimosia. Eu quando não sei ou pergunto ou fico calado...
                                                        em que livro aprendeste que os vidros dos carros não partem por diferenças de temperaturas?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Bem embora a explicação física da coisa faça sentido, no Verão sempre lave o meu carro a começar com uma boa mangueirada de água fria, mesmo apos varias horas ao sol e nunca aconteceu nada. O Mercedes dos meus pais com um ano, numa tarde, estacionado e de um momento para o outro apareceu uma racha do nada

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por xtrusion Ver Post
                                                            Bem embora a explicação física da coisa faça sentido, no Verão sempre lave o meu carro a começar com uma boa mangueirada de água fria, mesmo apos varias horas ao sol e nunca aconteceu nada. O Mercedes dos meus pais com um ano, numa tarde, estacionado e de um momento para o outro apareceu uma racha do nada
                                                            continua a fazer isso

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

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