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Renault Megane 1.9 DCI-Ajuda com carro Problemático

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    Renault Megane 1.9 DCI-Ajuda com carro Problemático

    Ora boa tarde, recentemente foi me passado por um familiar um Renault Megane II 1.9 DCI (BMOG,CMOG)-120cv.
    Este carro tem um historial bastante problemático como por exemplo ter levado 4 turbos e por aí fora...
    Bem, mas semanas antes de me ser passado, rebentou um tubo do radiador no carro, o que levou a que sobreaquecesse(coisa que o dono não deu conta...) e a junta da colaça queimou, tendo já levado queimado uma à alguns anos. Segundo o mecânico, foram feitos os testes à pressão e tinha mesmo a junta da colaça queimada.
    O carro demorou uma semana a vir do mecânico e é aqui que me surgem algumas duvidas: Será uma semana suficiente para este arranjo? Existem alguns testes básicos que possa fazer para verificar o motor? Como vou ser eu agora a tratar do carro, gostaria de saber qual o tipo de oléo eu lhe deva colocar pois o antigo dono não sabe qual tem neste momento mas pelo que consigo ver é bastante negro.
    Tirei algumas fotografias ao motor para se alguém conhecer bem este motor e vir alguma coisa de errado me possa dizer a sua opiniao.
    Agradeço muito a vossa ajuda.

    Fotografias:
    http://imgur.com/a/qNtZt

    http://imgur.com/a/YYoD0

    http://imgur.com/a/2Q5K2

    http://imgur.com/a/j5tkF

    #2
    Parece-me um tempo razoável para esse tipo de operação.
    A nível de óleo, eu tinha um 1.5DCi e sempre coloquei o ELF 5W40 SXR nele..e sem chatices de bielas ou turbos.
    Se tiver filtro de partículas penso que tenhas de usar o 5W30.

    De resto não há muito que possas fazer..é ter cuidado ao puxar por ele e depois de andar em AE ou a ritmos mais elevados, deixar repousar um minuto antes de desligar..

    Penso que esse motor também tenha o conhecido problema dos bronzes...se fosse eu optava pela troca preventiva..

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Franciscoide Ver Post
      Ora boa tarde, recentemente foi me passado por um familiar um Renault Megane II 1.9 DCI (BMOG,CMOG)-120cv.
      Este carro tem um historial bastante problemático como por exemplo ter levado 4 turbos e por aí fora...
      Bem, mas semanas antes de me ser passado, rebentou um tubo do radiador no carro, o que levou a que sobreaquecesse(coisa que o dono não deu conta...) e a junta da colaça queimou, tendo já levado queimado uma à alguns anos. Segundo o mecânico, foram feitos os testes à pressão e tinha mesmo a junta da colaça queimada.
      O carro demorou uma semana a vir do mecânico e é aqui que me surgem algumas duvidas: Será uma semana suficiente para este arranjo? Existem alguns testes básicos que possa fazer para verificar o motor? Como vou ser eu agora a tratar do carro, gostaria de saber qual o tipo de oléo eu lhe deva colocar pois o antigo dono não sabe qual tem neste momento mas pelo que consigo ver é bastante negro.
      Tirei algumas fotografias ao motor para se alguém conhecer bem este motor e vir alguma coisa de errado me possa dizer a sua opiniao.
      Agradeço muito a vossa ajuda.
      Isso dos 4 turbos é muito estranho e o mais provável é que o cancro que levou os turbos pó galheiro ainda lá esteja montado no carro

      Quanto á junta da cabeça para além do teste de compressão podes fazer sempre o teste de gases (CO) se acusar , aí então não há mesmo dúvidas nenhuma.

      1 SEMANA é o tempo normal para um trabalho bem feito , isto é, mudar junta , pernos , rodar válvulas, retificar e se necessário facear a cabeça que com o escaldão pode ter empenado, se tudo for bem feito ficas com um motor novo.

      Comentário


        #4
        levar 4 turbos é limalhas dos turbos anteriores...

        Comentário


          #5
          Pessoal, obrigado pelas vossas respostas. Sobre a questão dos turbos, o ultimo turbo partiu sem ter sequer 5 mil km pois o tubo do óleo do turbo entupiu por haver muitos resíduos no óleo. O meu familiar teve sorte pois o turbo ainda estava na garantia e só pagou as mudanças de óleo para retirar esses resíduos, acho eu que o cancro tenha sido esse. Será que alguem me pode explicar qual é o problema dos bronzes? Existe alguma maneira de saber se tem o filtro de partículas? Mais uma informação sobre o carro: Os problemas começaram quando supostamente lhe colocaram um óleo que quando foi retirado para ser trocado parecia uma pasta...
          Editado pela última vez por Franciscoide; 24 May 2017, 21:56.

          Comentário


            #6
            Tenho clara ideia que não tem filtro de partículas. Os bronzes ou as capas das bielas podem fazer-te mandar um motor para o lixo, se estiverem degradadas, podendo soltar-se.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por mok Ver Post
              levar 4 turbos é limalhas dos turbos anteriores...
              Já vi este filme..

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Franciscoide Ver Post
                Ora boa tarde, recentemente foi me passado por um familiar um Renault Megane II 1.9 DCI (BMOG,CMOG)-120cv.
                Este carro tem um historial bastante problemático como por exemplo ter levado 4 turbos e por aí fora...
                Bem, mas semanas antes de me ser passado, rebentou um tubo do radiador no carro, o que levou a que sobreaquecesse(coisa que o dono não deu conta...) e a junta da colaça queimou, tendo já levado queimado uma à alguns anos. Segundo o mecânico, foram feitos os testes à pressão e tinha mesmo a junta da colaça queimada.
                O carro demorou uma semana a vir do mecânico e é aqui que me surgem algumas duvidas: Será uma semana suficiente para este arranjo? Existem alguns testes básicos que possa fazer para verificar o motor? Como vou ser eu agora a tratar do carro, gostaria de saber qual o tipo de oléo eu lhe deva colocar pois o antigo dono não sabe qual tem neste momento mas pelo que consigo ver é bastante negro.
                Tirei algumas fotografias ao motor para se alguém conhecer bem este motor e vir alguma coisa de errado me possa dizer a sua opiniao.
                Agradeço muito a vossa ajuda.

                Fotografias:
                http://imgur.com/a/qNtZt

                http://imgur.com/a/YYoD0

                http://imgur.com/a/2Q5K2

                http://imgur.com/a/j5tkF
                Essa ferrugem no sistema de refrigeração não adivinha nada de bom..

                Comentário


                  #9
                  Quanto à ferrugem, o antigo dono só deitava água da torneira e deu nisto. Foi feita uma limpeza à cerca de um ano e desde aí só leva liquido de refrigeração. Acham que deva fazer outra limpeza? Em relação ao nível do liquido, consigo ver que esta bastante acima do maximo, não trás problemas?

                  Comentário


                    #10
                    Se o sistema foi limpo e está como mostras nas fotos... Sim, limpar novamente, mas limpar a sério, que isso está tudo menos com ar saudável.

                    Comentário


                      #11
                      Boa tarde, hoje coloquei o motor a trabalhar com o capô aberto e ao aproximar-me do motor cheira um bocado a combustível queimado, é normal?

                      Comentário


                        #12
                        A principal razão pelo mal estar desse carro era o dono que tinha. Uma pessoa que nem o tipo de óleo que o carro leva conhece... descuido total. Para começar, deves procurar o livro de manutenção desse carro para veres bem tudo a que deves ter atenção, quando o deves fazer e nalguns casos, como o deves fazer.
                        Para já, arranjar tudo o que esteja em mau estado, esse não é um motor barato, para te dar um exemplo, só no ano passado gastei quase 2 mil euros em MANUTENÇÃO no motor da minha carrinha que é parecido com esse, dci100, não foi em reparações, foi só manutenção mesmo, portanto, se o queres bem tratado, vais ter que gastar dinheiro. Arranja um mecânico onde possas ir regularmente e se puderes observa as obras de reparação, para não te cobrarem elementos que não metem no carro, por exemplo.

                        Comentário


                          #13
                          Pessoal, nova atualização.
                          O carro tem estado parado pois tenho andado com outro e hoje decidi dar uma voltinha com ele. Deixei aquecer bem o carro, estava a trabalhar bem. Decidi puxar um bocadinho por ele, ia numa segunda quando às 3000rpms o carro ia a puxar com forca e ouvi uma espécie de pufff vindo do motor e logo a partir daí parecia que estava com linha direta, fazia muito mais barulho parecendo um diesel alterado. Fui para casa devagarito parei. Abri o capo e o trabalhar estava constante, não alterado mas parecia um trator, muito mais alto. Reparei que tem um tubo solto atras do motor, perto da saída dos gases do motor e do turbo. Notasse que havia lá uma braçadeira que deve ter saido e o tubo soltou-se. Bem agora a minha duvida é a seguinte: o carro estava a puxar bem, depois do ocorrido também nao tentei acelelar muito por medo e amanha vou levá-lo ao mecânico mas acham que o posso levar lá a conduzir ou será melhor o mecânico vir a casa? Também reparei que o consumo anda alto, perto dos 14 litros.

                          Cumprimentos, Francisco.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ricardo_gt Ver Post
                            A principal razão pelo mal estar desse carro era o dono que tinha. Uma pessoa que nem o tipo de óleo que o carro leva conhece... descuido total. Para começar, deves procurar o livro de manutenção desse carro para veres bem tudo a que deves ter atenção, quando o deves fazer e nalguns casos, como o deves fazer.
                            Para já, arranjar tudo o que esteja em mau estado, esse não é um motor barato, para te dar um exemplo, só no ano passado gastei quase 2 mil euros em MANUTENÇÃO no motor da minha carrinha que é parecido com esse, dci100, não foi em reparações, foi só manutenção mesmo, portanto, se o queres bem tratado, vais ter que gastar dinheiro. Arranja um mecânico onde possas ir regularmente e se puderes observa as obras de reparação, para não te cobrarem elementos que não metem no carro, por exemplo.
                            2000€ em manutencao?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por mok Ver Post
                              2000€ em manutencao?

                              sim, deve ter metido um motor novo

                              acho que em 8 anos com um tdi em todas as revisões não gastei 2 mil eur

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por brm2 Ver Post
                                sim, deve ter metido um motor novo

                                acho que em 8 anos com um tdi em todas as revisões não gastei 2 mil eur
                                Não me digas que o motor a gasoil com a sigla TDI é a melhor "coisinha" do Mundo?!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Nuno75 Ver Post
                                  Não me digas que o motor a gasoil com a sigla TDI é a melhor "coisinha" do Mundo?!
                                  se soubesses as vezes que já me arrependi de o vender

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por brm2 Ver Post
                                    sim, deve ter metido um motor novo

                                    acho que em 8 anos com um tdi em todas as revisões não gastei 2 mil eur
                                    so em manutencao.... E só do motor...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Já o levei ao mecânico e foi só colocar uma braçadeira no dito tubo que soltou. Ao sair de casa até o meu vizinho perguntou se lhe tinha tirado o escape
                                      Estou a pensar em comprar este óleo, o que acham?
                                      ELF Evolution 900 SXR 5W40, tem norma RN0710; RN0700. Em relação ao filtro do óleo, na autoparts aparecem vários para a matricula do veiculo, todos darao?

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                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Franciscoide Ver Post
                                        Já o levei ao mecânico e foi só colocar uma braçadeira no dito tubo que soltou. Ao sair de casa até o meu vizinho perguntou se lhe tinha tirado o escape
                                        Estou a pensar em comprar este óleo, o que acham?
                                        ELF Evolution 900 SXR 5W40, tem norma RN0710; RN0700. Em relação ao filtro do óleo, na autoparts aparecem vários para a matricula do veiculo, todos darao?
                                        pergunta aqui:

                                        http://forum.autohoje.com/boxes/335-...ag-1030-a.html

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Franciscoide Ver Post
                                          Já o levei ao mecânico e foi só colocar uma braçadeira no dito tubo que soltou. Ao sair de casa até o meu vizinho perguntou se lhe tinha tirado o escape
                                          Estou a pensar em comprar este óleo, o que acham?
                                          ELF Evolution 900 SXR 5W40, tem norma RN0710; RN0700. Em relação ao filtro do óleo, na autoparts aparecem vários para a matricula do veiculo, todos darao?
                                          Onde pensas comprar o filtro? Se for em loja física, pede para o modelo do teu carro em principio não há que enganar.

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por DSR Ver Post
                                            Onde pensas comprar o filtro? Se for em loja física, pede para o modelo do teu carro em principio não há que enganar.
                                            Ele disse que era online

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                                              #23
                                              Em principio é online, naqueles sites onde se poe a matrícula e eles encontram o veiculo só que aparecem vários filtros para o meu veículo. Será que todos dao?

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